SóProvas


ID
2068273
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

       No ano em que ocorreu, a campanha das Diretas Já mobilizou milhares de pessoas, mas, naquele mesmo ano, a mobilização foi logo frustrada, retardando-se com isso o avanço da democracia representativa. Em seguida, assistiu-se no país à nova mobilização da sociedade, agora voltada para a convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte. Ou, melhor dizendo, de um Congresso Constituinte. Aí, até a redação final e aprovação da Constituição de 1988, de tudo se discutiu. A Constituição resultante, apesar de tudo, representou o marco de um novo período da história do Brasil contemporâneo.


Adriana Lopez e Carlos Guilherme Mota. História do Brasil: uma interpretação. São Paulo: Senac São Paulo, 2008, p. 872 (com adaptações).

Considerando a abrangência histórica do período a que o texto anterior se refere, julgue (C ou E) o item que se segue.

A volta do poder civil, depois de duas décadas de regime autoritário sob os militares, deu-se de forma inesperada: eleito indiretamente pelo mesmo colégio eleitoral que a ditadura criara, Tancredo Neves não chegou a tomar posse, abatido por enfermidade que o levaria à morte algum tempo depois. Seu vice, José Sarney, que fizera boa parte de sua carreira política apoiando o regime militar, acabou por ser o condutor do novo cenário político que fazia o país reencontrar-se com as liberdades democráticas.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

     

    Sarney era visto com muitas restrições pelo PMDB, pois até recentemente tinha sido uma das principais figuras políticas do PDS. Pertencera à "bossa nova" da UDN e, após abril de 1964, elegera-se senador pela Arena; em 1979, assumiu a presidência da Arena e posteriormente do PDS. Seu nome pouco ou nada tinha a ver com a bandeira da democratização levantada pelo PMDB. Mas a Frente Liberal fechou questão em torno de Sarney e o PMDB cedeu. Ninguém poderia imaginar, em 1984, o alcance dessa decisão.

     

  • Execradas durante todo aquele período, que se estendeu até 1985, foram realizadas seis eleições indiretas para presidente da República, sendo três pelo Congresso Nacional e três pelo Colégio Eleitoral, sendo que na última foi eleito um presidente civil, o deputado Tancredo Neves, que não tendo assumido em razão de seu falecimento, foi substituído pelo vice, José Sarney.

     

    http://www.tse.jus.br/eleitor/glossario/termos/eleicao-indireta

  • Como "deu-se de forma inesperada" se a abertura foi defendida, ainda no governo Geisel, para ser de maneira "lenta, gradual e segura"?

  • tbm nao entendi a questao ao dizer que foi de forma inesperada. !!!

  • essa questão é passiva de anulação, pois no meu ver e entendimento, não foi de forma inesperada.

  • Gente, a forma inesperada foi o Sarney ter assumido a Presidência!!!!

  • Essa questão deveria ter sido anulada, não era surpresa pra ninguém que depois do Figueiredo o Brasil teria um presidente civil, posto que ele publicamente dizia isso. Mesmo com relação ao fato do Tancredo ter morrido, fico pensando o quanto o evento "morte" é algo inesperado.

  • Não foi inesperado Sarney como PR. Ele não era o vice?! Foi um acontecimento natural, uma sucessão (ou melhor: posse...) natural. Inesperada foi a morte de TN, mas acho que, isso é recorrente, a banca forçou.

  • Todos estavam esperando por isso. Como foi de forma inesperada?

  • Inesperado foi Tancredo Neves não ter tomado posse por conta de enfermidade, e Sarney assumir.

  • " (...) Após bacharelar-se em Direito José Sarney candidatou-se a suplente de deputado federal, assumindo o cargo entre 1956 e 1957. Presidiu, no Maranhão, o partido antigetulista, a União Democrática Nacional (UDN) entre os anos de 1958 e 1965. Com a extinção dos partidos durante a ditadura militar, imposta pelo Ato Institucional n.2 (AI2), José Sarney ingressou no partido que defendia a pauta dos militares, a Aliança Renovadora Nacional (ARENA). Durante o regime militar foi governador do Maranhão (1966-1970) e senador (1971-1979, 1979-1985). Com o fim do bipartidarismo fundou o Partido Democrático Social (PDS).

    https://www.infoescola.com/historia/governo-de-jose-sarney/

  • CERTA. Trecho de História do Brasil, de Bóris Fausto, p. 437: "Com a eleição de Tancredo Neves a transição para o regime democrático não terminou e estaria sujeita ainda a imprevistos". A forma como entendi a questão é que "inesperado" e "imprevisto" foram colocados como sinônimos, mas forçando bastante, ainda mais se considerarmos a abertura lenta, gradual e segura de Geisel.

  • a FORMA como se deu a transição é que foi inesperada. a FORMA

  • A palavra inesperada causa confusão, mas é só ler atentamente o texto de apoio. A população esperava eleições DIRETAS e o que realmente aconteceu foi uma eleição INDIRETA, portanto INESPERADA.

  • Questão ambígua. A abertura em si não foi inesperada, mas sim a maneira (forma) com que ela ocorreu.

  • meu deus, forma inesperada, ou é eu quem esqueci tudo ou essas questões estão me trolando ...

    LENTA, GRADUAL E SEGURA...

  • Tem que haver interpretação nesse tipo de questão. Muitos comentários dizendo que deveria ser anulada... calma gente. Inesperado foi o jeito que Sarney assumiu. Tancredo morreu 1 dia antes da posse, o que fez com que Sarney assumisse....

  • A transição de poder entre militares e civis foi fortemente dirigida pelos próprios militares.

    A eleição do primeiro presidente civil, inclusive, foi feita por meio do voto indireto.

    José Sarney, que foi quem assumiu a presidência da república após a morte de Tancredo Neves, fez boa parte de sua carreira política apoiando o regime militar.

    Responsável por convocar a constituinte que entregaria a Constituição de 1988, José Sarney foi responsável por conduzir o novo cenário político que fazia o país reencontrar-se com as liberdades democráticas.

    Gabarito: Certo.

  • de forma inesperada: nunca! banca discricionário com seus advérbios e adjetivos subjetivos.
  • A transição de poder entre militares e civis foi fortemente dirigida pelos próprios militares.

    A eleição do primeiro presidente civil, inclusive, foi feita por meio do voto indireto.

    José Sarney, que foi quem assumiu a presidência da república após a morte de Tancredo Neves, fez boa parte de sua carreira política apoiando o regime militar.

    Responsável por convocar a constituinte que entregaria a Constituição de 1988, José Sarney foi responsável por conduzir o novo cenário político que fazia o país reencontrar-se com as liberdades democráticas.

    Gabarito: Certo.

    Danuzio Neto | Direção Concursos

  • Que pergunta capciosa. Adorei. Obrigado pelos comentários, caros colegas.

  • Revisar

  • Inesperada? Nunca.

    Deu-se de forma inesperada está concordando com ´´A volta do poder civil´´ e a volta do poder civil não foi insperada, questão era pra ser anulada!!

    PMAL 2021

  • nao entendi " apoiando o regime militar " com "reencontrar-se com as liberdades democraticas"

  • A Campanha das “Diretas Já" foi um movimento político que tinha por objetivo aprovar a Emenda Dante de Oliveira. O texto da emenda visava garantir eleições presidenciais diretas para as eleições de 1985. A eleição direta era um grande passo para a retomada da democracia, pois assim o povo poderia eleger os seus representantes auxiliando a implantação do Estado Democrático de Direito. A Campanha foi realizada pelos opositores da ditadura militar para pressionar a aprovação da emenda pela Câmara dos Deputados, contudo não obteve sucesso.

    . O candidato que foi eleito indiretamente pelo Colégio Eleitoral foi Tancredo Neves para presidente e José Sarney para vice-presidente. O primeiro era um dos líderes do movimento das Diretas Já. José Sarney era deputado federal foi eleito pelo PMDB, mas durante grande parte da sua vida política anterior foi no partido ARENA, partido aliado à ditadura militar. Tancredo Neves faleceu antes de assumir seu cargo e seu vice-presidente José Sarney foi empossado interinamente. 
    O poder civil foi retomado e consolidado com o restabelecimento das eleições diretas para presidente, prefeito e governador. Além disso, ocorreu a promulgação da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

    Esta afirmativa está correta pois os fatos expostos demonstram que o retorno para o poder civil foi de forma inesperada, uma vez que o líder das Diretas Já foi eleito indiretamente como presidente pelo Colégio Eleitoral. Somado ao fato de que José Sarney esteve durante vinte anos aliados aos governos militares foi eleito como vice-presidente e, por conta do falecimento de Tancredo Neves, assumiu a presidência, o que foi completamente inesperado. 

    O tema tem tratamento adequado em manuais de Ensino Médio e para graduação. 

    Gabarito do Professor: CERTO.
  • GAB: CERTO

    O Governo José Sarney (1985 a 1990) Com o país abalado pela morte do presidente eleito Tancredo Neves, seu vice José Sarney assumiu o governo brasileiro acompanhado pelo ministério escolhido pelo falecido Tancredo Neves.

    Começou então um processo de redemocratização no Brasil. No seu governo, além de Sarney conceder aos

    analfabetos o direito de votar, estabeleceu também as eleições diretas para os cargos políticos.

    Com a criação da nova

    Constituição (1988), o Brasil entrava no período mais democrático de todos os tempos. Sarney ficou na presidência de 1985 a 1990.

    O Brasil estava feliz com a redemocratização, porém a economia não andava nada bem.

  • "deu-se de forma inesperada..."

    Se tem uma coisa que é lamentável é a subjetividade dessa banca, usam termos que só servem para derrubar o candidato e além do mais, contrariar os fatos ocorridos antes da redemocratização.

    Ainda no Governo de Geisel ele defendia a redemocratização de forma lenta, gradual e segura!