SóProvas


ID
2067562
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Alumínio - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Um homem que dorme mantém em círculo em torno de si o fio das horas, a ordem dos anos e dos mundos. Ao acordar consulta-os instintivamente e neles verifica em um segundo o ponto da terra em que se acha, o tempo que decorreu até despertar; essa ordenação, porém, pode-se confundir e romper. Se acaso pela madrugada, após uma insônia, vem o sono surpreendê-lo durante a leitura, em uma posição muito diversa daquela em que dorme habitualmente, basta seu braço erguido para deter e fazer recuar o sol, e, no primeiro minuto em que desperte, já não saberá da hora, e ficará pensando que acabou apenas de deitar-se.

(Marcel Proust. No caminho de Swann. Trad. Mario Quintana. 17. ed. São Paulo: Globo, 1995, p. 11. [Em busca do tempo perdido, v. 1])

Em consonância com o restante do texto, no trecho – Um homem que dorme mantém em círculo em torno de si o fio das horas, a ordem dos anos e dos mundos. –, empregam-se termos com sentido figurado, atingindo, entre outros efeitos, o de

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

  • es·pa·ci·al 

    adjetivo de dois gêneros

    1. Relativo ao espaço de lugar ou de tempo.

    2. Relativo ao espaço intersideral.

     

    "Um homem que dorme mantém em círculo em torno de si o fio das horas, a ordem dos anos e dos mundos."

  • Em consonância com o restante do texto:

     

    No texto diz: "o ponto da terra em que se acha".

     

    Noção de espaço.

  • Entendo que a letra E é a correta por meio da seguinte interpretação:

    "Um homem que dorme mantém em círculo em torno de si o fio das horas, a ordem dos anos e dos mundos"

    Ora, o que mantém as coisas em círculo em torno de si tem a característica de ser estático, pois as demais se movem em relação a ela, tal qual como o Sol.

    Portanto, eu noto a característica de estaticidade na frase. Das alternativas, a letra E é a única que comenta o exposto acima.

     

  • Te amo, Proust. 

  • quase que eu erro , mas o anjo da guarda direcionou a mão para o local de resposta certa 

  • Bruno,
    Entendo seu julgamento em relação à alternaiva E, porém o faz de modo errôneo.
    O comando da questão pede que se relacione a frase com o restante do texto.
    Ao dizer que ele "mantem um círculo em torno de si o fio das horas..." Ele quis conotar um isolamento em relação ao tempo, ou seja, ao dormir, a pessoa se perde no tempo e acorda sem saber onde está e que horas são. E para se localizar, consulta as horas no relógio e em segundos "se encontra", como diz o texto: "consulta-os instintivamente e neles verifica em um segundo o ponto da terra em que se acha"