SóProvas


ID
2068507
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2016
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Julgue (C ou E) o item subsecutivo, referente a mercado de trabalho.

A curva de Phillips descreve a relação direta entre maior taxa de desemprego e maior taxa de variação dos salários nominais.

Alternativas
Comentários
  • Em macroeconomia, a curva de Phillips representa uma relação de trade-off entre inflação e desemprego, que permite analisar a relação entre ambos, no curto prazo. Segundo esta teoria, desenvolvida pelo economista neozelandês William Phillips, uma menor taxa de desemprego leva a um aumento da inflação, e uma maior taxa de desemprego a uma menor inflação. Contudo, esta relação não é válida no longo prazo, uma vez que a taxa de desemprego é basicamente independente da taxa de inflação conforme outras variáveis vão se alterando.

  • "O salário nominal é aquele que é influenciado pelos preços (ou seja, demonstra uma correção monetária em si – quando os preços sobem, o salário nominal sobe. Note que não há ganho de poder de compra apenas manutenção do potencial de compra). Além disso, a curva de Phillips, mostra que quando o desemprego aumenta, os preços são reduzidos. Se os preços caem, então, o salário nominal (que acompanha os preços) deve cair." (Marcello Bolzan, IDEG.)

  • Curva de Phillips = Inflação X Desemprego


    Curto prazo - relação inversa

    Longo prazo - desemprego igual p/ qualquer nível de inflação

  • Questão ERRADA. 

  • Errado!

    A relação é INVERSA!

    No experimente de Phillips, origem da Curva, verificou-se uma razão inversa entre taxa de desemprego e variação dos salários nominais.

    E isso é muito intuitivo, né não: quanto menor o desemprego, mais escasso está o fator trabalho e, assim, os salários crescem mais.

    Se há muito desemprego, os trabalhadores estão aceitando “qualquer coisa”. Logo, os salários caem.

    Resposta: E

  • Alternativa Errada.

    A curva de Philips demonstra um tradeoff (relação inversa) entre inflação e desemprego no curto prazo (Quanto maior a taxa de desemprego menor a taxa de inflação e vice-versa).

    Quanto maior a taxa de desemprego, menos renda é gerada, logo o resultado é uma menor demanda por bens e serviços, que gera maior a competição entre as empresas pelos consumidores e consequentemente, a redução de preços ao consumidor. Quanto maior a taxa de desemprego, menor a taxa de inflação e vice-versa [teoria considerada controversa por diversos economistas].

  • Curva de Phillips = Inflação X Desemprego

    Curto prazo - relação inversa

    Longo prazo - desemprego igual p/ qualquer nível de inflação