SóProvas



Questões de Economia Internacional


ID
9361
Banca
ESAF
Órgão
MRE
Ano
2004
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A partir da aproximação entre Argentina e Brasil, na década de 80, sob a liderança dos presidentes Raúl Alfonsín e José Sarney, quatro países da América do Sul - Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai - se associaram na formação de um bloco econômico. Trata-se do(a)

Alternativas
Comentários

ID
9382
Banca
ESAF
Órgão
MRE
Ano
2004
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A globalização é, aos olhos de muitos analistas, o resultado de longo processo histórico que, sobretudo a partir da Revolução Industrial, expandiu o capitalismo em escala planetária. No que concerne ao atual estágio da economia mundial, julgue os itens seguintes:

I. A tendência à formação de blocos econômicos, típica dos dias atuais, reflete, entre outras considerações, a necessidade de se unir forças para atuar em um mercado global cada vez mais competitivo.

II. Na atual economia globalizada, os avanços científicos e tecnológicos são essenciais para ampliar a capacidade produtiva e encurtar as distâncias percorridas pelos capitais, pelas pessoas e pelas mercadorias.

III. A proposta de criação de um megabloco continental, a Área de Livre Comércio das Américas (Alca, tem encontrado dificuldades para sua efetiva implementação.

IV. O ambicioso projeto da Alca pretende envolver, em um único bloco econômico, sem exceção, todos os países americanos.

V. Depois de séculos de exploração colonial, a África transformou-se em uma das mais ativas áreas da economia global, recebendo maciços investimentos internacionais.

Estão certos apenas os itens

Alternativas
Comentários
  • A Área de Livre Comércio das Américas (ALCA) foi uma proposta feita pelo presidente dos Estados Unidos, George Bush, durante a Cúpula das Américas, em Miami, em 1994, com o objetivo de eliminar as barreiras alfandegárias entre os 34 países americanos, com exceção de Cuba.


ID
9709
Banca
ESAF
Órgão
MRE
Ano
2002
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A Argentina vive, nos dias de hoje, a mais profunda crise de sua história. Entre os diversos fatores que levaram o país à situação atual, pode-se apontar como um dos determinantes

Alternativas
Comentários
  • a) a decisão brasileira de valorizar o Real, em janeiro de 1999, sem o prévio conhecimento de seus parceiros de MERCOSUL.

    ERRADO. O Brasil desvalorizou o real em janeiro de 1999, o que fez com que a Argentina voltasse a ter problemas em seu Balanço de Pagamentos.

    b) a resistência do governo argentino em adotar, nos últimos anos, uma política econômica liberal, com pouca interferência estatal e bastante liberdade aos agentes econômicos.

    ERRADO. A Argentina, assim como o Brasil, implementou na década de 90 medidas de cunho neoliberal, cujo cerne é a redução do papel do Estado na economia.

    c) a redução do mercado consumidor interno, o que prejudicou sensivelmente a indústria argentina, uma das mais modernas e competitivas do mundo.

    ERRADO. A indústria argentina nunca foi uma das mais modernas e competitivas do mundo.

    d) a insistência na manutenção de um câmbio artificial, expresso na paridade peso-dólar, além de uma privatização problemática e da abertura sem controle aos capitais internacionais.

    CERTO. Conforme já comentei anteriormente, a manutenção da paridade entre o peso e o dólar de forma artificial foi o maior problema que levou à crise na Argentina. As privatizações e a abertura sem controle aos capitais internacionais também são criticadas como tendo originado a crise argentina.

    e) o descompasso entre a fragilidade das empresas e o crescente fortalecimento dos partidos políticos tradicionais, como o Justicialista e a União Cívica Radical.

    ERRADO. Os partidos justicialista e a União Cívica Radical são os maiores partidos políticos da Argentina. No modelo neoliberal, as empresas (iniciativa privada) se fortalecem; o Estado e, consequentemente, os partidos políticos perdem um pouco da sua força e influência no campo econômico.

     Comentários professor Ricardo Vale, ponto dos concursos

  •  A Argentina está, mais uma vez, à beira do colapso financeiro. Nos últimos anos, os preços das principais exportações argentinas (soja e carne) aumentaram significativamente. O país beneficiou de um período de expansão económica. O Governo aproveitou o aumento das receitas fiscais para expandir a despesa pública. Só que a crise económica mundial reduziu o valor das exportações. As receitas fiscais diminuíram, as finanças públicas estão descontroladas e a Argentina não tem dinheiro para pagar as suas dívidas. A Presidente Cristina Kirchner encontrou uma "solução" para os problemas financeiros do país. Decidiu nacionalizar os fundos privados de pensões e integrar todos os pensionistas no sistema público. As contas poupança-reforma dos argentinos vão servir para pagar os erros do Governo.

  • Letra D, devido a alta desvalorização da moeda em relação ao dólar, o país sofre hiperinflação.


ID
9727
Banca
ESAF
Órgão
MRE
Ano
2002
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Os efeitos de uma nova ordem internacional, em um mundo crescentemente globalizado, se fazem sentir por todos os lados, inclusive alterando tradicionais conceitos geográficos. A respeito desse novo quadro com o qual se convive nos dias de hoje, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • urbanização é características central da sociedade contemporânea

ID
9736
Banca
ESAF
Órgão
MRE
Ano
2002
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Uma das marcas registradas da economia globalizada dos dias atuais é o incremento do comércio. Para estabelecer regras consensualmente aceitas e zelar por seu cumprimento, de modo a impedir ou minimizar os efeitos de uma competição predatória, existe uma instância internacional chamada

Alternativas
Comentários
  • A OMC é uma organização internacional que tem como objetivo promover o desenvolvimento e crescimento econômico por meio da liberalização do comércio internacional. Para isso busca uma melhor regulamentação do coméricio internacional e a progressiva redução das barreiras tarifárias. Para alcançar tais objetivos a OMC exerce certas funções, quais sejam:

    Administrar os acordos internacionais entre seus membros

    Servir como um fórum para negociações internacionais de comércio

    Solucionar controvérsias comérciais entre seus membros

    Proceder a revisão das políticas comerciais dos países membros

    Alcançar a maior coerência global na formulação de políticas econômicas em escala global, incluindo cooperação com o FMI e o Banco Mundial

    Fonte: Ponto dos Concursos.

  • Olá, Nesse edital anterior do concurso INCA, para os cargos que exige graduação em Biologia, não especifica se é bacharelado ou licenciatura, nesse caso pode ser qualquer um??? Me tire essa dúvida por favor!!!

  • É preciso doutorado para ÁREA DE ATUAÇÃO: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO – GESTÃO EM DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS?

    Achei confuso no edital: REQUISITO: 1- Diploma ou certificado de conclusão, devidamente registrado, de curso de graduação de nível superior e 

    Doutorado em Tecnologia da Informação expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação, com 06 (seis) anos de experiência na gestão e implementação de sistemas na área de saúde pública após obtenção do título.

    Alguem me tira a dúvida, por favor?


  • Isso mesmo Luciana, todos esse requisitos devem ser cumpridos!
  • Organização Mundial do Comércio (OMC)

  • Organização Mundial do Comércio (OMC)

    Corrida AVA


ID
9739
Banca
ESAF
Órgão
MRE
Ano
2002
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A União Européia (UE) é, reconhecidamente, o mais completo exemplo de aproximação de países de uma determinada região, em uma época em que se multiplicam os blocos regionais. Em relação a essa experiência, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • UNIÃO EUROPÉIA:

    É UMA UNIÃO SUPRA-NACIONAL ECONÔMICA E POLÍTICA;

    ESTABELECIDA APÓS A ASSINATURA DO TRATADO DE MAASTRICH;

    POSSUI PERSONALIDADE JURÍDICA;

    FOI CRIADA COM O OBJETIVO DE PÔR TERMO ÀS FREQUEBTES GUERRAS SANGRENTAS ENTRE PAÍSES VIZINHO, QUE CULMINARAM COM A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL;

    O EURO É A NOVA MOEDA DE MUITOS EUROPEUS, MAS NÃO DE TODOS...
  • Eh isso aí galera,,,bora partir pra cima.

    Soh um detalhe, ha estah valendo a Lei de Cotas (20% negros).....sancionada hoje!!!  Abs

  • Será que sai?! O da Anatel saiu e foi essa droga de edital, com poucas vagas distribuídas por muitos cargos e provas apenas em BSB.

  • Não tem nada pro Ceará ?

  • 1 pra Fortaleza.
  • Também ia fazer Anatel, mas ir a Brasília não dá. Espero que este disponibilize mais lugares para prova.

  • Tem para Rio de Janeiro!?

  • Tem para São Paulo

  • alternativa c correta


ID
13174
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2005
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A paz que busca em sua vida pessoal Ronaldo foi pedir em uma das regiões mais perigosas do mundo. O craque brasileiro visitou Ramallah, na Cisjordânia, e Herzliya, em Israel, para inaugurar um centro para jovens carentes e visitar projetos contra a pobreza. Essa é a segunda missão de Ronaldo como embaixador da Boa Vontade da Organização das Nações Unidas (ONU). A primeira aconteceu em 1999, quando visitou os refugiados de Kosovo.

Em todos os lugares, o brasileiro falou da importância do avanço do processo de paz na região. Recebeu, além do reconhecimento das autoridades, o carinho de palestinos e israelenses, que se espremiam para tocá-lo ou apenas vê-lo. Só no palácio da Cultura palestina havia 1.500 pessoas em um lugar onde cabiam 750.
 
O Globo, 17/5/2005, p. A30 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos que envolvem o assunto por ele abordado, julgue os itens que se seguem.

De maneira geral, os esportes acompanharam o processo de globalização econômica vivido no mundo contemporâneo e passaram a se constituir também em importante negócio, que envolve volumosos recursos financeiros.

Alternativas
Comentários
  • Globalização integra o capitalismo que atrai volumosos recursos financeiros.

ID
16270
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-AL
Ano
2004
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

          A US$ 20 o barril, o petróleo não é assunto. A US$ 30, provoca tensas negociações entre os operadores, inquietos com suas posições no mercado. A US$ 40, torna-se um sério problema planetário. Além dessa marca, uma retomada do crescimento econômico global, que apresenta ainda sinais ambíguos e indicadores fracos, estaria ainda mais comprometida, redespertando o dragão inflacionário e suas conseqüências, na lógica dominó tão cara aos economistas. Seja lá o que compõe o preço do barril, porém, lógica e racionalidade não são os principais elementos.

Eduardo Simantob. Segredos do petróleo. In: Primeira Leitura, n.o 29, jul./2004, p. 70 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os diversos aspectos inerentes ao tema por ele focalizado, julgue os itens que se seguem.

A realidade do mundo contemporâneo, marcada por guerras sem fim e pela ação cada vez mais ostensiva do terrorismo, confirma que, entre muitos outros fatores, a composição do preço do barril também decorre de incertezas geopolíticas.

Alternativas
Comentários
  • O final da afirmação está correto, a conclusão acerca das incertezas geopolíticas para a difícil definição do preço do petróleo.Porém, a alternativa apresenta, no início, em rol exemplificativo, inúmeros exemplos ESTRANHOS ao texto, em óbvia relação de causa e consquência.Se a questão é de "interpretação de texto", não se pode apreender do texto apresentado tais exemplos criados pela alternativa.Questão mal elaborada.

ID
16276
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-AL
Ano
2004
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

          A US$ 20 o barril, o petróleo não é assunto. A US$ 30, provoca tensas negociações entre os operadores, inquietos com suas posições no mercado. A US$ 40, torna-se um sério problema planetário. Além dessa marca, uma retomada do crescimento econômico global, que apresenta ainda sinais ambíguos e indicadores fracos, estaria ainda mais comprometida, redespertando o dragão inflacionário e suas conseqüências, na lógica dominó tão cara aos economistas. Seja lá o que compõe o preço do barril, porém, lógica e racionalidade não são os principais elementos.

Eduardo Simantob. Segredos do petróleo. In: Primeira Leitura, n.o 29, jul./2004, p. 70 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os diversos aspectos inerentes ao tema por ele focalizado, julgue os itens que se seguem.

O esgotamento de suas jazidas petrolíferas, formalmente anunciada na última década do século passado, é a principal razão pela qual o Oriente Médio está perdendo, neste início de século XXI, sua condição de uma das mais estratégicas regiões do mundo.

Alternativas
Comentários
  • Dubai nos Emirados Arabes é uma das Jazidas mais recentes e prosperas do Oriente Médio!
  • O Oriente Médio não vem perdendo a sua condição de região estratégica no contexto internacional, tanto é que continua a ser motivo de tensões geopolíticas. Na verdade, embora o preço do petróleo tenha aumentado nos últimos tempos, o esgotamento das jazidas de petróleo no Oriente Médio não é algo iminente.

    O crescimento econômico global tem se intensificado muito e países como China e Índia demandam cada vez mais petróleo. De outro lado, a OPEP estabelece práticas restritivas à produção e oferta de petróleo. Esses fatores somados geram elevação dos preços dessa "commodity".

     

    Comentários do professor Ricardo Vale, ponto dos concursos


ID
16279
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-AL
Ano
2004
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

          A US$ 20 o barril, o petróleo não é assunto. A US$ 30, provoca tensas negociações entre os operadores, inquietos com suas posições no mercado. A US$ 40, torna-se um sério problema planetário. Além dessa marca, uma retomada do crescimento econômico global, que apresenta ainda sinais ambíguos e indicadores fracos, estaria ainda mais comprometida, redespertando o dragão inflacionário e suas conseqüências, na lógica dominó tão cara aos economistas. Seja lá o que compõe o preço do barril, porém, lógica e racionalidade não são os principais elementos.

Eduardo Simantob. Segredos do petróleo. In: Primeira Leitura, n.o 29, jul./2004, p. 70 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os diversos aspectos inerentes ao tema por ele focalizado, julgue os itens que se seguem.

O texto reitera que, na atualidade, são inequívocos os sinais de que a economia globalizada retoma índices expressivos de crescimento, o que acaba por incrementar as transações comerciais entre os países.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO!

    O texto diz justamente o contrário: NÃO são inequívocos os sinais de que a economia globalizada retoma índices expressivos de crescimento: "Além dessa marca, uma retomada do crescimento econômico global, que apresenta ainda sinais ambíguos e indicadores fracos, estaria ainda mais comprometida, redespertando o dragão inflacionário e suas conseqüências".

ID
16282
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-AL
Ano
2004
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

          A US$ 20 o barril, o petróleo não é assunto. A US$ 30, provoca tensas negociações entre os operadores, inquietos com suas posições no mercado. A US$ 40, torna-se um sério problema planetário. Além dessa marca, uma retomada do crescimento econômico global, que apresenta ainda sinais ambíguos e indicadores fracos, estaria ainda mais comprometida, redespertando o dragão inflacionário e suas conseqüências, na lógica dominó tão cara aos economistas. Seja lá o que compõe o preço do barril, porém, lógica e racionalidade não são os principais elementos.

Eduardo Simantob. Segredos do petróleo. In: Primeira Leitura, n.o 29, jul./2004, p. 70 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os diversos aspectos inerentes ao tema por ele focalizado, julgue os itens que se seguem.

A economia capitalista prima por ter fundamentos rígidos e racionais que determinam a atuação do mercado e, como deduz o próprio texto, a indústria do petróleo - e a conseqüente fixação de seu preço - não foge a essa realidade.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO!

    Não há fundamentos rígidos nem racionais na economia capitalista de mercado, hoje extremamente globalizada e volátil. Não precisa nem ser especialista na área econômica para acertar a questão! Basta atentar para a última frase do texto, no enunciado da questão:
    "Seja lá o que compõe o preço do barril, porém, lógica e racionalidade não são os principais elementos."

ID
16285
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-AL
Ano
2004
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

          A US$ 20 o barril, o petróleo não é assunto. A US$ 30, provoca tensas negociações entre os operadores, inquietos com suas posições no mercado. A US$ 40, torna-se um sério problema planetário. Além dessa marca, uma retomada do crescimento econômico global, que apresenta ainda sinais ambíguos e indicadores fracos, estaria ainda mais comprometida, redespertando o dragão inflacionário e suas conseqüências, na lógica dominó tão cara aos economistas. Seja lá o que compõe o preço do barril, porém, lógica e racionalidade não são os principais elementos.

Eduardo Simantob. Segredos do petróleo. In: Primeira Leitura, n.o 29, jul./2004, p. 70 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os diversos aspectos inerentes ao tema por ele focalizado, julgue os itens que se seguem.

A existência de um conflito como a atual ocupação do Iraque, a retomada do crescimento econômico de um país como os Estados Unidos da América (EUA) ou os elevados índices de desempenho de uma economia como a chinesa são fatores que interferem na demanda por petróleo e na composição do preço desse produto no mercado internacional.

Alternativas
Comentários
  • O petróleo é a mais importante moeda internacional,pois ela é que movimenta a economia mundial, nas zonas conflito o motivo principal o petróleo gerando incertezas no preço ao consumidor final.


ID
16294
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-AL
Ano
2004
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

          A US$ 20 o barril, o petróleo não é assunto. A US$ 30, provoca tensas negociações entre os operadores, inquietos com suas posições no mercado. A US$ 40, torna-se um sério problema planetário. Além dessa marca, uma retomada do crescimento econômico global, que apresenta ainda sinais ambíguos e indicadores fracos, estaria ainda mais comprometida, redespertando o dragão inflacionário e suas conseqüências, na lógica dominó tão cara aos economistas. Seja lá o que compõe o preço do barril, porém, lógica e racionalidade não são os principais elementos.

Eduardo Simantob. Segredos do petróleo. In: Primeira Leitura, n.o 29, jul./2004, p. 70 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os diversos aspectos inerentes ao tema por ele focalizado, julgue os itens que se seguem.

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) é um autêntico cartel - criado e formado exclusivamente pelas grandes potências petrolíferas árabes - que controla os preços desse produto no mercado mundial.

Alternativas
Comentários
  • O erro está em "exclusivamente pelas grandes potências petrolíferas árabes"
  • A Venesuela faz parte da OPEP
  • além da Venezuela,podemos salientar que é um grande braço de oposição as imposições mercadologicas dos EUA(TEXACO) e Grã-Bretanha,nas explorações petrolíferas
  • A OPEP é uma organização internacional que congrega, como o próprio nome já diz, países que tem destacada participação no mercado internacional de petróleo, contando com grandes reservas. Mas qual é o objetivo desses países em se reunirem sob a égide de uma organização internacional?

    O objetivo é que eles possam administrar de forma centralizada a política petrolifera em âmbito mundial, possuindo controle sobre a oferta de petróleo no mercado internacional. Assim, ao controlar a oferta, eles contraram o preço do petróleo, fazendo com que este permaneça em patamares mais elevados. Na prática, portanto, a OPEP funciona como um autêntico cartel!

    Fato interessante é que, devido a recentes descobertas de petróleo em território brasileiro (pré-sal), o Brasil já é considerado para ingressar na OPEP nos próximos anos na condição de emergente nesse setor.

    O erro da questão está em afirmar que a OPEP é formada exclusivamente por potências petrolíferas árabes. Atualmente, a OPEP é formada por 12 membros (Angola, Argélia, Líbia, Nigéria,Venezuela, Equador, Arábia Saudita, Emirados Árabes, Irã, Iraque, Kuwait e Catar). Dentre esses países, somente os 6 últimos são do Oriente Médio. A OPEP está aberta à adesão de outros países que tenham interesses similares aos seus membros no mercado de petróleo.

     

    Comentários do professor Ricardo Vale, ponto dos concursos


ID
16297
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-AL
Ano
2004
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

          A US$ 20 o barril, o petróleo não é assunto. A US$ 30, provoca tensas negociações entre os operadores, inquietos com suas posições no mercado. A US$ 40, torna-se um sério problema planetário. Além dessa marca, uma retomada do crescimento econômico global, que apresenta ainda sinais ambíguos e indicadores fracos, estaria ainda mais comprometida, redespertando o dragão inflacionário e suas conseqüências, na lógica dominó tão cara aos economistas. Seja lá o que compõe o preço do barril, porém, lógica e racionalidade não são os principais elementos.

Eduardo Simantob. Segredos do petróleo. In: Primeira Leitura, n.o 29, jul./2004, p. 70 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os diversos aspectos inerentes ao tema por ele focalizado, julgue os itens que se seguem.

A perspectiva de atos terroristas que possam atingir poços petrolíferos em um país como a Arábia Saudita exerce forte influência na majoração do preço do barril de petróleo, o que acaba por afetar a economia mundial.

Alternativas
Comentários
  • Correto, a exemplo atualmente a desvalorização do real e a alta do dólar.


ID
16306
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-AL
Ano
2004
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

        Para o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Kofi Annan, "a triste verdade é que o mundo hoje é um lugar muito mais desigual do que há 40 anos". Ele reconheceu a existência de um desequilíbrio comercial imposto pelas políticas dos países desenvolvidos. Para Annan, "essas quatro décadas também testemunharam o surgimento de novas oportunidades de desenvolvimento e de novos obstáculos". O secretário-geral da ONU fez coro às constantes reclamações de países em desenvolvimento a respeito das negociações de livre comércio.

Correio Braziliense, 13/6/2004, p. 11 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando aspectos econômicos, políticos e sociais marcantes do mundo contemporâneo, julgue os itens seguintes.

Infere-se das palavras do dirigente da ONU, reproduzidas no texto, que a principal característica do processo de desenvolvimento econômico mundial verificado nas últimas décadas, comumente denominado de globalização, é a simetria entre os avanços que trouxe e seus efeitos sociais.

Alternativas
Comentários
  • O aproveitamento do comércio internacional, apesar de contribuir para o crescimento e desenvolvimento econômico dos países e melhoria da qualidade de vida das populações, não o faz de forma equitativa. Assim não podemos dizer que o crescimento e desenvolvimento econômico sejam iguais para todos os países. Alguns deles se mantém a margem ou excluídos desse processo. Podemos dizer inclusive que uma das características do processo de globalização é a assimetria de oportunidades de desenvolvimento.

    Fonte: Ponto dos concursos


ID
21160
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

1 Pai do Consenso de Washington, o economista
John Williamson afirmou que não há mais como se falar em
desenvolvimento sustentado sem considerar o
4 desenvolvimento social. “A agenda mudou e o social ganhou
relevância”, afirmou. Para ele, a preocupação social não
significa assistencialismo. “Os governos terão de criar as
7 condições para que os mais pobres possam melhorar de vida
com esforço próprio”, assinalou. Ele reconheceu que o
resultado das políticas implementadas pelos países da
10 América Latina com base no Consenso de Washington foi
decepcionante. Para Williamson, as reformas realizadas
foram insuficientes, porque acabaram ideologizadas.

Correio Braziliense, 29/8/2003, p. 8 (com adaptações).

Acerca do texto acima e de aspectos diversos relacionados ao
tema por ele enfocado, julgue os itens que se seguem.

G Entre os principais pontos defendidos pelo Consenso de Washington, estava o fortalecimento do Estado como meio para a superação do atraso econômico e das desigualdades sociais, presentes na maior parte dos países.

Alternativas
Comentários
  • “Consenso de Washington é um conjunto de medidas - que se compõe de dez regras básicas - formulado em novembro de 1989 por economistas de instituições financeiras baseadas em Washington D.C., como o FMI, o Banco Mundial e o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos, fundamentadas num texto do economista John Williamson, do International Institute for Economy, e que se tornou a política oficial do Fundo Monetário Internacional em 1990, quando passou a ser "receitado" para promover o "ajustamento macroeconômico" dos países em desenvolvimento que passavam por dificuldades.”http://pt.wikipedia.org/wiki/Consenso_de_Washington
  • Errada
    O Consenso de Washington recomendava, como um de seus pressupostos, as privatizações e juntamente com a abertura do mercado ao comércio internacional defendia a presença de um "Estado Mínimo", ao contrário do fortalecimento do Estado que diz a questão.

ID
21499
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

1 O portal bb.com.br alcançou a marca de
5,3 milhões de clientes habilitados a realizar transações
via Internet. A média mensal de transações para o
4 segmento pessoa física foi de 36,3 milhões, crescimento
de 36%. Para as 500 mil empresas cadastradas, o banco
fornece o gerenciador financeiro, responsável pela
7 média de 35 milhões de transações por mês.
O BB oferece sítios especializados para seus diversos
públicos. Destaque para www.agronegocios-e.com.br e
10 www.licitacoes-e.com.br.

Folha de S. Paulo, 21/8/2003, p. C8 (com adaptações).

A partir do texto acima e levando em conta o atual estágio
de desenvolvimento da economia mundial, julgue os itens
subseqüentes.

G A economia mundial contemporânea, cada vez mais interligada em um mercado de dimensão planetária, tem nas incessantes inovações tecnológicas um de seus esteios fundamentais.

Alternativas
Comentários
  • Com o apoio da tecnologia tudo se torna prático e rápido.

ID
21502
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

1 O portal bb.com.br alcançou a marca de
5,3 milhões de clientes habilitados a realizar transações
via Internet. A média mensal de transações para o
4 segmento pessoa física foi de 36,3 milhões, crescimento
de 36%. Para as 500 mil empresas cadastradas, o banco
fornece o gerenciador financeiro, responsável pela
7 média de 35 milhões de transações por mês.
O BB oferece sítios especializados para seus diversos
públicos. Destaque para www.agronegocios-e.com.br e
10 www.licitacoes-e.com.br.

Folha de S. Paulo, 21/8/2003, p. C8 (com adaptações).

A partir do texto acima e levando em conta o atual estágio
de desenvolvimento da economia mundial, julgue os itens
subseqüentes.

G O dinamismo da atual economia globalizada também decorre da crescente utilização dos recursos da informática, os quais, entre outros aspectos, permitem a rápida circulação de capitais e a comunicação imediata entre os mercados.

Alternativas
Comentários
  • Com o apoio da tecnologia tudo se torna prático e rápido.

ID
21973
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A Comissão Européia abriu as portas à grande unificação do
continente ao permitir que a União Européia (UE) acolha mais dez países
em 2004, na maior onda de adesão à comunidade de sua história. Mas,
pela primeira vez, a UE decidiu aplicar aos novos sócios severas cláusulas
de salvaguarda que suspenderão pontos-chave da política comunitária se
os países descumprirem metas nas áreas de mercado único, justiça ou
interior.
Quase 13 anos depois da queda do Muro de Berlim, os eleitos são
Lituânia, Letônia, Estônia, Polônia, Hungria, República Tcheca,
Eslováquia, Eslovênia, Malta e Chipre. Bulgária e Romênia esperarão até
2007. Em relação à Turquia, sequer fixou-se data. Segundo a Comissão
Européia, o país não cumpre os critérios políticos e econômicos para
ingressar na UE.

Carlos Yarnóz. UE aprova maior ampliação de sua
história. In: O Globo, 10/10/2002, p. 37 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o tema que ele
aborda, julgue os itens seguintes.

A despeito de naturais dificuldades, a UE é o exemplo mais consistente de bloco de países hoje existente, buscando uma integração ampla nos aspectos econômicos, políticos e culturais.

Alternativas
Comentários
  • Questão Certa!

    A UE (União Européia) é um bloco econômico, político e social de 27 países europeus que participam de um projeto de integração política e econômica..Os países integrantes são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária. Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos (Holanda), Polônia, Portugal, Reino Unido, República, Romênia e Suécia. Macedônia, Croácia e Turquia encontram-se em fase de negociação. Estes países são politicamente democráticos, com um Estado de direito em vigor.

    Bons estudos =]

ID
21976
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A Comissão Européia abriu as portas à grande unificação do
continente ao permitir que a União Européia (UE) acolha mais dez países
em 2004, na maior onda de adesão à comunidade de sua história. Mas,
pela primeira vez, a UE decidiu aplicar aos novos sócios severas cláusulas
de salvaguarda que suspenderão pontos-chave da política comunitária se
os países descumprirem metas nas áreas de mercado único, justiça ou
interior.
Quase 13 anos depois da queda do Muro de Berlim, os eleitos são
Lituânia, Letônia, Estônia, Polônia, Hungria, República Tcheca,
Eslováquia, Eslovênia, Malta e Chipre. Bulgária e Romênia esperarão até
2007. Em relação à Turquia, sequer fixou-se data. Segundo a Comissão
Européia, o país não cumpre os critérios políticos e econômicos para
ingressar na UE.

Carlos Yarnóz. UE aprova maior ampliação de sua
história. In: O Globo, 10/10/2002, p. 37 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o tema que ele
aborda, julgue os itens seguintes.

Os "critérios políticos" não preenchidos pela Turquia, na ótica da UE, incluem a fragilidade da democracia desse país.

Alternativas

ID
21979
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A Comissão Européia abriu as portas à grande unificação do
continente ao permitir que a União Européia (UE) acolha mais dez países
em 2004, na maior onda de adesão à comunidade de sua história. Mas,
pela primeira vez, a UE decidiu aplicar aos novos sócios severas cláusulas
de salvaguarda que suspenderão pontos-chave da política comunitária se
os países descumprirem metas nas áreas de mercado único, justiça ou
interior.
Quase 13 anos depois da queda do Muro de Berlim, os eleitos são
Lituânia, Letônia, Estônia, Polônia, Hungria, República Tcheca,
Eslováquia, Eslovênia, Malta e Chipre. Bulgária e Romênia esperarão até
2007. Em relação à Turquia, sequer fixou-se data. Segundo a Comissão
Européia, o país não cumpre os critérios políticos e econômicos para
ingressar na UE.

Carlos Yarnóz. UE aprova maior ampliação de sua
história. In: O Globo, 10/10/2002, p. 37 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o tema que ele
aborda, julgue os itens seguintes.

Sob o ponto de vista econômico, Alemanha e França são as duas maiores potências integrantes da UE.

Alternativas
Comentários
  • Mario a Inglaterra não integra a UE...
  • Correto! Alemanha e França são as maiores potências da Europa.
  • A Inglaterra, como parte do Reino Unido, é membro da UE desde 1973. A Inglaterra é parte da União Europeia mas não forma parte da Eurozona (quer dizer que a moeda oficial não é o Euro).

ID
21982
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A Comissão Européia abriu as portas à grande unificação do
continente ao permitir que a União Européia (UE) acolha mais dez países
em 2004, na maior onda de adesão à comunidade de sua história. Mas,
pela primeira vez, a UE decidiu aplicar aos novos sócios severas cláusulas
de salvaguarda que suspenderão pontos-chave da política comunitária se
os países descumprirem metas nas áreas de mercado único, justiça ou
interior.
Quase 13 anos depois da queda do Muro de Berlim, os eleitos são
Lituânia, Letônia, Estônia, Polônia, Hungria, República Tcheca,
Eslováquia, Eslovênia, Malta e Chipre. Bulgária e Romênia esperarão até
2007. Em relação à Turquia, sequer fixou-se data. Segundo a Comissão
Européia, o país não cumpre os critérios políticos e econômicos para
ingressar na UE.

Carlos Yarnóz. UE aprova maior ampliação de sua
história. In: O Globo, 10/10/2002, p. 37 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o tema que ele
aborda, julgue os itens seguintes.

Um dos grandes focos de atrito entre a UE e o Mercado Comum do Sul (MERCOSUL), de que o Brasil participa, é a política de subsídios praticada por países europeus em benefício de sua agricultura.

Alternativas

ID
21985
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A Comissão Européia abriu as portas à grande unificação do
continente ao permitir que a União Européia (UE) acolha mais dez países
em 2004, na maior onda de adesão à comunidade de sua história. Mas,
pela primeira vez, a UE decidiu aplicar aos novos sócios severas cláusulas
de salvaguarda que suspenderão pontos-chave da política comunitária se
os países descumprirem metas nas áreas de mercado único, justiça ou
interior.
Quase 13 anos depois da queda do Muro de Berlim, os eleitos são
Lituânia, Letônia, Estônia, Polônia, Hungria, República Tcheca,
Eslováquia, Eslovênia, Malta e Chipre. Bulgária e Romênia esperarão até
2007. Em relação à Turquia, sequer fixou-se data. Segundo a Comissão
Européia, o país não cumpre os critérios políticos e econômicos para
ingressar na UE.

Carlos Yarnóz. UE aprova maior ampliação de sua
história. In: O Globo, 10/10/2002, p. 37 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o tema que ele
aborda, julgue os itens seguintes.

Na UE, chama a atenção o fato de a integração ter ocorrido em curto espaço de tempo, praticamente em menos de uma década.

Alternativas
Comentários
  • A formação da União Europeia é lenta e gradual, inciando em 1957 com o tratado de Roma.
  • Podemos dizer que isso surgiu com a criação da Comunidade Economica Européia!!! a Antiga CEE que hj corresponde a uma pasta da União Européia
  • Comunidade Económica Europeia (CEE) foi uma organização internacional criada por um dos dois Tratados de Roma de 1957 (em vigor desde 1958), com a finalidade de estabelecer um mercado comum europeu. 

    Outro relevante tratado foi o de Maastricht, que trouxe a denominação UNIÃO EUROPEIA e lançou as bases para a moeda comum: o EURO. Esse tratado foi assinado em 1992, fato que evidencia o lento processo de integração no velho mundo.


ID
21988
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A Comissão Européia abriu as portas à grande unificação do
continente ao permitir que a União Européia (UE) acolha mais dez países
em 2004, na maior onda de adesão à comunidade de sua história. Mas,
pela primeira vez, a UE decidiu aplicar aos novos sócios severas cláusulas
de salvaguarda que suspenderão pontos-chave da política comunitária se
os países descumprirem metas nas áreas de mercado único, justiça ou
interior.
Quase 13 anos depois da queda do Muro de Berlim, os eleitos são
Lituânia, Letônia, Estônia, Polônia, Hungria, República Tcheca,
Eslováquia, Eslovênia, Malta e Chipre. Bulgária e Romênia esperarão até
2007. Em relação à Turquia, sequer fixou-se data. Segundo a Comissão
Européia, o país não cumpre os critérios políticos e econômicos para
ingressar na UE.

Carlos Yarnóz. UE aprova maior ampliação de sua
história. In: O Globo, 10/10/2002, p. 37 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o tema que ele
aborda, julgue os itens seguintes.

O euro, a moeda única da UE, foi adotada por todos os integrantes do bloco, o que foi essencial para sua aceitação internacional.

Alternativas
Comentários
  • Ainda existem países que não utilizam como a Inglaterra, que trabalha com a libra.
  • Esta é uma lista de países, a maioria (não todos) pertencentes à União Europeia(27 Estados membros), que aderiram ao Euro.
    1. Alemanha
    2. Áustria
    3. Bélgica
    4. Eslovénia
    5. Espanha
    6. Finlândia
    7. França
    8. Grécia
    9. Países Baixos
    10. Irlanda
    11. Itália
    12. Luxemburgo
    13. Portugal
    14. Andorra
    15. Mónaco
    16. São Marino
    17. Vaticano
    18. Montenegro
    OBS:Existem ainda mais quatro Estados em negociação:Croácia,Turquia,Rep.da Macedônia e Islândia.
    Fonte:Wikipedia.org
  • Dez países da UE não adotaram o Euro como moeda oficial:

    1 - Reino Unido
    2 - Suecia
    3 - Dinamarca
    4 - Polonia
    5 - Republica Tcheca
    6 - Hungria
    7 - Bulgaria
    8 - Lituania
    9 - Letonia
    10 - Romenia


    A Dinamarca e o Reino Unido obtiveram casos excepcionais no tratado original de Maastricht. Ambos estão isentos de se juntar à Zona Euro a não ser que um voto parlamentar ou referendo decida o contrário. A Dinamarca planeia realizar um referendo popular após realizados trâmites legais relacionados com o Tratado de Lisboa.
     
    A Suécia obteve a excepção de fato devido a uma lacuna legal. O país não possui os critérios necessários para a adopção da moeda única. O povo sueco rejeitou o euro através de referendo.

ID
21991
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A Comissão Européia abriu as portas à grande unificação do
continente ao permitir que a União Européia (UE) acolha mais dez países
em 2004, na maior onda de adesão à comunidade de sua história. Mas,
pela primeira vez, a UE decidiu aplicar aos novos sócios severas cláusulas
de salvaguarda que suspenderão pontos-chave da política comunitária se
os países descumprirem metas nas áreas de mercado único, justiça ou
interior.
Quase 13 anos depois da queda do Muro de Berlim, os eleitos são
Lituânia, Letônia, Estônia, Polônia, Hungria, República Tcheca,
Eslováquia, Eslovênia, Malta e Chipre. Bulgária e Romênia esperarão até
2007. Em relação à Turquia, sequer fixou-se data. Segundo a Comissão
Européia, o país não cumpre os critérios políticos e econômicos para
ingressar na UE.

Carlos Yarnóz. UE aprova maior ampliação de sua
história. In: O Globo, 10/10/2002, p. 37 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o tema que ele
aborda, julgue os itens seguintes.

A pretendida expansão da UE, no próximo ano, incorre em graves riscos, segundo os especialistas, já que as normas para a aceitação de novos integrantes foram excessivamente abrandadas.

Alternativas
Comentários
  • A UE é cada vez mais burocratica e rígida na sua inclusão.

ID
21997
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A Comissão Européia abriu as portas à grande unificação do
continente ao permitir que a União Européia (UE) acolha mais dez países
em 2004, na maior onda de adesão à comunidade de sua história. Mas,
pela primeira vez, a UE decidiu aplicar aos novos sócios severas cláusulas
de salvaguarda que suspenderão pontos-chave da política comunitária se
os países descumprirem metas nas áreas de mercado único, justiça ou
interior.
Quase 13 anos depois da queda do Muro de Berlim, os eleitos são
Lituânia, Letônia, Estônia, Polônia, Hungria, República Tcheca,
Eslováquia, Eslovênia, Malta e Chipre. Bulgária e Romênia esperarão até
2007. Em relação à Turquia, sequer fixou-se data. Segundo a Comissão
Européia, o país não cumpre os critérios políticos e econômicos para
ingressar na UE.

Carlos Yarnóz. UE aprova maior ampliação de sua
história. In: O Globo, 10/10/2002, p. 37 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o tema que ele
aborda, julgue os itens seguintes.

De maneira geral, os países do leste europeu que se preparam para ingressar na UE são economicamente equilibrados e têm elevadas taxas de PIB, herança da bem-sucedida experiência socialista.

Alternativas

ID
22000
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A Comissão Européia abriu as portas à grande unificação do
continente ao permitir que a União Européia (UE) acolha mais dez países
em 2004, na maior onda de adesão à comunidade de sua história. Mas,
pela primeira vez, a UE decidiu aplicar aos novos sócios severas cláusulas
de salvaguarda que suspenderão pontos-chave da política comunitária se
os países descumprirem metas nas áreas de mercado único, justiça ou
interior.
Quase 13 anos depois da queda do Muro de Berlim, os eleitos são
Lituânia, Letônia, Estônia, Polônia, Hungria, República Tcheca,
Eslováquia, Eslovênia, Malta e Chipre. Bulgária e Romênia esperarão até
2007. Em relação à Turquia, sequer fixou-se data. Segundo a Comissão
Européia, o país não cumpre os critérios políticos e econômicos para
ingressar na UE.

Carlos Yarnóz. UE aprova maior ampliação de sua
história. In: O Globo, 10/10/2002, p. 37 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o tema que ele
aborda, julgue os itens seguintes.

Em 2003, a UE dá os primeiros e decisivos passos para a elaboração da Constituição comum aos países que integram o bloco.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    A questão é de 2003 e nessa época de fato a União Europeia dava os primeiros e decisivos passos para a elaboração da Constituição comum aos países que integram o bloco. Entretanto, sabe-se que essa Constituição nunca saiu do papel por razões óbvias, quais sejam, diferenças culturais, religiosas, de opinião, políticas, muitas delas incompatíveis umas com as outras.

    Lembrando que vários países europeus não fazem parte da zona da UE, por exemplo, a Turquia.

ID
22309
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Texto VI – questões 19 e 20

1 Câmbio é toda operação em que há troca de
moeda nacional por moeda estrangeira ou vice-versa. Por
exemplo, quando uma pessoa vai viajar para o exterior e
4 precisa de dinheiro para sua estada ou para suas compras, o
banco vende a essa pessoa moeda estrangeira (recebe moeda
nacional e lhe entrega moeda estrangeira). Quando essa
7 pessoa retorna da viagem ao exterior e ainda possui algum
dinheiro do país que visitou, o banco compra a moeda
estrangeira (recebe a moeda estrangeira e lhe entrega moeda
10 nacional). Denomina-se mercado de câmbio o ambiente
abstrato onde se realizam as operações de câmbio entre os
agentes autorizados pelo Banco Central do Brasil (BACEN)
13 — bancos, corretoras, distribuidoras, agências de turismo e
meios de hospedagem — e entre estes e seus clientes.

Com relação ao texto VI e ao tema nele enfocado, julgue os itens a seguir.

A atual tendência de queda do valor do dólar americano em relação ao real deve-se à intervenção direta do BACEN no mercado de câmbio, mediante a edição de uma carta-circular encaminhada a todas as agências de turismo brasileiras.

Alternativas
Comentários
  • Carta Circular. Um modelo de circular a ser aproveitado conforme as necessidades.
  • Esse tipo de intervenção direta não faz parte das funções exercidas pelo Banco Central (BACEN). Entre outras funções, o BACEN é responsável por regulamentar o mercado de câmbio e autorizar as instituições a operarem; promover a fiscalização do mercado; e atuar diretamente, por meio da compra e venda de moeda estrangeira de forma limitada, no intuito de controlar a taxa de câmbio.
    A afirmativa está errada.


ID
22684
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2002
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

1 De olho no que julgam ser a maior oportunidade de negócios nos próximos anos em todo o mundo, as empreiteiras brasileiras articulam a formação de grandes consórcios a fim de 4 disputar com mais chances de vitória as licitações para a ampliação do canal do Panamá. O lobby que o presidente Fernando Henrique Cardoso fez pessoalmente em março, 7 durante visita ao Panamá, é uma clara manifestação de que as empresas brasileiras contam com boas chances de serem escolhidas.

Daniel Rittner. "Ampliação do canal do Panamá atrai empreiteiras". In: Valor Econômico, 3/5/2002, p. A12.

Considerando o texto acima, julgue os itens seguintes.

Ao se voltarem para a formação de grandes consórcios, com vistas às obras do canal do Panamá, as empreiteiras brasileiras vão de encontro à tendência atual da economia mundial, em que as grandes corporações diluem-se em empreendimentos de menor porte para obterem maior competitividade.

Alternativas
Comentários
  • Errado, as grandes corporações querem sempre diminuir a competitividade.

ID
35140
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-GO
Ano
2005
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Globalização é o nome que comumente se dá ao atual estágio da economia mundial. Novas e incessantes inovações tecnológicas ampliam a produção e estimulam a notável expansão do comércio em escala planetária. Afora esses aspectos considerados positivos, muito do que os defensores da globalização defendiam não se concretizou, pelo menos até hoje. O certo é que as reformas liberalizantes, a exemplo da abertura dos mercados, das privatizações das empresas públicas e da redução dos direitos trabalhistas, não trouxeram o desenvolvimento alardeado nem melhoraram a distribuição de renda. Aliás, em alguns países aconteceu o contrário.

Com o auxílio do texto e considerando a realidade econômica mundial nos dias de hoje, assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • O interessante é que esta questão vem trazendo uma proposição que chamamos comumente de "casca-de-banana" porque esta ali pra pegar qualquer um no vacilo! Entaum é o seguinte o concurseiro com certeza poderá ficar em dúvida entra a letra A e E então vamos por parte!

    Resposta Casaca-de-banana LETRA E:
    Apesar de hj vivermos em um governo que pondera ao máximo as praticas liberalizantes,não podemos esquecer que nos oito anos do Governo de FHC inicia desde 1994 com a equalização do Real ao Dolar,acabando assim a inflação economica de nosso país,portanto facilitando logo assim a entrada das politicas neoliberais,onde houve as privatizações de estatais como as empresas de telefonia e a vale do Rio Doce(maior mina fundo brasileiro),sendo assim não garantindo ao Estado a sua intervenção na manuntenção de uma sociedade ao todo

    Resposta o Gabarito a Incorreta LETRA A:

    Respondo com uma só pergunta!

    Porque o crescimento de tantos cursos tecnicos e faculdades com cursos diversificados!?
    embora que o sistema ainda mantém falhas!!!

  • A PERGUNTA , AO MEU VER, ESTÁ MAL ELABORADA. A RESP "E" SERIA A MAIS ADEQUADA PQ O BRASIL NÃO PROMOVEU A GLOBALIZAÇÃO EM DETRIMENTO DOS DIREITOS TRABALHISTAS.
  • a) Na atualidade, o baixo nível educacional da maioria da populacão mundial impede o aumento da produção e, com isso, reduz o volume de comércio entre os países.

    ERRADO. De fato, a maior parte da população mundial possui baixo nível educacional. Todavia, não podemos dizer que isso impede o aumento da produção. Ao contrário, nos últimos anos (à exceção do período pós-crise financeira) a produção e os fluxos comerciais só aumentaram!

    b) O conhecimento científico-tecnológico desempenha importante papel na economia globalizada de hoje.

    CERTO. A tecnologia é capaz de moldar os fatores de produção, aumentando a produtividade e, portanto, desempenhando importante papel na economia globalizada.

    c) Deduz-se do texto que nem tudo que chegou a ser sonhado por alguns com a globalização conseguir concretizar-se.

    CERTO. Nem tudo são flores na globalização! As "reformas liberalizantes" - abertura dos mercados, privatização de empresas públicas e a redução dos direitos trabalhistas - não trouxeram os efeitos esperados e o que se vê, de fato, no contexto da globalização, é o aumento da desigualdade social

    d) Segundo o texto, em alguns países, os efeitos da globalização foram bastante negativos, concentrando a renda e não trazendo o progresso.

    CERTO. Exatamente conforme a idéia da assertiva anterior!

    e) O Brasil foi um dos países que mais se empenharam em promover o que o texto chama de "reformas liberalizantes".

    CERTO. Na década de 90, o Brasil iniciou seu processo de abertura comercial (durante o governo Collor), reduzindo as tarifas sobre a importação e permitindo a realização de investimentos estrangeiros no país. Posteriormente, no governo FHC, tivemos as privatizações, a redução dos direitos trabalhistas e uma política fiscal restritiva. Em suma, ocorreram no Brasil as tais "reformas liberalizantes", por meio das quais reduziu-se o papel do Estado na economia.

    Comentários do professor Ricardo Vale, Ponto dos concursos.


ID
97615
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A opinião dos monetaristas a respeito da inflação é de que esta decorre da emissão monetária excessiva por parte do governo, que é o responsável, em última instância, pela inflação. Os críticos dizem que a análise monetarista é incompleta, por várias razões. Marque, entre os itens abaixo, o que NÃO costuma ser citado como argumento pelos críticos.

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    Ele pede o item errado.

    A questão não versa sobre Comunicação Social. Entretanto, num clima ambiental propício, com maior produtividade, a tendência é que o consumo aumente e os preços caiam devido a vários fatores, como a concorrência e a alta demanda. Não há esse aumento geral de todos os bens como afirma a questão...
  • a) A economia capitalista não é planejada, há pontos de estrangulamento, levando a aumento de preços.

    EX: dificuldade de produção de energia nas épocas de seca (bandeira vermelha), o que acarretará no aumento dos preços, isso é inflação.

    No caso a inflação foi gerada pelo aumento da demanda por moeda como dizem os monetaristas.


ID
107302
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2005
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A paz que busca em sua vida pessoal Ronaldo foi pedir em uma das regiões mais perigosas do mundo. O craque brasileiro visitou Ramallah, na Cisjordânia, e Herzliya, em Israel, para inaugurar um centro para jovens carentes e visitar projetos contra a pobreza. Essa é a segunda missão de Ronaldo como embaixador da Boa Vontade da Organização das Nações Unidas (ONU). A primeira aconteceu em 1999, quando visitou os refugiados de Kosovo.

Em todos os lugares, o brasileiro falou da importância do avanço do processo de paz na região. Recebeu, além do reconhecimento das autoridades, o carinho de palestinos e israelenses, que se espremiam para tocá-lo ou apenas vê-lo. Só no palácio da Cultura palestina havia 1.500 pessoas em um lugar onde cabiam 750.

O Globo, 17/5/2005, p. A30 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos que envolvem o assunto por ele abordado, julgue os itens que se seguem.

De maneira geral, os esportes acompanharam o processo de globalização econômica vivido no mundo contemporâneo e passaram a se constituir também em importante negócio, que envolve volumosos recursos financeiros.

Alternativas

ID
131536
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2010
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Além do papel de protagonista na área econômica, a CAIXA tem desempenhado, ao longo de sua história, papel relevante em termos sociais. A respeito da atuação social da CAIXA, assinale a opção correta. Para isso, nas referências temporais (décadas), considere tratar-se do século XX.

Alternativas
Comentários
  • O dia 12 de janeiro de 1861 marcou o início da história da CAIXA e de seu compromisso com o povo brasileiro. Foi nesse dia que Dom Pedro II assinou o Decreto n° 2.723, dando origem à Caixa Econômica e Monte de Socorro. Criada com o propósito de incentivar a poupança e de conceder empréstimos sob penhor, a instituição veio combater outras que agiam no mercado, mas que não ofereciam garantias sérias aos depositantes ou que cobravam juros excessivos dos devedores.A experiência acumulada desde então permitiu que em 1931 a CAIXA inaugurasse operações de empréstimo em consignação para pessoas físicas. E que, em 1934, por determinação do governo federal, assumisse a exclusividade dos empréstimos sob penhor, com a conseqüente extinção das casas de prego operadas por particulares.Em quase um século e meio de existência, a CAIXA presenciou transformações que marcaram a história do Brasil. Acompanhou mudanças de regimes políticos e participou ativamente do processo de urbanização e industrialização do país. Em 1931, começou a operar a carteira hipotecária para a aquisição de bens imóveis. Cinqüenta e cinco anos mais tarde, incorporou o Banco Nacional de Habitação (BNH), assumindo definitivamente a condição de maior agente nacional de financiamento da casa própria e de importante financiadora do desenvolvimento urbano, especialmente do saneamento básico.
  • opção a)ERRADA -(1961 MONOPÓLIO DAS LOTERIAS FEDERAIS )- Desde sua criação, a CAIXA estabeleceu estreitas relações com a população, assistindo suas necessidades imediatas por meio de poupança, empréstimos, FGTS, PIS, seguro-desemprego, crédito educativo, financiamento habitacional e transferência de benefícios sociais. Também alimentou sonhos de riqueza e de uma vida melhor com as Loterias Federais, das quais detém o monopólio desde 1961Opção B) CERTA [1986 = (1931 + 55 anos)incorporou o Banco Nacional de Habitação (BNH)]- Em 1931, começou a operar a carteira hipotecária para a aquisição de bens imóveis. Cinqüenta e cinco anos mais tarde, incorporou o Banco Nacional de Habitação (BNH), assumindo definitivamente a condição de maior agente nacional de financiamento da casa própria e de importante financiadora do desenvolvimento urbano, especialmente do saneamento básico.Opção c) ERRADA - FGTS - Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi criado na década de 60 para proteger o trabalhador demitido sem justa causa. Sendo assim, no início de cada mês, os empregadores depositam, em contas abertas na CAIXA, em nome dos seus empregados e vinculadas ao contrato de trabalho, o valor correspondente a 8% do salário de cada funcionário.Opção d)ERRADA - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES, ex-autarquia brasileira, criada pela Lei nº 1.628, de 20 de junho de 1952, foi enquadrado como uma empresa pública federal, com personalidade jurídica de direito privado e patrimônio próprio, pela Lei nº 5.662, de 21 de junho de 1971.NÃO FOI UMA INICIATIVA DA CAIXAOpção E)Errada - Somente em 1971 ( NÃO FOI NO INÍCIO DA DÉCADA DE 60) foi regulamentada a previdência social rural, por meio da regulamentação do Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural – FUNRURAL – com a criação do Programa de Assistência ao Trabalhador Rural- PRORURAL
  • Que tal organizar as informações conforme o contexto da questão.Bons estudos.Década de 50:- criado o BNDES Década de 60:- CEF - monopólio da loterias- FTGS - foi criadoDécada de 70:- BNDES deixou de ser autarquia- FUNRURAL criadoDécada de 80:- CEF - incorporou o BNH
  • Por ordem Cronológica:

    1861- Criação da CAIXA, por Dom Pedro II
    1931 - Operações de empréstimos em cosignação para pessoas físicas
    1934 - Assume com exclusividade  os empréstimos sob penhor
    1931 - Começã a operar a carteira hipotecária
    1961 - Possui o monopólio das Loterias Federais
    1986 - Incorpora o BNH e se torna o maior agente nacional de finaciamento habitacional
    1986 - Torna-se agente operador do FGTS

  • História

    Há 150 anos a história da CAIXA anda lado a lado com a trajetória do país. Além de presenciar transformações que marcaram a história do Brasil, a instituição acompanhou mudanças de regimes políticos e participou ativamente do processo de urbanização e industrialização do país.

    Foi no dia 12 de janeiro de 1861 que a instituição deu início ao seu compromisso com o povo brasileiro, quando Dom Pedro II assinou o Decreto n° 2.723, que fundou a Caixa Econômica da Corte.

    A experiência acumulada desde então permitiu que, em 1931, a CAIXA inaugurasse operações de empréstimo por consignação para pessoas físicas. Três anos depois, por determinação do governo federal, assumiu a exclusividade dos empréstimos sob penhor, com a consequente extinção das casas de prego operadas por particulares.

    A primeira hipoteca para a aquisição de imóveis da CAIXA do Rio de Janeiro é assinada no dia 1º de junho de 1931. 55 anos mais tarde, incorporou o Banco Nacional de Habitação (BNH) e assumiu definitivamente a condição de maior agente nacional de financiamento da casa própria e de importante financiadora do desenvolvimento urbano, especialmente do saneamento básico.

    Ainda em 1986, com a extinção do BNH, se torna o principal agente do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), administradora do FGTS e de outros fundos do Sistema Financeiro de Habitação (SFH). Em 1990, iniciou ações para centralizar todas as contas vinculadas do FGTS, que, à época, eram administradas por mais de 70 instituições bancárias.

    Ao longo de sua trajetória, a CAIXA estabeleceu estreitas relações com a população ao atender necessidades imediatas do povo brasileiro, como poupança, empréstimos, FGTS, Programa de Integração Social (PIS), Seguro-Desemprego, crédito educativo, financiamento habitacional e transferência de benefícios sociais. E também ao proporcionar o sonho de uma vida melhor com as Loterias Federais, que detêm o monopólio desde 1961.

    Desde sua criação, não parou de crescer, de se desenvolver, de diversificar e ampliar sua área de atuação. Além de atender correntistas, trabalhadores, beneficiários de programas sociais e apostadores, acredita e apoia iniciativas artístico-culturais, educacionais e desportivas em todo o Brasil.

    Hoje, a CAIXA tem uma posição consolidada no mercado como um banco de grande porte, sólido e moderno. Como principal agente das políticas públicas do governo federal, está presente em todo o país, sem perder sua finalidade: a de acreditar nas pessoas.


ID
267157
Banca
FUNIVERSA
Órgão
EMBRATUR
Ano
2011
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A sigla Bric tornou-se conhecida por identificar o grupo de países emergentes que conquistam crescentes espaços na economia globalizada dos tempos atuais. Integram esse grupo

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra E.

    Brics é uma sigla que se refere a Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, que se destacaram no cenário mundial pelo rápido crescimento das suas economias em desenvolvimento. 

    Bons estudo!✌


ID
282724
Banca
FGV
Órgão
CODESP-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

País da União Europeia que, em 2009, teve um déficit orçamentário de em média 14% do PIB e uma dívida de mais de 115% do PIB, gerando uma crise que pode se espalhar pelo bloco europeu. Trata-se da

Alternativas
Comentários
  • A Sérvia nem faz parte da União Europeia!


ID
282730
Banca
FGV
Órgão
CODESP-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

O porto brasileiro integrante do Sistema Portuário Nacional que lidera o ranking de movimentação de contêineres em 2009 se situa

Alternativas

ID
282745
Banca
FGV
Órgão
CODESP-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Recentemente, os jornais do Brasil e do mundo noticiaram discussões que envolvem Celso Amorim, Hillary Clinton e Ahmadinejad.
Esse debate gira em torno

Alternativas

ID
293122
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-CE
Ano
2008
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

O aprofundamento da crise nos EUA não pára de
fazer sombra na economia chinesa, mostrando que os dois
países estão mais ligados nos efeitos do desaquecimento
global do que se imaginava. Notícias da China deixam
preocupados os analistas asiáticos, que já consideram a
hipótese de a quarta maior economia do mundo estar
desacelerando mais do que o desejável.
O Globo, 13/9/2008, p. 33 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando
aspectos marcantes do cenário econômico mundial
contemporâneo, julgue os itens subseqüentes.

Nos dias atuais, a globalização elimina protecionismos ao exigir a mais ampla liberdade para a circulação de mercadorias pelos mercados mundiais crescentemente ampliados.

Alternativas
Comentários
  • Acertei a questão por achar que "elimina" não é a palavra adequada...
  • Vide exemplo os EUA, na pandemia o país acionou a lei que não permitia a exportação de vacinas para outros países, obrigando as produtoras de vacinas a atender a demanda local antes de tudo, até chegar a "sobrar" vacinas e aí sim começar a doar para outros países e defender a quebra de patentes.

    "American First".


ID
293125
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-CE
Ano
2008
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

O aprofundamento da crise nos EUA não pára de
fazer sombra na economia chinesa, mostrando que os dois
países estão mais ligados nos efeitos do desaquecimento
global do que se imaginava. Notícias da China deixam
preocupados os analistas asiáticos, que já consideram a
hipótese de a quarta maior economia do mundo estar
desacelerando mais do que o desejável.
O Globo, 13/9/2008, p. 33 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando
aspectos marcantes do cenário econômico mundial
contemporâneo, julgue os itens subseqüentes.

Considerado um dos principais países emergentes, a China tem demonstrado extrema vitalidade econômica, com índices anuais de crescimento superiores a 10% e presença cada vez mais vigorosa no comércio mundial.

Alternativas

ID
293128
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-CE
Ano
2008
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

O aprofundamento da crise nos EUA não pára de
fazer sombra na economia chinesa, mostrando que os dois
países estão mais ligados nos efeitos do desaquecimento
global do que se imaginava. Notícias da China deixam
preocupados os analistas asiáticos, que já consideram a
hipótese de a quarta maior economia do mundo estar
desacelerando mais do que o desejável.
O Globo, 13/9/2008, p. 33 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando
aspectos marcantes do cenário econômico mundial
contemporâneo, julgue os itens subseqüentes.

Infere-se do texto que os efeitos negativos da atual crise econômico-financeira norte-americana concentram-se na China, o que permite que outras áreas, como o Japão e a zona européia do euro, fiquem praticamente imunes a eles.

Alternativas

ID
293131
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-CE
Ano
2008
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

O aprofundamento da crise nos EUA não pára de
fazer sombra na economia chinesa, mostrando que os dois
países estão mais ligados nos efeitos do desaquecimento
global do que se imaginava. Notícias da China deixam
preocupados os analistas asiáticos, que já consideram a
hipótese de a quarta maior economia do mundo estar
desacelerando mais do que o desejável.
O Globo, 13/9/2008, p. 33 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando
aspectos marcantes do cenário econômico mundial
contemporâneo, julgue os itens subseqüentes.

A crise que envolve os EUA na atualidade teve sua origem mais explícita no sistema de financiamento imobiliário praticado no país e nos altos índices de inadimplência, que atingiram frontalmente poderosas instituições financeiras.

Alternativas

ID
293140
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-CE
Ano
2008
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

O aprofundamento da crise nos EUA não pára de
fazer sombra na economia chinesa, mostrando que os dois
países estão mais ligados nos efeitos do desaquecimento
global do que se imaginava. Notícias da China deixam
preocupados os analistas asiáticos, que já consideram a
hipótese de a quarta maior economia do mundo estar
desacelerando mais do que o desejável.
O Globo, 13/9/2008, p. 33 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando
aspectos marcantes do cenário econômico mundial
contemporâneo, julgue os itens subseqüentes.

Ao abandonar o modelo econômico socialista e se tornar plenamente capitalista, a China abriu sua economia à iniciativa privada, nacional e estrangeira, dela afastando toda e qualquer ingerência estatal.

Alternativas
Comentários
  • A China é Socialista e capitalista.


ID
293425
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-CE
Ano
2008
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

O aprofundamento da crise nos EUA não pára de
fazer sombra na economia chinesa, mostrando que os dois
países estão mais ligados nos efeitos do desaquecimento
global do que se imaginava. Notícias da China deixam
preocupados os analistas asiáticos, que já consideram a
hipótese de a quarta maior economia do mundo estar
desacelerando mais do que o desejável.

O Globo, 13/9/2008, p. 33 (com adaptações).


Tendo o texto acima como referência inicial e considerando
aspectos marcantes do cenário econômico mundial
contemporâneo, julgue os itens subseqüentes.

Em clara sintonia com o ideário liberal, que preconiza a mais absoluta liberdade para o mercado, o governo norte-americano recusou-se a tomar medidas que pudessem salvar instituições privadas, no que foi imitado pelos mais ricos países capitalistas.

Alternativas

ID
329020
Banca
FGV
Órgão
DETRAN-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A formação de blocos econômicos internacionais converteu-se numa tendência no planeta com o término da Guerra Fria, tornando-se importante instrumento de defesa e desenvolvimento no mundo globalizado. Entre as opções apresentadas, marque a alternativa que apresenta uma tentativa de associação econômica NÃO efetivada:

Alternativas
Comentários
  • Área de Livre Comércio das Américas – ALCA

    Única que não tem relação nenhuma com os blocos existentes.


ID
350302
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IJSN-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Considerando os principais acontecimentos da atualidade e suas
implicações históricas, julgue os itens que se seguem.

A Organização do Tratado do Atlântico Norte atingiu a maior abrangência geográfica da sua existência, graças ao ingresso da Rússia em 2009.

Alternativas

ID
350656
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IEMA - ES
Ano
2007
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Na primeira etapa da viagem que levou o presidente Luiz
Inácio Lula da Silva a cinco países europeus, os governos
brasileiro e finlandês assinaram acordo de cooperação para a
redução das emissões de gases causadores do efeito estufa.
O documento segue as metas definidas pelo Protocolo de Kyoto.
O acordo faz parte do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo
(MDL). O Brasil é, com a China e a Índia, o líder mundial de
projetos MDL. A preocupação com o meio ambiente também
explica o interesse da Finlândia no etanol brasileiro. O presidente
Lula aproveitou a ocasião para rechaçar a principal crítica feita
à produção de cana-de-açúcar. Ele também apresentou a
empresários finlandeses as oportunidades que surgem na
economia brasileira com o Programa de Aceleração do
Crescimento (PAC).




Correio Braziliense, 11/9/2007, p. 21 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a
amplitude e a diversidade dos temas por ele tratados, julgue os
itens que se seguem.

A globalização caracteriza o atual estágio da economia mundial, marcado pela ampliação dos mercados.

Alternativas
Comentários
  • CERTA
    A globalização é o fenômeno mais recente da economia capitalista mundial. É resultado da evolução da técnica e da ciência, da eficiência dos meios de transportes e comunicações e da construção de instituições supranacionais que lhe dão sustentação, como a Organização Mundial do Comércio (OMC) e os diversos blocos econômicos regionais que, há pouco mais de uma década, estão em processo de consolidação. Caracteriza-se pela liberdade de circulação de mercadorias, capitais e serviços entre os países. (LUCCI; BRANCO; MENDONÇA, 2006, p. 120).
    http://www.geografiaparatodos.com.br/index.php?pag=terrsoc_cap8


ID
350662
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IEMA - ES
Ano
2007
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Na primeira etapa da viagem que levou o presidente Luiz
Inácio Lula da Silva a cinco países europeus, os governos
brasileiro e finlandês assinaram acordo de cooperação para a
redução das emissões de gases causadores do efeito estufa.
O documento segue as metas definidas pelo Protocolo de Kyoto.
O acordo faz parte do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo
(MDL). O Brasil é, com a China e a Índia, o líder mundial de
projetos MDL. A preocupação com o meio ambiente também
explica o interesse da Finlândia no etanol brasileiro. O presidente
Lula aproveitou a ocasião para rechaçar a principal crítica feita
à produção de cana-de-açúcar. Ele também apresentou a
empresários finlandeses as oportunidades que surgem na
economia brasileira com o Programa de Aceleração do
Crescimento (PAC).




Correio Braziliense, 11/9/2007, p. 21 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a
amplitude e a diversidade dos temas por ele tratados, julgue os
itens que se seguem.

Visitada por Lula, a Finlândia é exemplo de país relativamente rico que convive com enormes problemas sociais.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA,
     
    A Finlândia costuma ficar em primeiro ou segundo lugar nas competições internacionais de estudantes, nas quais as disciplinas testadas são compreensão e redação, matemática e ciências.

    Algumas coisas básicas no sistema finlandês:

    1)Todas as crianças têm direito ao mesmo ensino. Não importa se é o filho do premiê ou do porteiro.

    2)Todas as escolas são públicas, e oferecem, além do ensino, serviços médicos e dentários, e também comida.

    3) Os professores são extraídos dos 10% mais bem colocados entre os graduados.

    4) As crianças têm um professor particular disponível para casos em que necessitem de reforço.

    5) Nos primeiros anos de aprendizado, as crianças não são submetidas a nenhum teste.

    6) Os alunos são instados a falar mais que os professores nas salas de aula. (Nos Estados Unidos, uma pesquisa mostrou que 85% do tempo numa sala é o professor que fala.)
    http://www.diariodocentrodomundo.com.br/por-que-a-finlandia-esta-fascinando-o-mundo-com-seu-sistema-de-educacao/


ID
366967
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-RO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

“O mundo parou por 58 minutos, entre 12h27 e 13h25, horário de Brasília no sábado passado, 31 de janeiro. Nada a ver com a crise econômica mundial. O planeta ficou em suspensão porque o Google saiu do ar. Ao tentar acessar o mais popular servidor de buscas, internautas de todos os cantos, do Brasil à Indonésia, da Inglaterra à Austrália, depararam com a seguinte mensagem: 'Este site pode danificar o seu computador'.”

(Revista A Semana, edição 74, 12/02/2009, p.10)

Tomando como base o fato veiculado no texto e percebendo o contexto atual em nossa sociedade, indique a afirmativa correta.

Alternativas

ID
550966
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

“As exportações brasileiras de commodities cresceram nos últimos dez anos, fundamentalmente, devido à demanda asiática. Nesse período, para apenas um país asiático, com economia emergente, o volume brasileiro exportado de soja quadruplicou e o de minério de ferro multiplicou-se por dez.”

FRAGA, E. e BARBOSA, F. Folha de São Paulo, 11 jul. 2010, p. B4 e B8. (Adaptado)

O país asiático descrito acima, que atua como principal responsável por esse crescimento das exportações brasileiras, é

Alternativas

ID
610666
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2006
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Com dívidas estimadas em R$ 7,9 milhões, a Varig enfrenta, há anos, dificuldades que, segundo especialistas, são reflexos das perdas geradas pelos congelamentos das tarifas aéreas nas décadas de 80 e 90 do século passado, combinadas com a má administração da companhia. Para evitar que a empresa entrasse em falência, foi finalmente e definitivamente realizada sua venda em julho deste ano, para:

Alternativas
Comentários
  • Em 9 de abril de 2007 a VRG Linhas Aéreas S/A foi comprada pela Gol Transportes Aéreos, por meio de uma subsidiária desta, a GTI S.A. A compra foi feita dessa forma para evitar a transferência das dívidas da Varig para a Gol.


ID
637333
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Congonhas - MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

( ) Sobre a liderança dos Estados Unidos da América e do Reino Unido, a conferência de Bretton Woods lançou as bases das instituições econômicas multilaterais. São três as instituições criadas naquele momento, e que se mantêm na regulação da economia global, a saber: FMI, BIRD e GATT.

( ) O Fundo Monetário Nacional (FMI) surge como fonte de empréstimos de curto prazo para países em crise financeira.

( ) Em 1945, na conferência de Bretton Woods foram lançados os fundamentos da economia dólar.

( ) A função original do Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) era de financiar os programas de reconstrução.

( ) GATT (Acordo Geral de Comércio e Tarifas) tem poderes de tribunal comercial, decidindo sobre disputas entre países membros.

A sequência está correta em:

Alternativas
Comentários
  • GATT não é instituição. Trata-se de um acordo comercial. 

     


ID
638032
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Poço Redondo - SE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Um estudo feito por economistas do Banco Asiático de Desenvolvimento (ADB, na sigla em inglês) e amplamente divulgado no país neste segundo semestre de 2010, criou um Índice de Oportunidades, classificando países no cruzamento de informações de 2001 a 2007 sobre quatro características principais (e algumas divisões das mesmas) na pauta de exportações: sofisticação, diversificação, características únicas e potencial de vender outros produtos com vantagem comparativa para o exterior. Neste estudo, o Brasil aparece em 6º lugar geral e em 2º lugar na América, já que o 5º país é outro latino, a saber:

Alternativas
Comentários
  • ACEITO D

  • Acertei kkk letra B


ID
657850
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANS
Ano
2005
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

O Senado retoma o debate sobre a Convenção-Quadro
para o Controle do Tabaco, acordo internacional promovido pela
Organização Mundial de Saúde para reduzir a produção e o
consumo do tabaco. O assunto reacende na Casa a polêmica entre
a área médica e os produtores de fumo no país. O texto da
Convenção já foi ratificado pela Câmara dos Deputados. Duas
campanhas paralelas se desenrolaram desde que a Convenção foi
assinada pelo governo brasileiro e enviada ao Congresso
Nacional para ser ratificada. A organização não-governamental
Rede Tabaco Zero alia-se ao Instituto Nacional do Câncer para
cobrar do Senado a ratificação imediata do acordo, o que,
segundo a entidade, abriria caminho para a definição de regras
para substituir a produção de fumo por outras culturas, com o
auxílio do Banco Mundial. Já a Associação dos Fumicultores do
Brasil resiste à ratificação por acreditar que ela provocaria uma
imediata fuga de capitais do país em razão da desconfiança dos
investidores em um mercado que estaria fadado a acabar.

Jornal do Senado, Ano XI, n.º 2.097/22, 14-20/3/2005, p. 8 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a
dimensão do tema por ele abordado, julgue os itens seguintes.

Embora a Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco tenha dimensão mundial, sua elaboração não contou com a participação da Organização das Nações Unidas, em face das pressões das grandes potências, normalmente comprometidas com a defesa dos interesses de seus poderosos grupos econômicos.

Alternativas
Comentários
  • Exatamente.

  • Exatamente.


ID
657853
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANS
Ano
2005
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

O Senado retoma o debate sobre a Convenção-Quadro
para o Controle do Tabaco, acordo internacional promovido pela
Organização Mundial de Saúde para reduzir a produção e o
consumo do tabaco. O assunto reacende na Casa a polêmica entre
a área médica e os produtores de fumo no país. O texto da
Convenção já foi ratificado pela Câmara dos Deputados. Duas
campanhas paralelas se desenrolaram desde que a Convenção foi
assinada pelo governo brasileiro e enviada ao Congresso
Nacional para ser ratificada. A organização não-governamental
Rede Tabaco Zero alia-se ao Instituto Nacional do Câncer para
cobrar do Senado a ratificação imediata do acordo, o que,
segundo a entidade, abriria caminho para a definição de regras
para substituir a produção de fumo por outras culturas, com o
auxílio do Banco Mundial. Já a Associação dos Fumicultores do
Brasil resiste à ratificação por acreditar que ela provocaria uma
imediata fuga de capitais do país em razão da desconfiança dos
investidores em um mercado que estaria fadado a acabar.

Jornal do Senado, Ano XI, n.º 2.097/22, 14-20/3/2005, p. 8 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando a
dimensão do tema por ele abordado, julgue os itens seguintes.

Para os fumicultores, a Convenção-Quadro torna-se inaceitável porque, entre outras falhas, propõe a eliminação do cultivo do tabaco sem oferecer apoio técnico e financeiro aos produtores interessados em substituí-lo por outras modalidades de produção agrícola.

Alternativas

ID
686434
Banca
UEG
Órgão
UEG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Nenhuma potência mundial teve uma política militar tão ativa quanto os Estados Unidos da América durante o século XX. Nesse período, os E.U.A. estiveram envolvidos em diversos conflitos, destacando-se a Guerra do Vietnã e a Guerra do Golfo. Dentre as motivações para o envolvimento norte-americano nesses dois conflitos, destaca-se

Alternativas

ID
699979
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-DF
Ano
2012
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A turbulência econômica que sacode os mercados mundiais desde 2008 mostra agora sua força na Europa. Iniciada com a quase falência da Grécia, a crise expande-se e espalha desconfiança quanto à capacidade financeira de outros países, a exemplo de Espanha, Portugal, Irlanda e Itália. No que se refere às incidências e às implicações desse quadro de instabilidade econômica, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
722863
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Os acontecimentos manifestados com a aguda crise financeira no setor dos empréstimos hipotecários nos Estados Unidos fizeram crescer uma ansiedade dos responsáveis econômicos pelo setor privado face à sua incapacidade de prever o conteúdo, a abrangência e a amplitude das instabilidades econômicas neste começo de século XXI. Sobre esse tema, assinale a opção que contém uma afirmativa FALSA. 

Alternativas

ID
742999
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)
Ano
2004
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Após a troca de rapapés e favores com o governo chinês, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi aconselhado a tentar uma reaproximação com um antigo parceiro asiático,o Japão. Considerou boa a ideia. Entre março e abril de 2005,o presidente, ministros e empresários brasileiros desembarcarão no país do sol nascente. Na mala, várias propostas comerciais. De acordo com estudos, o perfil do emergente mercado japonês de idosos (algo em torno de 20%da população japonesa está na terceira idade) permitiria aos brasileiros a oferta de produtos agrícolas orgânicos e naturais,calçados e produtos de couro, madeira e mobiliário, produtos de borracha, farmacêuticos e cosméticos, vestuário, joalheria etc. Em troca, o Japão está interessado em investimentos na área de infra-estrutura e na venda de eletroeletrônicos.

Jornal do Brasil, 15/11/2004, p. A19 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o atual cenário da economia mundial contemporânea, além da política externa implementada pelo Brasil, julgue os itens seguintes.

O atual estágio da economia mundial, comumente denominado globalização, é assinalado, entre outros aspectos, pela crescente participação da tecnologia no sistema produtivo. Assim, vencer a batalha pela conquista dos mercados mundiais pressupõe, como condição essencial, o domínio do conhecimento.

Alternativas

ID
743002
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)
Ano
2004
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Após a troca de rapapés e favores com o governo chinês, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi aconselhado a tentar uma reaproximação com um antigo parceiro asiático,o Japão. Considerou boa a ideia. Entre março e abril de 2005,o presidente, ministros e empresários brasileiros desembarcarão no país do sol nascente. Na mala, várias propostas comerciais. De acordo com estudos, o perfil do emergente mercado japonês de idosos (algo em torno de 20%da população japonesa está na terceira idade) permitiria aos brasileiros a oferta de produtos agrícolas orgânicos e naturais,calçados e produtos de couro, madeira e mobiliário, produtos de borracha, farmacêuticos e cosméticos, vestuário, joalheria etc. Em troca, o Japão está interessado em investimentos na área de infra-estrutura e na venda de eletroeletrônicos.

Jornal do Brasil, 15/11/2004, p. A19 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o atual cenário da economia mundial contemporânea, além da política externa implementada pelo Brasil, julgue os itens seguintes.

O moderno Japão começou a ser construído em meados do século XIX, com a Era Meiji. Após a Segunda Guerra Mundial, apartando-se dos Estados Unidos da América (EUA) e do modelo econômico ocidental, o país conseguiu a proeza de se tornar potência mundial.

Alternativas

ID
743005
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)
Ano
2004
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Após a troca de rapapés e favores com o governo chinês, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi aconselhado a tentar uma reaproximação com um antigo parceiro asiático,o Japão. Considerou boa a ideia. Entre março e abril de 2005,o presidente, ministros e empresários brasileiros desembarcarão no país do sol nascente. Na mala, várias propostas comerciais. De acordo com estudos, o perfil do emergente mercado japonês de idosos (algo em torno de 20%da população japonesa está na terceira idade) permitiria aos brasileiros a oferta de produtos agrícolas orgânicos e naturais,calçados e produtos de couro, madeira e mobiliário, produtos de borracha, farmacêuticos e cosméticos, vestuário, joalheria etc. Em troca, o Japão está interessado em investimentos na área de infra-estrutura e na venda de eletroeletrônicos.

Jornal do Brasil, 15/11/2004, p. A19 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o atual cenário da economia mundial contemporânea, além da política externa implementada pelo Brasil, julgue os itens seguintes.

As relações nipo-brasileiras transcendem aos contatos entre Estados, criando significativa capilaridade entre as sociedades. Afinal, há mais de um século, com o desembarque dos primeiros imigrantes japoneses no porto de Santos, teve início a constituição da maior colônia de japoneses fora de seu território natal.

Alternativas

ID
743008
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)
Ano
2004
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Após a troca de rapapés e favores com o governo chinês, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi aconselhado a tentar uma reaproximação com um antigo parceiro asiático,o Japão. Considerou boa a ideia. Entre março e abril de 2005,o presidente, ministros e empresários brasileiros desembarcarão no país do sol nascente. Na mala, várias propostas comerciais. De acordo com estudos, o perfil do emergente mercado japonês de idosos (algo em torno de 20%da população japonesa está na terceira idade) permitiria aos brasileiros a oferta de produtos agrícolas orgânicos e naturais,calçados e produtos de couro, madeira e mobiliário, produtos de borracha, farmacêuticos e cosméticos, vestuário, joalheria etc. Em troca, o Japão está interessado em investimentos na área de infra-estrutura e na venda de eletroeletrônicos.

Jornal do Brasil, 15/11/2004, p. A19 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o atual cenário da economia mundial contemporânea, além da política externa implementada pelo Brasil, julgue os itens seguintes.

Economias como a japonesa — ainda que conhecendo alguns percalços nos últimos anos — e, sobretudo, como a emergente chinesa — que apresenta taxas de crescimento anual em torno dos 10% — apontam para a Ásia como um dos grandes pólos dinâmicos da economia mundial, com tendência à expansão.

Alternativas

ID
743014
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)
Ano
2004
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Após a troca de rapapés e favores com o governo chinês, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi aconselhado a tentar uma reaproximação com um antigo parceiro asiático,o Japão. Considerou boa a ideia. Entre março e abril de 2005,o presidente, ministros e empresários brasileiros desembarcarão no país do sol nascente. Na mala, várias propostas comerciais. De acordo com estudos, o perfil do emergente mercado japonês de idosos (algo em torno de 20%da população japonesa está na terceira idade) permitiria aos brasileiros a oferta de produtos agrícolas orgânicos e naturais,calçados e produtos de couro, madeira e mobiliário, produtos de borracha, farmacêuticos e cosméticos, vestuário, joalheria etc. Em troca, o Japão está interessado em investimentos na área de infra-estrutura e na venda de eletroeletrônicos.

Jornal do Brasil, 15/11/2004, p. A19 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o atual cenário da economia mundial contemporânea, além da política externa implementada pelo Brasil, julgue os itens seguintes.

De maneira geral, o texto reflete uma característica muito forte do mundo contemporâneo, qual seja, o papel político dos Estados nacionais na busca de espaços para os produtos e os capitais de seus respectivos países, em meio a uma acirrada competição nos mercados mundiais.

Alternativas

ID
743017
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)
Ano
2004
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Após a troca de rapapés e favores com o governo chinês, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi aconselhado a tentar uma reaproximação com um antigo parceiro asiático,o Japão. Considerou boa a ideia. Entre março e abril de 2005,o presidente, ministros e empresários brasileiros desembarcarão no país do sol nascente. Na mala, várias propostas comerciais. De acordo com estudos, o perfil do emergente mercado japonês de idosos (algo em torno de 20%da população japonesa está na terceira idade) permitiria aos brasileiros a oferta de produtos agrícolas orgânicos e naturais,calçados e produtos de couro, madeira e mobiliário, produtos de borracha, farmacêuticos e cosméticos, vestuário, joalheria etc. Em troca, o Japão está interessado em investimentos na área de infra-estrutura e na venda de eletroeletrônicos.

Jornal do Brasil, 15/11/2004, p. A19 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o atual cenário da economia mundial contemporânea, além da política externa implementada pelo Brasil, julgue os itens seguintes.

Ao se recusar a discutir a Área de Livre Comércio das Américas (ALCA), vetando-a liminarmente, ao mesmo tempo em que demonstra descrença em relação ao futuro do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL), o Brasil parece dar as costas à realidade da economia mundial, colocando-se praticamente à margem do processo de globalização.

Alternativas

ID
743023
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)
Ano
2004
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Após a troca de rapapés e favores com o governo chinês, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi aconselhado a tentar uma reaproximação com um antigo parceiro asiático,o Japão. Considerou boa a ideia. Entre março e abril de 2005,o presidente, ministros e empresários brasileiros desembarcarão no país do sol nascente. Na mala, várias propostas comerciais. De acordo com estudos, o perfil do emergente mercado japonês de idosos (algo em torno de 20%da população japonesa está na terceira idade) permitiria aos brasileiros a oferta de produtos agrícolas orgânicos e naturais,calçados e produtos de couro, madeira e mobiliário, produtos de borracha, farmacêuticos e cosméticos, vestuário, joalheria etc. Em troca, o Japão está interessado em investimentos na área de infra-estrutura e na venda de eletroeletrônicos.

Jornal do Brasil, 15/11/2004, p. A19 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o atual cenário da economia mundial contemporânea, além da política externa implementada pelo Brasil, julgue os itens seguintes.

O atual “milagre chinês”, que chama a atenção geral, alia modernização econômica — com a abertura indiscriminada aos capitais privados, inclusive estrangeiros — e uma razoável distensão política, fazendo de seu socialismo uma realidade sui generis.

Alternativas

ID
757141
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Dos países relacionados, qual faz parte da “Zona Euro”?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A


      Estado Data de Adopção População Excepções Alemanha 1 de Janeiro de 1999 82 314 906   Áustria 1 de Janeiro de 1999 8 316 487   Bélgica 1 de Janeiro de 1999 10 666 866   Chipre 1 de Janeiro de 2008 766 400  República Turca de Chipre do Norte[8] Eslováquia 1 de Janeiro de 2009 5 389 180   Eslovénia 1 de Janeiro de 2007 2 013 597   Espanha 1 de Janeiro de 1999 45 116 894   Estónia 1 de Janeiro de 2011 1 342 409   Finlândia 1 de Janeiro de 1999 5 289 128   França 1 de Janeiro de 1999 63 392 140  Nova Caledônia[9]
     Polinésia Francesa[9]
     Wallis e Futuna[9] Grécia 1 de Janeiro de 2001 11 125 179   República da Irlanda 1 de Janeiro de 1999 4 239 848   Itália 1 de Janeiro de 1999 59 131 287  Campione d'Italia Luxemburgo 1 de Janeiro de 1999 476 200   Malta 1 de Janeiro de 2008 404 962   Países Baixos 1 de Janeiro de 1999 16 372 715  Aruba[10]
     Bonaire
     Curação
     Saba
     Santo Eustáquio
     São Martinho Portugal 1 de Janeiro de 1999 10 599 095   Zona Euro 321 485 781  

ID
832108
Banca
PUC-PR
Órgão
DPE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Leia a seguinte notícia:

Países integrantes do Mercosul terão áreas de desertificação mapeadas

A preocupação com a desertificação é presente nos países do Mercosul. A área de Agricultura, Recursos Naturais, Gestão Ambiental e Mudanças do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) no Brasil está empenhada em traçar um diagnóstico das áreas que sofrem processo crítico de desertificação e degradação ambiental nos Estados- membros.
O estudo está em andamento e os primeiros resultados deverão ser conhecidos em novembro deste ano. O grupo responsável pelo trabalho, alinhado à Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação, quer, a partir do detalhamento, sugerir medidas de controle, de recuperação e de intervenção física para reverter o cenário atualmente considerado preocupante.
                                                                                                        Fonte: Agência Brasil, 01/09/2012.

Além do Brasil, figuram entre os Estados-membros do Mercosul:

Alternativas
Comentários

ID
850546
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Três anos depois da crise financeira internacional, os que estavam no comando continuam controlando o sistema. A relação entre Estados e mercado é mais do que nunca desfavorável aos primeiros. O governo de George W. Bush, ainda mais próximo de Wall Street, destruiu o que tinha sobrado dos mecanismos de controle. Quando os profissionais de finanças tentam se situar na linha de Adam Smith, eles violam despreocupadamente os princípios por eles enunciados.

WARDE, I. Crise, os mesmos fatores de sempre. Le Monde Diplomatique Brasil, ano 5, n. 50, set. 2011, p. 12.

A análise apresentada destaca que, no sistema financeiro internacional, persiste a predominância do

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D.

    Atentem para o seguinte trecho: "O governo de George W. Bush, ainda mais próximo de Wall Street, destruiu o que tinha sobrado dos mecanismos de controle."


    Sabe-se que o modelo neoliberal defende uma participação mínima do Estado na Economia; logo, pouco intervém nos rumos econômicos, pensando em sua autorregulamentação por mecanismos do próprio mercado.


    Bons estudos!



ID
863191
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

O termo BRICs identifica o grupo formado pelos quatro países que, muito provavelmente, apresentarão maiores taxas de crescimento econômico até 2050: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Conforme projeções, esses países serão maiores economicamente do que os países que compõem o G6 (Estados Unidos da América, Japão, Alemanha, Reino Unido, França e Itália). A partir dessas informações, assinale a opção correta com relação ao BRICs.

Alternativas
Comentários
  • GAB D

    Vamos corrigi-las .

    A ) A grande produção de petróleo e de gás natural da Índia colocou esse país entre as economias mais dinâmicas do mundo atual. E

    • Venezuela ----------------------------------------------- 296,5
    • ü Arábia Saudita ------------------------------------------ 264,5
    • ü Irã ---------------------------------------------------------- 151,1

    B ) A China apresenta grande produção nos setores primários das áreas de mineração e agropecuária. E

    - Compra a carne Brasileira em grande quantidade ( fraco na agricultura e pecuária ) -- > grande população.

    • Os recursos minerais do país incluem grandes reservas de carvão mineral e de minério de ferro, além de reservas adequadas a abundantes de praticamente todos os outros minerais de uso industrial.

    C) O Brasil é, entre os países do BRICs, o de maior população, sendo esse um dos fatores que contribuem para a existência de grande oferta de mão de obra barata, assim como para o estabelecimento de indústrias de diversos países no território brasileiro. GAB E

    • \China e Índia são os maiores .

    D ) Correta

    E ) Entre os países que compõem o BRICs, a Rússia é o que possui maior capacidade industrial e agrícola, competindo diretamente com os países da Europa Ocidental.

    • O Brasil é , sem dúvidas , a maior potencia agrícola do BRICS, e também uma das maiores do mundo .


ID
871897
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Acerca do funcionamento dos diversos componentes de um veículo, julgue os itens subsequentes.

Os óleos classificados como SA são recomendados para serviços de utilitários com motores a diesel ou a gasolina que operam em condições suaves. Já os classificados como SD asseguram maior proteção aos veículos que operam em altas e baixas temperaturas.

Alternativas
Comentários
  • Item correto.

    SA - Óleo mineral puro sem aditivos, podendo ser antiespumante e abaixador do ponto de fluidez. Indicada para motores trabalhando em condições muito suaves. 
    SD – Óleo com aditivos, proporcionando a mesma proteção que os óleos da classe SC, mas em maior grau. Satisfaz as especificações da Ford ESSE-M2C- 101 B (1968) e da General Motors GM-6041-M. Indicada para serviço típico de motores à gasolina, dos modelos fabricados entre 1968 e 1970. Pode ser recomendado para certos modelos de 1971, conforme indicação dos fabricantes destes veículos,maior proteção aos veículos que operam em altas e baixas temperaturas.
  • Anote aí: SA; SB; SC; SD; SE; SF; SG; SH; SJ e SJ. Estes são padrões de classificações das capacidades operacionais dos diversos tipos de óleos presentes no mercado, onde quanto mais próxima de Z estiver a segunda vogal, melhor desempenho terá o óleo sob as mais diversas condições. Desta maneira, correta esta a afirmativa deste item, tendo em vista as destinações que o enunciado dá para cada um dos tipos de óleos citados.

    Resposta: Certo.


ID
882484
Banca
ESAF
Órgão
DNIT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A crise de 2008, que teve início no mercado imobiliário dos Estados Unidos, ganhou contorno de crise sistêmica porque:

Alternativas
Comentários
  • e) correta
    contagiou outros mercados, com reflexos sobre a economia de alguns países, entre os quais o Brasil.
  • GABARITO E. A crise no mercado hipotecário dos EUA é uma decorrência da crise imobiliária pela qual passa o país, e deu origem, por sua vez, a uma crise mais ampla, no mercado de crédito de modo geral. O principal segmento afetado, que deu origem ao atual estado de coisas, foi o de hipotecas chamadas de "subprime", que embutem um risco maior de inadimplência. O  enunciado dessa crise, enfatiza Ricardo Carneiro, é muito mais grave e complexo e seus desdobramentos dependerão, em larga medida, da reação dos bancos e de escolhas políticas que terão que ser feitas, em especial pelo Banco Central dos EUA. Uma das conseqüências prováveis é a redução da oferta de crédito, com impactos negativos sobre a produção e também sobre o preço dos ativos. Quanto aos impactos sobre a economia brasileira, tudo dependerá, diz o economista, da extensão do processo da crise. “Se houver uma crise mais forte, ela vai afetar o Brasil, um país periférico, de moeda fraca. Se os investidores resolverem fugir, o país será afetado”, prevê. E mesmo que a crise não tenha grande intensidade, o Brasil pode ser afetado de outros modos, em função da mudança do cenário econômico internacional. 

ID
901753
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Algo sinistro começou a acontecer nos Estados Unidos, em 2006. A taxa de despejos em áreas de baixa renda de cidades antigas, [...], repentinamente, explodiu. Contudo, as autoridades e a mídia não deram atenção porque as pessoas afetadas eram de baixa renda, [...].
Foi somente em 2007, quando a onda de despejos atingiu a classe média branca, [...], as autoridades começaram a levar em consideração, e a grande imprensa, a comentar. Projetos de novos condomínios e comunidades fechadas (muitas vezes em “bairros dormitórios” ou atravessando zonas urbanas periféricas) começaram a ser afetados. Até o fim de 2007, quase 2 milhões de pessoas perderam suas casas, e outros 4 milhões corriam o risco de ser despejados. [...] Isso desencadeou uma espiral de execuções hipotecárias.
HARVEY, David. O enigma do capital e as crises do capitalismo. São Paulo: Boitempo, 2011.

Uma grave crise econômica instaurou-se recentemente nos EUA. Assim é que, em 2008, a crise das hipotecas subprime, como veio a ser chamada, provocou

Alternativas
Comentários
  • Letra - D

    Entenda a quebra do banco Lehman Brothers

    LONDRES - O Lehman Brothers, quarto maior banco de investimentos dos Estados Unidos, pediu concordata após incorrer em perdas bilionárias em decorrência da crise financeira global. Temores de que a carteira de ativos do banco, em grande parte ancorada em valores hipotecários, valia muito menos do que o originalmente estimado minaram a confiança na instituição de 158 anos. Do ano passado para cá, Lehman Brothers viu suas ações despencarem mais de 95%. A seguir, entenda as causa da quebra do banco e as conseqüências para o mercado financeiro e os seus clientes.

    Por que o Lehman Brothers pediu concordata?

    O Lehman Brothers é considerado um dos maiores operadores de empréstimos a juros fixos de Wall Street e havia investido fortemente em títulos ligados ao mercado do chamado subprime, o crédito imobiliário para pessoas consideradas com alto risco de inadimplência.

    http://www.estadao.com.br/economia/not_eco242104,0.htm

  • Em agosto e setembro de 2008, a crise, acumulada desde 2007, chegou ao auge, com a estatização dos gigantes do mercado de empréstimos pessoais e hipotecas - a Federal National Mortgage Association (FNMA), conhecida como "Fannie Mae", e a Federal Home Loan Mortgage Corporation (FHLMC), apelidada de "Freddie Mac" - que estavam quebradas. Logo em seguida, veio o pedido de concordata do tradicional banco de investimentos Lehman Brothers, com mais de 150 anos de existência e um dos pilares financeiros de Wall Street, e a venda, ao Bank of America, da corretora Merrill Lynch, uma das maiores do mundo.7

    Letra D

ID
964960
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CODEMIG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Um fenômeno que chama a atenção no mundo contemporâneo é o do crescimento da formação de blocos econômicos nos quais os países membros permutam uma série de incentivos e buscam a queda ou diminuição de barreiras comerciais.

É exemplo de um bloco econômico consolidado:

Alternativas
Comentários
  • O Mercosul (Mercado Comum do Sul) foi oficialmente estabelecido em março de 1991. É formado pelos seguintes países da América do Sul: Brasil, Paraguai, Uruguai, Argentina e Venezuela. Futuramente, estuda-se a entrada de novos membros, como o Chile e a Bolívia. O objetivo principal do Mercosul é eliminar as barreiras comerciais entre os países, aumentando o comércio entre eles. Outro objetivo é estabelecer tarifa zero entre os países e num futuro próximo, uma moeda única.

    Letra D.

  • Principais blocos econômicos:

    Mercosul

    União Europeia
    Nafta
    Apec
    Alca
    ASEAN

  • Atualmente a Venezuela está suspensa do bloco por infringir cláusulas de obediência a democracia.


ID
1000900
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CPRM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Da Revolução Industrial Inglesa à ordem global dos dias atuais, a economia mundial dinamizou-se extraordinariamente, com vigorosa ampliação da capacidade produtiva e dos mercados consumidores, além de promover a rápida circulação de capitais, bens e pessoas. Relativamente ao cenário econômico do mundo contemporâneo, julgue os itens a seguir.

Por não aceitar a entrada da Venezuela no MERCOSUL, o Uruguai retirou-se do bloco que havia ajudado a criar com Argentina, Brasil e Paraguai.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    A inclusão da Venezuela no MERCOSUL foi realmente uma questão que causou (e ainda causa) problemas, só que não exatamente com o Uruguai, mas sim com o Paraguai.

    Relembrando o fato... o Paraguai foi suspenso do MERCOSUL por conta de um  processo meio tenso que aconteceu por lá e que culminou com o impeachment do então presidente Lugo. O tal processo aconteceu muito rapidamente e ficou um clima meio de golpe no ar, o que fez com que o Paraguai fosse suspenso do MERCOSUL. Com o Paraguai suspenso, os outros países do bloco (Brasil, Uruguai e Argentina) votaram pela inclusão da Venezuela, cuja democracia é sempre questionada e que (supostamente) por isso sempre teve sua entrada no bloco dificultada.

    Hoje a coisa está na fase dos "panos quentes". O atual presidente paraguaio, Horacio Cartes, bem como Dilma, e os demais presidentes dos países que compõem o MERCOSUL estão alinhando os discussos e certamente o Paraguai voltará ao bloco em breve.

    Ou seja, o problema foi com o Paraguai!

ID
1000906
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CPRM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Da Revolução Industrial Inglesa à ordem global dos dias atuais, a economia mundial dinamizou-se extraordinariamente, com vigorosa ampliação da capacidade produtiva e dos mercados consumidores, além de promover a rápida circulação de capitais, bens e pessoas. Relativamente ao cenário econômico do mundo contemporâneo, julgue os itens a seguir.

Por condenar as práticas da denominada globalização, Estados Unidos da América, México e Canadá recusam-se a integrar blocos econômicos e a formalizar acordos comerciais com outros países.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO
    Nossa, os Estados Unidos adoram a globalização! E juntamente com México, Canadá e outros países das 3 Américas, compõem a ALCA, que nada mais é do que um bloco econômico. Além disso, esses três países têm inúmeros acordos comerciais formalizados entre si e também com vários outros países ao redor do mundo. Portanto, a questão está toda errada. Do começo ao fim.
  • Apenas mais um breve comentário:

    Canadá e México são grandes parceiros econômicos dos EUA. Recentemente (05/2013), foi criada até uma alta cúpula com funcionários governamentais para tratar de assuntos relacionados a EUA e México.
    Olha o que disse Obama:
    'Nosso maior parceiro comercial é o Canadá, o segundo é o México. A América está mais integrada que há 20 anos', quando se iniciou o tratado de livre comércio (Nafta) entre os três países, afirmou Obama.


    Fonte: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/05/mexico-e-eua-criam-grupo-de-alto-nivel-sobre-relacao-economica.html

    Bons Estudos!
  • NAFTA: bloco econômico formado por Estados Unidos, Canadá e México.
    Alternativa errada.

ID
1000909
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CPRM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Da Revolução Industrial Inglesa à ordem global dos dias atuais, a economia mundial dinamizou-se extraordinariamente, com vigorosa ampliação da capacidade produtiva e dos mercados consumidores, além de promover a rápida circulação de capitais, bens e pessoas. Relativamente ao cenário econômico do mundo contemporâneo, julgue os itens a seguir.

O petróleo permanece atualmente na condição de matriz energética essencial do sistema produtivo global, posição alcançada com o desenvolvimento da industrialização no mundo contemporâneo.

Alternativas
Comentários
  • CERTO
    Sim, o petróleo é um dos pilares energéticos de nossa sociedade industrializada. Uma commodity valorizadíssima e que, apesar da crescente exploração de outras matrizes, segue em alta, ditando inclusive os rumos da economia internacional.
  • O Petróleo e o gás natural são responsáveis por mais de 50%  da matriz energética do sistema produtivo global. Resposta certa.


ID
1000912
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CPRM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Da Revolução Industrial Inglesa à ordem global dos dias atuais, a economia mundial dinamizou-se extraordinariamente, com vigorosa ampliação da capacidade produtiva e dos mercados consumidores, além de promover a rápida circulação de capitais, bens e pessoas. Relativamente ao cenário econômico do mundo contemporâneo, julgue os itens a seguir.

O Canadá assumiu, na atualidade, a liderança da produção mundial de petróleo, superando os países do Oriente Médio.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO
    O Canadá tem, de fato, uma das maiores reservas de petróleo do planeta, mas não supera a produção dos países do Oriente Médio. O petróleo canadense, a propósito, é alvo de algumas questões em termos ambientais, porque sua extração se dá em áreas potencialmente mais sensíveis. Recentemente, tipo em 2012, foram descobertas novas áreas de exploração que podem realmente catapultar o Canadá ao posto de maior produtor de petróleo do mundo, mas isso certamente levará alguns anos ainda (isso, claro!, se as tais novas áreas encontradas revelarem ter o potencial que se espera delas).
  • Caro Jayme, seus comentários são realmente muito bons! Obrigada por contribuir de forma clara com nossos estudos! 
    Bons estudos
  • A produção mundial de petróleo cresceu 2,2% em 2012, com um incremento de 1,9 milhão de barris por dia, marca superior ao crescimento da demanda, de apenas 890 mil barris. O Estados Unidos tiveram o maior aumento, de 1 milhão de barris/dia, um recorde para o país, que caminha para tornar-se nova Arábia Saudita do petróleo até 2020.

    Os dados são da edição 2013 do relatório estatístico anual da BP, documento de referência para o setor. Décimo terceiro colocado no ranking geral, o Brasil foi responsável por 2.7% da produção global. Enquanto isso, a recuperação da produção da Líbia impulsionou o crescimento robusto da produção africana. Confira os 13 maiores produtores de petróleo em 2012.


    1- Arábia Saudita Participação mundial: 13,3%

    Produção em 2012: 11,5 milhões de barris/dia


    2º – Rússia

    Participação mundial: 12,8%

    Produção em 2012: 10,6 milhões de barris/dia


    3º - Estados Unidos

    Participação mundial: 9,6%

    Produção em 2012: 8.9 milhões de barris/dia


    4º - China

    Participação mundial: 5%

    Produção em 2012: 4.1 milhões de barris/dia


    5º - Canadá

    Participação mundial: 4,4%

    Produção em 2012: 3.7 milhões de barris/dia


    6º - Irã

    Participação mundial: 4,2%

    Produção em 2012: 3.7 milhões de barris/dia


    7º - Emirados Árabes Unidos

    Participação mundial: 3,7%

    Produção em 2012: 3.4 milhões de barris/dia


    8 º - Kuwait

    Participação mundial: 3,7%

    Produção em 2012: 3,1 milhões de barris/dia


    9º - Iraque

    Participação mundial: 3,7%

    Produção em 2012: 3.1 milhões de barris/dia


    10º - México

    Participação mundial: 3,5%

    Produção em 2012: 2.91 milhões de barris/dia


    11º - Venezuela

    Participação mundial: 3,4%

    Produção em 2012: 2.72 milhões de barris/dia


    12º - Nigéria

    Participação mundial: 2,8%

    Produção em 2012: 2.41 milhões de barris/dia


    13º - Brasil

    Participação mundial: 2,7%

    Produção em 2012: 2.14 milhões de barris/dia


    Fonte: http://exame.abril.com.br/economia/noticias/os-20-paises-que-lideram-a-producao-de-petroleo-no-mundo#1


  • Os 10 países que mais produzem petróleo no mundo:

    (publicado em 10/06/2015  http://veja.abril.com.br/noticia/economia/os-10-paises-que-mais-produzem-petroleo-no-mundo)

    1) Estados Unidos: O país produziu em 2014 11,64 milhões de barris por dia, um aumento de 15,9% em relação ao ano anterior.

    2) Arábia Saudita: O país do Oriente médio foi ultrapassado pelos Estados Unidos porque sua produção cresceu apenas 0,9%, a 11,5 milhões de barris por dia em 2014.

    3) Rússia: A produção russa avançou apenas 0,6% no ano passado, chegando a 10,83 milhões de barris por dia.

    4) Canadá:Com crescimento de 7,9% na produção em 2014, o país ultrapassou a China no ranking, extraindo 4,3 milhões de barris por dia.

    5) China: A produção chinesa cresceu apenas 0,7% no ano passado, ficano em 4,24 milhões de barris por dia.

    6) Emirados Árabes: Os Emirados Árabes viram sua produção avançar 0,9% no ano passado, a 3,71 milhões de barris por dia.

    7) Irã: A produção de petróleo iraniana avançou 2% no ano passado, a 3,61 milhões de barris por dia.

    8) Iraque: A produção iraqueana subiu 4,6% no ano passado, a 3,28 milhões de barris por dia.

    9) Kuwait: A produção de petróleo do Kuwait recuou em 2014, segundo a BP. A queda de 0,5% fez com que a produção ficasse em 3,12 milhões de barris por dia.

    10) México: A produção mexicana apresentou uma das quedas mais relevantes, segundo a BP: de 3,3% no ano passado. A produção foi de 2,78 milhões de barris por dia.

    Para você não ficar curioso, o Brasil não produz uma quantidade boa para ficar na lista dos 10 maiores produtores, ele produz cerca de 2 milhões de barris por dia. Mas nosso país tem batido bastantes recordes e quem sabe um dia chegue a ficar nessa lista.


ID
1042198
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2006
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

       A Bolívia ostenta a segunda maior reserva de gás natural do continente e é rica em metais, como zinco, prata e estanho.
       A esperança do país está depositada nesses minerais. O Banco Central boliviano prevê que o PIB crescerá 4,1% este ano, em grande parte graças aos projetos de mineração de zinco e prata que serão implementados. Os preços do zinco e prata vêm aumentando nos últimos anos. A prata valorizou-se 39,5% entre 1995 e 2005, atingindo o valor de US$ 7,24 por onça troy. O zinco subiu 30,5% no mesmo período e atingiu o valor de US$ 0,61 por libra-peso.
       Embora até agora Morales tenha-se centrado nas negociações com as empresas estrangeiras, a fim de obter mais benefícios para o país nos contratos de gás e petróleo, o presidente também jogou o setor de mineração na incerteza ao adiar o processo de ofertas para o desenvolvimento de uma mina que poderia ter as maiores reservas de ferro do mundo, cerca de 44 bilhões de toneladas.

Fiona Smith. Valor Econômico. Caderno A, p. 10, 13/3/2006 (com adaptações).


Julgue os itens a seguir quanto à correta estruturação do período e à manutenção das idéias apresentadas no texto.

Graças aos projetos de mineração postos em funcionamento a dez anos, os preços, seja da prata ou do zinco vêm aumentando, em proporções distintas.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Na ocasião os projetos ainda iam ser implementados.


ID
1064521
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Globalização é o termo normalmente utilizado para denominar o atual estágio da economia mundial, resultado de um longo processo histórico que, nascido no início da Idade Moderna, com a expansão comercial e marítima europeia, consolidou-se com a universalização da Revolução Industrial. As principais características da ordem global contemporânea incluem:

Alternativas
Comentários
  • b) o desenvolvimento científico e as incessantes inovações tecnológicas, os quais aumentam a capacidade de produção dos países. Gabarito

    Possui relação com a globalização, os avanços proporcionados pela evolução dos meios tecnológicos e uma maior difusão de conhecimentos. Por exemplo, se a cura para uma doença grave é descoberta no Japão, ela é rapidamente difundida (a depender do contexto social e econômico) para as diferentes partes do planeta. Outros pontos da globalização é a maior difusão comercial e também de investimentos, entre diversos outros fatores. Hoje os meios de comunicação são o principal instrumento de informação do que acontece no mundo.

     


ID
1070965
Banca
IDECAN
Órgão
FUNTELPA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

“A partir do tratado Princípios do Equador (2002), surgiram as intervenções reais do setor econômico na questão da preservação da natureza. Empresas de diversos ramos de atividade descobriram que destruir a natureza é reduzir seus próprios lucros.” Identifique abaixo, a informação que se torna INCOERENTE com esta assertiva:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: D

    Prova: https://site.pciconcursos.com.br/provas/14863116/663e737820da/administrador.pdf
    Gabarito: https://idecan.s3.amazonaws.com/concursos/27/13.pdf



ID
1096681
Banca
TJ-PR
Órgão
TJ-PR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Sobre o liberalismo, que tinha como base a propriedade privada, o individualismo econômico, a liberdade de comércio, da produção e de contrato de trabalho sem controle do Estado ou pressão dos sindicados, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A) INCORRETA. Muito pelo contrário, Karl Marx é considerado o fundador da doutrina comunista moderna;

    B) INCORRETA. Neste caso, basta saber que Adam Smith era escocês e, não, americano. Quando a questão fala no modelo intervencionista, ela estava falando de John Maynard Keynes;

    C) CORRETA. Pelo descrito na alternativa, basta saber que Malthus é considerado o pai da demografia.

    D) INCORRETA.  É justamente o contrário, suas teorias foram base para a teoria do comércio internacional

    Espero que tenha ajudado os senhores.


ID
1116730
Banca
FMP Concursos
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A zona do euro, modernamente, entrou em crise em razão da dívida de alguns países. Entre eles, destacam-se:

Alternativas
Comentários
  • PIGS: Portugal, Itália, Grécia e Espanha (Spain).

    Alternativa C


ID
1144873
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2006
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

O MERCOSUL, uma das áreas estratégicas da inserção internacional do Brasil, foi mais uma vez abalado em meados de fevereiro de 2006 pela acomodação das relações bilaterais Argentina-Brasil. A nova fricção ocorreu nas negociações que levaram à formalização do Mecanismo de Adaptação Competitiva (MAC). Assinale a opção correta acerca da formalização do MAC.

Alternativas

ID
1162327
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

MERCOSUL e NAFTA são importantes áreas de mercado das Américas do Sul e do Norte, as quais poderão ser incorporadas pela ALCA. A respeito dessas áreas de mercado, é CORRETO afirmar que:

Alternativas

ID
1162333
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Em relação ao MERCOSUL, é INCORRETO afirmar que ele tem como objetivo:

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia clarear a questao?

     

  • O mercosul inclui apenas a América do Sul, excluindo a América do Norte e América Central. 

  • O Mercosul inclui apenas países da América do Sul, mais especificamente, Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai


ID
1193341
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A crise econômica que atinge os Estados Unidos e a Europa tem origem na inadimplência do crédito imobiliário nos Estados Unidos e no uso de mecanismos financeiros heterodoxos pelo sistema bancário desses países. Como consequência, os países europeus com menor estabilidade fiscal tiveram um aumento no desemprego e no déficit público que ainda não foi resolvido.

Observe que a questão tem duas partes e assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Crise do Euro foi consequência do crash de 2008, assim como a crise do brasil de 2013 que dura até hoje!

  • muito relevante essa observação para a quetão ..( to sendo ironico ) 


ID
1207132
Banca
NUCEPE
Órgão
PC-PI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Uma das características marcantes do contexto atual, marcado pelo avanço da globalização da economia, é a presença de diversos organismos supranacionais com a finalidade de regular as relações econômicas, políticas, militares, ambientais etc. Nesse sentido, assinale a única alternativa VERDADEIRA acerca dessas organizações.

Alternativas
Comentários
  • resposta: c

    a) errada - O Conselho de Segurança é composto por 15 membros, sendo 5 membros permanentes com poder de veto: os Estados Unidos, a França, o Reino Unido, a Rússia (ex-União Soviética) e a República Popular da China. Os demais 10 membros são eleitos pela Assembleia Geral para mandatos de 2 anos.

    b) errada - (...) O objetivo declarado do FMI era ajudar na reconstrução do sistema monetário internacional no período pós-Segunda Guerra Mundial. Os países contribuem com dinheiro para o fundo através de um sistema de quotas a partir das quais os membros com desequilíbrios de pagamento podem pedir fundos emprestados temporariamente. Através desta e outras atividades, tais como a vigilância das economias dos seus membros e a demanda por políticas de auto-correção, o FMI trabalha para melhorar as economias dos países

    c) certa

    d) errada

    e) errada

  • A primeira metade de alternativa (A), até a parte que trata da composição do Conselho de Segurança (CSNU), está correta. A última parte, contudo está errada, uma vez que o Brasil, embora participe frequentemente do Conselho como membro rotativo, não possui vaga permanente. Esse é um dos principais objetivos da diplomacia brasileira, mas ainda não foi conquistado.

    A alternativa (B) está incorreta, uma vez que o FMI tem tido menos relevância na superação das últimas crises internacionais e principalmente porque essa instituição não incentiva políticas protecionistas, mas, sim, liberais.

    A alternativa (C) está correta.

    A alternativa (D) está incorreta, pois o MERCOSUL apresenta muitos problemas e desafios, de modo que não é o bloco regional mais bem-sucedido. Além disso, o MERCOSUL é uma união aduaneira, e não uma união econômica e monetária, estágio atingido apenas por alguns países da União Europeia (aqueles que adotaram o euro como moeda única).

    A alternativa (E) está incorreta. Primeiramente, o IPCC foi criado em 1988, e não em 1998. Além disso, a organização não tem poder coercitivo sobre seus membros. Para que um acordo de mudanças climáticas seja vinculante, ele tem que ser expressamente aceito pelos países. Desde o Protocolo de Quioto, não se alcançou nenhum acordo significativo na área, o que significa que as emissões ainda estão longe de serem reduzidas de maneira significativa.


    Resposta : C

  • A primeira metade de alternativa (A), até a parte que trata da composição do Conselho de Segurança (CSNU), está correta. A última parte, contudo está errada, uma vez que o Brasil, embora participe frequentemente do Conselho como membro rotativo, não possui vaga permanente. Esse é um dos principais objetivos da diplomacia brasileira, mas ainda não foi conquistado. 
    A alternativa (B) está incorreta, uma vez que o FMI tem tido menos relevância na superação das últimas crises internacionais e principalmente porque essa instituição não incentiva políticas protecionistas, mas, sim, liberais.
    A alternativa (C) está correta.
    A alternativa (D) está incorreta, pois o MERCOSUL apresenta muitos problemas e desafios, de modo que não é o bloco regional mais bem-sucedido. Além disso, o MERCOSUL é uma união aduaneira, e não uma união econômica e monetária, estágio atingido apenas por alguns países da União Europeia (aqueles que adotaram o euro como moeda única). 
    A alternativa (E) está incorreta. Primeiramente, o IPCC foi criado em 1988, e não em 1998. Além disso, a organização não tem poder coercitivo sobre seus membros. Para que um acordo de mudanças climáticas seja vinculante, ele tem que ser expressamente aceito pelos países. Desde o Protocolo de Quioto, não se alcançou nenhum acordo significativo na área, o que significa que as emissões ainda estão longe de serem reduzidas de maneira significativa. 

    Comentário do professor.


ID
1207135
Banca
NUCEPE
Órgão
PC-PI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

O atual cenário do sistema produtivo mundial é caracterizado pela chamada revolução técnico- científica-informacional, em que a capacidade produtiva está diretamente vinculada à introdução de novas tecnologias e informação. Nesse sentido, alguns setores como a informática, a robótica, as telecomunicações, a engenharia genética e o uso de novos materiais tornam-se cada vez mais importantes no cenário econômico mundial. Nesse sentido, pode-se afirmar CORRETAMENTE que o Brasil

Alternativas
Comentários
  • Letra E é a correta.

  • GABARITO E

     

    Mais uma prova de que a educação é o principal pilar para a evolução da humanidade. Ela reflete em diversos setores, de forma positiva ou negativa como vem sendo refletida no Brasil e não só no aspecto intelectual e cultural de seus cidadãos, mas, também, no cenário econômico mundial. 

  • infelizmente para nós E esta correta


ID
1207138
Banca
NUCEPE
Órgão
PC-PI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

As relações entre os Estados se configuram, sobretudo, a partir da posição hierárquica em que cada um deles está colocado no Sistema Internacional. A posição de comando, portanto, depende das configurações intraestatais e interestatais das forças produtivas, da divisão do trabalho, do poder bélico etc. Os blocos econômicos e de poder figuram assim como importantes elementos para a organização do exercício da soberania estatal, em maior ou menor grau, tomando como base para isso tanto a possibilidade do uso da força (guerras ou preparação para guerras) quanto a atuação direta e indireta nas transações comerciais e nas organizações internacionais (ONU, FMI, Banco Mundial, OMC etc.).

Sobre os blocos econômicos e/ou de poder que exercem papel de destaque no cenário contemporâneo do Sistema Internacional pode- se afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Os blocos econômicos, são um tipo de acordo intergovernamental, onde barreiras ao comércio são reduzidas ou eliminadas entre os Estados participantes. A maioria dos blocos comerciais estão definidos por uma tendência regional e podem ser classificados de acordo com seu nível de integração econômica.

    UNIÃO EUROPÉIA = A união entre os países iniciou-se após a 2ª Guerra Mundial, mas a criação foi efetivada em 1992 com o Tratado de Maastricht. Alguns deles criaram uma nova moeda oficial, o euro. Porém, 11 países da UE não adotaram esta como moeda oficial: Bulgária,Croácia, Dinamarca, Hungria, Letónia, Lituânia, Polónia, Roménia, Reino Unido, República Checa e Suécia. Hoje são cerca de 30 países que fazem parte do bloco. A UE tem desenvolvido um mercado comum através de um sistema padronizado de leis que se aplicam a todos os estados-membros. No Espaço Schengen (que inclui membros e não-membros da UE) os controles de passaporte foram abolidos. As políticas da UE têm por objetivo assegurar a livre circulação de pessoas, bens, serviços e capitais, legislar assuntos comuns na justiça e manter políticas comuns de comércio, agricultura, pesca e desenvolvimento regional. ERRO - não são todos os países europeus que aderiram a esse grupo: Suíça, Noruega, Liechtestein


    BRICS = Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, que se destacam pelo crescimento de sua economia (países emergentes). Não se trata de um bloco econômico, mas sim compartilham de uma situação econômica com índices de desenvolvimento parecidos. ERRO - Suécia não faz parte 


    MERCOSUL = Criado em 1991 com o Tratado de Assunção, bloco econômico da América do Sul, integrado pelo Brasil, Argentina, Uruguai, Venezuela e Paraguai. A zona de livre comércio entre os países foi formada em 1995. Encabeçam-se Brasil e Argentina. Desde 2006, a Venezuela depende de aprovação dos congressos nacionais para que sua entrada seja aprovada, mais especificamente do parlamento paraguaio, visto que os outros três já ratificaram-na. ERRO = Equador não faz parte do Mercosul


    NAFTA = Com um tratado entre o Canadá, México e EUA em 1991 foi formado este bloco. É considerado bastante desigual, pela grande economia dos Estados Unidos e a emergente do México. Este acordo foi uma expansão do antigo "Tratado de livre comércio Canadá-EUA", de 1989. Diferentemente da União Européia, a NAFTA não cria um conjunto de corpos governamentais supranacionais, nem cria um corpo de leis que seja superior à lei nacional. A NAFTA é um tratado sob as leis internacionais. Sob as leis dos Estados Unidos ela é classificada melhor como um acordo congressional-executivo do que um tratado, refletindo um sentido peculiar do termo "tratado" na lei constitucional dos Estados Unidos que não é seguida pela lei internacional ou pelas leis de outros estados. ERRO - Não tem moeda única


  • A Unasul - União das Nações Sul-Americanas - é uma comunidade formada por doze países sul-americanos. Fazem parte da Unasul os seguintes países: Argentina, Brasil, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Colômbia, Equador, Peru, Chile, Guiana, Suriname e Venezuela. Panamá e México participam como membros observadores e poderão, futuramente, integrar a comunidade.

  • Atualmente temos a Prosul, o que difere da unasul(esquerda) é que o Prosul é formado por nações de direita.


ID
1234006
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-GO
Ano
2005
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Texto III

       A morte de Iasser Arafat deixou um grande vazio e suscitou diversas interrogações quanto ao futuro do conflito e do processo de paz. Do lado dos palestinos, a morte de um símbolo, do “velho” líder carismático de mais de meio século de resistência, é sentida como o episódio mais recente de um drama interminável: Arafat não conquistou o Estado palestino, e nada parece indicar que os palestinos vão obtê-lo, tanto que estão mais pessimistas do que nunca. Ariel Sharon, por seu lado, afirmava, com a concordância implícita de Washington, que Arafat era um obstáculo à paz; com seu desaparecimento, tanto ele quanto Bush dizem que “alguma coisa” volta a ser possível. Será que ainda é possível acreditar neles?

                                                                                                  Tariq Ramadan. Novas estratégias para o Oriente
                                                                                                  Médio
? In: Folha de S. Paulo, 28/11/2004, p. A39.

Ainda tendo por referência inicial o texto III e considerando a inserção do Oriente Médio no atual cenário mundial, assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Impossível dizer que o Oriente Médio perdeu importância estratégica, é a região mais rica em petróleo do planeta.

    Gab A


ID
1234888
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-GO
Ano
2005
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

      Globalização é o nome que comumente se dá ao atual estágio da economia mundial. Novas e incessantes inovações tecnológicas ampliam a produção e estimulam a notável expansão do comércio em escala planetária. Afora esses aspectos considerados positivos, muito do que os defensores da globalização defendiam não se concretizou, pelo menos até hoje. O certo é que as reformas liberalizantes, a exemplo da abertura dos mercados, das privatizações das empresas públicas e da redução dos direitos trabalhistas, não trouxeram o desenvolvimento alardeado nem melhoraram a distribuição de renda. Aliás, em alguns países aconteceu o contrário.

Com o auxílio do texto e considerando a realidade econômica mundial nos dias de hoje, assinale a opção incorreta.

Alternativas

ID
1247815
Banca
FGV
Órgão
INEA-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Relacione os países da Zona do Euro com seus respectivos cenários de crise.

1. Chipre
2. Itália
3. Portugal
4. Grécia

( ) Em crise, o país fechou um acordo com representantes da Zona do Euro e do Fundo Monetário Internacional, que prevê um plano de resgate e, em contrapartida, o confisco de parte do dinheiro depositado nas contas bancárias no país.

( ) O país vive um impasse entre o judiciário e o governo, com a rejeição do Tribunal Constitucional às medidas de austeridade para reduzir o déficit, mas o seu problema de fundo é a baixa competitividade de sua economia, cujo crescimento tem sido reduzido na última década.

( ) Um efeito recente da crise neste país foi o resultado da eleição geral, que expressou a rejeição ao governo tecnocrata, responsável por medidas de austeridade acordadas no pacto fiscal feito com a Comissão Europeia.

( ) A crise financeira sem precedentes neste país foi agravada pela revelação de que o governo maquiava seu nível de endividamento, o que deflagrou uma crise dos títulos soberanos de diversos países na Zona do Euro.

Assinale a alternativa que mostra a relação correta, de cima para baixo.

Alternativas

ID
1248328
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2004
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

      Levantamento da Organização das Nações Unidas (ONU) indica que o crime organizado movimenta US$ 2 trilhões ao ano no mundo, dos quais US$ 1,3 trilhão ingressa no sistema financeiro para fins de lavagem. Os países industrializados, sobretudo os Estados Unidos da América (EUA), lideram o ranking em volume de dinheiro. Mas o Brasil, conforme a mesma estimativa, tem participação importante nesse mercado sujo, entre 2% e 5% do Produto Interno Bruto (PIB), o equivalente a algo entre US$ 10 bilhões e US$ 25 bilhões. Metade desse valor provém da corrupção e o restante, de crimes como o tráfico de drogas e de armas e contrabando.

                          Vanildo Mendes. ONU indica lavagem de US$ 1,3 bilhão. In: O Estado de S. Paulo, 2/9/2004, p. 9A (com adaptações).


Tendo o texto acima como referência inicial e considerando as diversas implicações do tema que ele focaliza, julgue o item .

Infere-se do texto que o sistema financeiro internacional tem algum tipo de responsabilidade no incremento do crime organizado em escala mundial, na medida em que legaliza parte considerável do dinheiro gerado pelas atividades ilícitas.

Alternativas
Comentários
  • Correta a questão. Conforme o dicionário MIchaelis:

    incremento: sm (lat incrementu1 Ato ou efeito de crescer, de aumentar. 2 Crescimento. 3Aumento. 4 Desenvolvimento, progresso.

    A questão fala de "algum tipo de responsabilidade" e, por mínima que seja, a possibilidade de lavagem de dinheiro incentiva o crime organizado e seu crescimento por haver a possibilidade do uso/origem aparentemente lícita do recurso. 


ID
1248334
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2004
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

      Levantamento da Organização das Nações Unidas (ONU) indica que o crime organizado movimenta US$ 2 trilhões ao ano no mundo, dos quais US$ 1,3 trilhão ingressa no sistema financeiro para fins de lavagem. Os países industrializados, sobretudo os Estados Unidos da América (EUA), lideram o ranking em volume de dinheiro. Mas o Brasil, conforme a mesma estimativa, tem participação importante nesse mercado sujo, entre 2% e 5% do Produto Interno Bruto (PIB), o equivalente a algo entre US$ 10 bilhões e US$ 25 bilhões. Metade desse valor provém da corrupção e o restante, de crimes como o tráfico de drogas e de armas e contrabando.

                          Vanildo Mendes. ONU indica lavagem de US$ 1,3 bilhão. In: O Estado de S. Paulo, 2/9/2004, p. 9A (com adaptações).


Tendo o texto acima como referência inicial e considerando as diversas implicações do tema que ele focaliza, julgue o item .

Os chamados paraísos fiscais acabam por dar suporte ao crime organizado e a uma série de atividades financeiras ilícitas ou não totalmente corretas, devido à extrema flexibilidade de seu sistema financeiro e às evidentes facilidades oferecidas a quem queira neles aplicar seu dinheiro.

Alternativas
Comentários
  • As características dos paraísos fiscais (mínima burocracia, isenção
    sobre operações financeiras e sigilo fiscal) dão suporte ao crime organizado
    e a atividades ilícitas de forma geral.


ID
1249642
Banca
IDECAN
Órgão
AGU
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Foi realizada no Rio de Janeiro, no primeiro semestre deste ano, a Conferência Brics no Século 21, organizada pelo Instituto de Estudos Estratégicos para a Integração da América do Sul (Intersul), em parceria com o instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe), da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Estavam envolvidos neste evento representantes dos seguintes países:

Alternativas
Comentários
  • BRICS = Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul(South Afric)

  • Sobre o BRICS:

    https://brasilescola.uol.com.br/geografia/bric.htm


ID
1253746
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

As transformações econômicas que deram à China poderosa presença no cenário global contemporâneo derivam de inúmeros fatores, entre os quais se inclui a decisão de

Alternativas
Comentários
  • Em 1976 Mao Tsetung, o “Grande Timoneiro" da China , desde a Revolução Chinesa, bem sucedida em 1949, faleceu. Subiu ao poder, como líder supremo, seu companheiro de partido e de ação revolucionária, Deng Xiaoping. Foram efetuadas várias reformas . O projeto era de Reforma e Abertura, que foi lançado oficialmente no final de 1978 . 

    As reformas estagnaram após o Massacre da Praça da Paz Celestial em 1989, mas, foram revividas em 1992 após a viagem de Deng Xiaoping ao sul . O grande objetivo foi o de abrir a economia chinesa mas, mantendo o controle das decisões através de forte intervenção do Estado e sem abertura democrática. Para entrar na competição com o "milagre econômico japonês" e o supercrescimento apresentado pelos países denominados como "Tigres Asiáticos", seus vizinhos geográficos. 

    Esta China permitiu  a entrada controlada de capital estrangeiro, elaborando seu plano para o desenvolvimento econômico ou o "Salto para Frente" a partir da fundação das Zonas Econômicas Especiais (ZEE's) na faixa litorânea no Oceano Pacífico. 

    Uma das características da China que permitem o seu crescimento atual está indicada em uma das alternativas 
    A) CORRETA - A afirmativa apresenta de forma direta e breve, a característica fundamental do crescimento chinês. 

    B) INCORRETA - A proposta de abertura econômica não supõe privatização total de empresas. Ao menos não a curto prazo .Houve, porém,  algumas privatizações. 

    C) INCORRETA - Os produtos de luxo produzidos na China são feitos por empresas estrangeiras, que , além de levá-los para mercados da Europa e América, os oferecem no mercado consumidor chinês urbano. 

    D) INCORRETA - A abertura econômica não significou uma democratização do regime político. Ainda há um governo profundamente autoritário , com problemas referentes a Direitos Humanos. 

    E) INCORRETA - O aprofundamento de um modelo socialista ortodoxo não permitiria a abertura da China à investimentos e empresas estrangeiras. 

    Gabarito do Professor: Letra A.

ID
1255267
Banca
IDECAN
Órgão
AGU
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

O texto abaixo contextualiza o tema tratado na questão seguinte. Leia-o atentamente.

O FMI projeta que a América Latina vai crescer só 2,5% este ano, mas a média esconde diferenças importantes. Países como Colômbia e Bolívia têm tido crescimento acelerado enquanto Venezuela e Argentina enfrentam crises e as duas maiores economias do bloco - México e Brasil - avançam com lentidão.

(Disponível em: http://exame.abril.com.br/economia/noticias/7-paises-da-america-latina-que-crescem-o-dobro-do-brasil. Acesso em: 19/05/2014, às 14h31.)


Sobre a região tratada no texto, analise.

I. É formada pelos países de língua espanhola e portuguesa que se encontram restritos à região central e sul da América.
II. Engloba nações que, de modo geral, possuem profundas desigualdades sociais e grandes instabilidades econômicas.
III. São países que foram colonizados por nações europeias, como a Itália, que introduziu o latim, idioma que nomeia a região.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C

  • Creio que não seria a afirmativa I porque colocou q a língua era espanhola e portuguesa sendo que só o Brasil fala português

  • Na américa latina existem países de outras línguas, além de português e espanhol!!! 

  • Gente existe um outro erro no item I


    I. É formada pelos países de língua espanhola e portuguesa que se encontram restritos à região central e sul da América. 


    Na minha opinião quando falou região central se referiu a America Central, e o México ele faz parte da America do Norte junto com Canadá e EUA. 

  • Eu creio que os erros das alternativas I e III, são os fatos de que a língua portuguesa e espanhola não são restritas na América (Portugal e Espanha estão na Europa) e a Itália, eu acho, que nunca colonizou a América. Pois nenhum país do continente tem a língua italiana como padrão.

  • FALSA I. É formada pelos países de língua espanhola e portuguesa que se encontram restritos à região central e sul da América

    Não está restrito à região central e sul da América porque o México localiza-se na América do Central e também compõe a região da América Latina (referida no texto).


    VERDADEIRA II. Engloba nações que, de modo geral, possuem profundas desigualdades sociais e grandes instabilidades econômicas. 
     

    FALSA III. São países que foram colonizados por nações européias, como a Itália, que introduziu o latim, idioma que nomeia a região.

    As nações que colonizaram a América foram Portugal e Espanha, que há época das Grandes Navegações e dividiram entre si a colonização da América através do Tratado de Tordesilhas.

     

    RESPOSTA: C


ID
1255270
Banca
IDECAN
Órgão
AGU
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

O texto abaixo contextualiza o tema tratado na questão seguinte. Leia-o atentamente.

Em busca de consenso entre o governo da Venezuela e a oposição no país, a comissão de chanceleres da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) concluiu hoje (19 de maio de 2014) uma série de reuniões com representantes do governo, da Nunciatura Apostólica Católica e da Mesa da Unidade Democrática (MUD), que reúne a coalisão de partidos opositores venezuelanos. Após os encontros, até tarde da noite de hoje, a Unasul não se pronunciou sobre o resultado obtido durante os dois dias de conversações em Caracas. A comissão da Unasul visitou o país depois de a oposição suspender as conversações, devido à prisão de estudantes há três semanas. A comissão é formada pelos chanceleres do Brasil, Luiz Alberto Figueiredo; da Colômbia, María Angela Holguín; e do Equador, Ricardo Patiño.

            (Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2014-05/unasul-conclui-reuniao-com-governo-venezuelano-opositores-e-igreja. Acesso em: 19/05/2014, às 23h47.)


Sobre o posicionamento político dos países que compõem a comissão, analise.

I. A Colômbia sofre há décadas com conflitos internos que envolvem guerrilheiros de esquerda, grupos paramilitares de direita e as forças armadas.
II. Maior nação do continente, o Brasil vive momento de grande aceleração econômica conquistando posição entre as cinco maiores economias do planeta.
III. O Equador, após enfrentar grande crise econômica em 2000, passou a adotar o dólar como moeda oficial e enfrentou na primeira década do século XXI período de instabilidade polícia.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Alternativas

ID
1286557
Banca
FGV
Órgão
AL-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Desde 2008, o mundo desenvolvido vem sofrendo consequências de uma crise financeira que teve seu epicento nos Estados Unidos, espalhando-se pelas economias europeias, além de atingir, também, as econômias emergentes.

Com relação à crise econômica de 2008, analise as afirmativas a seguir.

I. Países como Grécia, Portugal e Irlanda enfretam situação de crescimento extraordinário dos gasto públicos, o que gerou dificuldade para o pagamento da dívida pública e obtenção de novos empréstimos.

II. Nos Estados Unidos houve uma crise de créditos ligada á perda de liquidez do sistema bancário, em função de ampla oferta de financiamento para a compra de imóveis e as subsquente inadimplência.

III. No segundo semestre de 2008, o Brasil enfrentou uma crise cambial, com alta expressiva do dólar, refletindo os efeitos da crise internacional.

Assinale:

Alternativas
Comentários

ID
1286560
Banca
FGV
Órgão
AL-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Assinale a alternativa que identifica corretamente um especto da recente crise ucraniana.

Alternativas
Comentários

ID
1299760
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Osasco - SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Em julho de 2014, chefes de Estado e de Governo de vários países emergentes se reuniram na VI Cúpula em Fortaleza e aprovaram a “Declaração de Fortaleza”, que formalizou os objetivos de funcionamento de uma importante instituição financeira internacional voltada para a mobilização de recursos para projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável em economias emergentes e em desenvolvimento.

Assinale a opção que identifica corretamente a instituição financeira à qual o texto se refere.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Wikipédia: Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), também referido como Banco de Desenvolvimento do BRICS ou simplesmente Banco do BRICS, é um banco de desenvolvimento multilateral, operado pelos estados do BRICS (BrasilRússiaÍndiaChina e África do Sul) como uma alternativa ao Banco Mundial e ao Fundo Monetário Internacional (FMI).1 O banco está configurado para promover uma maior cooperação financeira e de desenvolvimento entre os cinco mercados emergentes sócios. A sede da instituição ficará em Xangai, China,2 e o primeiro chefe-executivo será indiano.2