-
O romantismo foi um movimento artístico ocorrido na Europa por volta de 1800, que representa as mudanças no plano individual, destacando a personalidade, sensibilidade, emoção e os valores interiores.
Atingiu primeiro a literatura e a filosofia, para depois se expressar através das artes plásticas. A literatura romântica , abarcando a épica e a lírica, do teatro ao romance, foi um movimento de vaguarda e que teve grande repercussão na formação da sociedade da época, ao contrário das artes plásticas, que desempenharam um papel menos vanguardista.
A arte romântica se opôs ao racionalismo da época da Revoluçao Francesa e de seus ideais, propondo a elevação dos sentimentos acima do pensamento. Curiosamente, não se pode falar de uma estética tipicamente romântica, visto que nenhum dos artistas se afastou completamente do academicismo, mas sim de uma homogeneidade conceitual pela temática das obras.
A podução artística romântica reforçou o individualismo na medidade em que baseou-se em valores emocionais subjetivos emuitas vezes imaginários, tomando como modelo os dramas amorosos e as lendas heróicas medievais, a partir dos quais revalorizou os conceitos de pátria e república. Papel especial desempenharam a morte heróica na guerra e o suicídio por amor.
-
alguém conseguiria explicar o que exatamente está errado no item?
-
O Cubismo não fazia nenhuma referência às expressões medievais. Já o expressionismo sim.
"Os expressionistas receberam numerosas influências: em primeiro lugar a da arte medieval, especialmente a gótica alemã. De signo religioso e caráter transcendente, a arte medieval punha ênfase na expressão, não nas formas: as figuras tinham pouca corporeidade, perdendo interesse pela realidade, as proporções, a perspectiva. Por outro lado, acentuava a expressão, sobretudo na olhada: as personagens eram simbolizas mais que representadas. Assim, os expressionistas inspiraram-se nos principais artistas do gótico alemão, desenvolvido através de duas escolas fundamentais: o estilo internacional (finais do século XIV-primeira metade do XV), representado por Conrad Soest e Stefan Lochner; e o estilo flamengo (segunda metade do século XV), desenvolvido por Konrad Witz, Martin Schongauer e Hans Holbein, o Velho. Também se inspiraram na escultura gótica alemã, que salientou pela sua grande expressividade, com nomes como Veit Stoss e Tilman Riemenschneider. Outro ponto de referência foi Matthias Grünewald, pintor tardo-medieval que, embora conhecesse as inovações do Renascimento, seguiu numa linha pessoal, caracterizada pela intensidade emocional, uma expressiva distorção formal e um intenso colorido incandescente, como na sua obra mestra, o Retábulo de Isenheim."
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Expressionismo
-
O erro está no Romantismo, uma vez que, as tendências vanguardistas era inovação radicalização nas artes pelo improviso, pelo novo, pelo futuro artístico.
-
'foi a tendência a idealizar o passado medieval europeu,'
Essa é uma caracteristica do romantismo ,mas não do expressionimo ou do cubismo,esses dois ultimos são movimentos vanguardistas.
-
Os movimentos de vanguarda europeus tinham por objetivo se opor aquilo que era tradicional. Os movimentos analisados no suporte da questão foram o Cubismo e o Expressionismo, ambos criados no início do século XX.
O Cubismo analisava a realidade sob diferentes perspectivas. Entretanto os artistas adotaram em suas telas a perspectiva plana. A representação de objetos, situações e até mesmo da natureza se dava através da perspectiva plana com a geometrização das formas. Não possuía compromisso com a apresentação real das coisas. O artista deveria criar e não mimetizar.
O Expressionismo foi um movimento de vanguarda que focava no lado pessimista da realidade e da humanidade. Pregava a irracionalidade e o individualismo. Teve como contexto histórico a Primeira Guerra Mundial então, as visões da realidade eram aquelas que representavam angústia, medo e uma subjetividade solitária e obscura.
Esta afirmativa está incorreta, pois tanto o Cubismo como o Expressionismo não estavam preocupados com a representação real da natureza e da relação entre os humanos. No Cubismo e no Expressionismo, o artista se desobrigou da mimética da natureza e passou a representar a natureza de forma geométrica ou de forma metafisica, respectivamente. O Romantismo por sua vez valorizava a exaltação da natureza, a fuga da realidade e idealizava o amor romântico em contraposição aos outros movimentos que retratavam a miserabilidade humana.
A obra sobre Historia da Arte ,de E.G. Grombrich, apresenta os dados para o estudo do tema em pauta
Gabarito do Professor: ERRADO.
-
Errado.
Está correto dizer que o Romantismo idealizava o passado medieval europeu e criticava a tecnificação, porém não se pode relacioná-lo com o Cubismo e com o Expressionismo, pois essas duas vanguardas rompiam com os preceitos românticos.