-
O romantismo foi um movimento artístico, político e filosófico surgido nas últimas décadas do século XVIII na Europa que durou por grande parte do século XIX. Caracterizou-se como uma visão de mundo contrária ao racionalismo e ao iluminismo e buscou um nacionalismo que viria a consolidar os estados nacionais na Europa.
Isaac Newton ( 4 de janeiro de 1643 - 31 de março de 1727) foi considerado o cientista que causou maior impacto na história da ciência. De personalidade sóbria, fechada e solitária, para ele, a função da ciência era descobrir leis universais e enunciá-las de forma precisa e racional.
-
O romantismo tentava libertar-se das convenções acadêmicas e expressar-se de forma livre. Inteiramente influenciado pelas ideias políticas e filosóficas do século das luzes e do movimento alemão Strürm und Drang, que ressaltava o sentimento e a natureza, o Romantismo criticava o racionalismo cientificista. A academia neoclássica era percebida pela ordem, proporção, simetria e harmonia, o que foge dos parâmetros românticos. Pregava, dessa forma, a emoção e a fantasia, a exaltação da natureza, a defesa dos ideais nacionalistas, o panteísmo, o individualismo e o subjetivismo.
CERTO
-
Um exemplo são as teorias das cores de Goethe, um esforço intelectual quixotesco para destituir a ótica newtoniana.