SóProvas


ID
2070481
Banca
FCC
Órgão
DPE-BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Considere os dois excertos a seguir:

I. (...) as sociedades de estamentos, em geral, apresentam uma mobilidade mínima, tanto horizontal quanto vertical. A sociedade colonial, ao contrário, configura uma sociedade estamental com grande mobilidade, e é essa conjunção surpreendente e mesmo paradoxal de clivagem com movimentação que marca a sua originalidade.
(NOVAIS, Fernando. “Condições da privacidade na colônia”. In: MELLO e SOUZA, Laura (org). História da vida privada no Brasil, v. I: cotidiano e vida privada na América Portuguesa. São Paulo: Companhia das Letras, 1997. p. 30)


II. (...) cristalizaram-se na América Portuguesa múltiplas manifestações de religiosidade privada. A abundante diversidade (...) explica-se antes de mais nada, pela multiplicidade dos estoques culturais presentes desde os primórdios da conquista e ocupação do Novo Mundo, onde centenas de etnias indígenas e africanas prestavam culto a panteões os mais diversos.
(MOTT, Luiz. Cotidiano e vivência religiosa: entre a capela e o calundu. In: MELLO e SOUZA, Laura (org.) História da vida privada no Brasil, v. I: cotidiano e vida privada na América Portuguesa. São Paulo: Companhia das Letras, 1997. p. 220)


A sociedade baiana no período colonial compartilha as características enfatizadas nos trechos acima. Os trechos I e II, referem-se, respectivamente, a

Alternativas
Comentários
  • Esta questão deveria ser resolvida de acordo com o que dizia os fragmentos textuais I e II do enunciado da questão. Cabe destacar que, o trecho I é a visão do referido autor, que aponta para a clivagem e para uma mobilidade social na sociedade colonial, ao mesmo tempo. Assim, “a combinação ambígua” que consta na alternativa E atende a essa visão do autor no trecho I. Quanto ao trecho II, a resposta estava mais fácil, a única alternativa possível seria a letra E, o que, de início, também excluiria as outras alternativas.

  • Pura interpretação.

  • Apenas interpretação mesmo

  • O primeiro texto associado aborda as relações de mobilidade social na sociedade baiana colonial enquanto o segundo aborda a diversidade de práticas religiosas privadas existentes no mesmo espaço. O enunciado busca as características corretamente associadas aos textos respectivamente.  
    A) O primeiro texto destaca as dificuldades de mudar de classe social na Bahia colonial, sendo uma formação social distante de uma democracia social.
    B) De fato ocorria uma relativa mobilidade social, porém os estoques culturais deviam-se a diversidade dos estrangeiros que vieram para cá e não por conquista de povos nativos.

    C) A clivagem a que se refere o texto é de ordem econômica principalmente.

    D) Estamentos são classes sociais de baixa mobilidade exatamente o contrário do que afirma o primeiro texto, enquanto o segundo reafirma a diversidade cultural.

    E) A ambiguidade na mobilidade social se devia a existência de diversas possibilidades de ascensão social em contraste com uma sociedade escravista e de forte domínio senhorial por parte dos proprietários dos grandes engenhos, enquanto a grande quantidade de pessoas vindas de outras partes do mundo garante a diversidade de culturas no período. Alternativa correta. 





    Gabarito do professor: E.
  • Gabarito: E

    Conforme o Prof. Marcelo Saraiva: A ambiguidade na mobilidade social se devia à existência de diversas possibilidades de ascensão social, em contraste com uma sociedade escravista e de forte domínio senhorial por parte dos proprietários dos grandes engenhos, enquanto a grande quantidade de pessoas vindas de outras partes do mundo garantiria a diversidade de culturas no período.

    Clivagem é separação, divisão.

    Estamento é conjunto de pessoas que desempenha a mesma função social.