SóProvas


ID
2063116
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Historicamente, uma das primeiras formas de extensão da rede de acesso de telefonia fixa (usando o par metálico de cobre trançado) para outros serviços (como acesso à Internet, por exemplo) veio com a utilização de modems residenciais sobre as linhas de assinante analógicas convencionais. A partir dessa solução, o acesso residencial à Internet se tornou amplamente disseminado. Outras alternativas surgiram como opções para melhorar a utilização da planta de acesso da rede telefônica analógica convencional, evitando ou diminuindo os custos adicionais.

A solução de acesso que utiliza o par metálico do assinante de forma a aproveitar a banda disponível acima dos 4 khz (usados para os serviços de voz), usando a banda de forma assimétrica (com taxas de download potencialmente superiores às de upload), é conhecida como: 

Alternativas
Comentários
  • Asymmetric Digital Subscriber Line (ADSL) é um formato de DSL, uma tecnologia de comunicação de dados que permite uma transmissão de dados mais rápida através de linhas de telefone do que um modem convencional pode oferecer.

    fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Asymmetric_Digital_Subscriber_Line

  • Só lembrar do A do ADSL!

  • Gabarito C

    ADSL é um padrão de comunicação digital que utiliza o par trançado de cobre (linha telefônica comum) como meio de transmissão. O termo "assimétrico" surgiu da percepção que seria melhor em um canal de transmissão, reservar a maior parte da banda para download, uma parte menor para upload e por fim uma parte fixa para voz, caracterizando assim 3 canais distintos. Essa estratégia partiu da análise de conexões comuns onde apenas um clique solicitando uma página recebia muitas vezes mais informações que transmitia.

     

    O ADSL permitiu um ganho considerável nas taxas de transmissão de dados se comparado aos meios comuns disponíveis utilizando o mesmo canal telefônico. O ADSL permite transmissões até 9 Mbit/s de download, até 1 Mbit/s de upload e ainda reservando o canal para voz. Estas taxas são mensuradas de acordo com a distância do ponto do assinante até a central, caracterizando assim o limite máximo de taxa para Internet. Desta forma, quanto mais próximo à central, maior será a probabilidade da taxa máxima ser maior que 6 Mbit/s chegando até os 9 Mbit/s.

     

    Uma das principais vantagens desta tecnologia é que ela não exige um novo cabeamento, o que levaria décadas para atingir a mesma abrangência que as atuais estruturas possuem 

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !