O código de Gray é um sistema de código binário inventado por Frank Gray. O código é não ponderado onde de um número para outro apenas um bit varia. Este sistema de codificação surgiu quando os circuitos lógicos digitais se realizavam com válvulas termoiônicas e dispositivos eletromecânicos. Os contadores necessitavam de potências muito elevadas e geravam ruído quando vários bits modificavam-se simultaneamente. O uso do código Gray garantiu que qualquer mudança variaria apenas um bit.
O código de Hamming é um código de bloco linear, foi desenvolvido por Richard Hamming, é utilizado no processamento de sinal e nas telecomunicações. A sua utilização permite a transferência e armazenamento de dados de forma segura e eficiente.
Nas telecomunicações os códigos de Hamming utilizados são generalizações do Hamming (7,4). Estes podem detectar erros até dois bits e corrigir até um bit. Em contraste, o código de paridade não pode corrigir erros, e pode detectar apenas um número impar de erros.
Letra A.
Note que a questão pede " A codificação em que símbolos adjacentes da constelação de uma modulação representam sequências binárias com distância de Hamming igual a um..."
Questão Q725168 aborda o mesmo asunto
O código Gray é um código elaborado para evitar erros de interpretação em circuitos digitais, ou seja, para evitar que na mudança de números ocorra erros de interpretação. Este código aparentemente simples utiliza-se de uma estratégia interessante, é usada a variação de um único bit do número por vez, ao contrário do código BCD que faz a variação de 4 bits por vez.
https://eletronicagaragem.blogspot.com.br/2016/01/eletronica-digital-codigo-bcd-gray-e.html