SóProvas


ID
2068300
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Acerca das repercussões da Primeira e da Segunda Guerras Mundiais em diferentes aspectos nas sociedades latino-americanas, julgue (C ou E) o item seguinte.

A Argentina manteve-se neutra durante quase toda a Segunda Guerra Mundial, tendo declarado guerra à Alemanha em 1945, para reunir condições de participar da Conferência de São Francisco.

Alternativas
Comentários
  • A ascensão de Hitler foi contemporânea da “década infame” na Argentina, época de golpes militares e regimes que se mantinham no poder por meio de eleições fraudulentas. No Brasil, foi período de instabilidade e levantes armados de comunistas e integralistas, culminando com a ditadura do Estado Novo, que atravessou toda a guerra. Ambos os países tiveram surtos de antissemitismo, lá mais forte do que cá. A Argentina manteve-se neutra na Segunda Guerra Mundial até 1945, quando declarou guerra à Alemanha – declaração meramente formal, condição para a entrada na ONU. A neutralidade se devia a razões contraditórias: o desejo de continuar a abastecer o império britânico com alimentos e a simpatia de muitos argentinos pelo nazi-fascismo. Também havia, claro, importantes correntes da opinião pública favoráveis aos Aliados. Ficou famoso o gesto do general Justo, ex-presidente do país, que foi até a embaixada do Brasil em Buenos Aires e ofereceu sua espada para lutar contra o Eixo.

  • Após a conferência de Yalta, cinquenta países se reuniram nos EUA, em 1945 na Conferência de São Francisco para a criação da ONU - Organização das Nações Unidas - tendo como objetivos: manter a paz mundial e a segurança internacional, buscar a cooperação entre os povos e soluções para os problemas econômicos, sociais, culturais e humanitário.

     

  • Gab: Correta

     

    Apesar da simpatia de muitos argentinos pelo nazi-fascismo, a Argentina declarou à Alemanha em 1945 (uma declaração meramente formal, já que era condição para entrada na ONU).

  • Engraçado que ela declara guerra à Alemanha e dá asilo a nazistas.

  • Renata Meira, a declaração de guerra à Alemanha por parte da Argentina foraformalmente , pois era um requisito para ingressar na ONU, apesar de ter ideologia favorável ao partido nacional socialista dos trabalhadores alemães, assim , concedendo asilo diplomático aos nazistas. 

  • A Argentina manteve-se neutra durante quase toda a Segunda Guerra Mundial, uma vez que oficialmente se relacionava com todos os países da arena internacional. Não havia uma postura coesa internamente na Argentina sobre quem deveria ser apoiado na Segunda Guerra Mundial. Os nacionalistas conservadores eram pró-países do Eixo. Já os democratas eram a favor dos Aliados. Por último, os liberais conservadores apoiavam os aliados no plano internacional, mas eram antidemocráticos internamente. 

    A sociedade civil argentina passou a apoiar a causa aliada após a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial. Durante a III Reunião de Consulta de Ministros das Relações Exteriores das Repúblicas Americanas, em 1942, os Estados Unidos conclamou a todos os países americanos para que houvesse uma solidariedade continental. Esta solidariedade seria com a ruptura de vínculos e declaração de Guerra aos países do Eixo. 

    A Argentina manteve-se neutra, mesmo após o apelo estadunidense. Dessa forma, os Estados Unidos impuseram sanções econômicas, políticas e militares como punição pela não adesão. Em 1943 o presidente Castillo foi deposto por um golpe de Estado articulado pelos militares nacionalistas. Assim que tomaram o poder alinharam a Argentina aos países do Eixo. Este governo não foi reconhecido pelos norte-americanos e as tensões se ampliaram paulatinamente entre os dois países.

    A Conferência Interamericana sobre Problemas da Guerra e da Paz aconteceu na Cidade do México entre fevereiro e março de 1945. A Argentina não participou da reunião porém, recebeu um comunicado. Este comunicado repudiou veementemente a não adesão às medidas necessárias para que tivessem acesso a Conferência de São Francisco. Entretanto, foi facultada a Argentina a possibilidade de aderir à Ata e os princípios nela contidos. 

    A Argentina respondeu prontamente aderindo à Ata elaborada na Conferência e, declarando guerra ao Eixo. Esta afirmativa está correta, pois a Argentina a adesão a Ata elaborada na Conferência Interamericana sobre Problemas da Guerra e da Paz lhe forneceu o acesso a Conferência de São Francisco. 

    Esta questão sobre a história da Argentina e as suas relações diplomáticas pode ser encontrada no livro A integração Brasil-Argentina: história de uma ideia na “visão do outro" de Alessandro Candeas. 

    Gabarito do Professor: CERTO.