DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE DE METAMEMÓRIA, a partir de Coll et. al. (2004):
0-1: Imitação direta e imediata de ações. Ex: Repetir sons que o cuidador realiza.
1-2: Imitação diferida de ações. Ex: Recordar um jogo e reproduzir gestos e sons produzidos durante o jogo.
2-3: Uso de mnemotécnicas não-verbais (olhar ou apontar um objeto escondido); Uso de indícios diretamente observáveis (saber que na caixa com desenho de sapatos estão os sapatos).
4-5: Conhecimento da reações entre quantidade de dados e eficácia da retenção. Ex: Entre duas listas de itens a reter, escolher a que possui menor quantidade de itens.
5-6: Uso da repetição diante de uma demanda (repetir várias vezes uma palavra para lembrá-la, quando lhe pedem que faça); Uso de indícios não-diretamente observáveis (saber que na caixa do meio do armário estão os sapatos).
6-7: Conhecimento dos dados armazenados. Ex: Saber que possui determinada informação, sem poder recordá-la nesse exato momento (o livro cita como exemplo saber qual é a capital da França).
8-9: Conhecimento da facilidade da aprendizagem.
9-10: Retenção de pontos-chave de um percurso. Ex: Fixar-se em que, chegando ao quiosque, é preciso virar à direita.
10-11: Uso de associação de ideias. Ex: Lembra-se do sobrenome Gómez porque o nariz desse senhor parece uma goma.
11-12: Conhecimento da pouca duração da informação na Memória de Curto Prazo. Ex: Evitar distrair-se até anotar um dado no papel.
12-...: Auto-informes confiáveis sobre alguns produtos e processos que gerem mentalmente. Ex: Explicar o que pensou, como e porque mudou seu pensamento, caso lhe perguntem.