SóProvas


ID
2069818
Banca
CIAAR
Órgão
CIAAR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Sobre a Terapia Nutricional Parenteral, analise as afirmativas abaixo.

I. A nutrição parenteral pode ser administrada por via venosa central, utilizando-se as veias subclávia, cava superior e jugular interna.

II. Incompatibilidades químicas podem ser observadas na nutrição parenteral quando são aditivadas, na mesma seringa, o fosfato de potássio com o gluconato de cálcio para formar sal insolúvel.

III. A nutrição parenteral é recomendada aos pacientes hospitalizados por ser de fácil acesso quando administrada por sonda nasogástrica.

IV. A adição de solução de aminoácidos na nutrição parenteral altera o pH da mistura e diminui a estabilidade da emulsão lipídica.

Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Vamos analisar as quatro assertivas:

    I) CORRETA.

    Depe ndendo da osmolaridade  das  soluções,  a  nutrição parenteral pode ser administrada utilizando veias  periféricas, menores, geralmente na mão ou no antebraço, ou, se possuir uma osmolaridade superior a 600 mOsm/L, deve ser administrada por via central, por meio de uma veia de grande diâmetro, geralmente subclávia ou jugular interna. 

    II) CORRETA.

    Forma-se o precipitado fostato de cálcio, de baixa solubilidade.

    III) INCORRETA.

    A  nutrição  parenteral (\'P)  total  consiste na  administração de  todos os  nutrientes necessários à  sobrevida, por via endovenosa. Visa  manter a  homeostase metabólica e  inibir perdas nos balanços calórico, hídrico,  eletrolítico e  rútrogenado. 

    IV) INCORRETA.

    A adiçao de AAs não diminui a estabilidade da emulsão lipídica.

     

     

  • I. ✔️ A nutrição parenteral pode ser administrada por via venosa central, utilizando-se as veias subclávia, cava superior e jugular interna.

    II.✔️ Incompatibilidades químicas podem ser observadas na nutrição parenteral quando são aditivadas, na mesma seringa, o fosfato de potássio com o gluconato de cálcio para formar sal insolúvel.

    III. A nutrição parenteral é recomendada aos pacientes hospitalizados por ser de fácil acesso quando administrada por sonda nasogástrica. SONDA NASOGÁSTRICA É ENTERAL!

    IV. A adição de solução de aminoácidos na nutrição parenteral altera o pH da mistura e diminui a estabilidade da emulsão lipídica. SEGUNDO STORPITIS, 2011: OS AMINOACIDOS, POR SEREM ANFÓTEROS, PROPICIAM A MANUTENÇÃO DO PH E AUXILIA NA DILUIÇÃO DOS CONSTITUINTES