Coloque na cabeça que TREINAMENTO é para o cargo atual, curto prazo e DESENVOLVIMENTO é para um cargo futuro, longo prazo. Tendo isso em mente, vamos:
I. As especializações oferecidas por uma universidade são consideradas teoricamente como desenvolvimento de pessoal. Sim, a pessoa passa por uma especialização quando já está graduada, por exemplo, e quer fazer um mestrado. A especialização serve para um "up", quem passa pela especialização pretende galgar outros cargos. Um graduado que ocupa um cargo "x", provavelmente quer, com um mestrado, ir para um cargo "y", melhor hierarquicamente.
II. Os cursos de atualização ofertados por uma universidade são considerados teoricamente como treinamento. Sim, esses cursos (melhor do que serem chamados de "reciclagem", pois quem é reciclado é lixo rsrs) objetivam manter as pessoas com os conhecimentos frescos mas nos cargos em que estão ocupando. A ideia é realmente se atualizar onde está, para não ficar ultrapassado; logo, um treinamento.
III. As ações de treinamento e de desenvolvimento de pessoal podem ajudar no desenvolvimento organizacional com foco na mudança de comportamento. Sim, ações de T&D "mexem" com as pessoas. Ao buscar conhecimento, a ideia é que a pessoa se mexa e mude sua atitude, seja melhorando no cargo onde está, seja melhorando para buscar um novo cargo.