SóProvas


ID
2068252
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

    A atmosfera política era de grande agitação não apenas entre os militares, políticos e empresários que queriam livrar-se do governo. João Goulart defrontara-se, no início de 1964, com sua própria fragilidade. Chegara à Presidência da República por acaso e por sorte, após a surpreendente renúncia de Jânio Quadros e contra a vontade dos ministros militares, que só admitiram sua posse depois de tratativas políticas que o enquadraram.


Carlos Fico. Além do golpe: a tomada do poder em 31 de março de 1964 e a ditadura militar. Rio de Janeiro: Record, 2004, p. 16 (com adaptações).

Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue (C ou E) o item subsequente, relacionado à crise final do regime da Constituição de 1946.

Ao falar em “tratativas políticas” que enquadrariam João Goulart para que ele fosse empossado, o texto indica a complexa negociação política que possibilitou a aprovação da emenda parlamentarista, o que, para muitos apoiadores do vice-presidente, não passou de autêntico golpe branco, por abolir funções próprias do presidencialismo historicamente vigente na República.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

     

    O conceito de golpe branco tem sido empregado por especialistas para se referir a conspirações políticas na América Latina e na Europa desde a segunda metade do século XX. A adoção do parlamentarismo no Brasil em 1961, por exemplo, é entendida como um golpe branco, uma vez que ministros militares e lideranças civis teriam coagido o presidente João Goulart a acatar o novo sistema político, ameaçando pegar em armas contra o novo governo

     

  • João Goulart ( Jango ) seria um Presidente simbólico. O Grupo dos onze, liderado por Leonel Brizola, cunhado deste, queria o cumprimento da Constituição, porém, os opositores não aceitaram. A população encarou a renúncia de Jânio Quadros como uma traição. A classe política não queria Jango, pois desconfiava que ele possuia relações com o comunismo, tanto que, após a renúcnia de JQ ele estava na China comunista. A única solução encontrada foi achar um "jeitinho" para agradar os dois lados. Então Jango foi empossado como presidente, mas quem tomava as decições era o Congresso.