SóProvas


ID
2067511
Banca
UFLA
Órgão
UFLA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Julgue as proposições abaixo, que dizem respeito às características da lagoa aerada facultativa.


I – A densidade de potência deve ser mais baixa do que aquela aplicada em lagoa aerada completamente misturada.


II – A lagoa aerada facultativa utiliza algas capazes de gerar oxigênio por meio da fotossíntese.


III – A lagoa aerada facultativa ocupa uma área menor que uma lagoa facultativa.


IV – Esse tipo de lagoa deverá possuir lagoa de decantação.


Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • II - lagoa facultativa;

    IV - lagoa de decantação é necessário na lagoa aerada de mistura completa, para decantar os sólidos em suspensão em razão da forte agitação mecânica.

  • Vejo a alternativa II como errada porque o oxigênio da lagoa aerada facultativa é proveniente da aeração mecânica, e não da fotossíntese - como é o caso da Lagoa Facultativa.

    LAGOAS AERADAS FACULTATIVAS

           A principal diferença entre este tipo de sistema e uma lagoa facultativa convencional é que o oxigênio, ao invés de ser produzido por fotossíntese realizada pelas algas, é fornecido por aeradores mecânicos. Estes constituem-se de equipamentos providos de turbinas rotativas de eixo vertical que causam um grande turbilhonamento na água através de rotação em grande velocidade. O turbilhonamento da água facilita a penetração e dissolução do oxigênio. Tendo em vista a maior introdução de oxigênio na massa líquida do que é possível numa lagoa facultativa convencional, há uma redução significativa no volume necessário para esse tipo de sistema, sendo suficiente um tempo de detenção hidráulica variando entre 5 a 10 dias, e como consequência, o requesito de área é menor.

           O grau de energia introduzido na lagoa através dos aeradores é suficiente apenas para a obtenção de oxigênio, porém não é suficiente para a manutenção dos sólidos em suspensão e bactérias dispersos na massa líquida. Portanto ocorre sedimentação da matéria orgânica formando o lodo de fundo que será estabilizado anaerobiamete como em uma lagoa facultativa convencional.

           A lagoa aerada pode ser utilizada quando se deseja um sistema predominantemente aeróbio e a disponibilidade de área é insuficiente para a instalação de uma lagoa facultativa convencional. Devido a introdução de equipamentos eletro-mecânicos a complexidade e manutenção operacional do sistema é aumentada, além da necessidade de consumo de energia elétrica. A lagoa aerada pode também ser uma solução para lagoas facultativas que operam de forma saturada e não possuem área suficiente para sua expansão. (SPERLING,1996)

    Fonte: Unicamp