-
Entre 1870 e 1890, Bismarck dominou a política internacional europeia. Seu sistema se baseava na aliança Alemanha-Áustria-Rússia e no isolamento da França.
-
Até onde se dizia que "causou perdas expressivas..." a questão estava correta.
-
Durante o século XIX, para alcançar uma paz duradoura o Concerto da Europa tentou manter o equilíbrio de poder. Esta política foi largamente bem sucedida em evitar guerras em grande escala na Europa por quase um século, até a Primeira Guerra Mundial. Especificamente, durante a primeira metade do século XIX a Inglaterra e França dominaram o continente europeu, mas por volta de 1850, haviam ficado extremamente preocupados com o crescente poder da Rússia e Prússia. A Guerra da Crimeia de 1854 a 1855 e a Segunda Guerra de Independência Italiana de 1859 quebraram as relações entre as grandes potências da Europa, no entanto, a criação e ascensão do Império Alemão como uma nação dominante reestruturou o equilíbrio de poder europeu. Nos próximos 20 anos, Otto Von Bismarck irá conseguir manter o equilíbrio de poder, propondo a criação de muitos tratados e alianças complexas entre as nações europeias.
No entanto, após a renúncia de Bismarck na década de 1890, a política externa do Império Alemão se tornou expansionista e as alianças recém-criadas provaram ser frágeis, algo que desencadeou a Primeira Guerra Mundial em 1914. Um dos objetivos do Tratado de Versalhes, o principal logo após a guerra, foi abolir o dominío do conceito "Equilíbrio de Poder" e substituí-lo com a Liga das Nações.
«https://pt.wikipedia.org/wiki/Equil%C3%ADbrio_europeu_de_poder»
-
c/ Bismarck, a Alemanha era potência satisfeita, ele só garantiu c/ a força a unificação, depois disso, ñ tinha a intenção de expandir mais na Europa
-
Gabarito: ERRADO
Embora o sistema de “hegemonia coletiva” tenha sido comprometido com a unificação alemã, o equilíbrio não foi rompido. Igualmente errada é a afirmação de que a Alemanha causou perdas territoriais à Grã-Bretanha e à Rússia. No processo de unificação alemã, Bismarck consquistou terras que estavam sob domínio austríaco, dinamarquês e francês.
-
Alem das excelentes respostas dos camaradas, acrescento a política de autocontenção que Bismarck levou à cabo de forma muito bem-sucedida até sua demissão por Wilhelm II em 1891.
-
ERRADO.
A realpolitik de Bismarck era pautada pela consciência da fragilidade alemã em meio às demais potências europeias: França à oeste e Rússia à leste.
A definição contida no item ("agressiva política externa") se aplica com mais exatidão ao período posterior, após a destituição de Bismarck, com a weltpolitik de Guilherme II, com a qual a Alemanha se lança definitivamente na corrida imperialista.
-
Bismarck visava, entre outros aspectos, garantir a integridade territorial do recém-criado Estado alemão e o equilíbrio do sistema internacional europeu com a inclusão da Alemanha nesse sistema. Bismarck pautava-se pelo conceito de realpolitik: nele, a Alemanha – recém unificada – declarava ser uma potência satisfeita com seu poder/suas posses, sem a necessidade de prática do imperialismo
-
Gabarito: ERRADO
Outra questão para ajudar no entendimento:
Ano: 2011 Banca: CESPE Órgão: Instituto Rio Branco Prova: Diplomata 2ª Etapa
Bismarck visava, entre outros aspectos, garantir a integridade territorial do recém-criado Estado alemão e o equilíbrio do sistema internacional europeu com a inclusão da Alemanha nesse sistema. CERTO
-
Além da Alemanha bismarckiana querer assumir o papel de mediadora e desinteressada na disputa colonial que iniciou-se a partir do Congresso de Berlim, a questão é errada por colocar as perdas territoriais expressivas. Foi um período de expansão de todos os países mencionados, inclusive, prestando-se especial detalhe à expansão russa e austríaca nos Bálcãs, o que escalonará a tensão entre as potências e suas relações com a Alemanha (unidas pelo Tratado dos 3 Imperadores de 1872).
ITEM ERRADO.