SóProvas


ID
2068327
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

     Os franceses fizeram em 1789 o maior esforço que um povo já empreendeu, a fim de, por assim dizer, cortarem em dois o seu destino e separarem por um abismo o que haviam sido até então do que queriam ser dali em diante. Com esse objetivo, tomaram toda espécie de precauções para não levarem para a sua nova condição coisa alguma do passado; impuseram a si mesmos toda sorte de coerções para se moldarem diferentemente de seus pais; enfim, nada esqueceram para se tornarem irreconhecíveis.


Alexis de Tocqueville. O antigo regime e a revolução. São Paulo: Martins Fontes, 2009, p. xlii (com adaptações).

Tendo o trecho de texto de Tocqueville como referência inicial, julgue (C ou E) o item que se segue, acerca de revoluções que marcaram a história europeia no final do século XVIII e no século XIX.


Uma consequência das revoluções de 1848 foi a saída de Klemens von Metternich da condição de ministro do exterior do Império Austríaco, posto por ele ocupado desde a época das Guerras Napoleônicas.

Alternativas
Comentários
  • A revolução de Viena em março de 1848 o forçou a fugir.

  • A explosão da Revolução de 1848, na Itália, na Alemanha e dentro do próprio Império Austríaco, pôs em causa todo o sistema tradicionalista revigorado por Metternich, caindo este do poder. Teve então que exilar-se; Fernando I, o imperador, abdicou da Coroa. Foi o culminar do declínio de um dos maiores diplomatas que a Europa já conheceu.

  • CERTO.

    Outros impactos da Primavera dos Povos/levantes de 1848: 

    Rei alemão Frederico Guilherme e rei piemontês Carlos Alberto prometem novas constituições;

    Reinvindicações de trabalhadores em Praga e na Hungria;

    Revoltas populares na Suécia e na Espanha, etc.

     

     

     

  • Príncipe de Metternich-Winneburg-Beilstein (15 de Maio de 1773 – 11 de Junho de 1859[1]) foi um estadista do Império Austríaco e um dos mais importantes diplomatas do seu tempo, a serviço do Ministerio do Exterior imperial desde 1809 e Chanceler a partir de 1821 até à revolução liberal de 1848, que forçou a sua demissão. O Império Napoleônico foi um período da história da França que teve início em 1804 com a proclamação de Napoleão Bonaparte como imperador dos franceses. Este período durou até 18 de junho de 1815, após a derrota de Napoleão na Batalha de Waterloo. ​Assim, Metternich da condição de ministro do exterior do Império Austríaco, posto por ele ocupado desde a época das Guerras Napoleônicas.​

  • Neste ano de 48 em Viena operários e estudantes, cansados de 30 anos de autoritarismo de Metternich, iniciaram um protesto pacífico que se tornou uma batalha após o exército ter disparado contra a multidão, causando vítimas fatais. 

    No entanto, ao invés de diminuir, o movimento se alastrou por bairros operários. Barricadas foram feitas e estabelecimentos comerciais foram saqueados. Como não estava surtindo efeito, as tropas foram recolhidas aos quartéis. O Imperador Ferdinando fica sem condições de governo. Metternich renunciou e buscou refúgio na Inglaterra.

    “ No dia 15 de março de 1848, o imperador Ferdinando aprovou a liberdade de imprensa, garantiu uma nova Constituição e a formação de uma guarnição civil armada, atendendo, assim, às "exigências de março" dos manifestantes. A consequência foi a composição de uma comissão de cidadãos, formada por 24 burgueses que ocuparam a administração de Viena."

    Pode-se concluir que o movimento conseguiu, ao menos, fazer algumas modificações no estado austríaco, além de forçar a renúncia de Metternich.