a) Incorreta. [...] esta função não é exercida pelo planejadorde maneira distanciadas de suas opções no contexto daas relações sociais, uma vez que, diante de um mesmo problema e de uma mesma demanda, as pessoas têm diferentes formas de encaminhamento de apreensão do real.
b) Incorreta. Se sua perspectiva da realidade se faz a partir de um ângulo conservador, o planejador vai percebê-la enquanto fato social objetivo, tomando o dado como o limite da reflexão.
c) Incorreta. Lozano e Martin (1968), referindo-se ao exercício dessa atividade, comentam que a função essencial do planejamento, como instrumento técnico, é aumentar a capacidade e melhorar a qualidade do processo de adoção de decisões, oferecendo dados básicos da situação e necessidades, elementos de juízo para apreciar as situações e dados para aferição das tendências e projeções futuras.
d) Correta. Corresponde ao conjunto de informações significativas, para a tomada de decisões, encaminhadas pelos técnicos de planejamento aos centros decisórios.
Baptista, 2000.