SóProvas


ID
2066335
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A inserção do país nos mercados internacionais por meio da exportação de alimentos e matérias-primas é apontada como saída para a “crise”[...] e tem sido avaliada positivamente por sucessivos governos, sobretudo porque contribui para o equilíbrio das contas externas. Mesmo encontrando algumas dificuldades impostas por países importadores [...], a exportação desse tipo de mercadoria é crescentemente incentivada pelo Estado, apesar dos elevados custos internos
[...].
[...] Isso tudo não quer dizer que não devamos exportar alimentos e tampouco que a integração externa significa necessariamente a desintegração interna, [...]. No entanto, não podemos hipotecar o território e mobilizar toda a nossa energia e recursos na exportação de produtos primários, quando sabemos das graves consequências que isso acarreta, [...].

CASTILHO, Ricardo. Exportar Alimentos é saída para o Brasil? O caso do complexo da soja. In: Albuquerque, Edu Silvestre de. (org.) Que País É Esse? São Paulo: Globo, 2005, pp. 288-306.

A dificuldade mencionada no texto é comprovada pela existência de

Alternativas
Comentários
  • O trecho apresentado na questão trata da pauta de exportação do Brasil. Somos, mais do que tudo, exportadores de commodities agrícolas e minerais, apesar de exportarmos também produtos semi industrializados e industrializados. E, segundo alguns economistas, tal situação demonstra a tão já decantada “ vocação agrícola" do país. 
    O agronegócio para exportação cresce no Brasil, havendo incluso a especialização de produção de determinados commodities como a soja. No entanto, tal produção e comercialização sofrem interferências negativas tanto interna quanto externamente, além de haver uma tendência de oscilação de preços no mercado internacional, o que torna a economia dos exportadores bastante vulnerável. 
    Pede-se que seja apontada , em uma alternativas, uma das dificuldades enfrentada por conta de ações dos países importadores. 
    A) CORRETA- A agricultura subsidiada, nos EUA e em países europeus, faz com que seus produtos cheguem ao mercado internacional com preços muito baixos, com os quais a produção de países latino americanos e africanos tem dificuldade de concorrer.
    B) INCORRETA- A correção das desigualdades sociais em países importadores não se relaciona com as dificuldades de exportação dos países exportadores de commodities, entre eles o Brasil. 
    C) INCORRETA- A concentração de lucros em empresas transnacionais não é problema para a exportação em si mas, pode trazer implicações para a  possibilidade de investimentos dos produtores nacionais. 
    D) INCORRETA – Não há a retração de consumo das regiões importadoras mas, importam de países de agricultura subsidiada que oferecem melhores preços no mercado internacional.
    E) INCORRETA - A integração precária dos transportes é um problema de infraestrutura interna dos países produtores e não dos importadores. 
    Gabarito do professor: Letra A.