SóProvas


ID
2068522
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2016
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

     No rol dos esquemas transitórios de combate à inflação apareceu o Plano Trienal, como uma heroica tentativa de compatibilização dos dois propósitos subjacentes em toda anterior controvérsia — defesa da taxa de crescimento e atenuação da inflação em um quadro tumultuoso, no qual os acontecimentos cada vez mais tendiam a escapar de qualquer controle pela política econômica.


Carlos Lessa. 15 anos de política econômica. São Paulo: Brasiliense, 1981, p. 134 (com adaptações)

Tendo como referência inicial o fragmento de texto antecedente, julgue (C ou E) o próximo item, a respeito da conjuntura econômica dos anos que precederam a ditadura militar.

O Plano Trienal não contemplava as chamadas reformas de base, razão pela qual sofreu oposição do movimento sindical.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado

     

    No curto prazo, existiriam contrações econômicas – monetária e fiscal – para atenuar os multiplicadores da demanda e arrefecer a renda forçando consumo para baixo e buscando maior proximidade com a oferta (que estava baixa pela recessão). Porém, no médio prazo, a equipe buscava a ampliação da oferta por meio da ampliação da produtividade dos fatores (daí, a necessidade de cursos técnicos e das famosas reformas de base, que englobava dentre outras coisas a reforma agrária – repartição do fator terra. Ao se desconcentrar os fatores, aumenta-se a produtividade.

     

    Fonte: IDEG

     

  • Se o Plano Trienal foi elaborado no governo de Jango, é claro que contemplavam as reformas de base, pois era este que defendia tais reformas.

     

    Resposta: ERRADO.

  • RESOLUÇÃO:

    Eita! Como não?! Esse era seu marco!

    O Plano, com suas reformas de base, entre as quais a agrária, ia muito ao encontro dos pleitos do movimento

    sindical.

    Resposta: E

  • Um dos objetivos tinha relação direta com ajustes na distribuição de renda.

    Have a good study!