SóProvas


ID
206683
Banca
FEPESE
Órgão
SEFAZ-SC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) É facultado ao Senado Federal estabelecer alíquotas mínimas nas operações internas do ICMS, mediante resolução de iniciativa de um terço e aprovada pela maioria absoluta de seus membros e fixar alíquotas máximas nas mesmas operações para resolver conflito específico que envolva interesse de Estados, mediante resolução de iniciativa da maioria absoluta e aprovada por dois terços de seus membros.

    b) Salvo deliberação em contrário dos Estados e do Distrito Federal, nos termos do disposto no artigo 155, § 2º , XII, "g", CF, as alíquotas internas, nas operações relativas à circulação de mercadorias e nas prestações de serviços, não poderão ser inferiores às previstas para as operações interestaduais, nem superiores às alíquotas de exportação

    d) O ICMS não incidirá, conforme a CF, sobre operações que destinem a outros Estados petróleo, inclusive lubrificantes, combustíveis líquidos e gasosos dele derivados, e energia elétrica, sobre o ouro, nas hipóteses definidas no art. 153, § 5º , CF, e nas prestações de serviço de comunicação nas modalidades de radiodifusão sonora e de sons e imagens de recepção gratuita ou paga.

    e) Cabe à lei complementar definir os contribuintes do ICMS, dispor sobre substituição tributária e disciplinar o regime de compensação do imposto; quanto à previsão de casos de manutenção de crédito, relativamente à remessa para outro Estado e exportação para o exterior, de serviços e de mercadorias, pode ser fixada por lei ordinária.

  • "No que concerne ao ICMS, é correto afirmar que, conforme a CF, resolução do Senado Federal, de iniciativa do Presidente da República ou de um terço dos Senadores, aprovada pela maioria absoluta de seus membros, estabelecerá as alíquotas aplicáveis às operações e prestações, interestaduais e de exportação"

    A letra "c" está errada, pois o quórum mencionado refere-se às aliquotas minimas e, o emprego da expressão "as alíquotas" leva a crer estar se referindo à minima e a máxima, sendo que esta última tem outro quórum de iniciativa e aprovação!

  • Fixação de aliquotas do ICMS

    I) Interestaduais: resolução de iniciativa do Presidente da República ou de 1/3 dos senadores, com aprovação por maioria absoluta. A fixação é obrigatória.
    II) Internas mínimas:  resolução de iniciativa do Presidente da República ou de 1/3 dos senadores, com aprovação por maioria absoluta. A fixação é facultativa.
    III) Internas máximas, notadamente para resolver conflitos:  resolução de iniciativa da maioria absoluta dos senadores, com aprovação de 2/3 da Casa. A fixação é obrigatória.
  • O Alexandre disse o seguinte no seu comentário:

    II) Internas mínimas:  resolução de iniciativa do Presidente da República ou de 1/3 dos senadores, com aprovação por maioria absoluta. A fixação é facultativa.


    Mas nesse caso a iniciativa é apenas dos senadores. Pois segue o art 155 V:

    V - é facultado ao Senado Federal:

    a) estabelecer alíquotas mínimas nas operações internas, mediante resolução de iniciativa de um terço e aprovada pela maioria absoluta de seus membros;

    b) fixar alíquotas máximas nas mesmas operações para resolver conflito específico que envolva interesse de Estados, mediante resolução de iniciativa da maioria absoluta e aprovada por dois terços de seus membros;




    O presidente somente tem poder de iniciativa no caso de envolver relação entre estados ( alíquotas interestaduais) ou no caso de envolver o país como um todo ( alíquotas de exportação)

  • a) É facultado ao Senado Federal estabelecer alíquotas mínimas nas operações internas do ICMS, mediante resolução de iniciativa de um terço e aprovada pela maioria absoluta de seus membros e fixar alíquotas máximas nas mesmas operações para resolver conflito específico que envolva interesse de Estados, (mediante resolução de iniciativa da maioria absoluta e aprovada igualmente pela maioria absoluta de seus membros - ERRADO)  mediante resolução de iniciativa da maioria absoluta e aprovada por dois terços de seus membros. (CF, Art. 155, § 2º, V, “b”)

    b) Salvo deliberação em contrário dos Estados e do Distrito Federal, nos termos do disposto no artigo 155, § 2º , XII, "g", CF, as alíquotas internas, nas operações relativas à circulação de mercadorias e nas prestações de serviços, não poderão ser inferiores às previstas para as operações interestaduais, (nem superiores às alíquotas de exportação - ERRADO). (CF, Art. 155, § 2º, VI)

    c) No que concerne ao ICMS, é correto afirmar que, conforme a CF, resolução do Senado Federal, de iniciativa do Presidente da República ou de um terço dos Senadores, aprovada pela maioria absoluta de seus membros, estabelecerá as alíquotas aplicáveis às operações e prestações, interestaduais e de exportação. (CF, Art. 155, § 2º, IV) - CORRETO

    d) O ICMS não incidirá, conforme a CF, sobre operações que destinem a outros Estados petróleo, inclusive lubrificantes, combustíveis líquidos e gasosos dele derivados, e energia elétrica, sobre o ouro, nas hipóteses definidas no art. 153, § 5º , CF, e nas prestações de serviço de comunicação nas modalidades de radiodifusão sonora e de sons e imagens de recepção gratuita (ou paga - ERRADO). (CF, Art. 155, § 2º, X, "d")

    e) Cabe à lei complementar definir os contribuintes do ICMS, dispor sobre substituição tributária e disciplinar o regime de compensação do imposto; quanto à previsão de casos de manutenção de crédito, relativamente à remessa para outro Estado e exportação para o exterior, de serviços e de mercadorias, pode ser fixada (por lei ordinária - ERRADO). por lei complementar. (CF, Art. 155, § 2º, XII, “e” e “f” )

  • A "C" também está errada. Se não incide ICMS na exportação, como pode haver fixação de alíquotas? Questão a ser anulada.