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ID
2070484
Banca
FCC
Órgão
DPE-BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Considere o texto a seguir, publicado em um jornal baiano em 1905:


“Estamos na Costa da África? É o que se torna necessário ser averiguado pela polícia, porquanto se lá não estamos também de lá não nos separam grande distância os nossos costumes negreiros. E a prova é que, fechando ouvidos a repetidas queixas da imprensa e de particulares, a polícia consente que dentro da cidade, porque é no outeiro que o vulgo denominou de ‘Cucuí’, descendentes vadios de negros selvagens façam candomblés, todos os dias, à noite principalmente, incomodando com um batebate dos pecados o sono tranqüilo da população. Já lá se foram os tempos dos ‘feitiço’ e dos ‘candomblés’, e porque atravessamos um século de largo progresso e ampla civilização, apelamos para a energia e a boa vontade, ainda não desmentidas, do sr.(...) sub-comissário de polícia, certos de que s.s. porá ponto final na folia macabra dos negros desocupados do ‘Cucuí’.”

(Jornal A ORDEM. 21 out. 1905. p. 1, Apud SANTOS, Edmar Ferreira. O poder dos candomblés: perseguição e resistência no Recôncavo da Bahia. Salvador: EDUFBA, 2009. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ufba/179/1/O%20poder%20dos%20candombles.pdf. Acesso em: 11 de julho de 2016


A partir da leitura do texto acima, é correto afirmar que o autor desse texto

Alternativas
Comentários
  • Questão de interpretação 

    Gabarito D

  • A polícia era tolerante ?

  • A partir da leitura do texto acima, é correto afirmar que o autor desse texto...

    Compreensão textual.

  • "GABARITO D"

    Contexto:

    ... E a prova é que, fechando ouvidos a repetidas queixas da imprensa e de particulares, a polícia consente que dentro da cidade, porque é no outeiro que o vulgo denominou de ‘Cucuí’, descendentes vadios de negros selvagens façam candomblés, todos os dias, à noite principalmente, incomodando com um batebate dos pecados o sono tranqüilo da população...

    ** Repare que a polícia, nesse tempo, era TOLERANTE com o candomblé à noite, e isso incomodava a população.

    Bons estudos, Deus abençoe!

  • Questão tranquila. Associei a alternativa D com esse trecho: "Já lá se foram os tempos dos ‘feitiço’ e dos ‘candomblés’, e porque atravessamos um século de largo progresso e ampla civilização"

  • O texto associado aborda a repressão a práticas religiosas e o enunciado questiona qual alternativa apresenta o correto posicionamento do autor.

    A) Considera como incômodo para toda a sociedade e não especifica que ocorre somente a noite.

    B) O discurso vai mais pela via da criminalização da prática do que pelo viés religioso.

    C) A preocupação claramente não é com as origens da manifestação religiosa e sim com o controle da população que a produz.

    D) A prática religiosa é utilizada como forma de criminalização da conduta da população que a produz, os negros da Bahia no caso, reproduzindo o chamado racismo estrutural ao invisibilizar os descendentes de africanos praticantes do candomblé. Alternativa correta. 

    E) Se fosse uma manifestação extinta não seria necessário reclamar dela pela imprensa. 


       

    Gabarito do professor: D