-
Quando um processo de software dirigido a planos é usado, o teste é impulsionado por um conjunto de planos de testes. Uma equipe independente de testadores trabalha a partir desses planos de testes pré-formulados, que foram desenvolvidos a partir das especificações e do projeto do sistema. O modelo em V ilustra como os planos de teste são o elo entre as atividades de teste e desenvolvimento.
Fonte: Sommerville, Capítulo 2, 9ª Edição.
-
" Uma variação na representação do modelo cascata é denominada modelo V.... Descreve a relação entre ações de garantia da qualidade e as ações associadas a comunicação, modelagem e atividades de construção iniciais. .... Uma vez que o código tenha sido gerado, a equipe se desloca para cima, no ado direito do V, realizando basicamente uma série de testes (ações de garantia da qualidade) que validem cada um dos modelos criados à medida que a equipe se desloca para baixo, no lado esquerdo do V...."
[Fonte : Engenharia de Software - Uma abordagem profissional ; Pressman ; 7ª ed]
-
O Modelo V é um modelo conceitual de Engenharia de Sistemas/Desenvolvimento de Produto visto como melhoria ao problema de reatividade do modelo em cascata. Ele permite que, durante a integração de um sistema em seus diversos níveis, os testes sejam feitos contra os próprios requisitos do componente/interface que está sendo testado(a), em contraste com modelos anteriores onde o componente era testado contra a especificação do componente/interface.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Modelo_V
-
Gabarito - E
O modelo V demonstra as relações entre cada fase do ciclo de vida de desenvolvimento e sua fase de testes correspondente.
Modelagem de requisitos -----> Teste de aceitação
Projeto da arquitetura -----> Teste de sistema
Projeto dos componentes -----> Teste de integração
Geração do código -----> Teste de unidades
@papirobizurado
-
e-
O modelo V cuja concepcao é processo de software semelhante à organizacao do waterfall, emulando suas fases, adicionando-o quality assurance (testes) a fim de testar as fases individuais. à eseuqerda do V, há as especificacoes tecnicas, designadas para detalhas as partes funcionais do projeto.