SóProvas


ID
2068393
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

     Para a geração dos “pais fundadores”, a expansão dos Estados Unidos da América para o oeste abria a possibilidade de realizar uma utopia espacial grandiosa. Na visão de Thomas Jefferson, os EUA tinham uma oportunidade sem precedentes de evitar o declínio das velhas sociedades europeias, na medida em que o seu desenvolvimento se realizasse no espaço e não precipuamente no tempo.


Jürgen Osterhammel. Die Verwandlung der Welt. Eine Geschichte des 19. Jahrhunderts. München: CH Beck, 2011, p. 479 (traduzido e adaptado)

 A propósito do tema abordado no texto precedente, julgue (C ou E) o item seguinte.

Para a Guerra de Secessão contribuíram divergências entre estados do norte e do sul dos Estados Unidos da América a respeito da escravidão, que se associaram, entre outros, a conflitos de interesse decorrentes da defesa do livre-comércio pelos fazendeiros sulistas e da defesa do protecionismo pela elite industrial nortista.

Alternativas
Comentários
  • Certinho, pode confundir se pensarmos na lógica atual, mas naquele momento o Sul defendia o livre-comércio, uma vez que dependia basicamente da exportação de produtos agrícolas, e o Norte defendia um protencionismo, uma vez que não queria a concorrência inglesa para sua industria incipiente. 

  •  Sob a perspectiva separatista, a Guerra de Secessão pouco teve a ver com a escravidão, na verdade, a escravidão foi usada como uma espécie de bode expiatório pro real motivo, que era a vontade do Sul de se separar e o fato do Lincoln ter rasgado a constituição e negado a separação da região. E o motivo da vontade do Sul de se separar foi basicamente a imposição que o Norte tentava colocar no congresso por uma política proteccionista e enquanto o Sul defendia o oposto levando em conta a sua dependência à exportação de produtos agrícolas.