SóProvas


ID
207181
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Estacas escavadas com perfuratriz, executadas com equipamentos de rotação ou rotopercussão com circulação de água, lama bentonílica ou ar comprimido, são recomendadas para obras com dificuldade de acesso para o equipamento de cravação, pois emprega equipamento com pequenas dimensões. O parágrafo define as:

Alternativas
Comentários
  • A estaca raiz é uma estaca concretada "in loco", com diâmetro acabado variando de 80 a 410mm e de elevada tensão de trabalho fuste, que é constituido de argamassa de areia e cimento e é inteiramente armado ao longo de todo o seu comprimentoAs estacas raiz foram desenvolvidas na Itália, no final da década de 50 e tinham como função básica o reforço de fundações. No entanto, os recentes desenvolvimentos da técnica executiva e dos conhecimentos da mecânica dos solos permitiram aumentar, com segurança a capacidade de carga e a produtividade deste tipo de estaca.
    Método executivo
    Aestaca raiz é executada em direção vertical ou inclinada, mediante uso de rotação ou rotopercurssão com circulação de água, lama bentonítica ou ar comprimido, e pode, por meio de ferramentas especiais, atravessar terrenos de qualquer natureza, inclusive alvenarias, concreto armado, rochas ou matacões. Completada a perfuração com revestimento total do furo, é colocada a armadura necessária ao longo da estaca, procedendo-se a concretagem do fuste com a correspondente retirada do tubo de revestimento. A concretagem é executada de baixo para cima, aplicando-se regularmente uma pressão rigorosamente controlada e variável em função da natureza do terreno.
    Com esse procedimento, além de se aumentar substancialmente o valor do atrito lateral, garante-se também a integridade do fuste, permitindo que se considere a resistência da argamassa no dimensionamento estrutural da estaca, conseguindo-se, deste modo, uma sensível redução na armadura e, conseqüentemente, no custo final da estaca. Dentre os vários tipos de estaca injetada, com e sem pressão mantida, podemos afirmar que a estaca raiz apresenta a menor relação custo/carga, além de facilmente permitir o controle de qualidade realizado através de provas de carga.
    http://www.sitengenharia.com.br/fundacaoraiz.htm
  • 3.17 Estaca tipo Strauss
    Tipo de fundação profunda executada por perfuração através de balde sonda  (piteira), com uso parcial ou total de revestimento recuperável e posterior concretagem.
    3.18 Estaca escavada
    Tipo de fundação profunda executada por escavação mecânica, com uso ou não de lama bentonítica, de revestimento total ou parcial, e posterior concretagem.
    3.19 Estaca tipo Franki
    Tipo de fundação profunda  caracterizada por ter uma base alargada, obtida introduzindo-se no terreno uma certa quantidade de material granular ou concreto, por meio de golpes de um pilão. O fuste pode ser moldado no terreno com revestimento perdido ou não ou ser constituído por um elemento pré-moldado.
    3.20 Estaca mista
    Tipo de fundação profunda constituída de dois (e não mais do que dois) elementos de materiais diferentes (ma-deira, aço, concreto pré-moldado e concreto moldado in loco ).
    3.21 Estaca "hélice contínua"
    Tipo de fundação profunda constituída por concreto, moldada in loco  e executada por meio de trado contínuo e injeção de concreto pela própria haste do trado.
  • A atualização da NBR6122 de 2019 VEDA o uso de lama bentonítica em estacas raiz