SóProvas



Questões de História e Geografia do Estado da Bahia


ID
561070
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Com relação à organização do espaço geográfico, ao longo do processo histórico, da Zona da Mata do Nordeste, especialmente no estado da Bahia, identificam-se os seguintes destaques:
I - cultura do tabaco (com início no século XVI) e produção de cacau (com início no final do século XIX);
II - descoberta do petróleo no Recôncavo Baiano (com início no final da década de 30).
O tipo de modelo espacial explicado pela localização das culturas de tabaco e cacau nas proximidades dos portos (destaque I) e um exemplo correto de evento decorrente da nova dinâmica interna da região, a partir da descoberta do petróleo (destaque II) são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • - Não entendi o que a questão queria!

  • Resposta B- espaço voltado para fora, ou seja para o mercado exportador tanto o tabaco quanto o cacau. / instalação do Polo Petroquímico, depois da descoberta de Petròleo no Lobato. 

  • Gab: B) espaços voltados para fora / implantação do polo petroquímico de Camaçari.

    I) Tabaco, séc XVI,época do Brasil colonial, produção para fora, para exportação.

    II) Década de 30, Getúlio Vargas e o brasão ''O petróleo é nosso'', cria-se polos petroquímicos no Brasil.

    FéNaMissão!

    VaiDáCerto!

  • O tabaco foi muito utilizado como moeda de troca na época escravagista


ID
862921
Banca
CEFET-BA
Órgão
EBAL
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Em relação à desigualdade racial no Estado da Bahia, identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.

( ) As políticas sociais, como o Bolsa-Família, acabaram com as diferenças entre brancos e negros, no que diz respeito à qualidade da educação.
( ) A Bahia é o único Estado brasileiro onde nunca existiu preconceito racial, porque a maioria de sua população é negra.
( ) O crescimento da presença de negros nas universidades públicas do Estado, ainda que pequeno, deve-se, principalmente, ao sistema de cotas.
( ) A população masculina jovem e negra é a que mais sofre com a violência urbana.
( ) A ausência de políticas públicas, após a abolição, para a inclusão do ex-escravo na sociedade baiana, justifica a permanência da pobreza da população negra.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a

Alternativas
Comentários
  • Houve politicas públicas, mas não foram eficazes. A ultima tá incompleta.

  • F F V V V- GABARITO >A

  • Ineficiência das políticas públicas*

  • Políticas públicas não são ausentes, só não são eficazes....

  • A última assertiva tá falando que nao houve políticas públicas logo após a abolição , e de fato quando os escravos foram libertos não houve nenhuma inclusão social e nem políticas públicas para os ex escravos. Então a assertiva está correta.

  • Não existiu nenhuma politica de inclusão, reparação ou ajustes, basta dar uma olhadinha em quem é a maioria nas favelas, criminalidade e drogas.

    A província da Bahia, no ano de 1887, possuía cerca de 76.838 escravos. A Bahia era a quarta província em relação à quantidade de cativos e concentrava, na época da abolição, 10% da população escrava do Brasil. Na segunda metade do século XIX, o abolicionismo contava com muitos simpatizantes e militantes e não é exagero dizer que mobilizou amplos setores da sociedade da época. Por outro lado, diante da ausência de políticas públicas de inserção social dos ex escravizados, a abolição formal da escravidão, tal qual, ocorreu no Brasil deve ser melhor estudada para compreender os seus limites e consequências para o presente, quando ainda lutamos contra a exclusão social, econômica e cultural da população negra.

  • A

    F F V V V


ID
1391752
Banca
FUNCAB
Órgão
SEFAZ-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

NÃO faz parte dos objetivos do programa de Educação Patrimonial “Por dentro da História", apresentado na revista de mesmo nome, publicada pela SEDUC – Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura Municipal de Contagem, em 2009.

Alternativas
Comentários
  • patrimônio nunca vai combinar com "unidade cultural"

  • Gab: D

    Valorizar a unidade cultural restrita ao município, garantindo a preservação do Patrimônio e o sentimento de pertencimento à cidade.

    Basta procurar a que possui os termos gerais de um questão possivelmente errada como, por exemplo, totalmente, nunca, sempre, somente, apenas, e no caso acima ''restrita''

    FéNaMissão!

    VaiDáCerto!


ID
1406524
Banca
CONSULTEC
Órgão
PM-BA
Ano
2012
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A uma estrutura agrária marcada em vastas áreas, somava-se o total descaso das elites e do governo com as carências da população sertaneja. A tensão explodia com frequência, quase sempre em momentos de seca prolongada, como nas duas últimas décadas do século XIX.
Durante as secas prolongadas, a população perdia suas fontes de sustento e muitas pessoas procuravam sobreviver migrando para outra região. [...]. Também se disseminava, nessas épocas, o misticismo religioso: uma vez condenados à miséria material, os sertanejos passavam a buscar apoio no imaginário espiritual, levando uma vida de devoção religiosa e exaltação mística. O misticismo religioso quase sempre se desenvolvia em torno de um líder carismático, cujo discurso era capaz de mobilizar as populações com promessas, como a salvação eterna, em troca das misérias terrenas. (VICENTINO; DORIGO. 2010, p.556).

O texto pode ser corretamente relacionado ao movimento social, ocorrido no Brasil,

Alternativas
Comentários
  • Guerra dos Canudos -> Ocorreu no interior da Bahia ; Foi movida pelo misticismo , e fugindo a miséria provocada pelas secas; Quem chefiou foi Antônio Vicente Mendes Maciel também conhecido como Antônio Conselheiro. 

  • Guerra de Canudos ou Campanha de Canudos[1] foi um conflito armado que envolveu o Exército Brasileiro e membros da comunidade sócio-religiosa liderada por Antônio Conselheiro, em Canudos, no interior do estado da Bahia. Os confrontos ocorreram entre 1896 e 1897, com a destruição da comunidade e a morte da maior parte dos 25 000 habitantes de Canudos.


ID
1406533
Banca
CONSULTEC
Órgão
PM-BA
Ano
2012
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Os conhecimentos sobre a Região Norte brasileira permitem afirmar que seu relevo se caracteriza por ser

Alternativas
Comentários
  • GAB: D) diversificado e constituído por baixos platôs, planícies e planaltos residuais, depressões e tabuleiros litorâneos.

  • Região norte, lembro logo da Amazônia, cheia de planícies, platos baixos, e muita área alagada. Então letra D


ID
1445371
Banca
CONSULTEC
Órgão
PM-BA
Ano
2011
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Se, por um lado, a dimensão política do modelo de Estado [...] decorre da dimensão religiosa do pensamento de seu fundador e, assim, ambas se suportam reciprocamente, o mesmo parece ter ocorrido com a dimensão econômica do desenho daquela sociedade. De fato, a fortíssima raiz cultural do trabalho coletivista e da ajuda mútua no meio rural, [...], largamente empregados na região da caatinga, sugerem que o Estado [...] desenvolveu-se com a prática disseminada de um modelo de economia centrada na produção coletivista e que [...] foi na realidade um grande mutirão. (SE..., 2011).

A análise do texto, aliada aos conhecimentos sobre os movimentos sociais na Bahia, permitem afirmar que ele se refere à

Alternativas
Comentários
  • O movimento de Canudos tinha como pauta o comunitarismo, que é trazido no texto pela expressão "Produção Coletivista", havia também uma figura central, líder religioso, que era Antônio Conselheiro. Essa comunidade tinha algumas regras para que os moradores pudessem permanecer lá, a exemplo de não poder se prostituir.

    OBS.: Não confunda Canudos com Contestado

  • Revolta dos Malês, insurreição que defendia a queda do Império e a instalação do islamismo no sertão baiano.

    A revolta aconteceu na cidade de Salvador!

  • Sertão: Canudos!

  • Ocorreu no governo do, pacato, Prudente de Morais, foi uma revolta ocorrida no sertão baiano que associou fanatismo religioso, concentração de terra e péssimas condições de existência.


ID
1445374
Banca
CONSULTEC
Órgão
PM-BA
Ano
2011
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Os conhecimentos sobre os aspectos físicos e geográficos do Brasil e da Bahia permitem afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A existência das falhas geológicas de Maragogipe e Salvador está relacionada ao fenômeno da Deriva Continental, que provocou a separação da África da América do Sul

  • Gostaria que algum professor respondesse o erro da assertiva "A"

  • Juan Garcia, acredito eu que a assertiva A esteja errada por ser sedimentos fluviais ao invés de marinhos. Não tenho certeza, mas é a minha opinião.

  • planície- formações geradas por deposição de sedimentos recentes de origem marinha, lacustre ou fluvial. Qual o erro da alternativa A?

  • O relevo da Bahia é composto, principalmente, por PLANALTOS, mas existem áreas de planícies e depressoes. Apx 70% do território possue altitude entre 300m e 900m. Logo, oq se destaca no território brasileiro e baiano são os planaltos.

  • O erro da A está na palavra "Brasil". Planície litorânea não é característica do Brasil como um todo.

  • GAB. C)

    A existência das falhas geológicas de Maragogipe e Salvador está relacionada ao fenômeno da Deriva Continental, que provocou a separação da África da América do Sul.

  • Letra c, por quê? porque a pergunta se refere aspectos físicos e geográficos,e não a relevo como por exemplo a planície, Planalto, depressão relativa etc . Nós temos que saber interpretar e compreender corretamente a pergunta,para não errar, porque muitas das perguntas nós induzem ao erro.

  • GABARITO C

    Um pouco sobre a Deriva Continental ocorrida:

    Por pouco, uma boa porção do que hoje é o Nordeste brasileiro não se tornou parte da África durante a movimentação dos grandes blocos rochosos que formam os continentes, a chamada deriva continental.

    A hipótese de que o Nordeste pudesse ter se partido surgiu nos anos 1960 e ganhou agora o reforço de evidências obtidas por pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e da Universidade de Brasília (UnB).

    Nesse cenário, que chegou a ser geologicamente esboçado, mas acabou interrompido por razões ainda não totalmente compreendidas, a América do Sul teria uma área bem menor, e o continente africano uma forma que lembraria mais um triângulo do que o atual “L” de cabeça para baixo. “O Carnaval de Salvador teria de ser brincado do outro lado do oceano”, comenta David Lopes de Castro, geofísico da UFRN e um dos quatro autores do estudo.

    A pesquisa, publicada no Journal of Geodynamics, retrata a evolução da chamada bacia Potiguar, formação localizada na costa do Ceará e do Rio Grande do Norte, a última parte da América do Sul a se desprender da África.


ID
1445377
Banca
CONSULTEC
Órgão
PM-BA
Ano
2011
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Historicamente, na economia baiana, sempre se verificou o predomínio das atividades primárias. Todavia, nas últimas décadas, os setores secundários e terciários têm sofrido uma expansão.

Sobre a economia baiana atual, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Hipertrofia = desenvolvimento ou crescimento excessivo, em tamanho ou em complexidade (de alguma coisa).

  • Alternativa correta: "e"

     

    Setor Primário: está relacionado a produção através da exploração de recursos da natureza. Podemos citar como exemplos de atividades econômicas do setor primário: agricultura, mineração, pesca, pecuária, extrativismo vegetal e caça. É o setor primário que fornece a matéria-prima para a indústria de transformação. 

     

    Setor secundário: É o setor da economia que transforma as matérias-primas (produzidas pelo setor primário) em produtos industrializados (roupas, máquinas, automóveis, alimentos industrializados, eletrônicos, casas, etc). Como há conhecimentos tecnológicos agregados aos produtos do setor secundário, o lucro obtido na comercialização é significativo. Países com bom grau de desenvolvimento possuem uma significativa base econômica concentrada no setor secundário. 

     

    Setor Terciário: É o setor econômico relacionado aos serviços. Os serviços são produtos não meterias em que pessoas ou empresas prestam a terceiros para satisfazer determinadas necessidades. Como atividades econômicas deste setor econômicos, podemos citar: comércio, educação, saúde, telecomunicações, serviços de informática, seguros, transporte, serviços de limpeza, serviços de alimentação, turismo, serviços bancários e administrativos, transportes, etc. Este setor é marcante nos países de alto grau de desenvolvimento econômico. Quanto mais rica é uma região, maior é a presença de atividades do setor terciário. Com o processo de globalização, iniciado no século XX, o terciário foi o setor da economia que mais se desenvolveu no mundo.

  • Sabemos que o setor terciário é o responsável pelos serviços prestados à população, é ele quem mais se desenvolve nas sociedades atuais.

    Ex. de serviço prestado: Turismo, aulas dadas por um professor, conserto exercido por um técnico em informática. Todos esses profissionais usam o seu conhecimento para solucionar o problema de outrem

  • Sobre a questão C: Acho que se o Brasil exporta mais do que importa, então a balança comercial não pode estar deficitária. Me corrijam se eu estiver errado! #PMBA2019/20

  • sabemos que um setor terciário é voltado aos serviços prestados, logo sabemos também que de acordo a sua demanda se faz necessário sua expansão ....que por sua vez vem crescendo não somente na bahia mais em qualquer outras cidades....

  • Para acrescentar....

    "Em que consiste a agricultura itinerante?

    A agricultura itinerante consiste em derrubar trechos das florestas e posteriormente atear fogo aos resíduos do corte, processo que vulgarmente se chama “queimadas”. O derrube e corte do mato são feitos em solos cobertos com floresta densa, e os materiais resultantes do abate são depois aproveitados para lenha, vedações e construção, sendo os desperdícios queimados antes das sementeiras.

    Este processo destina-se a preparar a terra para o cultivo de subsistência, e torna o terreno mais fértil durante 2 a 3 anos, nalguns casos pode chegar até ao limite de 6 anos. Passado o período de fertilidade do terreno este é abandonado por estar improdutivo, e o agricultor desloca-se em migração buscando um novo terreno onde colocará em prática processo semelhante.

    Durante o período de pousio do terreno abandonado ocorre naturalmente a instalação de floresta secundária, o que vai dar origem a que dentro de 10 a 20 anos após ser abandonado o terreno volte a ser produtivo, sendo novamente utilizado para o cultivo."

    Fonte: https://enxada.com/artigos/que-agricultura-itinerante


ID
1713382
Banca
CONSULTEC
Órgão
PM-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

No ano cristão de 1501, no primeiro dia de novembro, a primeira igaraçu [canoa grande: navio português] cruzou a barra da baía para rebatizá-la Baía de Todos-os-Santos. Eram ao todo três os navios que compunham a expedição do português Gonçalo Coelho e do florentino Américo Vespúcio. Sua missão era fazer o reconhecimento das terras ocidentais do Atlântico Sul, das quais se tinha notícia através dos relatos da expedição do espanhol Hojeda e do português Cabral. Os navegadores descobriram as qualidades de Kirimurê [mar interior] e seus habitantes: bom porto, lugar de reabastecimento fácil, população hospitaleira. Aqui descansaram por 27 dias e, ao sair, ensinaram aos tupinambás a escravidão, comprando-lhes dez prisioneiros de guerra que venderam na Europa. (BUENO, 1998, p. 47).

A Baía de Todos-os-Santos não se constitui apenas um acidente geográfico, mas se integra, juntamente com seus habitantes, ao processo de desenvolvimento histórico baiano, na medida em que

Alternativas
Comentários
  • Gab: D

  • os colonos baianos, interessados no livre comércio entre o Brasil e demais nações livres, expulsaram, durante o processo de independência, o último foco de resistência portuguesa no Brasil, rompendo definitivamente os laços coloniais com Portugal.

  • o texto da questão não serve pra nada

  • pmba 2019

  • Gab: D

    E mesmo após Dom Pedro I proclamar a independência do Brasil em 7 de setembro de 1822, os portugueses resistiram na Bahia, então as tropas baianas enfrentam os portugueses expulsando-os definitivamente no dia 2 de julho de 1823, dia em que se comemora até hoje a independência da Bahia. Varias camadas populares lutaram, mas os principais interessados foram os grandes proprietários de terras que tinham interesse no livre comercio no período colonial.

    FéNaMissão

    VaiDáCerto!

  • Independência da bahia. GAB:D

  • PM-BA 2022. CAVEIRAAAAAAAAAAAAAAA


ID
1713397
Banca
CONSULTEC
Órgão
PM-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Os conhecimentos sobre a organização do espaço econômico da Bahia permitem afirmar que a

Alternativas
Comentários
  • Gab: A

  • Basta lembrar de movimentos como o MTST que visam implementar uma reforma agrária em território brasileiro.

    Todos nós sabemos que um dos grandes problemas do Brasil é a concentração fundiária e desigualdade social. Portanto, letra A

  • Basta lembrar de movimentos como o MTST que visam implementar uma reforma agrária em território brasileiro.

    Todos nós sabemos que um dos grandes problemas do Brasil é a concentração fundiária (relativo a terrenos; agrário.) e desigualdade social.

  • Introdução 

     

    A economia de um país pode ser dividida em setores (primário, secundário e terciário) de acordo com os produtos produzidos, modos de produção e recursos utilizados. Estes setores econômicos podem mostrar o grau de desenvolvimento econômico de um país ou região.

     

    Setor Primário 

    atividades econômicas do setor primário: agricultura, mineração, pesca, pecuária, extrativismo vegetal e caça. É o setor primário que fornece a matéria-prima para a indústria de transformação. 

     

     

    Setor Secundário

     

    É o setor da economia que transforma as matérias-primas (produzidas pelo setor primário) em produtos industrializados (roupas, máquinas, automóveis, alimentos industrializados, eletrônicos, casas, etc.). Como há conhecimentos tecnológicos agregados aos produtos do setor secundário, o lucro obtido na comercialização é significativo. Países com bom grau de desenvolvimento possuem uma significativa base econômica concentrada no setor secundário. A exportação destes produtos também gera riquezas para as indústrias destes países.

     

    Setor Terciário

     

    É o setor econômico relacionado aos serviços. Os serviços são produtos não materiais em que pessoas ou empresas prestam a terceiros para satisfazer determinadas necessidades. Como atividades econômicas deste setor econômicos, podemos citar: comércio, , saúde, telecomunicações, serviços de , seguros, transporte, serviços de limpeza, serviços de alimentação, turismo, serviços bancários e administrativos, transportes, etc

     

    Este setor é marcante nos países de alto grau de desenvolvimento econômico. Quanto mais rica é uma região, maior é a presença de atividades do setor terciário. Com o processo de , iniciado no século XX, o terciário foi o setor da economia que mais se desenvolveu no mundo.

  • alguém explica por que a C está errada? ao meu ver, está correta tanto quanto a alternativa A


ID
1836850
Banca
IBFC
Órgão
SAEB-BA
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Foi divulgado no site www.tribunadabahia.com.br de 06.07.2015: “Cerca de 490 mil moradores de dez municípios baianos estão sendo beneficiados por obras de saneamento e mobilidade urbana autorizadas nesta segunda-feira (6/7)." Sobre o tema, leia as sentenças abaixo, e assinale a alternativa correta: 

I. Teixeira de Freitas, no norte da Bahia, deverá ser o município que irá receber maior volume de investimentos.

II. Deverão ser feitas obras de infraestrutura urbana, abastecimento, saneamento, tratamento de água.

III. As obras de saneamento vão atender aos municípios de Camaçari, Dias DÁvila, Irecê, Teixeira de Freitas e Salvador.


Alternativas
Comentários
  • Gab C

    o Município de Teixeira de Freitas localiza-se no extremo sul do Estado.

  • cara.. que questão mais sem pé nem cabeça..

ID
1836853
Banca
IBFC
Órgão
SAEB-BA
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O Estado da Bahia está localizado na Região Nordeste do Brasil, e tem como capital Salvador. Sobre o Estado da Bahia, destinos a serem conhecidos, limites, geografia, leia as sentenças abaixo, atribua valores verdadeiro (V) ou falso (F) e assinale a alternativa que representa a seqüência correta de cima para baixo:

( ) O Estado da Bahia faz divisa com Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Tocantins, Piauí, Pernambuco, Alagoas e Sergipe, e é banhada a leste pelo Oceano Atlântico.

( ) Cerca de 180 km, entre os municípios de Itacaré e Canavieiras, formam a chamada Costa do Cacau.

( ) A Bahia de todos os Santos, chapada Diamantina, Costa do Cacau, Costa do Dendê, Costa do Descobrimento, Costa dos Coqueiros, o Vale do São Francisco, são alguns dos principais destinos considerados no Estado da Bahia. 

Alternativas
Comentários
  • Gab E

    V V V

  • Costa do Dendê - Situada entre a foz do Rio Jaguaripe e a Baía de Camamu, a Costa do Dendê é um verdadeiro mosaico de praias, baías, manguezais, costões rochosos, restingas, nascentes, lagoas, rios, cachoeiras e estuários. Seus 115 km de litoral abrangem as localidades de Valença, Morro de São Paulo, Boipeba, Igrapiúna, Cairu, Camamu, Taperoá, Nilo Peçanha, Ituberá e Maraú. O arquipélago fluvial do Rio Una abriga uma variedade de ilhas paradisíacas – Tinharé, Boipeba, Cairu.

    Costa do Descobrimento - Considerada o berço da história e da cultura do Brasil, a Costa do Descobrimento foi tombada como Patrimônio Natural Mundial pela Unesco, em 1999. Diversas praias paradisíacas encantam os visitantes do local. Em Porto Seguro, as mais visitadas são Tacimirim, Taperapuã e Mundaí; em Cabrália, destacam-se Coroa Vermelha, Mutary e Arakakaí; Trancoso tem as praias de Nativos dos Coqueiros e do Nudismo como boas opções para banho; em Arraial d’Ajuda, as praias do Delegado, Mucugê e Parracho chamam atenção; quem visita Caraíva não pode deixar de conhecer a praia do Espelho, que, localizada no meio de uma falésia, está entre as dez melhores do Brasil; na Costa do Descobrimento encontram-se, ainda, as praias de Santo André, das Tartarugas e de Santo Antônio, também muito procuradas.

    Costa dos Coqueiros -  A Estrada do Coco foi construída no final dos anos 60 do século XX. É o primeiro trecho, com 53km, da rodovia ecológica BA-099, que segue por todo Litoral Norte do Estado. A estrada tem início nas imediações do Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães, cortando os municípios de Lauro de Freitas e Camaçari. É a mais antiga rodovia ecológica do país, inaugurada em 1993, quando ganhou continuidade a partir da Linha Verde. Ela estende-se da Praia do Forte até o povoado de Cachoeira do Itanhim, município de Jandaíra, agora por uma extensão de 192 km, até a divisa com Sergipe.Fazem parte do conjunto de belezas naturais da região os rios Jacuípe, Pojuca e Joanes, sendo este último ponto excelente para prática de esportes náuticos.

    Vale do Rio Chico - No remapeamento turístico do estado da Bahia, a região dos Lagos e Cânions do São Francisco foi indicada e aprovada pelo Fórum Estadual como uma nova zona turística a ser desenvolvida. O destino está em processo de consolidação e é formado pelos municípios de  Juazeiro, Casa Nova, Curaçá, Remanso  e Sobradinho. Já Juazeiro da Bahia, principal ponto de divisa entre os estados da Bahia e Pernambuco, mantém-se com um próspero comércio às margens do Rio São Francisco e um moderno polo agroindustrial, com intensa atividade de exportação. A cidade ainda guarda alguns monumentos da arquitetura civil do século passado, tendo se modernizado com a urbanização da orla fluvial e a reforma dos arcos da ponte Eurico Gaspar Dutra, agora ocupados por pequenos bares e restaurantes.

     

  •  Costa do Cacau - Cerca de 180 km, entre os municípios de Itacaré e Canavieiras, formam a chamada Costa do Cacau. Reduto de belezas naturais, rios margeados por fazendas de cacau, praias intocadas, de vastos coqueirais,  em meio à Mata Atlântica, e densos manguezais. A região encanta pelas paisagens e pela opulência dos anos áureos do chamado “ouro negro”. A arquitetura preserva o casario colonial dos séculos XVIII e XIX, em ruas calçadas de pedras, igrejas e casarões antigos, reduto de parte importante da História Nacional e que remonta ao período em que a produção e exportação cacaueira eram a atividade primordial da economia brasileira. Cenário de filmes, novelas e romances – grande parte da obra do escritor Jorge Amado, traduzido em diversos países, é ambientada em Ilhéus, principal cidade da Costa -, a região, além de reduto histórico, é destino certo para quem procura diversão e contato direto com a natureza. Canavieiras, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Santa Luzia, Una e Uruçuca oferecem opções variadas aos visitantes.

     --- > A banca tirou a informação exatamente como esta escrito no site do governo 

      http://www.bahia.com.br/destinos/costa-do-cacau/

    Todas as informações complementares sobre as demais costa servem para que haja recorrência nesse modelo de questão.


ID
1876180
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A literatura brasileira conta com vários escritores nascidos na Bahia, como é o caso de

Alternativas
Comentários
  • a) errada (Zélia nasceu em São Paulo)

    b) errada (Olavo Bilac nasceu no Rio de Janeiro)

    c) errada (Sarney nasceu no Maranhão)

    e) errada (Paulo Coelho nasceu no Rio de Janeiro)

    Letra D

  • Passiva de recurso. Baiano não nasce. Baiano aparece...rs

  • Pra q serve esse conhecimento?


ID
1876183
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Um dos locais que mais atraem turistas em Salvador é o Pelourinho, popularmente chamado de Pelô. Esse bairro se localiza no Centro Histórico da cidade, na área que abrange apenas as ruas que vão do Terreiro de Jesus até o Largo do Pelourinho, que possui um conjunto arquitetônico colonial barroco português preservado e integrante do Patrimônio Histórico da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. A palavra “pelourinho” se refere a

Alternativas
Comentários
  • A palavra "pelourinho" se refere a uma coluna de pedra, localizada normalmente ao centro de uma praça, onde escravos eram expostos e castigados. No Brasil Colônia, porém, era, principalmente, usado para castigar escravos.

  • Antes de ser nome próprio, pelourinho era um substantivo comum com o sentido de “coluna de pedra ou de madeira, colocada em praça ou lugar central e público, onde eram exibidos e castigados os criminosos” (Houaiss). A palavra – assim como a coisa que designa – existe em português desde 1550, vinda provavelmente do francês pilori, um vocábulo do século 12 oriundo do latim.


ID
1919074
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Valença - BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A geografia do Estado da Bahia apresenta uma ampla área hidrográfica formada pela costa litorânea e por rios, sendo que o principal é o rio São Francisco, cuja bacia abrange uma área superior a trezentos mil quilômetros quadrados, cortando grande parte do Estado. Qual é a proporção do território baiano ocupada pela bacia do rio São Francisco?

Alternativas
Comentários
  • Área da Bahia: 567.295 km²

  • Gab D

     

    O rio mais importante da Bahia é o São Francisco, que cruza o estado do sul para o norte. Outros rios importantes são os rios: Paraguaçu, de Contas, Jequitinhonha, Pardo, Capivari e Grande.

     

    fonte: http://www.infoescola.com/geografia/geografia-da-bahia/

  • Área da Bahia: 567.295 km²

    300.000/567.295 = 0,5288 que equivale a 52%


ID
1919077
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Valença - BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Os desafios da cafeicultura baiana para 2016 foram debatidos durante a realização da 50º Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Vitória da Conquista (ExpoConquista) e, dentre outras demandas pautadas, estão a necessidade de retomada do processo de Identificação Geográfica (IG) do café produzido na região de Vitória da Conquista e assistência técnica para pequenos e médios produtores. A Bahia produz, dentre outras, as cultivares arábica e conilon, principalmente em quais regiões?

Alternativas
Comentários
  • Acertei na bruxa.

  • letra D

     

    https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/2300651/bahia-na-vanguarda-da-producao-de-cafes-especiais-no-brasil

  • a Bahia, que tem tradicionalmente produção expressiva de café arábica, vem se tornando, nos últimos anos, também grande produtora de café conilon. Das 2,28 milhões de sacas produzidas em 2014, 1,23 milhão foram de arábica e 1,04 milhão de conilon. A produção de conilon na Bahia concentra-se predominantemente na região Atlântica, localizada no extremo Sul do Estado, composta pelos municípios que se situam em torno de Eunápolis, Porto Seguro, Itabela, Alcobaça e Teixeira de Freitas.


ID
1919080
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Valença - BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Preencha a lacuna e assinale a alternativa correta.

A cidade de Salvador foi capital e sede administrativa do Brasil até o ano de______, quando a capital foi transferida para o Rio de Janeiro.

Alternativas
Comentários
  • No ano de 1763, a capital do Brasil foi repassada para o Rio de Janeiro.

     

    FONTE: http://escolakids.uol.com.br/salvador--a-primeira-capital-do-brasil.htm

  • A transferência da capital de Salvador para o Rio de Janeiro se deu por conta do ciclo do ouro, sec. XVIII.

    Salvador era a capital devido à economia açucareira. Com o período do ouro, grandes fluxos migratórios se moveram para o Centro Oeste - inclusive portugueses deixavam Portugal para o Brasil devido o ciclo. A mudança de capital é uma mudança estratégica e exclusivamente econômica.

  • A transferência da capital de Salvador para o Rio de Janeiro se deu por conta do ciclo do ouro, sec. XVIII.

    Salvador era a capital devido à economia açucareira. Com o período do ouro, grandes fluxos migratórios se moveram para o Centro Oeste - inclusive portugueses deixavam Portugal para o Brasil devido o ciclo. A mudança de capital é uma mudança estratégica e exclusivamente econômica.

  • BIZÙ- >>>>VOTE -17-63 PARA CAPITÃO da sede administrativa do Brasil

    No ano de 1763, a capital do Brasil foi repassada para o Rio de Janeiro.

  • Salvador foi capital do Brasil até meados do século XVIII

  • Verdade, 2020 e nada... Mais uma possibilidade de se exterminar a corrupção!


ID
1930774
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A Bahia é o coração histórico do Brasil. É a terra onde pisaram os primeiros europeus, e o local dos primeiros povoados, da primeira cidade e da primeira capital do Brasil. A Bahia foi por muito tempo o centro político, comercial e cultural do País, sendo também o local do primeiro grande porto e da primeira grande casa de espetáculos. A Bahia foi a primeira sede da Corte, em 1808, e também o palco das principais lutas pela Independência do Brasil.

No final do século XVIII, a Bahia foi o palco de uma revolução social, que buscava a proclamação de uma República Bahinense, com igualdade de direitos para todos. Esse movimento recebeu o nome de

Alternativas
Comentários
  • Boa noite caros colegas, essa questão, sem sombra de dúvida, devaria ser anulada. Pelo fato que, a conjuração baiana e a inconfidência baiana  são a mesma coisa(fatos históricos)....

  • Na real a questão deveria ser anulada porque a resposta seria Sabinada

    Sabinada ocorreu de 1837 a 1838, durante o Período Regencial. Seu nome se originou do líder do movimento, o médico Francisco Sabino. A causa principal foi a insatisfação com as autoridades impostas pelos regentes na província. A revolta resultou na organização da República Bahiense.

  • A data remete à Conjuração baiana (No final do século XVIII), mas a instituição da República Bahinense foi um dos objetivos da Sabinada, e não da Conjuração Baiana.

  • A resposta correta é Sabinada, a banca alterou o gabarito.


ID
1930795
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Foi na Bahia, entre __________________ e ________________, que a frota de Pedro Álvares Cabral ancorou, no ano de 1500, marcando o descobrimento do Brasil pelos europeus e a celebração da primeira missa, na praia da Coroa Vermelha, feita por frei Henrique Soares de Coimbra.

Quais os nomes das duas cidades que devem preencher corretamente as lacunas?

Alternativas
Comentários
  • E) Santa Cruz de Cabrália e Porto Seguro, são parte da Rota do Descobrimentos, e em Coroa Vermelha há um momumento em homenagem a primeira missa em terra Brasilis. 

  • Foi na Bahia, entre Santa Cruz de Cabrália  e Porto Seguro., que a frota de Pedro Álvares Cabral ancorou, no ano de 1500, marcando o descobrimento do Brasil pelos europeus e a celebração da primeira missa, na praia da Coroa Vermelha, feita por frei Henrique Soares de Coimbra.


ID
2070478
Banca
FCC
Órgão
DPE-BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Uma das formas de ocupação do território baiano se deu por meio das entradas. Essas expedições

Alternativas
Comentários
  • https://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia-brasil/entradas-e-bandeiras-bandeirantes-expandiram-limites-do-brasil.htm

    Conteúdo resumido para entender o assunto.

  • GABARITO    B

     

    ENTRADAS: EXPEDIÇÕES DE CARÁTER MILITAR PARA CONHECER A TERRA, À PROCURA DE METAIS E DE ÍNDIOS, ORGANIZADAS PELO ESTADO.

  • As Entradas e Bandeiras foram expedições organizadas para explorar o interior com o propósito de procurar riquezas minerais, tais como ouro, prata e pedras preciosas. Objetivavam também caçar e apresar índios para escravizá-los. Não era uma tarefa fácil organizá-las, e muito menos explorar o interior do território colonial. Havia a necessidade do preparo de muitas provisões, como alimentos, armas e instrumentos, que deviam ser transportados por animais e pelos próprios exploradores. ... - Veja mais em https://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia-brasil/entradas-e-bandeiras-bandeirantes-expandiram-limites-do-brasil.htm?cmpid=copiaecola

  • ENTRADAS
    - Organizadas pelo governo
    - Não visavam lucro imediato
    - Partiam das Capitanias da Bahia e de Pernambuco
    -  Apenas prospecção
    - Respeitavam os limites de Tordesilhas

    ----

    BANDEIRAS
    -  Iniciativa privada
    - Visavam lucro imediato
    -  Partiam da Capitania de São Vicente (Vila de São Paulo)
    -  Prospecção e apresamento
    Não respeitavam os limites de Tordesilhas

     

     

  • ENTRADAS
    - Organizadas pelo governo
    - Não visavam lucro imediato
    - Partiam das Capitanias da Bahia e de Pernambuco
    -  Apenas prospecção
    Respeitavam os limites de Tordesilhas

  • Buscamos a opção correta sobre as expedições conhecidas como "entradas".

    A) Essas expedições não foram decisivas para a implantação das capitanias que se dedicavam principalmente ao cultivo da cana e ocupavam somente espaços litorâneos. Quanto ao mapeamento e delimitação de fronteiras eram atividades realizadas em expedições marítimas já que a fronteira oeste do Brasil era a linha imaginária de Tordesilhas e os limites sul e norte já eram conhecidos.
    B) Foram de grande importância no mapeamento do interior brasileiro identificando áreas de pastagens naturais que mais tarde serão utilizadas na pecuária de abastecimento dos engenhos. Os nativos foram a primeira força de trabalho escravo utilizado no Brasil e localizar suas maiores concentrações foi tarefa relevante das "entradas". Alternativa correta.
    C) Corresponde à definição de "bandeiras" que também eram expedições exploratórias do sertão geral brasileiro, porém com grave erro de cronologia já que as primeiras expedições do tipo não ocorrem ainda durante o século XVI.
    D) No século XVIII o ouro já havia sido descoberto inicialmente em Minas Gerais e depois em outras partes como Goiás e desta forma não existia mais demanda tão grande por expedições oficiais ao interior do Brasil.
    E) A Guerra aos Bárbaros foi um processo de eliminação de etnias consideradas como impossíveis de se obter acordo e convivência e ocorreu com autorização da administração colonial.
     


    Gabarito do professor: B.

ID
2070481
Banca
FCC
Órgão
DPE-BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Considere os dois excertos a seguir:

I. (...) as sociedades de estamentos, em geral, apresentam uma mobilidade mínima, tanto horizontal quanto vertical. A sociedade colonial, ao contrário, configura uma sociedade estamental com grande mobilidade, e é essa conjunção surpreendente e mesmo paradoxal de clivagem com movimentação que marca a sua originalidade.
(NOVAIS, Fernando. “Condições da privacidade na colônia”. In: MELLO e SOUZA, Laura (org). História da vida privada no Brasil, v. I: cotidiano e vida privada na América Portuguesa. São Paulo: Companhia das Letras, 1997. p. 30)


II. (...) cristalizaram-se na América Portuguesa múltiplas manifestações de religiosidade privada. A abundante diversidade (...) explica-se antes de mais nada, pela multiplicidade dos estoques culturais presentes desde os primórdios da conquista e ocupação do Novo Mundo, onde centenas de etnias indígenas e africanas prestavam culto a panteões os mais diversos.
(MOTT, Luiz. Cotidiano e vivência religiosa: entre a capela e o calundu. In: MELLO e SOUZA, Laura (org.) História da vida privada no Brasil, v. I: cotidiano e vida privada na América Portuguesa. São Paulo: Companhia das Letras, 1997. p. 220)


A sociedade baiana no período colonial compartilha as características enfatizadas nos trechos acima. Os trechos I e II, referem-se, respectivamente, a

Alternativas
Comentários
  • Esta questão deveria ser resolvida de acordo com o que dizia os fragmentos textuais I e II do enunciado da questão. Cabe destacar que, o trecho I é a visão do referido autor, que aponta para a clivagem e para uma mobilidade social na sociedade colonial, ao mesmo tempo. Assim, “a combinação ambígua” que consta na alternativa E atende a essa visão do autor no trecho I. Quanto ao trecho II, a resposta estava mais fácil, a única alternativa possível seria a letra E, o que, de início, também excluiria as outras alternativas.

  • Pura interpretação.

  • Apenas interpretação mesmo

  • O primeiro texto associado aborda as relações de mobilidade social na sociedade baiana colonial enquanto o segundo aborda a diversidade de práticas religiosas privadas existentes no mesmo espaço. O enunciado busca as características corretamente associadas aos textos respectivamente.  
    A) O primeiro texto destaca as dificuldades de mudar de classe social na Bahia colonial, sendo uma formação social distante de uma democracia social.
    B) De fato ocorria uma relativa mobilidade social, porém os estoques culturais deviam-se a diversidade dos estrangeiros que vieram para cá e não por conquista de povos nativos.

    C) A clivagem a que se refere o texto é de ordem econômica principalmente.

    D) Estamentos são classes sociais de baixa mobilidade exatamente o contrário do que afirma o primeiro texto, enquanto o segundo reafirma a diversidade cultural.

    E) A ambiguidade na mobilidade social se devia a existência de diversas possibilidades de ascensão social em contraste com uma sociedade escravista e de forte domínio senhorial por parte dos proprietários dos grandes engenhos, enquanto a grande quantidade de pessoas vindas de outras partes do mundo garante a diversidade de culturas no período. Alternativa correta. 





    Gabarito do professor: E.
  • Gabarito: E

    Conforme o Prof. Marcelo Saraiva: A ambiguidade na mobilidade social se devia à existência de diversas possibilidades de ascensão social, em contraste com uma sociedade escravista e de forte domínio senhorial por parte dos proprietários dos grandes engenhos, enquanto a grande quantidade de pessoas vindas de outras partes do mundo garantiria a diversidade de culturas no período.

    Clivagem é separação, divisão.

    Estamento é conjunto de pessoas que desempenha a mesma função social.


ID
2070484
Banca
FCC
Órgão
DPE-BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Considere o texto a seguir, publicado em um jornal baiano em 1905:


“Estamos na Costa da África? É o que se torna necessário ser averiguado pela polícia, porquanto se lá não estamos também de lá não nos separam grande distância os nossos costumes negreiros. E a prova é que, fechando ouvidos a repetidas queixas da imprensa e de particulares, a polícia consente que dentro da cidade, porque é no outeiro que o vulgo denominou de ‘Cucuí’, descendentes vadios de negros selvagens façam candomblés, todos os dias, à noite principalmente, incomodando com um batebate dos pecados o sono tranqüilo da população. Já lá se foram os tempos dos ‘feitiço’ e dos ‘candomblés’, e porque atravessamos um século de largo progresso e ampla civilização, apelamos para a energia e a boa vontade, ainda não desmentidas, do sr.(...) sub-comissário de polícia, certos de que s.s. porá ponto final na folia macabra dos negros desocupados do ‘Cucuí’.”

(Jornal A ORDEM. 21 out. 1905. p. 1, Apud SANTOS, Edmar Ferreira. O poder dos candomblés: perseguição e resistência no Recôncavo da Bahia. Salvador: EDUFBA, 2009. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ufba/179/1/O%20poder%20dos%20candombles.pdf. Acesso em: 11 de julho de 2016


A partir da leitura do texto acima, é correto afirmar que o autor desse texto

Alternativas
Comentários
  • Questão de interpretação 

    Gabarito D

  • A polícia era tolerante ?

  • A partir da leitura do texto acima, é correto afirmar que o autor desse texto...

    Compreensão textual.

  • "GABARITO D"

    Contexto:

    ... E a prova é que, fechando ouvidos a repetidas queixas da imprensa e de particulares, a polícia consente que dentro da cidade, porque é no outeiro que o vulgo denominou de ‘Cucuí’, descendentes vadios de negros selvagens façam candomblés, todos os dias, à noite principalmente, incomodando com um batebate dos pecados o sono tranqüilo da população...

    ** Repare que a polícia, nesse tempo, era TOLERANTE com o candomblé à noite, e isso incomodava a população.

    Bons estudos, Deus abençoe!

  • Questão tranquila. Associei a alternativa D com esse trecho: "Já lá se foram os tempos dos ‘feitiço’ e dos ‘candomblés’, e porque atravessamos um século de largo progresso e ampla civilização"

  • O texto associado aborda a repressão a práticas religiosas e o enunciado questiona qual alternativa apresenta o correto posicionamento do autor.

    A) Considera como incômodo para toda a sociedade e não especifica que ocorre somente a noite.

    B) O discurso vai mais pela via da criminalização da prática do que pelo viés religioso.

    C) A preocupação claramente não é com as origens da manifestação religiosa e sim com o controle da população que a produz.

    D) A prática religiosa é utilizada como forma de criminalização da conduta da população que a produz, os negros da Bahia no caso, reproduzindo o chamado racismo estrutural ao invisibilizar os descendentes de africanos praticantes do candomblé. Alternativa correta. 

    E) Se fosse uma manifestação extinta não seria necessário reclamar dela pela imprensa. 


       

    Gabarito do professor: D

ID
2070487
Banca
FCC
Órgão
DPE-BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Considere o trecho a seguir:


“(...) logo após tomar todas as medidas necessárias para a extinção definitiva do tráfico, a Bahia passou da posição de importador à condição de exportador de escravos. Dessa forma, negros a todo preço seriam deslocados do norte para o sul já nos primeiros anos da década de 1850, num movimento contínuo, e que, apesar de altos e baixos, só se encerraria na década de 1880”.

(SILVA, Ricardo Tadeu Caires. A participação da Bahia no tráfico interprovincial de escravos (1851-1881). p. 2. In: 3o Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional. Universidade Federal de Santa Catarina,2007.Disponívelem:http://www.escravidaoeliberdade.com.br/site/images/Textos3/ricardo%20tadeu.pdf. Acesso em: 10 de julho de 2016)

Para compreensão histórica do fenômeno descrito acima, devem ser considerados os seguintes fatores:


I. A alta do preço do café, no mercado mundial, que impulsionou sua produção no sudeste e a demanda por mão de obra escrava, de difícil aquisição via tráfico internacional a partir de 1850.

II. O impacto da Guerra de Secessão norte-americana, que prejudicou as exportações do algodão produzido no nordeste e obrigou os proprietários a se desfazerem de parte de seus contingentes de escravos.

III. A importância da Bahia no tráfico atlântico, província onde os traficantes resistiram mesmo após a extinção do tráfico, com certo apoio das autoridades locais.

IV. A pujança econômica da produção canavieira, que atraiu investimentos na modernização dos engenhos, processo que resultou na dispensa de mão de obra.


Está correto APENAS o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    Os itens II e IV estão incorretos, pois a guerra de Secessão norte americana não prejudicou a exportação do algodão no nordeste brasileiro, pelo contrário, favoreceu o aumento da produção e a exportação pelo Brasil. Também não obrigou os proprietários a se desfazerem de parte de seus contingentes de escravos. Os itens I e III são os corretos: mesmo após a extinção do tráfico, a Bahia passou a ser exportadora de escravos, segundo o tem III, os quais eram levados para utilização como mão-de-obra na produção do café, em São Paulo, conforme o item I.

    O item “A participação da Bahia no tráfico interprovincial de escravos”, cujas informações respondem a esta questão:

    “Ao lado do açúcar, a compra e venda de escravos se tornou muito lucrativa, o que deu origem ao tráfico negreiro, como mais um produto do complexo mercantilista”. Os portugueses comercializaram escravos a partir do século XV; outros países da Europa, a partir do século XVI. A Bahia estabeleceu sua hegemonia no tráfico a partir do século XVII. Mesmo com a Lei Antitráfico, de 1831, continuou, de forma ilegal, importando africanos até a década de 1850. Assim, passou à posição de exportadora de escravos para outras províncias do Brasil, até a década de 1880, com a extinção definitiva do tráfico, em 1885. Os escravos eram levados para Minas Gerais, que distribuía para o Rio de Janeiro e São Paulo (para a produção cafeeira, entre 1851 até 1855).

  • O texto associado aborda a distribuição da população escravizada na segunda metade do século XIX.

    Análise das alternativas

    I - A partir de 1850 foi proibido o tráfico Atlântico de africanos escravizados o que dificultou muito a manutenção do fluxo constante. Afirmativa correta.

    II - O sul dos EUA era grande produtor de algodão e sua participação na guerra impulsionou a produção nordestina que substituiu a região como fornecedor das empresas britânicas. Afirmativa errada.

    III - Os grandes engenhos da Bahia criavam a demanda por africanos escravizados em grande quantidade, mesmo após o fim do tráfico internacional em 1850, o que explica  a manutenção da atividade na região. Afirmativa correta

    IV - A modernização do engenhos é obra bem posterior ao período a que se refere o texto.  Afirmativa errada. 


    Gabarito do professor: C) I e III Alternativa correta. 

ID
2070490
Banca
FCC
Órgão
DPE-BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

As lutas pela independência na Bahia foram revestidas de acirradas polarizações políticas e tensões sociais. Um episódio que evidencia as forças militares envolvidas e parte do impacto social resultante desses conflitos é

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B – Esta questão trata sobre o “2 de julho”, acerca do processo de independência do Brasil, que também acorreu na Bahia, pela busca da separação de Portugal. Com a definição dos baianos em reconhecer a autoridade de D. Pedro, em 25 de junho de 1822, conforme o historiador Luís Tavares, começou a Guerra pela Independência do Brasil na Bahia, com o combate pelos portugueses sob o comando de Madeira de Melo. As tropas brasileiras começaram o combate sob o comando de Labatut.

    Mesmo, após ter ocorrido a Declaração de Independência do Brasil, em 7 de setembro de 1822, a resistência na Bahia permaneceu até julho de 1823, ou seja, as lutas duraram por cerca de um ano. Foi o local onde o conflito durou mais tempo, o que causou empobrecimento e miséria, e muitas mortes por fome e doenças.

  • Os colonos baianos, interessados no livre comércio entre o Brasil e as demais nações livres, expulsaram, no dia 2 de julho de 1823, durante o processo de independência, o último foco de resistência portuguesa no Brasil, rompendo definitivamente os laços coloniais com Portugal.

    É errado afirmar que o processo de independência se deu de um dia para o outro. Ele se prolongou por quase um ano, sendo a Bahia um dos últimos territórios em que os portugueses tentaram se manter.

    Várias lutas sangrentas fizeram parte desse período - diferentemente do processo de independência em outros estados, que se deu sem o uso da força e de armas.

    Uma característica muito importante para o exército brasileiro lograr êxito nessa expulsão dos portugueses foi a tática de fazer um cerco na cidade de salvador, pois assim, o alimento que vinha do recôncavo baiano não chegaria nas tropas portuguesas que morreriam de fome. Essa tática foi usada pois o exército português tinha melhor armamento, e os soldados eram bem mais treinados do que as tropas brasileiras. Se as tropas brasileiras tentassem vencer pelas armas, perderiam.

    Letra D -> "a rendição das tropas portuguesas encabeçadas por Pierre Labatut, após os ataques contundentes das tropas brasileiras, sob o comando de Thomas Cochrane, que, na batalha de Pirajá, arrasou o centro velho de Salvador e deixou milhares de mortos." Ao meu ver, o erro dessa alternativa é afirmar que Cochrane, na batalha de Pirajá, arrasou o centro velho de Salvador. Cochrane, "o lobo do mar", foi essencial nas batalhas NAVAIS, e não nas batalhas terrestres, estas, comandadas por Pierre Labatut.

  • Qual o erro da E?

  • Juan Garcia, a letra E trata o fato ora narrado na assertiva como o principal motivo da Independência da Bahia, quando, na verdade, o(s) motivo(s) era a luta contra tudo(de ruim) que Portugal pregava em desfavor do Bahia.

    Um exemplo que deixa muito claro o que eu citei é a Retomada de Salvador, pois esta encontrava-se nas mãos de portugueses e os soldados brasileiros(patrocinados por Dom Pedro I, o qual utilizou-se de impostos para custear essa "operação") queriam retomar SSA de Madeira de Melo, líder militar, denominado governador da Bahia por Portugal.

  • são questões tendenciosas às vezes !

  • Quem interpretou a questao ctz acertou ...

  • Sobre as lutas do processo de independência na Bahia buscamos a alternativa correta.

    A) A junta conciliatória lutou a favor da independência contra os constitucionalistas que aderiram a Revolução do Porto e eram favoráveis a manutenção da união com Portugal.

    B) As tropas portuguesas não acataram a declaração de independência do Brasil e permaneceram fiéis a Portugal. Para evitar a invasão de Salvador a um possível massacre a estratégia dos que lutaram a favor do Brasil foi a de cerco a cidade com grande custo para a população. Alternativa correta. 

    C) Não ocorreram episódios de alforria em massa no conflito.

    D) A batalha deixou um saldo de aproximadamente oitenta mortos.

    E) Os constitucionalistas lutaram a favor dos portugueses. 



    Gabarito do professor: B.

ID
2070493
Banca
FCC
Órgão
DPE-BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Considere o texto a seguir:


“(...) a especialização do escravo é determinada segundo as necessidades do mercado ou a boa vontade de seu senhor. Esta imensa possibilidade de transferência tem uma influência reguladora sobre o mercado, onde a demanda varia de acordo com a conjuntura e a concorrência. O escravo é, às vezes, simplesmente alugado (...). É possível alugá-lo ao dia, à semana, ao mês, ao ano ou por mais tempo.”


(MATTOSO, Kátia de Queirós. Ser escravo no Brasil. Trad. São Paulo: Brasiliense, 3.ed, 1990, p. 141)


A descrição acima sinaliza uma forma de trabalho escravo

Alternativas
Comentários
  • Escravos "de ganho" - Trabalhavam como vendedores e tinham uma pequena (muito pequena mesmo) parcela nos lucros. Vendiam frutas, doces, quitutes etc. 

  • GAB-E

  • O texto associado aborda as especializações de trabalho entre os escravizados e a diversidade de suas utilizações econômicas. O enunciado busca a alternativa correta sobre o trabalho escravo.

    A) O escravizados em regiões canavieiras passavam suas vidas no interior da propriedade saindo apenas sob escolta ou em caso de fugas.

    B) A modalidade de trabalho descrita  no texto era tipicamente restrita a áreas urbanas.

    C) Em Salvador na segunda metade do século XIX era bem comum encontrar pessoas escravizadas sendo alugadas para serviços diversos.

    D) Na região mineradora os escravizados eram vigiados e extremamente valorizados não sendo comum a prática de alugar seus serviços.

    E) Uma vez especializados em alguma função, "escravos de ganho" significavam renda para seus proprietários através da possibilidade de alugar seus serviços. A propriedade de pessoas escravizadas era tão disseminada na segunda metade do século XIX que, mesmo para pessoas mais pobres, uma das poucas possibilidades de renda era alugar seus "escravo de ganho" havendo inclusive a possibilidade deste viver só pela cidade e pagar ao seu proprietário uma valor combinado periodicamente no que se chamava na época de "viver sobre si". Alternativa correta.





    Gabarito do professor: E
  • 1- Escravo de campo ou de eito= que trabalhava nas roças de cana (Escravos de lida)

    2- Escravos domésticos = trabalhavam em casa

    3- Escravos de aluguel= eram os escravos de ganho alugados por seus senhores

    4- Escravos de ganho = escravos com habilidades (alfaiates, sapateiros, carpinteiros, serralheiros, ourives por exemplo)

    5- Escravos dos engenhos de cana

    6- Escravo tigrado= que carregavam as fezes em baldes para descarte (e eram chamados de tigrados porque as fezes escorriam por sua cabeça e corpo)

    AULA GRAN CURSOS


ID
2070496
Banca
FCC
Órgão
DPE-BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A Revolta dos Búzios

Alternativas
Comentários
  • GAB.: E

     

    Revolta dos Búzios = Conjuração Baiana = Inconfidência Baiana = Revolta dos alfaiates 

     

    Contou com participação de escravizados, bem como profissionais liberais e militares de baixa patente;

    Pregava o fim da escravidão;

    Formação de uma República Bahiense.

    Obs.: Inspirada nos ideias da Revolução Francesa e na experiência da Revolução Haitiana.

  • A Conjuração Baiana também denominada como Revolta dos Alfaiates (uma vez que alguns participantes da trama exerciam este ofício) e recentemente também chamada de Revolta dos Búzios, foi um movimento de caráter emancipacionista, ocorrido no final do século XVIII (1798-1799), na então Capitania da Bahia, na colônia brasileira. Diferentemente da Inconfidência Mineira (1789-1792), foi difundida pela historiografia tradicional enquanto sendo um movimento de caráter popular em que defendiam a independência e o fim da escravidão, um governo republicano, democrático, com liberdades plenas, o livre-comércio e abertura dos portos como principais pontos.

    GAB: E

  • A Revolta dos Búzios

    A) Ganhou rápida difusão por meio de panfletos distribuídos à população e do apoio de grande parte da imprensa à causa independentista e abolicionista, resultando em motim com ampla adesão de militares baianos, que resistiram belicamente até serem completamente derrotados.

    B) Pautou-se por bandeiras liberais, dentre as quais a abertura dos portos, a diminuição de impostos, a ampliação do direito à cidadania; tendo sido conduzida por soldados e alfaiates negros, inspirados pela Independência das Treze Colônias inglesas e a conquista do fim da escravidão obtida nesse episódio.

    C) Iniciou-se em reuniões integradas por intelectuais e membros da elite baiana, como Cipriano Barata, que pregava a independência do Brasil nos mesmos moldes da Inconfidência Mineira, e foi rapidamente disseminada entre a população escravizada, que a revestiu de uma pauta mais radical.

    D) foi organizada pela loja maçônica denominada Cavaleiros da Luz, em nome da igualdade racial e social, da democracia e dos fins dos privilégios da elite letrada, tendo sido rapidamente reprimida com a imputação da pena capital ao conjunto dos líderes e simpatizantes.

    E) contou com participação de escravizados, bem como profissionais liberais e militares de baixa patente, e pregava o fim da escravidão e a formação de uma República Bahiense, em parte inspirada nos ideias da Revolução Francesa e na experiência da Revolução Haitiana. -> Não erro mais questão que afirma "república bahiense" por já ter errado demais, mas eles tentam confundir a pessoa, visto que ao ler "república bahiense" logo é pensado na SABINADA.

  • Sobre a Revolta dos Búzios também conhecida como Revolta dos Alfaiates buscamos a alternativa correta.

    A) Não houve ampla adesão de militares ficando a participação dos mesmo restrita a alguns de baixa patente.

    B) A escravidão na América do Norte não acabou com a independência.

    C) Apesar de ampla adesão da população pobre de Salvador escravizados não estavam na base da organizam e não tiveram participação maciça.

    D) Só foram penalizados com a forca os líderes de origem pobre e negros ou pardos sendo as lideranças de maior influência política penalizados de forma bem branda.

    E) Foi sem dúvidas, uma rebelião de ampla participação popular com aspectos revolucionários no sentido de tentar modificar a estrutura de poder econômico vigente substituindo o grupo que estavam no poder por outras pessoas após o possível sucesso do movimento. Alternativa correta. 





    Gabarito do professor: E.
  • A alternativa A está errada pelo fato de mencionar que o movimente teve apoio da imprensa, o que de fato não é verdade. Lembrem-se, era um movimento de caráter popular com ampla participação da camada mais baixa da sociedade, como negros, artesões, alfaiates. Militares. A imprensa nessa época era fortemente ligada a Coroa e suas demais autoridades coloniais, de fato não apoiariam tal revolta.

    A alternativa B veio para confundir um pouco, de início ela acerta alguns pontos, mas no final ao mencionar que o fim da escravidão veio juntamente com a independência das Trezes Colônias é onde está o erro. A independência das Trezes Colônias foi em 4 de Julho de 1776, já o fim da escravidão é datada por volta de 1888. Fiquem atentos!

    A alternativa C é outra que veio para colocar nossa memória e atenção em dúvida, né? Mas fiquem atentos que ela diz que a revolta “iniciou-se” com intelectuais e membros da elite, é aí que está o erro dela. Apesar de ter alguns membros, a revolta foi iniciada pela classe mais baixa da população, como os artesãos, alfaiates. Por isso também conhecida como “Revolta dos Alfaiates.”

    A alternativa D vem com o equivoco semelhante a alternativa C. A revolta não foi organizada pelos Cavaleiros de Luz. Apenas houve um apoio e adesão desses membros ao movimento. Outro ponto que está errado é o fato de mencionar sobre as penas. Lembram-se do que falei sobre “a corda sempre arrebenta do lado mais fraco”? Então, os únicos punidos com a pena de morte (pena capital) foram os membros das camadas sociais mais baixas.

    Já a alternativa E descreve de modo perfeitamente objetivo o que estudamos nesse tópico da apostila. Uma revolta de adesão popular que pregava a independência, o fim da escravidão e tinha como inspiração os ideais da Revolução Francesa e a Revolta do Haiti.

    FONTE: RDP


ID
2070499
Banca
FCC
Órgão
DPE-BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Fenômenos sociais como a Revolta de Canudos e o Cangaço, no Nordeste, são explicados historicamente por diversos fatores, tais como

Alternativas
Comentários
  • Gab.: A

     

    A rigor, Canudos combinou o conteúdo religioso com carência social. De um lado, as crenças católicas bastante fortes no nordeste, o que também pode ser conferido no caso do “Padre Cícero”, anos mais tarde. Do outro, infindável miséria, fome e exploração de grande parcela da população local. Talvez, os sertanejos tenham buscado e encontrado em Canudos uma esperança de vida melhor. Mesmo assim, não se deve pensar em Canudos como uma sociedade igualitária nos moldes de um comunismo. Tal ideia é completamente fora de propósito e fora do tempo e do espaço (para não dizer “fora da casinha” também).

     

    http://historiaeavida.blogspot.com.br/2011/10/civilizacao-ou-barbarie-o-massacre-de.html


  • B

    seca prolongada, a exploração do trabalho e a falta de perspectiva de futuro, motivos que levavam os sertanejos a lutarem por uma sociedade igualitária e democrática, objetivo das ações de ambos os movimentos.

    :)

  • Seca Prolongada não é um fenômeno "social".

  • GABARITO: LETRA A

    Condições naturais como a seca e questões sociais como a pobreza e descaso do poder público influenciaram a existência de movimentos como Canudos e o Cangaço, criando em algumas parcelas da população sertaneja uma sensação de revolta e desejo de adesão a esses movimentos.

    Erro nas outras alternativas:

    B - Canudos foi um movimento messiânico liderado por Antônio Conselheiro, defensor do catolicismo e do regime monárquico que havia caído em 1889, não possuindo ligação com a defesa da democracia e de uma sociedade igualitária. O Cangaço por sua vez não possuía motivos políticos como requisito de existência, sendo muito mais uma questão social da época e da região em que floresceu.

    C - O coronelismo vige ainda hoje em algumas regiões do interior brasileiro, sendo errado falar que no final do século XIX e início do século XX ele estava desarticulado. Pelo contrário, no período da República Velha (1889-1930) foi o período onde mais se presenciou a força dos coronéis, em parte explicada pela incapacidade do governo federal em atuar em todo o território nacional de forma igualitária, necessitando do apoio de chefes locais para exercer o seu domínio.

    D - Nesse período o principal produto de exportação da economia brasileira já era o café cultivado principalmente no Sudeste, não sendo possível elencar uma possível queda do açúcar como motivo de crise econômica. O açúcar já havia entrado em ''crise'' décadas antes.

    E - Não havia nessa época uma politização da população de baixa renda em níveis destacáveis e que pudesse influenciar em movimentos sociais. Além disso, o catolicismo era um dos pilares da sociabilidade sertaneja.

  • Sobre os fenômenos sociais citados buscamos a alternativa correta.

    A) Grandes contingentes populacionais sujeitos a viver em locais de ambiente hostil, onde impera a escassez hídrica, subjugados por estruturas de poder senhoriais de extrema violência que respondem violentamente a sua próprias realidades cotidianas. Alternativa correta. 

    B) Não havia nada de democrático e igualitário na organização social de ambos os movimentos.

    C) O coronelismo era a força política e estrutura de poder dominante em ambos os casos.

    D) A queda do preço do açúcar não possui relação direta com nenhum dos dois movimentos.

    E) Ambos os movimentos ocorrem já no período republicano. 



    Gabarito do professor: A.

ID
2163931
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A literatura brasileira conta com vários escritores nascidos na Bahia, como é o caso de

Alternativas
Comentários
  • Com obras conhecidas mundialmente, nomes como Gregório de Matos, João Ubaldo Ribeiro, Jorge Amado e Myrian Fraga deixam qualquer conterrâneo cheio de orgulho. Seja pela publicação de romances, biografias, poesias, crônicas ou contos, todos os escritores baianos merecem ser celebrados

  • Caetano Veloso também é escritor, qual o problema da letra A?

  • Iasminini, Zelia Gatai é Paulista.

  • letra D, pessoal quer saber a resposta ...


ID
2169775
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Observe estas três afirmações sobre o Estado da Bahia:

I – A Bahia é o quinto maior estado brasileiro em extensão territorial.

II – A Bahia é o Estado que tem o maior número de divisas com outros estados.

III – O rio mais importante da Bahia é o São Francisco, que cruza o estado do sul para o norte.

Quantas dessas afirmações estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Letra A.

     

     

    ESTADO                            ÁREA (1.000 Km²)

    Amazonas                         1570,7

    Pará                                 1247,6

    Mato Grosso                      903,3

    Minas Gerais                      587,5

    Bahia                                564,6

  • Bahia:

    maior em extensão territorial do Brasil;

    maior em densidade demográfica do Brasil;

    maior no Nordeste.

    FéNaMissão!

    VaiDáCerto!


ID
2203030
Banca
IBEG
Órgão
Prefeitura de Teixeira de Freitas - BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Foi uma guerra entre o Exército Brasileiro e integrantes de um movimento popular com base sócio-religioso, liderado por um cearense de Quixeramobim, ocorrido entre 1896 e 1897. O movimento tinha caráter coletivista, messiânico e monarquista. Foram necessárias quatro expedições para o exército vencer os sertanejos. O confronto descrito recebeu o nome de:

Alternativas
Comentários
  • Foi uma guerra entre o Exército Brasileiro e integrantes de um movimento popular com base sócio-religioso, liderado por um cearense de Quixeramobim, ocorrido entre 1896 e 1897. O movimento tinha caráter coletivista, messiânico e monarquista. Foram necessárias quatro expedições para o exército vencer os sertanejos. 

    DICA: Sempre que a questão falar em sertanejos, um líder, e principalmente tiver a palavra: MESSIANICO - Trata-se da Guerra de Canudos. 

  • Falou em MESSIÂNICO revolta de Canudos, líder Antônio conselheiro, derrotou 4 expedições do exército, as defesas eram feitas por jagunços, foi derrotados pelo Marechal Carlos Machado.

  • Guerra de Canudos, liderada por Antônio Mendes Maciel, popularmente conhecido como Antônio Conselheiro, tinha cunho sócio-religioso, o acampamento venceu 2 expedições das tropas baianas, 1 da tropa federal, mas foi derrotado pela 4ª expedição federal.

  • Canudos.

    Guerra comandada por Antônio Conselheiro, ele era um ´´fanático´´ religioso que tentou criar um arraial, onde as pessoas pudessem viver longe dos impostos do Governo, da autoridade da igreja católica e do abuso do trabalho. Ele criou um local onde as pessoas pudessem plantar e colher para sustento da comunidade, ou seja, comunismo.

    PM/BA 2020

  • Corrigindo uma pequena parte do comentário do colega Thales Lima.

    Na verdade, os sertanejos não derrotaram 4 expedições. Eles derrotaram apenas as 3 primeiras. Na quarta expedição, os sertanejos foram derrotados.

  • GUERRA DE CANUDOS.

    ESSA GUERRA VAI OCORRER ENTRE 1896-1897.

    NO SERTÃO DA BAHIA. NA ÉPOCA O NOSSO PRESIDENTE ERA PRUDENTE DE MORAES.

    UMAS DAS CAUSAS DA GUERRA FORAM ALGUMAS EXPEDIÇÕES 4 EXPEDIÇÕES.

    ATENÇÃO EM 1893 VAMOS TER A FUNDAÇÃO DE UM ARAIAL CHAMADO: BELO MONTE.

    E QUEM VAI FUNDAR MONTE BELO VAI SER ANTONIO CONSELHEIRO. VAI FUNDAR O ARRAIL DE MONTE BELO EM 1893.

    ATENÇÃO SE A PROVA FALAR FALAR SOBRE CANUDOS VAMOS RELACIONAR TAMBÉM A MONTE BELO.

    OU SEJA, CANUDOS=MONTE BELO.

    MAS ATENÇÃO CANUDOS VEM PRIMEIRO. MONTE BELO VAI SER FORMADO EM CIMA DE CANUDOS.

    NOME VERDADEIRO DE ANTONIO CONSELHEIRO= ANTONIO VICENTE MACIEL, ELE ERA DO CEARÁ.

    1897 VAI SER A EXPEDIÇÃO QUE VAI DESTRUIR COMPLETAMENTE CANUDOS PELO, MARECHAL CARLOS BINTECOUR.

    HOJE NO LUGAR ONDE TIAMOS CANUDOS TEMOS UMA REPRESA, POIS ESTÃO TENTANDO APAGAR A MEMORIA DA CIDADE.

    INDEPENDENCIA DA BAHIA.

  • O diagnóstico de louco DE ANTONIO CONSELHEIRO, mais especificamente de portador de uma Psicose sistemática progressiva (termo equivalente ao delírio crônico proposto por Magnan) e a paranoia dos italianos, (referindo-se à Eugênio Tanzi e Gaetano Riva) por uma célebre autoridade sanitária da época, o Dr. Nina Rodrigues (1862 - 1906), no qual se fundamentaram os escritos da época (inclusive de Euclides da Cunha), ainda hoje se constitui como um entrave para o reconhecimento de seu mérito como líder comunitário responsável pela organização de mais de 24 mil pessoas em um ambiente extremamente adverso (Martins[11]) e até mesmo como um homem religioso com verdadeiros ideais cristãos.


ID
2203033
Banca
IBEG
Órgão
Prefeitura de Teixeira de Freitas - BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Acerca dos aspectos geográficos do Estado da Bahia, é incorreto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • gabs

    b

    c

    estão corretos

  • gabs

    b

    c

    estão corretos


ID
2203036
Banca
IBEG
Órgão
Prefeitura de Teixeira de Freitas - BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Sobre os aspectos históricos, culturais e geográficos da cidade de Teixeira de Freitas, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Letra E A região onde se situa a área urbana da cidade hoje, na década de 30 não passava de uma área coberta pela floresta atlântica, matas e brejos, só possível de alcançar por meio de trilhas por dentre as matas ou pelos trechos navegáveis do rio Itanhém.


ID
2203540
Banca
IBEG
Órgão
Prefeitura de Teixeira de Freitas - BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Foi uma revolta de cunho autonomista, ocorrida no período do Brasil Império entre 1837 e 1838, na chamada Província da Bahia, liderada por um indivíduo com a formação de médico e jornalista. Teve como causa a insatisfação popular dos baianos no que se refere aos desmandos e a opressão do governo interessado em enriquecer a si próprio. Sua característica principal foi a grande participação das camadas mais populares da sociedade baiana, além de contar com integrantes da classe média e rica do estado, profissionais liberais, comerciantes, médicos, jornalistas, entre outros. Ao final do confronto o governo regencial tratou de julgar os líderes da revolta, condenando três deles a pena de morte. O confronto descrito recebeu o nome de:

Alternativas
Comentários
  • A Sabinada foi uma revolta feita por militares, integrantes da classe média (profissionais liberais, comerciantes, etc) e rica da Bahia. A revolta se estendeu entre os anos de 1837 e 1838. Ganhou este nome, pois seu líder foi o jornalista e médico Francisco Sabino Álvares da Rocha Vieira.

     

  • Revolta da Sabinada (1837 - 1838)  -> Período Regencial 

     

     A revolta feita por militares e integrantes da classe média e rica da Bahia pretendia implementar uma república. Em 7 de novembro de 1837, os revoltosos tomaram o poder em Salvador e decretaram a República Bahiense. Cercados pelo exército governista, o movimento resistiu até meados de março de 1838. A repressão foi violenta e milhares foram mortos ou feitos prisioneiros.

     

  • liderada por um indivíduo com a formação de médico e jornalista➡️ (Francisco Sabino)=Revolta da Sabinada

  • Os objetivo da Sabinada era entre outros, separar a Bahia do Brasil, enquanto Dom Pedro II não assumia o governo, período este, em que o Brasil era governado pela Regência.

  • Muito parecido com a Conjuração Baiana

  • Dr. Sabino foi um médico que buscou a democratização da Bahia. Ele conseguiu tomar o poder, porém as tropas imperiais colocou fogo nas casa em Salvador e muitos revoltosos morreram queimados.

    Líder : Dr. Sabino. Por isso, o nome é sabinada.

    PM/BA 2020

  • o colega chamou atenção que a Conjuração baiana e a Sabinada são muito parecidas. Mas a diferença essencial entre elas é que:

    a CONJURAÇÃO BAIANA tem cunho separatista (queriam a independência da Bahia = República Bahiense)= seculo XVIII= REVOLTA DOS ALFAIATES ou REVOLTA DOS BUZIOS = luta que tinha intelectuais, elite e escravos de ganho (alfaiates, sapateiros...) . Inclusive não teve tanto destaque quanto a Inconfidência Mineira por causa dessa mistura (já que a inconfidência era formada apenas pela elite, por brancos, e por isso teve maior destaque)

    MOVIMENTO NO MUNDO NA EPOCA DA CONJURAÇÃO BAIANA: que inspirou/influenciou a Conjuração Baiana: séc 18.

    a) Independência das 13 colonias dos EUA

    b) Revolução Francesa

    c) Revolução do Haiti: revolta de negros escravizados

    d) Maçons: cavaleiros da luz. São conhecidos como construtores (por isso que a bandeira da Bahia tem um esquadro) 

    Foi um Militar Maçon que trouxe da França textos de Voltarie e Rousseau que intelectuais baianos (exemplo: Cipriano Barata) tinham acesso e se inspiraram para independência da Bahia e do Brasil.

    Já a SABINADA: foi no século XIX e não tinha cunho separatista. Queriam apenas autonomia até a maioridade de D Pedro II.

  • Obs: Cabanagem ocorreu no Grão-Pará e Balaiada no MA.


ID
2203543
Banca
IBEG
Órgão
Prefeitura de Teixeira de Freitas - BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O estado da Bahia é um dos maiores estados brasileiros, além de possuir o maior número de divisas com outras unidades da federação. Tendo por base os aspectos geográficos e econômicos do Estado da Bahia, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  •   letra C,

     900 km

  • Mais de 1100 km de extensão.

  • A) trigo não é um dos produtos principais;
    B) caatinga que ocupa maior parte e não floresta tropical;
    C) correto;
    D) a bahia muito contribui para o PIB do nordeste;
    E) a bahia é rica em minerais ocupa o 3° lugar do brasil 

  • A) RESPOSTA: FREITAS, Eduardo de. "Economia da Bahia "; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/economia-bahia.htm. Acesso em 26 de outubro de 2019.

  • OS BIOMAS OU TIPOS DE VEGETAÇÃO NO ESTADO.

    MATA ATLANTICA, CAATINGA E O CERRADO.

    A CAATINGA VAI SER PREDOMINANTE.

    BACIAS HIDROGRAFICAS. VAMOS TER 13 BACIAS.

    SE A PROVA PERGUNTAR QUAL A MAIOR BACIA HIDROGRAFICA VAMOS MARCA A DO RIO SAN FRANCISCO.

    ATENÇÃO O RIO SÃO FRANCISCO É PERENE= ISSO QUER DIZER QUE ELE NUNCA SECA.

    BASES POPULACIONAIS DA BAHIA.

    POPULAÇÃO TIPICAMENTE LITORANEA

    letra c


ID
2203546
Banca
IBEG
Órgão
Prefeitura de Teixeira de Freitas - BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Tendo por base os aspectos históricos, culturais e geográficos da cidade de Teixeira de Freitas, assinale a alternativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • A)O município de Teixeira de Freitas possui uma baixa densidade demográfica, de cerca de 50 hab/km

  • kkkk... Quem já foi em Feira sabe que a densidade demográfica é alta.

  • Quem já foi a Feira de Santana *...


ID
2216287
Banca
EXATUS-PR
Órgão
CODAR
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

São Capitais do Nordeste banhadas pelo mar, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Todas estão erradas. A única capital do Nordeste que não é banhada pelo mar é a cidade de Teresina, no Piauí. A pessoa que elaborou essa questão, certmente, não é nordestina.

  • GAB D pelo o que eu entendi a questao ta correta, a unicar que não e a capital do nordeste ou banhada pelo mar

  • questão FDP rs , Gab - D olhei no mapa a unica que não é seria Teresina !

  • SÃO LUIS-MA NÃO É BANHADA POR MAR, MAS SIM POR RIO :)

  • São Luís é capital do Maranhão e do reggae ao mesmo tempo. Banhada por mar e rio, e sim faz parte do nordeste. Então a unica que não tem mar é Teresina-PI , Porem questão esta mal elaborada e os comentarios estão equivocados, sim tem mar e sim é no nordeste

  • A cidade de São Luiz não é banhada pelo mar. Aliás, o Maranhão é um país situado bem no meio do Deserto do Saara. Que banquinha xexelenta, viu?!


ID
2823019
Banca
Dédalus Concursos
Órgão
CORE-BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Analise, sobre o estado da Bahia:


( )- A Bahia é o segundo estado mais populoso da Região nordeste do Brasil;

( )- A primeira capital brasileira foi a cidade de Salvador, na Bahia;

( )- O estado da Bahia faz divisa com os seguintes estados brasileiros: Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Piauí, Tocantins, Goiás, Minas Gerais e Espírito Santo;

( )- Dentre as cidades mais populosas do estado da Bahia, estão: Feira de Santana e Vitória da Conquista.


Assinale (V) para as afirmações verdadeiras e (F) para as falsas e em seguida marque a alternativa que apresenta a ordem correta de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • A Bahia é o Quarto Estado mais populoso.

  • A Bahia é o estado mais populoso da região Nordeste. Situa-se ao sul dessaregião e faz divisa com oito estados: Alagoas, Sergipe, Pernambuco e Piauí aonorte, Minas Gerais e Espírito Santo ao sul, Goiás e Tocantins a Oeste. Ao leste, faz divisa com o Oceano Atlântico.

  • Rafael, a Bahia é o estado mais populoso do nordeste. Salvador quem seria a quarta capital mais populosa do Brasil.
  • O Estado da Bahia é o mais populoso do nordeste.

    Letra B

    PM/BA 2020

  • MAIORES POPULAÇÕES=

    SALVADOR

    FEIRA DE SANTANA

    VITORIA DA CONQUISTA

    CAMAÇARI.

    Minemoico= SAFEVICA.

    A BAHIA VAI TER 417 MUNICIPIOS

    gab:b

  • LETRA B


ID
2823238
Banca
Dédalus Concursos
Órgão
CORE-BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, são informações verídicas sobre o estado da Bahia, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Salvador, a capital do estado da Bahia é a segunda capital mais populosa do Brasil com 5 (cinco) milhões de habitantes. Certissimo.




  • Salvador é a 4º capital brasileira mais populosa. Atras de São Paulo , Rio de Janeiro e Brasilia.


    Com cerca de 2 milhões e 800 mil habitantes

  • A resposa correta é a D. Bahia é o estado com maior faixa litorânea, numa extensão de 932 km, sendo 12,4% em relação ao litoral brasileiro.

  • Salvador não é a segunda capital, e sim a quarta capital como falou Raphael Dantas.

  • Salvador não é a segunda capital, e sim a quarta capital como falou Raphael Dantas.

  • Cuidado com as respostas equivocadas, para não atrapalhar o entendimento dos colegas.

  • Calma bênção, está pedindo a INCORRETA

    Luis, atenção é 50% da prova ;)

  • Classificação: Cidade Número de habitantes

    1 São Paulo (SP)12.106.920

    2 Rio de Janeiro (RJ)6.520.266

    3 Brasília (DF)3.039.444

    4 Salvador (BA)2.953.986

  • GAB - C

  • Salvador só não é a Capital mais populosa do Brasil porque não puseram Cajazeiras na conta kkkkk

  • CAPITAIS MAIS POPULOSAS DO BRASIL

    1- SÃO PAULO 2- RIO DE JANEIRO 3-SALVADOR

    " SE O SEU SONHO NÃO É SOFRIDO NÃO É DUIDO , ELE NÃO VALE POHA NENHUMA . "

  • A BAHIA VAI TER 417 MUNICIPIOS.

    gab:c

  • LETRA C


ID
3005065
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Em 2018, foi lançado o Atlas Solar da Bahia, onde se lê, na "Mensagem do Governador":

O Atlas Solar da Bahia disponibiliza, para todas as partes interessadas (empreendedores, acadêmicos, reguladores, governantes, ambientalistas e proprietários de terras), um conjunto de informações precisas a respeito do potencial de geração de energia elétrica através da tecnologia fotovoltaica. A evolução tecnológica, com a consequente redução nos custos dos painéis solares, a necessidade de se ampliar o uso das energias limpas, os incentivos fiscais já regulamentados para o segmento e as amplas áreas aptas à implantação de parques solares na Bahia, formam um conjunto de vetores mobilizadores que irão dinamizar a economia do estado.

Adaptado de http://www.senaicimatec.com.br/download/ Atlas-Solar-Bahia-2018.pdf


As afirmativas a seguir resumem corretamente a "Mensagem do Governador" citada, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • Boa e Velha Interpretação. GAB: E ;)
  • A Bahia é considerada o estado com maior capacidade de geração de energia fotovoltaica do Brasil. Para chegar a esse resultado foi realizada uma análise de dados cedidos por empreendedores baianos e dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e Nasa. Com o objetivo de apresentar o mapeamento e análise do potencial dessa capacidade de geração de energia fotovoltaica, a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti) e Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), em parceria com o SENAI CIMATEC, lançaram o Atlas Solar da Bahia, no Centro de Eventos do SENAI CIMATEC.

  • PMBA 2020

    FORÇA GUERREIRO

  • só venha a prova, minhas concorrentes que se cuidem !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Questão de interpretação, a opção E extrapola já que o texto anterior não foi mencionado essa situação.

    o que o texto fala: sobre a geração do uso de energia elétrica limpa, através da tecnologia fotovoltaica, tipo de eletricidade produzida a partir da radiação solar, ou seja, da luz do Sol. Representa um tipo de energia limpa e renovável, que foi disponibilizada em parceria com governo através da empresa Atlas solar, aplicada ao estado da Bahia.


ID
3301657
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Feira de Santana - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Sobre o litoral do Brasil, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • marquei com gosto essa alternativa quando sai pro abraço, o va anulou kkkkkkkk


ID
3301663
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Feira de Santana - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Sobre à urbanização, à dinâmica e às tendências no município Feira de Santana e do Estado da Bahia, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3403363
Banca
IBFC
Órgão
SAEB-BA
Ano
2020
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

No que se refere aos aspectos físicos do estado da Bahia, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) O estado possui relevos com altitudes que podem variar de 0 a 630 metros, sendo que as maiores elevações estão localizadas no Recôncavo Baiano.
( ) A Serra do Espinhaço, a Serra da Canastra, a Chapada Diamantina e a Chapada dos Veadeiros são exemplos de acidentes geográficos localizados no estado.
( ) Grande parte do território do estado é banhado por cursos d’água pertencentes à bacia hidrográfica do rio São Francisco.
( ) A capital do estado, Salvador, está localizada na bacia hidrográfica do rio Jequitinhonha, e Feira de Santana, na bacia do rio Paraná.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • GAB LETRA - C


ID
3403369
Banca
IBFC
Órgão
SAEB-BA
Ano
2020
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

“O homem chega, já desfaz a natureza
Tira gente, põe represa, diz que tudo vai mudar.
O São Francisco lá pra cima da Bahia
Diz que dia menos dia vai subir bem devagar.
Vai ter barragem no salto do Sobradinho
E o povo vai-se embora com medo de se afogar.
O sertão vai virar mar, dá no coração
O medo que algum dia o mar também vire sertão”
Guttemberg Guarabyra

A canção Sobradinho, cantada pelo trio Sá, Rodrix e Guarabyra, protesta contra a construção da Usina Hidrelétrica de Sobradinho, que foi instalada na década de 70 no rio São Francisco, no estado da Bahia. Sobre os impactos negativos causados pela construção de grandes barragens, que afetam a sociedade e o meio ambiente, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Não existe poluição radioativa pela construção de usina hidrelétrica.

  • Elevação do nível de água do rio? Isso nunca me pareceu verídico.


ID
3403375
Banca
IBFC
Órgão
SAEB-BA
Ano
2020
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

“São três vozes de uma gente
Que assim solta a garganta
Quando triste ou se contente
Bate o seu tambor e canta.
Olodum, te amo! Ilê, te amo!
O seu som e a sua cor
Didá, te amo! Neguinho, te amo!
Amor, amor.”
Daniela Mercury / Marcelo Quintanilha

A canção acima homenageia entidades carnavalescas que são patrimônio da cultura baiana. Assinale a alternativa correta que indica, respectivamente, um termo que é utilizado para nomear essas entidades e qual sua representatividade.

Alternativas
Comentários
  • GAB LETRA A


ID
3403378
Banca
IBFC
Órgão
SAEB-BA
Ano
2020
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

“Entre 2012 e 2018, a Bahia foi o único estado em que população que se declara preta cresceu (+35,5%) ao mesmo tempo em que os números de pardos (-3,9%) e brancos diminuíram (-6,9%). No país como um todo e na maior parte dos estados, as pessoas que se declaravam pretas e as pardas cresceram numericamente, enquanto o total das que se declaravam brancas diminuiu” (G1, 2019). Assinale a alternativa correta que apresenta a cor ou raça predominantemente autodeclarada pela população do estado da Bahia, de acordo o Censo Demográfico realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Alternativas
Comentários
  • A questão sobre a autodeclaração da cor da população no Censo de 2010 acho que pode ter surpreendido muita gente. Sabemos que a população Baiana em torno de 70% se declara preta ou parda, e que Salvador é de maioria negra, mas no conjunto da população de todo o estado, a maioria se declarou de cor parda.20 de jan. de 2020

    gab:b


ID
3403381
Banca
IBFC
Órgão
SAEB-BA
Ano
2020
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Em relação aos aspectos econômicos e sociais do estado da Bahia, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Apesar da expectativa de vida da Bahia estar crescendo (73 anos), ainda está abaixo da média nacional (76 anos)

  • letra e E

    A expectativa de vida do baiano está crescendo, porém ainda está abaixo da média do brasileiro

  • O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da Bahia é de 0,742, ocupando o 19° lugar no ranking dos estados brasileiros, e o primeiro entre os estados da Região Nordeste.

  • Fala galera, lembrem-se que a REDAÇÃO REPROVA também. Se você está desesperado e pensando em contar com a sorte, então você precisa do PROJETO DESESPERADOS. Esse curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, tudo em um só lugar.

    Você vai ter desejado ter feito esse curso, se deixar passar essa oportunidade.

    https://go.hotmart.com/Q52663110A


ID
3470722
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Valença - BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

De iniciativa do Poder Executivo de Valença, a Câmara de Vereadores aprovou a lei que regulamenta a exploração do serviço de transporte individual de passageiros na cidade. A lei aprovada foi construída com ampla discussão entre

Alternativas

ID
3470725
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Valença - BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Instalada em Valença, em 1844, a Fábrica de tecidos “Todos os Santos” foi a primeira indústria nacional movida a energia

Alternativas

ID
3470728
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Valença - BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O primeiro Centro de Saúde de Valença foi transformado em uma unidade de referência à tríplice epidemia causada pelo mosquito Aedes Aegypti. Assinale a alternativa que apresenta essa tríplice epidemia.

Alternativas

ID
3470731
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Valença - BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Segundo notícia do jornal “A Tarde”, em comparação com Janeiro de 2015, a indústria baiana assinalou crescimento de 10,3% em janeiro de 2016. Qual é o setor que apresentou a principal influência positiva nesse período?

Alternativas

ID
3470737
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Valença - BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

De acordo com o Sistema e-MEC do Ministério de Educação do Governo Federal, estão cadastradas quatro instituições de ensino superior presencial na cidade de Valença-BA, que ministram 20 cursos, entre bacharelado e licenciatura, conforme o site “Vou pra faculdade”. Assinale a alternativa que apresenta um curso de graduação presencial oferecido por uma dessas instituições cadastradas no Sistema e-MEC.

Alternativas

ID
3470746
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Valença - BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A economia principal de Valença (BA) é agrária, pesqueira e pecuária, com uma agricultura representada por propriedades agrícolas diversificadas. Assinale a alternativa que apresenta somente alguns dos cultivos de destaque no município de Valença.

Alternativas

ID
3483841
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Juazeiro - BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O Juá Garden Shopping, considerado o primeiro shopping de Juazeiro, segundo seus instituidores, deverá gerar quantos empregos diretos?

Alternativas

ID
3483844
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Juazeiro - BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O desenvolvimento das atividades científicas e tecnológicas do estado da Bahia é estimulado e realizado pela instituição de direito público que é vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e tem por objetivo o estímulo e o apoio ao desenvolvimento das atividades científicas e tecnológicas do Estado. Qual é essa instituição?

Alternativas

ID
3483850
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Juazeiro - BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Com concentração de 80% do total de geração desse tipo de energia no Brasil, a região Nordeste tem recebido muitos investimentos, e a Bahia apresenta uma peculiaridade que não é encontrada nos demais estados, o que torna o estado o local mais atrativo para investidores, com perspectivas de ser o principal estado na geração de energia

Alternativas

ID
3483853
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Juazeiro - BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Na construção de políticas internacionais, assinale a alternativa que apresenta um dos pontos prioritários para o Estado da Bahia, segundo informações da equipe internacional do Governo.

Alternativas

ID
3483856
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Juazeiro - BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A Bahia está preparando sua sétima Parceria Público Privada, dessa vez com o Reino Unido e na área de tecnologia, com o objetivo de

Alternativas

ID
3483859
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Juazeiro - BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Conforme o site Guia Bahia – Escolas e Creches, existem cinco centros educativos com desenvolvimento sustentável em Juazeiro, Bahia. Assinale a alternativa que apresenta um desses centros educativos de Juazeiro.

Alternativas
Comentários
  • Certa é a akternatiuva : A


ID
3483862
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Juazeiro - BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Quais são os benefícios oferecidos à população de Juazeiro com a instalação da Zona Azul na cidade?

Alternativas

ID
3483865
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Juazeiro - BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

De qual evento que teve, dentre outros, o objetivo de levar a metodologia do esporte educacional e da arte-educação para os alunos das escolas da rede pública, as escolas municipais de Juazeiro participaram?

Alternativas

ID
3486007
Banca
CEFET-BA
Órgão
DPE-BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O Território Brasileiro é dividido em cinco regiões. A Região Nordeste é a maior delas, composta por _______ estados.


A alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do trecho acima é

Alternativas
Comentários
  • Nove estados.

  • Maior???? A maior é a região Norte. A região Nordeste é a que tem mais estados. 9 estados.

  • bahia, sergipe, alagoas, pernambuco, rio grande do norte, ceara, paraiba, piaui e maranhão


ID
3486010
Banca
CEFET-BA
Órgão
DPE-BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O povo nordestino é oriundo de três etnias: a indígena, a africana e a europeia. A miscigenação ética deu origem a três grupos: mulatos, caboclos e cafuzos, que, respectivamente, são decorrentes da miscigenação étnica de

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D

    Mulato - Africanos e europeus

    Caboclo - Indígenas e europeus

    Cafuzos - Africanos e Indígenas


ID
3486013
Banca
CEFET-BA
Órgão
DPE-BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O estado da Bahia faz fronteira com oito estados de quatro Regiões Brasileiras. Com a Região Norte, Bahia faz fronteira com

Alternativas
Comentários
  • ESGOTO. ALSE PEPIMG

    ESPÍRITO SANTO

    GOIAS

    TOCANTINS

    ALAGOAS

    SERGIPE

    PERNAMBUCO

    PIAUÍ

    MINAS GERAIS

  • Alternativa D - Tocantins


ID
3486019
Banca
CEFET-BA
Órgão
DPE-BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A Defensoria pública foi criada pela [...] lei nº 4.658, em 26 de dezembro de 1985, com o “[...] objetivo de atender à população carente da Bahia [...]”. Para melhor atender à população do estado, há unidades regionais da Defensoria Pública.

A Unidade da Defensoria de Vitória da Conquista está localizada na Região ____________________ da Bahia.


A alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do trecho acima é

Alternativas
Comentários
  • Letra B - Sudoeste


ID
3533011
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Valença - BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Ocupando 6,64% do território nacional, o estado da Bahia possui uma área de 564.692,67 km2 e a maior extensão de litoral dentre todos os estados brasileiros, com

Alternativas
Comentários
  • litoral da Bahia se refere à faixa costeira do estado da Bahia . Compreende mais de 1 100 quilômetros de extensão, sendo o maior do Brasil .

  • VAMOS TER A QUESTÃO DO DISTANCIAMENTO.

    LATITUDINAL( NORTE E SUL)= 1011 KM DISTANCIA.

    LOGITUDINAL= (OESTE E LESTE) =810.163KM.

    ATENÇÃO O DISTANCIAMENTO LATITUDINAL DE NORTE A SUL E MAIOR QUE LOGITUDINAL.

    letra c


ID
3533014
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Valença - BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta somente povos que formaram a população de Valença?

Alternativas

ID
3533170
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Valença - BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A Prefeita de Valença, Jucélia Nascimento, e seu vice, Joailton de Jesus, foram eleitos em 2012 através da coligação “Um Novo Nome, um Novo Tempo”, reunindo os partidos PPS, PTN, PPL, PHS, PSD, PSDC e PRP. A quais partidos são filiados, respectivamente, a prefeita e o vice prefeito?

Alternativas

ID
3742912
Banca
Avança SP
Órgão
Prefeitura de Anhembi - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Dos fenômenos abaixo, assinale a alternativa que indica aquele que inspirou a Conjuração Baiana:

Alternativas
Comentários
  • A Conjuração Baiana foi um movimento popular ocorrido na Bahia em 1798. Tinha como objetivos libertar o Brasil do governo de Portugal, abolir a escravatura e atender às reivindicações das camadas pobres da população.

    É também conhecida como Conspiração dos Búzios ou Revolta dos Alfaiates, por ter como principais líderes os alfaiates João de Deus e Manuel Faustino dos Santos Lira.

    A conjuração foi composta, em sua maioria, por escravos, negros livres, brancos pobres e mestiços, que exerciam as mais diferentes profissões, como alfaiates, sapateiros, pedreiros, soldados, entre outras.

    Influenciada pelo movimento revolucionário do Haiti e pela Revolução Francesa, a Conjuração Baiana foi fortemente reprimida. Seus membros foram presos e, em 1799, os líderes do movimento foram condenados à morte ou ao degredo.

  • Conjuração baiana : POPULISTA, REPUBLICANA, EMANCIOPACIONISTA, SEPARATISTA.

    Inspirações : revolução Francesa e Haitiana.

    PMAL 2021


ID
3791824
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Leia o texto para responder a questão.

A retomada do centro de Salvador
O Pelourinho, no centro histórico de Salvador (BA), contém muitas construções barrocas, belos monumentos e casarões da época colonial. 
A partir de 1940, porém, o bairro foi recebendo migrantes pobres e se tornando um lugar de cortiços. A reação a isso começou em 1975, com as primeiras restaurações e com a indicação, em 1985, do centro de Salvador como ‘Patrimônio Histórico da Humanidade’, pela UNESCO. Uma grande reforma teve início em 1993, com transformações de 16 quarteirões e abertura de dois prédios de estacionamentos. Trata-se de um processo parcial de “gentrificação”, com a implantação politicamente planejada de estabelecimentos comerciais e de serviços – o que ficou conhecido como o Shopping do Pelô – mediante a retirada de 1.967 famílias, através de indenizações (em torno de 2 mil reais), ou sua realocação no loteamento Jardim Valéria II, em Coutos. Em 2004, cerca de 650 famílias ainda permaneciam ou resistiam no local. 
Em seu lugar, além da restauração da monumentalidade e do comércio mais moderno, surgem novas habitações financiadas para a classe média. A reforma mudou o traçado da antiga cidade colonial, transformando-a numa espécie de parque temático. Assim, tem curso um processo de “disneylização” e “gentrificação” da cidade, estimulando seu consumo turístico. 

(Fontes: http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2004/01/272861.shtml - acesso em 02.03.2010 e VASCONCELOS, Pedro A. “A Cidade Alta de Salvador: de cidade colonial a ‘Centro Histórico pós-moderno” in: CARLOS, A. e LEMOS, A. (org.) Dilemas urbanos. São Paulo: Contexto, 2003. Adaptado.)

Salvador foi a primeira capital do país na época colonial. Para esse momento histórico, é válido dizer que Salvador tinha esse papel principalmente porque

Alternativas

ID
3791830
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Leia o texto para responder a questão.

A retomada do centro de Salvador
O Pelourinho, no centro histórico de Salvador (BA), contém muitas construções barrocas, belos monumentos e casarões da época colonial. 
A partir de 1940, porém, o bairro foi recebendo migrantes pobres e se tornando um lugar de cortiços. A reação a isso começou em 1975, com as primeiras restaurações e com a indicação, em 1985, do centro de Salvador como ‘Patrimônio Histórico da Humanidade’, pela UNESCO. Uma grande reforma teve início em 1993, com transformações de 16 quarteirões e abertura de dois prédios de estacionamentos. Trata-se de um processo parcial de “gentrificação”, com a implantação politicamente planejada de estabelecimentos comerciais e de serviços – o que ficou conhecido como o Shopping do Pelô – mediante a retirada de 1.967 famílias, através de indenizações (em torno de 2 mil reais), ou sua realocação no loteamento Jardim Valéria II, em Coutos. Em 2004, cerca de 650 famílias ainda permaneciam ou resistiam no local. 
Em seu lugar, além da restauração da monumentalidade e do comércio mais moderno, surgem novas habitações financiadas para a classe média. A reforma mudou o traçado da antiga cidade colonial, transformando-a numa espécie de parque temático. Assim, tem curso um processo de “disneylização” e “gentrificação” da cidade, estimulando seu consumo turístico. 

(Fontes: http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2004/01/272861.shtml - acesso em 02.03.2010 e VASCONCELOS, Pedro A. “A Cidade Alta de Salvador: de cidade colonial a ‘Centro Histórico pós-moderno” in: CARLOS, A. e LEMOS, A. (org.) Dilemas urbanos. São Paulo: Contexto, 2003. Adaptado.)

A partir do texto, pode-se concluir que o centro histórico de Salvador

Alternativas

ID
3796432
Banca
UDESC
Órgão
UDESC
Ano
2017
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Leia atentamente o texto a seguir:


“Ó vós Homens cidadãos, ó vós Povos curvados, e abandonados pelo Rei, pelos seus despotismos, pelos seus ministros [...]

A França está cada vez mais exaltada, a Alemanha já lhe dobrou o joelho, Castela só aspira sua aliança, Roma já vive anexa, O Pontífice está abandonado, e desterrado; o rei da Prússia está preso pelo seu próprio povo, as nações do mundo têm seus olhos fixos na França, a liberdade é agradável para todos; é tempo povo, povo o tempo é chegado para vós defendereis a vossa liberdade; o dia da nossa revolução; da nossa liberdade e de nossa felicidade está para chegar, animai-vos que sereis felizes.”

Trechos de um manifesto afixado na cidade de Salvador em 1798.


A partir da leitura dos trechos do manifesto, é possível afirmar que os autores do manifesto:

Alternativas

ID
3807982
Banca
UEFS
Órgão
UEFS
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Feira de Santana é muito mais do que um pouso nas estradas da Bahia. Desde os tempos coloniais tornou-se conhecida como um entreposto comercial de vida própria. Através de todo o período coberto por este estudo, as atividades comerciais cresceram, consideravelmente, em Feira de Santana e por mais de um século a cidade gozou da reputação de empório líder do sertão baiano. Como tal, há muito tempo é o ponto de convergência de quase todas as matérias-primas embarcadas no interior para a metrópole, bem como o mercado principal e o mais importante centro de distribuição para os produtos provenientes da Capital. (POPPINO, 1968, p.12).

O papel de grande entreposto comercial atribuído, no texto, a Feira de Santana, concretizou-se, da época colonial até o século XIX,

Alternativas

ID
3807985
Banca
UEFS
Órgão
UEFS
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Feira de Santana é muito mais do que um pouso nas estradas da Bahia. Desde os tempos coloniais tornou-se conhecida como um entreposto comercial de vida própria. Através de todo o período coberto por este estudo, as atividades comerciais cresceram, consideravelmente, em Feira de Santana e por mais de um século a cidade gozou da reputação de empório líder do sertão baiano. Como tal, há muito tempo é o ponto de convergência de quase todas as matérias-primas embarcadas no interior para a metrópole, bem como o mercado principal e o mais importante centro de distribuição para os produtos provenientes da Capital. (POPPINO, 1968, p.12).

A localização e a importância comercial de Feira de Santana, no século XIX, explicam a participação de habitantes da região em episódios relevantes da História da Bahia, dentre os quais se destacam

Alternativas

ID
3813895
Banca
INEP
Órgão
UFV-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Analise a letra desta musica.


"O que é que a baiana tem?

Dorival Caymmi

O que é que a baiana tem?

Que é que a baiana tem?

Tem torço de seda, tem! Tem brincos de ouro, tem!

Corrente de ouro, tem! Tem pano-da-Costa, tem!

Tem bata rendada, tem! Pulseira de ouro, tem!

Tem saia engomada, tem! Sandália enfeitada, tem!

Tem graça como ninguém."

Fonte: < https://www.letras.mus.br/dorival-caymmi/356574/ > Acesso em 29 maio 2017.


Os temas de Dorival Caymmi (1914-2008) falam do negro, dos mestiços pobres, dos pescadores e das mulheres.


Essa letra, interpretada por Carmem Miranda em 1939, apresenta:

Alternativas

ID
3823483
Banca
UFVJM-MG
Órgão
UFVJM-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Analise a letra desta musica.

"O que é que a baiana tem?
Dorival Caymmi

O que é que a baiana tem?
Que é que a baiana tem?
Tem torço de seda, tem! Tem brincos de ouro, tem!
Corrente de ouro, tem! Tem pano-da-Costa, tem!
Tem bata rendada, tem! Pulseira de ouro, tem!
Tem saia engomada, tem! Sandália enfeitada, tem!
Tem graça como ninguém.''

Fonte: < https://www.letras.mus.br/dorival-caymmi/356574/ > Acesso em 29 maio 2017.


Os temas de Dorival Caymmi (1914-2008) falam do negro, dos mestiços pobres, dos pescadores e das mulheres.

Essa letra, interpretada por Carmem Miranda em 1939, apresenta:

Alternativas

ID
3944257
Banca
UESB
Órgão
UESB
Ano
2017
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

No decorrer da história de cada cidade, tem-se fases de constituição de edificações de distintos tipos e estilos. Uma edificação nova no centro combina, em muitos dos casos, com a demolição de edificações antigas e, por conseguinte, com a lesão de um referencial físico da lembrança urbana. Cada nova geração assume, desse modo, o lugar da antecedente, perdendo-se gradualmente a história antiga das cidades. Essa dissensão é muito intensa nas cidades contemporâneas, onde as edificações se tornam cada vez mais verticalizadas. (NO DECORRER... 2016).

O crescimento das cidades e sua organização política estiveram relacionados ao processo histórico e seus elementos socioeconômicos, a exemplo de

Alternativas

ID
3948259
Banca
IF-PR
Órgão
IF-PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Anos antes da Proclamação da República, Antônio Vicente Mendes Maciel, advogado e professor primário, passou a vagar pelos sertões, após ser abandonado pela esposa, tornando-se conhecido como Antônio Conselheiro por causa de suas pregações. Muitos pobres, flagelados da seca e ex-escravos passaram a segui-lo, porque se dizia que ele realizava milagres. Peregrinava pelo sertão, restaurando capelas, cemitérios e discursando contra republicanos e padres, que dizia servir aos ricos. Sua aparência maltratada contribuía para que muitos o evitassem. Em 1893, Conselheiro e seus seguidores foram atacados pela polícia, por serem contra a cobrança de impostos. Houve mortes dos dois lados. Logo depois, os sobreviventes fundaram o arraial de Belo Monte, no nordeste da Bahia, onde tinham abrigo, alimento, trabalhavam e contribuíam para o desenvolvimento da comunidade. No entanto, tempos depois desencadeou-se um grande confronto entre os sertanejos e os militares que ficou conhecido como:

Alternativas

ID
3953698
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Que Deus entendeu de dar
A primazia
Pro bem, pro mal
Primeira mão na Bahia
Primeira missa
Primeiro índio abatido também
Que Deus deu

Que Deus entendeu de dar
Toda magia
Pro bem, pro mal
Primeiro chão da Bahia
Primeiro carnaval
Primeiro pelourinho também

Gilberto Gil, Toda menina baiana. In.: CD Realce, Warner: 1979. Trecho disponível em https://www.letras.mus.br/gilberto-gil/46249. Acesso em 24 jul 2017.

Com base no trecho da música acima, é possível afirmar historicamente que:

Alternativas
Comentários
  • GAB LETRA E


ID
3953707
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Para organizar a economia brasileira pós escravista, foram tomadas algumas medidas. Dentre elas, uma ficou conhecida como Encilhamento. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Encilhar é o ato de colocar a cilha (cinta) na cavalgadura para prender a sela ou a carga. No hipismo, trata-se do preparativo para entrar com o cavalo na pista. Analogamente, era como se o Brasil se preparasse para um novo momento: a industrialização. E um dos preparativos principais naquela conjuntura era facilitar o crédito aos investidores.

  • GAB LETRA D

  • No governo do presidente Deodoro da Fonseca, 1889-1891, o ministro Rui Barbosa elaborou o “Encilhamento”, uma política de crédito visando injetar recursos para estimular a industrialização do Brasil. A mesma fracassou provocando especulação e inflação. 


ID
3953710
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A festa do dois de Julho vem, ao longo do tempo, notabilizando-se como um momento importante da memória oficial da Bahia. Sobre ela podemos afirmar:

Alternativas
Comentários
  • 2 julho de 1823 independência da Bahia

  • Erros:

    A- Quem atacou foi o povo mestiço da Bahia. O caboclo não é a figura do índio... mas sim do mestiço (mistura)

    B- é uma festa cívica e não tem nada de ritual mundano

    C- vide justificativa da letra B

    D- GABARITO

    E- a Proclamação da República 1889 (e 2/julho foi em 1823)


ID
4010404
Banca
EBMSP
Órgão
EBMSP
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

De igrejas seculares ao artesanato típico das cidades do interior, da crença diversificada de seu povo mestiço aos mitos e ritos do folclore local, a Bahia se abre num verdadeiro mosaico de atrativos para quem deseja desvendar toda a sua graça e poesia. Terra dos orixás, patuás e babalorixás e também do culto a Todos os Santos, a Bahia reúne em si mesma todos os ritos e mitos.

VIAGEM por um mundo chamado Bahia. viver Bahia. Salvador: ADAServiços Gráficos, a. 5, n. 16, 2011, p. 14.

A análise do texto e os conhecimentos sobre a Bahia permitem afirmar:

Alternativas

ID
4014127
Banca
IF-TO
Órgão
IFF
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

No final do século XIX, surgiu, no Brasil, especificamente na região Nordeste, conflitos sociais que expressavam as limitações da república recém-fundada. Além de haver um interesse em manter uma manifestação religiosa independente das instituições econômicas. E, assim, surgiu o messianismo, movimento que se caracteriza como um movimento social e coletivo, cujo líder representa a figura de um salvador, tendo como objetivo amenizar as dores e o sofrimento da população.

Entre os vários movimentos surgidos, um se destaca pela sua amplitude e repercussão, em 1893, na Bahia. Aponte a afirmativa correta:

Alternativas

ID
4038673
Banca
UEFS
Órgão
UEFS
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Feira de Santana é muito mais do que um pouso nas estradas da Bahia. Desde os tempos coloniais tornou-se conhecida como um entreposto comercial de vida própria. Através de todo o período coberto por este estudo, as atividades comerciais cresceram, consideravelmente, em Feira de Santana e por mais de um século a cidade gozou da reputação de empório líder do sertão baiano. Como tal, há muito tempo é o ponto de convergência de quase todas as matériasprimas embarcadas no interior para a metrópole, bem como o mercado principal e o mais importante centro de distribuição para os produtos provenientes da Capital. (POPPINO, 1968, p.12).

O papel de grande entreposto comercial atribuído, no texto, a Feira de Santana, concretizou-se, da época colonial até o século XIX,

Alternativas

ID
4038676
Banca
UEFS
Órgão
UEFS
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Feira de Santana é muito mais do que um pouso nas estradas da Bahia. Desde os tempos coloniais tornou-se conhecida como um entreposto comercial de vida própria. Através de todo o período coberto por este estudo, as atividades comerciais cresceram, consideravelmente, em Feira de Santana e por mais de um século a cidade gozou da reputação de empório líder do sertão baiano. Como tal, há muito tempo é o ponto de convergência de quase todas as matériasprimas embarcadas no interior para a metrópole, bem como o mercado principal e o mais importante centro de distribuição para os produtos provenientes da Capital. (POPPINO, 1968, p.12).

A localização e a importância comercial de Feira de Santana, no século XIX, explicam a participação de habitantes da região em episódios relevantes da História da Bahia, dentre os quais se destacam

Alternativas

ID
4041715
Banca
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Órgão
MACKENZIE
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

É necessário que se sustente a fé de sua Igreja. A religião santifica tudo e não destrói coisa alguma, exceto o pecado. [...]. Estas verdades demonstram que casamento é puramente competência da santa Igreja, que só seus ministros têm poder de celebrá-lo [...].

Nesse trecho, Antonio Conselheiro, líder do movimento que levou à Guerra de Canudos (1896-1897),

Alternativas

ID
4060177
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2006
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Leia os textos a seguir:


TEXTO I


Ao analisar as produções da época de Canudos e o Relatório do Comitê Patriótico da Bahia (1897-1901) que avalia a situação de Canudos pós-guerra, Sérgio Guerra faz o seguinte comentário: “Observe-se que há um apelo à caridade na medida em que enfatiza a divisão e venda das crianças como animais, inclusive para pessoas desqualificadas para tal função, destaca a existência de maus tratos e denúncia de escravidão quando inquirido pelo tesoureiro do Comitê, enfatizando que existe a venda de menores [...] Ora, diante disso o Comitê andou correto, procurando salvar esta gente e dar aos menores, educação que os habilitasse a serem futuros cidadãos da República, amando-a e não odiando-a”.


(Disponível em www.portfolium.com.br/canudos.htm. Acesso em 17/07/06.)


TEXTO II


Comentando a obra Os Sertões de Euclides da Cunha, José Carlos V. Santana chama a atenção para a forma como são descritos a natureza e o sertanejo: “Vários retornos são feitos à questão climática e à “urdidura geológica da terra”, para que finalmente se possa tomar conhecimento do sertanejo como “perfeita tradução moral dos agentes físicos de sua terra”. “É inconstante como ela, é natural que o seja. Viver é adaptar-se. Ela o adaptou à sua imagem: bárbaro, impetuoso, abrupto ...” [...] Os componentes das forças militares mostravam-se amedrontados diante do desconhecido da terra que nunca tinham visto.”


(Disponível em www.portfolium.com.br/canudos.htm. Acesso em 17/07/06.)

Para Euclides da Cunha, autor do clássico Os Sertões, Canudos, a “Tróia de Taipa”, teve como raízes “as grandes concessões de sesmarias, definidoras da feição mais durável do nosso feudalismo tacanho [...] dilatados latifúndios [...] avassalando a terra.”

Sobre Canudos, analise as afirmativas.

I - Canudos gerou um adensamento populacional numa região predominantemente rural, incomodou os fazendeiros locais que tinham sua oferta de mão-de-obra diminuída e seu poder político ameaçado.
II - A referência a Tróia, tal como verificado no texto clássico de Euclides da Cunha, deve-se ao fato de Antonio Conselheiro, tal como Paris o herói grego, ter resistido bravamente às incursões dos fazendeiros locais na tentativa de retomar a posse das terras ocupadas pelos sertanejos.
III - O conflito denominado Guerra de Canudos pode ser caracterizado como uma questão de posse da terra. Antonio Conselheiro, herdeiro de uma grande concessão de terras no interior da Bahia, desenvolveu um projeto de ocupação original e provocou a ira de seus adversários políticos.
IV - A melhor compreensão do episódio da Guerra de Canudos implica considerar a estrutura fundiária concentradora de terras que persiste historicamente no Nordeste brasileiro, as condições de miserabilidade a que estava sujeita a população sertaneja e a ausência do Estado nessas regiões interioranas deixando a população sujeita às vicissitudes dos grandes proprietários locais.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas

ID
4061956
Banca
UNIR
Órgão
UNIR
Ano
2008
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Está para chegar o tempo feliz da nossa liberdade, o tempo em que todos seremos irmãos, o tempo em que todos seremos iguais. Essa frase apareceu escrita nas paredes das igrejas de Salvador marcando o início da chamada Revolta dos Alfaiates, da qual participaram artesãos, soldados, trabalhadores negros e mulatos livres e mesmo alguns escravos. Entre outros objetivos, esse movimento, de marcado caráter anticlerical, pretendia abolir a escravidão, instaurar a liberdade de comércio e proclamar a República. A partir das características e propósitos desse movimento, pode-se afirmar que foi influenciado principalmente pelos ideais

Alternativas

ID
4063873
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

No relato da viagem empreendida pelo navegador, explorador e escritor inglês Wiliam Dampier (1651- 1715) na passagem pela terra do Brasil, há um interessante trecho sobre a cidade de Salvador no século XVII:
A Baía de Todos os Santos, situada a 13 graus de latitude sul, é a mais importante cidade do Brasil, quer pela beleza das suas construções, pelo seu tamanho, pelo seu comércio, ou ainda, pela sua receita. A cidade conta com as vantagens de um porto capaz de receber navios de grande tonelagem. Aentrada deste porto é guardada por uma poderosa fortaleza, situada do lado e fora, de nome Santo Antônio; vimos a luz desse forte, que é mantida acesa com o propósito de auxiliar as embarcações, na noite anterior à nossa entrada. Há outros pequenos fortes que comandam o porto, um dos quais está construído sobre rochedo no meio do mar, a meia milha da costa (...). Próximo ao lugar de ancoragem, de frente para o porto, há outro forte, construído sobre a elevação onde se encontra a cidade. A cidade, a propósito, conta com 2 mil casas aproximadamente, a maior parte das quais não é visível do porto, porém, tão logo se pode avistálas, misturadas às árvores e erguidas a tal elevação, desfruta-se de um belo prospecto.

(In. FRANÇA, Jean Marcel Carvalho. A construção do Brasil na literatura de viagem dos séculos XVI, XVII e XVIII. Antologia de textos 1591-1808. RJ: José Olympio; SP: UNESP, 2012, p. 457-458)

Sobre a cidade de Salvador e seu porto em tempos coloniais é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A alternativa D está correta quando diz que a cidade de Salvador foi distinguida em cidade Alta e cidade Baixa por suas características próprias de relevo. O erro está em dizer que a cidade Alta era zona dedicada especialmente ao comércio.

    Na verdade era na cidade Baixa que se dedicava em especial ao comércio.

    Eu decorei isso imaginando que o motivo é que era na parte de baixo que chegavam os navios com mercadorias, ou partiam com mercadorias aqui do Brasil.

    Lembra também que na cidade Baixa hoje é onde se encontra o Mercado Modelo.

  • GAB LETRA A


ID
4076827
Banca
UCPEL
Órgão
UCPEL
Ano
2004
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O mercantilismo diz respeito à política econômica adotada pelos Estados absolutistas europeus da era moderna. Sobre esta temática mercantilismo todas as alternativas estão corretas, EXCETO aquela que afirma

Alternativas

ID
4093762
Banca
UEFS
Órgão
UEFS
Ano
2011
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A maioria dos habitantes de Feira de Santana, que aí chegara depois de 1872, era de origem africana. A maior parte dessa gente provinha das zonas pioneiras da escravatura do Recôncavo. Nenhuma imigração significativa de negros ocorrera para a Bahia, depois da extinção do tráfico de escravos, em 1850. Quase 100% de todos os imigrantes para a Bahia, durante esse período, constituíam-se de europeus, que fixaram residência na cidade ou no Recôncavo. À medida que negros e mulatos trocavam o interior pela costa, eram parcialmente substituídos por indivíduos de origem europeia. Poucos elementos deste grupo haviam migrado para o interior. (POPPINO, 1968, p. 252).

A presença de expressiva população negra em Feira de Santana, no final do século XIX, explica a diversidade étnica observada, na mesma época,

Alternativas

ID
4093765
Banca
UEFS
Órgão
UEFS
Ano
2011
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A maioria dos habitantes de Feira de Santana, que aí chegara depois de 1872, era de origem africana. A maior parte dessa gente provinha das zonas pioneiras da escravatura do Recôncavo. Nenhuma imigração significativa de negros ocorrera para a Bahia, depois da extinção do tráfico de escravos, em 1850. Quase 100% de todos os imigrantes para a Bahia, durante esse período, constituíam-se de europeus, que fixaram residência na cidade ou no Recôncavo. À medida que negros e mulatos trocavam o interior pela costa, eram parcialmente substituídos por indivíduos de origem europeia. Poucos elementos deste grupo haviam migrado para o interior. (POPPINO, 1968, p. 252).

Componente da região econômica do Paraguaçu, Feira de Santana caracteriza-se, atualmente, por apresentar

Alternativas

ID
4111189
Banca
IF-BA
Órgão
IF-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Aportou nesta cidade um navio francês que descarregou, com todo segredo e sagacidade, uns livrinhos cujo conteúdo era ensinar o modo mais fácil de fazer sublevações nos estados com infalível resultado (...). Instruídos por esses livrinhos, alguns mulatinhos e também alguns branquinhos da plebe, conceberam o arrojado pensamento de fazerem também seu levante (...).

Relação da Francesia Formada pelos Homens Pardos da Cidade da Bahia no Ano de 1798. Autor anônimo. In: Saga. São Paulo: Abril Cultural, 1981. p. 269.


No contexto da Conjuração Baiana (1798), o texto pode ser associado

Alternativas

ID
4833562
Banca
CEV-URCA
Órgão
Prefeitura de Brejo Santo - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

São Estados da Região Nordeste:

Alternativas
Comentários
  • A)Alagoas, Bahia, Maranhão.

  • Os nove estados da Região Nordeste e suas capitais são:

    •  (MA) - São Luís
    •  (PI) - Teresina
    •  (CE) - Fortaleza
    •  (RN) - Natal
    •  (PB) - João Pessoa
    •  (PE) - Recife
    •  (AL) - Maceió
    •  (SE) - Aracaju
    •  (BA) - Salvador

  • Gabarito A.

    Erros das demais:

    B) Pará;

    C) Acre;

    D) Goiás;

    E) Amapá.


ID
4930369
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

TEXTO 11


ENERGIA LIMPA TEM IMPACTO NO PIB DE MUNICÍPIOS DO NORDESTE


  Com a crescente participação das energias eólica e solar, a matriz energética brasileira vem se tornando cada vez mais sustentável. Conforme mostra o Balanço Energético Anual 2018 da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o Nordeste vem se destacando ao concentrar cerca de 80% das torres eólicas do país, além de incontáveis placas de captação de luz solar (fotovoltaicas).

  O interessante é que, antes mesmo de começar a gerar esse tipo de energia, a implementação de infraestrutura já começa a alterar significativamente a rotina das cidades, ao modificar o uso da terra, gerar empregos locais e atrair investimentos em serviços para as turmas de trabalhadores. 

  É o caso de Gentio do Ouro e de Tabocas do Brejo Velho, na Bahia. As duas cidades têm várias coisas em comum: ambas ficam no interior do estado, próximas à fronteira com Pernambuco, são consideradas pequenas (com 11,2 mil e 12,5 mil habitantes, respectivamente) e tinham economias totalmente baseadas na agropecuária até 2015.

  Em 2016, porém, as coisas começaram a mudar. Com investimento pesado na indústria local para a construção de equipamentos e instalações eólicas, Gentio do Ouro viu sua participação no PIB nacional subir da 4.496ª para a 2.491ª posição entre os municípios do país.


PERET, F.Q.; MARTINS, R. Energia limpa tem impacto no PIB de municípios do Nordeste. Revista Retratos.

nº 14. 2019. Disponível em: <https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-denoticias/noticias/25294-energia-limpa-tem-impacto-no-pib-de-municipios-do-nordeste>. Acesso em: 14 out.

2019 (adaptado).



Considerando as informações sobre a contribuição de fontes energéticas responsáveis para a economia das cidades de Gentio do Ouro e de Tabocas do Brejo Velho, ambas na Bahia, assinale a alternativa que explica CORRETAMENTE o que é o PIB e como as instalações dessas atividades ajudaram essas localidades.

Alternativas

ID
5238913
Banca
IDCAP
Órgão
Prefeitura de Pedrão - BA
Ano
2021
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Um trecho de 22 quilômetros de _________________, entre Feira de Santana e Esplanada, foi entregue no dia 26/04/2021. A rodovia vem recebendo investimentos constantes do Governo Federal para ampliação da capacidade de tráfego. (...)

A _________________compreende um trecho de 165 quilômetros de extensão que foram divididos em quatro lotes de aproximadamente 41 quilômetros cada. O lote 4 faz a ligação rodoviária aos grandes polos comerciais e industriais do estado, como Alagoinhas, Pedrão, Teodoro Sampaio e Conceição do Jacuípe. Nesse lote, as equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) atuaram na duplicação em uma região com fábricas de grande porte.

https://www.gov.br/pt-br/noticias/transito-e-transportes/2021/04/

Marque a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa Letra A, duplicação da BR-101/BA.


ID
5246086
Banca
IDCAP
Órgão
Prefeitura de Pedrão - BA
Ano
2021
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Conforme a Lei Orgânica do Município, marque a alternativa INCORRETA.

Alternativas

ID
5246089
Banca
IDCAP
Órgão
Prefeitura de Pedrão - BA
Ano
2021
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Marque a alternativa CORRETA.

Na frente do Palácio do Rio Branco, datado de 1919 com sua última reforma, antiga residência do governador, os 40 vaqueiros liderados pelo Frei Brayner apresentam-se mais uma vez rememorando o dia 18 de outubro de 1822, quando foram convocados para guarnecer o Sro Pedro de Alcântara, príncipe regente e Defensor Perpétuo do Brasil, juntando-se as tropas da Corte Interina de Cachoeira, como também voluntariamente unidos, formaram uma guerrilha chamada:

Alternativas

ID
5246095
Banca
IDCAP
Órgão
Prefeitura de Pedrão - BA
Ano
2021
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Conforme a Lei Orgânica do Município, marque a alternativa CORRETA.

Alternativas

ID
5246104
Banca
IDCAP
Órgão
Prefeitura de Pedrão - BA
Ano
2021
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Conforme a Lei Orgânica do Município, marque a alternativa INCORRETA.

Alternativas

ID
5246110
Banca
IDCAP
Órgão
Prefeitura de Pedrão - BA
Ano
2021
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Conforme a Lei Orgânica do Município, marque a alternativa CORRETA.

Alternativas