A) Nos estudos observacionais (coorte, caso-controle e inquérito epidemiológico/estudo transversal) o pesquisador não interfere na exposição do paciente a fatores de risco ou tratamentos, apenas observa a presença desses fatores e a ocorrência ou não do desfecho esperado. Ou seja, não busca avaliação de uma suspeita de reação adversa, mas sim, apenas observar o aparecimento de uma possível reação.
Questão incorreta.
B) Estudo descritivo. Estudo desenhado unicamente a fim de descrever a distribuição de certas variáveis, mas que não examina as associações entre elas. Geralmente é de delineamento transversal.
Questão incorreta.
C) Série de casos é representada por uma vigilância passiva.
Questão incorreta.
D) A vigilância passiva sendo a notificação voluntária, que é compreendida como as suspeitas de reações adversas a um dado medicamento que são, espontaneamente, transmitidas pelos profissionais de saúde para as empresas farmacêuticas ou centro de farmacovigilância.
Questão correta!
Letra D.
Bons estudos.
A) os estudos observacionais como sinais da vigilância ativa, que servem para avaliação de uma suspeita de reação adversa.
B) os estudos descritivos, que NÃO estão correlacionados com a detecção e/ou verificação de associação entre uma reação adversa com um dado medicamento. Usados para obter a taxa de base de um desfecho ou estabelecer a prevalência do uso de medicamentos em uma popualçao específica.
C) a vigilância passiva sendo representada por uma série de casos. Esse sinal está relacionado à associação de um medicamento e uma suspeita de reação adversa.