Charles-Edouard Jeanneret-Gris, mais conhecido pelo pseudónimo de Le Corbusier , foi um arquiteto, urbanista, escultor e pintor de origem suíça e naturalizado francês em 1930. É considerado, juntamente com Frank Lloyd Wright, Alvar Aalto, Mies van der Rohe e Oscar Niemeyer, um dos mais importantes arquitectos do século XX.
A sua influência estendeu-se principalmente ao . Foi um dos primeiros a compreender as transformações que o automóvel exigiria no . A cidade do futuro, na sua perspectiva, deveria consistir em grandes blocos de apartamentos assentes em , deixando o terreno fluir debaixo da construção, o que formaria algo semelhante a parques de estacionamento. Grande parte das teorias arquitectónicas de Le Corbusier foram adaptados pelos construtores de apartamentos nos .
Le Corbusier defendia, jocosamente, que, "por lei, todos os edifícios deviam ser brancos", criticando qualquer esforço artificial de . As estruturas por ele idealizadas, de uma simplicidade e austeridade espartanas, nas , foram largamente criticadas por serem monótonas e desagradáveis para os peões. A cidade de foi concebida segundo as suas teorias.
fonte: