SóProvas


ID
2067910
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A química do amor
Embora seja agradável pensar que seguimos o coração, a verdade é que a ciência tem explicações menos poéticas para as demandas românticas. Saiba como ela explica as questões amorosas, resultado de mecanismos puramente fisiológicos, que envolvem hormônios e receptores cerebrais. E por que nada disso vai importar quando você estiver apaixonado.
“Os homens devem saber que do cérebro, e só do cérebro, derivam prazer, alegria, riso e divertimento, assim como tristeza, pena, dor e medo”.
A frase foi dita por Hipócrates (460-377 a.C.) há milhares de anos, mas continua certeira. Significa que aquele amor envolto em corações flutuantes, que foi incessantemente idealizado por escritores, poetas e cineastas não é bem do jeito que eles pintam. Esqueça o cupido, a sorte ou mesmo a união sublime e inexplicável de almas. “Nada é tão ao acaso, nem tão romântico”, diz Carmita Abdo, psiquiatra coordenadora do Projeto Sexualidade (ProSex) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo.
O amor nada mais é do que o resultado de uma complexa cadeia de reações químicas do cérebro, e existe com o intuito único de propagar a nossa espécie. Em outras palavras, amamos porque somos o resultado de um processo evolutivo bem sucedido: ao entrarmos em uma relação estável, as chances de criarmos com sucesso nossos descendentes são muito maiores.[...]
Disponível em:http://veja.abril.com.br/ciencia/a-quimica-do-amor/. Acesso em: 12 jun. 2016. 

Com base nas ideias principais do texto, é correto afirmar que ele é predominantemente

Alternativas
Comentários
  • O texto injuntivo ou instrucional está pautado na explicação e no método para a concretização de uma ação, ou seja, indicam o procedimento para realizar algo, por exemplo, uma receita de bolo, bula de remédio, manual de instruções, editais e propagandas.

    Com isso, sua função visa sobretudo, instruir, explicar, todavia, sem a finalidade de convencê-lo por meio de argumentos.

  • e) dissertativo-argumentativo. Pois apresenta conclusões/opinião do autor acompanhado da dissertação

  • GABARITO E

     

    O texto é predominantemente dissertativo-argumentativo, pois nele se discute um tema polêmico, se defende uma tese e se refuta outra, apesar de nele haver sequências descritivas, que mostram aspectos do tema que contribuem para convencer ou persuadir o leitor; e sequências injuntivas, indicando o que se deve fazer.

  • tipos de texto:

    narrativo: sucessão de fatos

    descritivo: detalhes, fotografia..

    injuntivo ou instruntivo: impor, ordenar..

    o texto DISSERTATIVO divide-se:

    Expositivo ou Informativo: informação pura

    Argumentativo: convencer o leitor com seus argumentos.

    Se souber disso, não erra nunca!

  • A tese é que o amor não vem do coração, ele é produzido por reações químicas do CÉREBRO. 

     

  • Texto dissertativo-argumentativo, pois apresenta opinião do autor.

  • Texto Dissertativo-Argumentativo é um dos tipos de gêneros textuais. Outros tipos são texto narrativo, texto descritivo, texto expositivo e texto injuntivo.

    Este tipo de texto consiste na defesa de uma ideia por meio de argumentos e explicações, à medida que é dissertativo; bem como seu objetivo central reside na formação de opinião do leitor, ou seja, caracteriza-se por tentar convencer ou persuadir o interlocutor da mensagem, sendo nesse sentido argumentativo.

    No Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) esse é o tipo de texto solicitado aos alunos, cujo tema ronda questões de ordem social, científica, cultural ou política.

     

  • Gabarito''E".

    Texto Dissertativo-Argumentativo é um dos tipos de gêneros textuais. Outros tipos são texto narrativo, texto descritivo, texto expositivo e texto injuntivo.

    Este tipo de texto consiste na defesa de uma ideia por meio de argumentos e explicações, à medida que é dissertativo; bem como seu objetivo central reside na formação de opinião do leitor, ou seja, caracteriza-se por tentar convencer ou persuadir o interlocutor da mensagem, sendo nesse sentido argumentativo.

    Estudar é o caminho para o sucesso.

  • Em outras palavras, amamos porque somos o resultado de um processo evolutivo bem sucedido: ao entrarmos em uma relação estável, as chances de criarmos com sucesso nossos descendentes são muito maiores.[...]

    o autor defende o seu ponto de vista, com isso pode ser caracterizado como dissertativo argumentativo.

  • O autor deixa no testo o uso da sua opinião a qual podemos perceber no ultimo paragrafo,então esse é um típico exemplo de um texto dissertativo argumentativo ...

  • Dissertativo argumentativo , haja vista que possui opinião do autor