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ID
2068396
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Acerca da vida cultural no mundo moderno, julgue (C ou E) o item subsequente.

Uma das mais significativas rupturas promovidas pelo Modernismo na tradição arquitetônica ocidental foi a rejeição de elementos ornamentais exteriores e o incremento de uma preocupação funcional com a ambientação do espaço interno das edificações.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: correta. 

    Segue texto do conselho de arquitetura. 

    Na metade do século XX, a arquitetura brasileira foi descoberta por críticos e jornalistas de vários países. A grande surpresa era o surgimento de edificações que pareciam desfrutar de maior  liberdade formal, leveza e uso de materiais e de curvas, bem diferente do uso da Europa e dos Estados Unidos. Os brasileiros também ficaram encantados com o fato de os europeus e americanos estarem olhando para cá e celebrando mais essa manifestação de nossa cultura, ao lado da bossa nova e do cinema novo. Mas o processo começara bem antes e fora impulsionado durante o Estado Novo.

    A primeira casa em estilo modernista surgiu em São Paulo, com projeto do russo Gregori Warchavchik (1929-1930). Sem qualquer ornamentação e formada por volumes prismáticos brancos, a obra era tão impactante para a época que, para conseguir obter aprovação junto à prefeitura, o arquiteto apresentou uma fachada totalmente ornamentada, e após a conclusão da obra, alegou falta de recursos para completá-la.

    A casa foi reformada pelo próprio Warchavchik nos anos 30, para abrigar a família que crescia. Depois de várias mudanças, o conjunto foi tombado pelo Condephaat, em 1984, seguido pelo Iphan e, posteriormente, pelo Conpresp. Mas somente apatir do ano 2000 se iniciam projetos e obras para a recuperação do imóvel, completados em 2007.

    A casa de Warchavichik já tinha as características que iriam definir os grandes projetos modernistas: o racionalismo, o funcionalismo, formas geométricas definidas e ausência de elementos meramente ornamentais, já que a própria obra era considerada um ornamento na paisagem.

    O ideólogo do modernismo na arquitetura brasileira, asseguram os especialistas, foi Lúcio Costa. Entre os estrangeiros, nenhum influenciou mais que o franco-suíço Le Corbusier, que aqui esteve várias vezes, inicialmente para orientar a equipe de arquitetos que em 1936 projetou o edifício da nova sede do Ministério da Educação no Rio de Janeiro (Palácio Gustavo Capanema) e em outras realizou conferências para difundir seus ideais, e reforçar a influência sobre os jovens arquitetos da época.

    Mais de meio século depois, as obras do modernismo continuam sendo referências importantes e marcos da nossa arquitetura

    fonte:http://arquiteturaurbanismotodos.org.br/modernismo-na-arquitetura/