SóProvas


ID
2068243
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

     O levante de Jacareacanga não durou vinte dias. Contudo, o episódio era indicativo do alto grau de instabilidade política do país. O presidente que os oficiais da Aeronáutica queriam derrubar fora empossado no cargo havia menos de um mês, alguém que vinha de uma carreira política de prestígio construída dentro do PSD mineiro: deputado federal, prefeito de Belo Horizonte, governador de Minas Gerais.


Lilia Moritz Schwarcz e Heloisa Murgel Starling. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015, p. 412 (com adaptações).

Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue (C ou E) o item seguinte, a respeito da trajetória da experiência política brasileira entre 1946 e 1964.

Derrotada em suas pretensões presidenciais em três eleições consecutivas (Eurico Gaspar Dutra, em 1945; Getúlio Vargas, em 1950; Juscelino Kubitschek, em 1955), a UDN teve a ilusão de ter chegado ao poder com a vitória de Jânio Quadros, em 1960, candidato ao qual emprestara seu apoio para assegurar a vitória sobre o marechal Teixeira Lott, do então majoritário PSD.

Alternativas
Comentários
  • União Democrática Nacional (UDN) foi um partido político brasileiro fundado em 7 de abril de 1945, frontalmente opositor às políticas e à figura de Getúlio Vargas e de orientação conservadora. Seu lema era uma frase apócrifo de Thomas Jefferson "O preço da liberdade é a eterna vigilância" e seu símbolo era uma tocha acesa. O "udenismo" caracterizou-se pela defesa do liberalismo clássico e da moralidade, e pela forte oposição ao populismo. Além disso, algumas de suas bandeiras eram a abertura econômica para o capital estrangeiro[2] e a valorização da educação pública[3]. O partido detinha forte apoio das classes médias urbanas e de alguns setores da elite. Concorreu às eleições presidenciais de 1945, 1950, e de 1955 postulando o brigadeiro Eduardo Gomes nas duas primeiras e o general Juarez Távora na última, perdendo nas três ocasiões. Em 1960, apoiou Jânio Quadros (que não era filiado à UDN), obtendo assim uma vitória histórica.

  • como era majoritariamente PSD se o vice dele era jango do PTB?

  • Gilney Gomes

    02 de Outubro de 2017, às 09h21

    "como era majoritariamente PSD se o vice dele era jango do PTB?"

    Gilney, As eleições para presidente e vice eram separadas.

    Assim ocorreu que o presidente eleito era de uma facção (PSD+UDN) e o vice fosse da outra (PTB)

  • Na eleição presidencial brasileira de 1960, o Marechal Lott, já na reserva, foi postulado candidato à Presidência da República pela coligação governista PTB/PSD que elegera JK em 1955 e dera sustentação ao governo deste e recebeu apoio de Juscelino. A campanha de Teixeira Lott foi uma das primeiras a contar com um planejamento profissional, com técnicas de marketing político importadas dos Estados Unidos. O jingle utilizado em sua campanha é considerado um dos melhores já feitos em campanhas eleitorais no Brasil [4].

     

    fonte:wiki

  • Aos não assinantes,

    GABARITO: CERTO

  • Leila Neta, é importante tu colocar a fonte do Wikipédia no seu comentário.

    Tu não tirou nem os colchetes de referência do site. 

  • CERTO

    FONTE: https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/Jango/artigos/Campanha1960/A_campanha_presidencial_de_1960

    TRECHOS: Segundo Celia Maria Leite Costa: "As atenções voltavam-se agora para a UDN, que começava a vislumbrar na candidatura de Jânio Quadros a oportunidade de derrotar a oligarquia pessedista e o trabalhismo em ascensão. Jânio aceitou ser candidato, mas impôs como condição independência em relação às negociações partidárias....As dificuldades entre Jânio e a UDN, que marcariam o curto governo janista, já se faziam presentes durante a campanha presidencial....".

  • Após sofrer três derrotas consecutivas, o apoio da conservadora UDN à Jânio Quadros se mostrou um fracasso para o partido, pois o presidente demonstrou uma veia populista/comunista que ia muito além do que seria tolerável para a agremiação.

    Gabarito: Certo

  • Correta

    "Em decorrência das questões citadas acima e do enfraquecimento dos representantes do PSD e PTB na política, a União Democrática Nacional (UDN), partido conservador, viu nessa eleição a grande oportunidade para, finalmente, encerrar seu ciclo de derrotas, já que havia perdido as três eleições presidenciais da Quarta República.

    A animação da UDN refletia exatamente a fraqueza de nomes da chapa PSD/PTB para essa disputa presidencial (para melhor compreensão da organização partidária do Brasil na Quarta República)

    O nome lançado pela UDN para a eleição presidencial de 1960 foi Jânio Quadros, político que havia feito carreira política em São Paulo sem possuir vínculos de dependência partidária. Jânio Quadros era um político conservador que se opunha ao legado político de Getúlio Vargas e foi visto por Carlos Lacerda como o nome ideal para a UDN lançar como presidente, principalmente por ter sido governador de São Paulo.

    Carlos Lacerda, jornalista e político conservador, era o grande líder da UDN. Atribui-se a ele o papel de ter convencido Jânio Quadros a concorrer à presidência como candidato da UDN. Carlos Lacerda foi também responsável por convencer os membros da UDN a apoiar a nomeação de Jânio Quadros, oficializada em novembro de 1959, como candidato do partido."

    Referência: https://www.historiadomundo.com.br/idade-contemporanea/governo-janio-quadros.htm

  • O período pós ditadura Vargas, iniciado em 1946, marcou a reconstrução da lógica democrática. A vida política girou fundamentalmente em torno dos partidos PSD ( Partido Social democrático) , UDN ( União Democrática Nacional)  e PTB ( Partido Trabalhista Brasileiro). O PTB de clara herança varguista. O PSD estruturado em torno de antigas lideranças políticas – interventores que haviam sido nomeados por Vargas. E a UDN, que reunia a elite liberal. Normalmente a maioria na Câmara dos Deputados federal dependia de alianças com o PSD, sempre com grande representação.

    A tendência, durante quase todo o período foi de aproximação do PTB e do PSD, por proximidade ideológica, embora interesses divergissem. Ambos os partidos aceitavam uma maior intervenção do Estado em assuntos econômicos e a organização de empresas estatais em setores fundamentais, para que houvesse base sólida para a industrialização. A grande diferença era a maior aproximação do PTB das massas populares por sua origem nos sindicatos criados no período Vargas. 

    Nas eleições presidenciais de 1960, ao final do governo de Juscelino Kubitschek, do PSD, face aos problemas econômicos , dívida externa trazida pela construção de Brasília e esgotamento do Plano de Metas , a UDN aposta na candidatura de Jânio Quadros, político de São Paulo, com boa base de apoio no estado, que, além de ser uma locomotiva econômica, era  grande colégio eleitoral.

    Jânio havia sido vereador na capital, deputado estadual, prefeito da cidade de São Paulo e, governador do estado. Ao vencer as eleições e tornar-se presidente pela UDN – que não era seu partido original, e sim o PTN ( Partido Trabalhista Nacional) - parecia mudar de alguma maneira o rumo das politicas interna e externa. A vitória de Jânio significava a derrota do majoritário PSD, cujo candidato era o conceituado Marechal Lott. 

    A afirmativa, por conseguinte, está correta. O tema da questão é clássico dentro da história política do Brasil e não apresenta dificuldade. A bibliografia disponível é vasta, seja ela tradicional ou mais contemporânea, como por exemplo a publicação de Lilia Moritz Schwarcz e Heloisa Murgel Starling. Brasil: uma biografia, de onde foi retirado o trecho citado na questão. 

    Gabarito do Professor: CERTO.
  • Foram iludidos kkkk