SóProvas


ID
2070499
Banca
FCC
Órgão
DPE-BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Fenômenos sociais como a Revolta de Canudos e o Cangaço, no Nordeste, são explicados historicamente por diversos fatores, tais como

Alternativas
Comentários
  • Gab.: A

     

    A rigor, Canudos combinou o conteúdo religioso com carência social. De um lado, as crenças católicas bastante fortes no nordeste, o que também pode ser conferido no caso do “Padre Cícero”, anos mais tarde. Do outro, infindável miséria, fome e exploração de grande parcela da população local. Talvez, os sertanejos tenham buscado e encontrado em Canudos uma esperança de vida melhor. Mesmo assim, não se deve pensar em Canudos como uma sociedade igualitária nos moldes de um comunismo. Tal ideia é completamente fora de propósito e fora do tempo e do espaço (para não dizer “fora da casinha” também).

     

    http://historiaeavida.blogspot.com.br/2011/10/civilizacao-ou-barbarie-o-massacre-de.html


  • B

    seca prolongada, a exploração do trabalho e a falta de perspectiva de futuro, motivos que levavam os sertanejos a lutarem por uma sociedade igualitária e democrática, objetivo das ações de ambos os movimentos.

    :)

  • Seca Prolongada não é um fenômeno "social".

  • GABARITO: LETRA A

    Condições naturais como a seca e questões sociais como a pobreza e descaso do poder público influenciaram a existência de movimentos como Canudos e o Cangaço, criando em algumas parcelas da população sertaneja uma sensação de revolta e desejo de adesão a esses movimentos.

    Erro nas outras alternativas:

    B - Canudos foi um movimento messiânico liderado por Antônio Conselheiro, defensor do catolicismo e do regime monárquico que havia caído em 1889, não possuindo ligação com a defesa da democracia e de uma sociedade igualitária. O Cangaço por sua vez não possuía motivos políticos como requisito de existência, sendo muito mais uma questão social da época e da região em que floresceu.

    C - O coronelismo vige ainda hoje em algumas regiões do interior brasileiro, sendo errado falar que no final do século XIX e início do século XX ele estava desarticulado. Pelo contrário, no período da República Velha (1889-1930) foi o período onde mais se presenciou a força dos coronéis, em parte explicada pela incapacidade do governo federal em atuar em todo o território nacional de forma igualitária, necessitando do apoio de chefes locais para exercer o seu domínio.

    D - Nesse período o principal produto de exportação da economia brasileira já era o café cultivado principalmente no Sudeste, não sendo possível elencar uma possível queda do açúcar como motivo de crise econômica. O açúcar já havia entrado em ''crise'' décadas antes.

    E - Não havia nessa época uma politização da população de baixa renda em níveis destacáveis e que pudesse influenciar em movimentos sociais. Além disso, o catolicismo era um dos pilares da sociabilidade sertaneja.

  • Sobre os fenômenos sociais citados buscamos a alternativa correta.

    A) Grandes contingentes populacionais sujeitos a viver em locais de ambiente hostil, onde impera a escassez hídrica, subjugados por estruturas de poder senhoriais de extrema violência que respondem violentamente a sua próprias realidades cotidianas. Alternativa correta. 

    B) Não havia nada de democrático e igualitário na organização social de ambos os movimentos.

    C) O coronelismo era a força política e estrutura de poder dominante em ambos os casos.

    D) A queda do preço do açúcar não possui relação direta com nenhum dos dois movimentos.

    E) Ambos os movimentos ocorrem já no período republicano. 



    Gabarito do professor: A.