SóProvas



Questões de Fundações


ID
60508
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A atividade profissional do arquiteto exige, além dos
conhecimentos específicos da formação acadêmica,
conhecimentos de técnicas construtivas e de toda a gama de
projetos complementares. Com relação a esses projetos, julgue os
itens subseqüentes.

Na fundação do tipo Radier, forma-se uma placa contínua em toda área da construção, com o objetivo de distribuir a carga em toda a superfície o mais uniformemente possível. Esse tipo de fundação pode ser construída em concreto armado com armadura cruzada na parte superior e na parte inferior.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    As lajes radiers ou simplesmente radiers são lajes de concreto armado em contato direto com o solo que captam as cargas dos pilares e paredes e descarregam sobre uma grande área do solo, possui aproximadamente 10 cm de espessura e é utilizada em obras de pequeno porte, se limitando a casas térreas, uma vez que para fazer um radier para uma casa assobradada este seria inviabilizado pelo aumento da espessura, uma vez que uma grande vantagem da fundação rasa (direta ou superficial) utilizando o método construtivo do radier é o baixo custo e a rápida execução.

    Fonte:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Radier

  • Só corrigindo o comentário da Nina, os radiers não se limitam a casas térreas, podendo ser usado em prédios com poucos pavimentos.


ID
76039
Banca
FCC
Órgão
TJ-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A cota em que deve ser deixado o topo de uma estaca ou tubulão, demolindo ou cortando o excesso acima dessa, é denominada de

Alternativas
Comentários
  • NBR 6122/03 - Cota de arrasamentoNível em que deve ser deixado o topo da estaca ou tubulão,, demolindo-se o excesso ou completando-se, se for o caso. Deve ser definida de modo a deixar que o elemento de fundação e a sua armadura penetrem no bloco de coroamento com um comprimento que garanta a transferência de esforços.
  • Resposta: Letra C

    Conforme NBR 6122
    retirado: http://www.anpla.com.br/Infraestrutura/arquivos/nbr/Projeto_e_Execucao_de_Fundacoes_NBR_06122_-_1996.pdf

    No item 3.22 Cota de arrasamento 

    Nível em que deve ser deixado o topo da estaca ou tubulão,  demolindo-se o excesso ou completando-o, se for o caso. 
    Deve ser definido de modo a deixar que a estaca e sua armadura penetrem no bloco com um comprimento que garanta a transferência de esforços do bloco à estaca. 



     

  • É a famosa Cota de arrasamento!


ID
76042
Banca
FCC
Órgão
TJ-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Sapata Associada é uma fundação

Alternativas
Comentários
  • 3.4. RadierElemento de fundação superficial que abrange parte ou todos os pilares da obra ou carregamentos distribuídos.3.5. Sapata associadaSapata comum a dois ou mais pilares.3.6. Sapata corridaSapata sujeita à ação de uma carga distribuída linearmente ou de pilares ao longo de um mesmo alinhamento.3.7. Fundação profundaElemento de fundação que transmite a carga ao terreno pela base (resistência de ponta), por sua superfície lateral (resistência de fuste) ou por uma combinação das duas, e que sua ponta ou base esteja assente em profundidade superior ao dobro de sua menor dimensão em planta, e no mínimo 3,0 m, salvo justificativa. Neste tipo de fundação incluem-se as estacas, os tubulões e os caixões.
  • Conforme NBR 6122 - SAPATA ASSOCIADA ( ou RADIE PARCIAL / ou SAPATAS COMBINADAS): e um tipo de fundação rasa, comum a vários pilares cujos centros em planta nao estejam situados em um mesmo alinhamento.E usada em casos em que a proximidade entre 2 ou mais pilares seja tal que as sapatas isoladas se superponham, devendo assim optar pelo uso da sapata associada.A viga que une os pilares e conhecida de VIGA DE RIGIDEZ e tem a função de permitir que a sapata trabalhe com tensão constante
  • Resposta: Letra A

    Conforme NBR 6122
    retirado: http://www.anpla.com.br/Infraestrutura/arquivos/nbr/Projeto_e_Execucao_de_Fundacoes_NBR_06122_-_1996.pdf

    No item 3.5- Sapata associada (ou radier parcial) 

    Sapata comum a vários pilares, cujos centros, em planta, não estejam situados em um mesmo alinhamento. 


    No item 3.1 Fundação superficial (ou rasa ou direta) 

    Elementos de fundação em que a carga é transmitida ao terreno, predominantemente pelas pressões distribuídas sob a base da fundação, e em que a profundidade de assentamento em relação ao terreno adjacente é inferior a duas vezes a menor dimensão da fundação. Incluem-se neste tipo de fundação as sapatas, os blocos, os radier, as sapatas associadas, as vigas de fundação e as sapatas corridas. 

     

    É usada em casos em que a proximidade entre 2 ou mais pilares seja tal que as sapatas isoladas se superponham, devendo assim optar pelo uso da sapata associada. A viga que une os pilares e conhecida de VIGA DE RIGIDEZ e tem a função de permitir que a sapata trabalhe com tensão constante
  • Sapata Associada - Fundação rasa, comum a vários pilares, cujos centros em planta não estejam situados num mesmo alinhamento

    Sapata Corrida - sapata corrida é aquela “sujeita à ação de uma carga distribuída linearmente ou de pilares ao longo de um mesmo alinhamento.

    Fonte: https://wwwp.feb.unesp.br/pbastos/concreto3/Sapatas.pdf

    LETRA A


ID
196072
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Julgue os itens que se seguem relativos ao processo de elaboração de um projeto complementar de estrutura de concreto


Ao se projetar a fundação de um edifício, seja ele de pequeno ou médio porte, deve-se optar pelo uso de sapatas ou estacas de concreto armado, que se adequam bem a qualquer tipo de solo, garantindo-se assim a economia na construção.

Alternativas
Comentários
  •  R: Errado - Conforme gabarito definitivo Cespe

    * acho que tem alguns gabaritos errados dessa prova MS-2010

    O Calculo estrutura considera: Carga permanente+ acidental ( pessoas, mob+ ventos,etc= cargas eventuais)

  • recalque (português brasileiro) ou assentamento (português europeu) é o termo utilizado em engenharia civil para designar o fenômeno que ocorre quando uma edificação sofre um rebaixamento devido ao adensamento do solo sob sua fundação. O recalque é a principal causa de trincas e rachaduras em edificações, principalmente quando ocorre o recalque diferencial, ou seja, uma parte da obra rebaixa mais que outra gerando esforços estruturais não previstos e podendo até levar a obra à ruína.

    Torre de Pisa é um exemplo típico de recalque diferencial, a qual permanece de pé devido às constantes intervenções de especialistas em geotecnia, visando o reforço do solo em sua base. Outro exemplo bastante citado no Brasil são os prédios na orla da cidade de Santo


  • ?

    não entendi os comentários anteriores

     

    a questão está errada ao afirmar que sapatas e estacas possam se adequar a qualquer tipo de solo, porque tanto a sapata como a estaca possui suas restrições de uso

  • A estaca, de modo geral (por sua variedade de tipos), se adequa a qualquer solo, as sapatas, não. Elas precisam de solo resistente, respondi pensando dessa forma.

  • Sapata = fundação superficial ( pequenas cargas / solo resistente)

    Estaca de concreto = fundação profunda (cargas altas / podem apoiar pela ponta/ base ou atrito lateral)

    As estacas de concreto pré moldadas não são indicadas para terrenos com presença de pedras ou rochas, pois essas podem quebrar a estaca durante a cravação.


ID
196075
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Julgue os itens que se seguem relativos ao processo de elaboração de um projeto complementar de estrutura de concreto


Recalque é um movimento de acomodação comum das edificações no terreno que deve ser combatido pela decisão adequada na hora de se optar pelo tipo de fundação, sendo alguns dos tipos comuns adotados: estacas de concreto armado moldadas no canteiro de obras (brocas), estacas pré moldadasde concreto armado, estacas construídas no canteiro de obras do tipo Strauss ou Franki, e tubulões.

Alternativas
Comentários
  • esse gabarito esta errado! o site esta prestando um desserviço
  • não vejo erro na questão, 

    ela diz que escolhendo uma fundação adequada eu posso evitar recalques

  • o que é recalque?
  • Respondendo ao comentário da Karina. Recalque é uma deformação que ocorre no solo quando submetidos a cargas. Essa deformação provoca movimentação na fundação que dependendo da intensidade pode resultar em sérios danos a superestrutura.

  • O recalque não deve ser visto como um movimento comum em edificações e é resultado de erros de projeto ou de execução... pequenos recalques, abatimentos, ok é comum.

    É uma patologia que resulta em um afundamento de parte da fundação causando trincas inclinada onde a parte superior, da trinca, normalmente, indica a porção que recalcou.


ID
207163
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Assinale a alternativa que nomeia corretamente as fundações constituídas de placas contínuas de concreto armado, como único elemento, que distribui toda carga da edificação para o terreno, constituindo-se em uma distribuição de carga tipicamente superficial.

Alternativas
Comentários
  • Fundações em bloco: não possuem armadura.

    Fundações em radier: RESPOSTA CERTA

    Fundações tipo sapata: trapezoidais, armadas na base e onde desce o pilar.

    Fundações tipo baldrame ou viga de fundação: vigamento armado que agrupa todos os pilares em alinhamentos comuns.

    Fundações tipo sapatada alavancada ou com viga de equilíbrio: normalmente utilizada em extremidade de terreno onde a sapata não pode ser construída por completo, então é construída uma viga de equilíbrio entre esta e outra sapata próxima para equilibrar as cargas. 

    VIga alavancada>>> https://cdn.escolaengenharia.com.br/wp-content/uploads/2016/07/sapata-alavancada.jpg

  • Radier: elemento de fundação que recebe todos os pilares da obra.


ID
207181
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Estacas escavadas com perfuratriz, executadas com equipamentos de rotação ou rotopercussão com circulação de água, lama bentonílica ou ar comprimido, são recomendadas para obras com dificuldade de acesso para o equipamento de cravação, pois emprega equipamento com pequenas dimensões. O parágrafo define as:

Alternativas
Comentários
  • A estaca raiz é uma estaca concretada "in loco", com diâmetro acabado variando de 80 a 410mm e de elevada tensão de trabalho fuste, que é constituido de argamassa de areia e cimento e é inteiramente armado ao longo de todo o seu comprimentoAs estacas raiz foram desenvolvidas na Itália, no final da década de 50 e tinham como função básica o reforço de fundações. No entanto, os recentes desenvolvimentos da técnica executiva e dos conhecimentos da mecânica dos solos permitiram aumentar, com segurança a capacidade de carga e a produtividade deste tipo de estaca.
    Método executivo
    Aestaca raiz é executada em direção vertical ou inclinada, mediante uso de rotação ou rotopercurssão com circulação de água, lama bentonítica ou ar comprimido, e pode, por meio de ferramentas especiais, atravessar terrenos de qualquer natureza, inclusive alvenarias, concreto armado, rochas ou matacões. Completada a perfuração com revestimento total do furo, é colocada a armadura necessária ao longo da estaca, procedendo-se a concretagem do fuste com a correspondente retirada do tubo de revestimento. A concretagem é executada de baixo para cima, aplicando-se regularmente uma pressão rigorosamente controlada e variável em função da natureza do terreno.
    Com esse procedimento, além de se aumentar substancialmente o valor do atrito lateral, garante-se também a integridade do fuste, permitindo que se considere a resistência da argamassa no dimensionamento estrutural da estaca, conseguindo-se, deste modo, uma sensível redução na armadura e, conseqüentemente, no custo final da estaca. Dentre os vários tipos de estaca injetada, com e sem pressão mantida, podemos afirmar que a estaca raiz apresenta a menor relação custo/carga, além de facilmente permitir o controle de qualidade realizado através de provas de carga.
    http://www.sitengenharia.com.br/fundacaoraiz.htm
  • 3.17 Estaca tipo Strauss
    Tipo de fundação profunda executada por perfuração através de balde sonda  (piteira), com uso parcial ou total de revestimento recuperável e posterior concretagem.
    3.18 Estaca escavada
    Tipo de fundação profunda executada por escavação mecânica, com uso ou não de lama bentonítica, de revestimento total ou parcial, e posterior concretagem.
    3.19 Estaca tipo Franki
    Tipo de fundação profunda  caracterizada por ter uma base alargada, obtida introduzindo-se no terreno uma certa quantidade de material granular ou concreto, por meio de golpes de um pilão. O fuste pode ser moldado no terreno com revestimento perdido ou não ou ser constituído por um elemento pré-moldado.
    3.20 Estaca mista
    Tipo de fundação profunda constituída de dois (e não mais do que dois) elementos de materiais diferentes (ma-deira, aço, concreto pré-moldado e concreto moldado in loco ).
    3.21 Estaca "hélice contínua"
    Tipo de fundação profunda constituída por concreto, moldada in loco  e executada por meio de trado contínuo e injeção de concreto pela própria haste do trado.
  • A atualização da NBR6122 de 2019 VEDA o uso de lama bentonítica em estacas raiz


ID
216076
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Numa obra de porte, as sondagens à percussão são indispensáveis e devem ser feitas conforme as diretrizes da NBR 6484. Tais sondagens devem fornecer

Alternativas
Comentários
  • NBR 6484
    1 Objetivo
    Esta Norma prescreve o método de execução de sondagens de simples reconhecimento de solos, com SPT, cujas finalidades,
    para aplicações em Engenharia Civil, são:
    a) a determinação dos tipos de solo em suas respectivas profundidades de ocorrência;
    b) a posição do nível-d’água; e
    c) os índices de resistência à penetração (N) a cada metro.
  • A norma não utiliza o termo "camada atravessada".


ID
216079
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Uma fundação é solicitada à carga excêntrica quando esta é submetida a uma força

Alternativas
Comentários
  • O item 6.3.1.2 da norma indica forças horizontais situadas  fora do plano da base da fundação.
  • Norma :

    ABNT NBR 6122/1994 Fundação

  • Diz-se que uma fundação é solicitada à carga excêntrica quando submetida a:

    a) uma força vertical cujo eixo não passa pelo centro de gravidade da superfície de contato da fundação com o solo;

    b) forças horizontais situadas fora do plano da base da fundação;

    c) qualquer outra composição de forças que gerem momentos na fundação.

    Gab.: B

  • Cometário da amélie foi completo....

    Na prática, em edificações de pequeno porte, é muito comum a ocorrência de pilares na divisas do lote o que gera um carga excêntrica na fundação uma vez que essa não pode ocupar o terreno vizinho. Para vencer esse momento gerado usa-se a viga alavanca. (carga que se divide em parte vertical e em parte horizontal)


ID
225319
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A sapata associada que abrange todos os pilares da obra ou carregamentos distribuídos (tanques, depósitos, etc.) é denominada

Alternativas
Comentários
  • Então quer dizer que o radier pode ser considerado um tipo de sapata? ... 
  • NBR 6122

    3.4 Radier ​- Elemento de fundação superficial que abrange todos os pilares da obra ou carregamentos distribuídos (por exemplo: tanques, depósitos, silos, etc.).

     

  • Questão retirada do livro A Técnica de Edificar do Yazigi, em que ele conceitua radier como uma sapata associada que abrange todos os pilares da obra ou carregamentos distribuídos (tanques, depósitos, silos, etc)

ID
395188
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Considerando as inúmeras fases e serviços de uma obra da
construção civil, julgue os itens de 46 a 52.

Antes do início da fundação, o fiscal deve confrontar os projetos de arquitetura com as redes das instalações do pavimento térreo.

Alternativas
Comentários
  • Fundação tipo Radier , antes da concretagem, instalações relacionadas a elétrica e esgoto, devem ser feitas!


ID
543871
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

À penetração da estaca em milímetros, correspondente a 1/10 da penetração para os últimos dez golpes, denomina-se

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Letra C

    Nega:
    Na execução das estacas, o operador não deve cingir-se, rigorosamente, a profundidade prevista no projeto, realizando, porém, a cravação até onde a “nega” da estaca e o material extraído da sondagem indicarem a presença de camada suficientemente resistente para suportar a obra a ser executada.

    4.2 O conceito de “nega” a ser aplicado conforme citado acima, deve ser empregado para o controle de cravação da estaca, não sendo recomendável seu uso para determinação da capacidade de carga de estaca. A “nega” deve ser de 20mm (qdo nao fixado outros valores) para 10 golpes do martelo obtida.

  • Fonte: Fundações: guia prático de projeto, execução e dimensionamento.

    O ponto em que a estaca deve parar, quando da sua execução, é estabelecido pela nega. A nega é um valor adotado a priori e corresponde ao número de golpes do pilão do bate-estaca - ou de quedas do balde strauss - necessários para aprofundar a estaca a um determinado comprimento, também preestabelecido. O valor da nega pode variar em função da maior ou menor confiança no solo. Um valor muito utilizado é o de 10 golpes para 1cm. Convém que a nega seja verificada mais de uma vez , para confirmar que efetivamente se atingiu o ponto de apoio da estaca e que não se trata apenas de uma camada mais resistente ou de grande atrito mas pouco profunda sendo atravessada.

ID
553945
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2007
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Considere os seguintes conceitos relativos à escolha e execução de fundações:
I. Fundação em superfície, do tipo sapata e bloco, somente é econômica quando o nível de assentamento possa ser fixado em profundidade inferior a 3,0 metros.

II. Nas fundações profundas as pressões se transmitem ao solo em duas parcelas: pela base e pelo atrito lateral da fundação, tendo essas duas parcelas ordens de grandeza comparáveis.

III. A ocorrência de lençol d’água superficial elimina a hipótese de emprego de estacas tipo “Franki”, sendo recomendável nesse caso o emprego de estacas pré-moldadas tipo “Strauss”.
Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Onde está o erro do Item II?

  • A parcela transmitida ao fuste é muito superior se comparado com a transmitida a base.

  • Item 3)INCORRETO

    III. A ocorrência de lençol d’água superficial elimina a hipótese (01) de emprego de estacas tipo “Franki”, sendo recomendável nesse caso o emprego de estacas pré-moldadas (02) tipo “Strauss”. 

    (01) Podem ser executadas abaixo do nível dágua.   (02) A Strauss é uma estaca moldada in loco.

    Definições da NBR 6122:

    3.17 Estaca Tipo Strauss

    Tipo de fundação profunda executada por PERFURAÇÃO através de um balde sonda (piteira), com uso parcial ou total de revestimento recuperável e posterior concretagem.

    3.19 Estaca Tipo Franki

    Tipo de fundação profunda caracterizada por ter uma base alargada, obtida introduzindo-se no terreno uma certa quantidade de material granular ou concreto,por meio de golpes de um pilão. 

  • Nas fundações profundas as pressões se transmitem ao solo em duas parcelas: pela base e pelo atrito lateral da fundação, tendo essas duas parcelas ordens de grandeza comparáveis.

    As pressões podem ser transmitidas pelo fuste, pela base, ou por uma combinação de ambos.

  • I. Fundação em superfície, do tipo sapata e bloco, somente é econômica quando o nível de assentamento possa ser fixado em profundidade inferior a 3,0 metros.

    Certo. A profundidade mínima para assentamento deve ser de 1,5m

    II. Nas fundações profundas as pressões se transmitem ao solo em duas parcelas: pela base e pelo atrito lateral da fundação, tendo essas duas parcelas ordens de grandeza comparáveis.

    Errado. A parcela transmitida pelo fuste é superior a da base.

    Fundação profunda elemento de fundação que transmite a carga ao terreno ou pela base (resistência de ponta) ou por sua superfície lateral (resistência de fuste) ou por uma combinação das duas, sendo sua ponta ou base apoiada em uma profundidade superior a oito vezes a sua menor dimensão em planta e no mínimo 3,0 m; quando não for atingido o limite de oito vezes, a denominação é justificada. Neste tipo de fundação incluem-se as estacas e os tubulões. NBR 6122/19

    III. A ocorrência de lençol d’água superficial elimina a hipótese de emprego de estacas tipo “Franki”, sendo recomendável nesse caso o emprego de estacas pré-moldadas tipo “Strauss”.

    Errado. A estaca tipo Strauss é moldada in loco e não pré-fabricada.

  • I. Fundação em superfície, do tipo sapata e bloco, somente é econômica quando o nível de assentamento possa ser fixado em profundidade inferior a 3,0 metros.

    Certo. A profundidade mínima para assentamento deve ser de 1,5m

    II. Nas fundações profundas as pressões se transmitem ao solo em duas parcelas: pela base e pelo atrito lateral da fundação, tendo essas duas parcelas ordens de grandeza comparáveis.

    Errado. A parcela transmitida pelo fuste é superior a da base.

    Fundação profunda elemento de fundação que transmite a carga ao terreno ou pela base (resistência de ponta) ou por sua superfície lateral (resistência de fuste) ou por uma combinação das duas, sendo sua ponta ou base apoiada em uma profundidade superior a oito vezes a sua menor dimensão em planta e no mínimo 3,0 m; quando não for atingido o limite de oito vezes, a denominação é justificada. Neste tipo de fundação incluem-se as estacas e os tubulões. NBR 6122/19

    III. A ocorrência de lençol d’água superficial elimina a hipótese de emprego de estacas tipo “Franki”, sendo recomendável nesse caso o emprego de estacas pré-moldadas tipo “Strauss”.

    Errado. A estaca tipo Strauss é moldada in loco e não pré-fabricada.


ID
631171
Banca
FCC
Órgão
TRE-PE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Dentre os casos em que precisam ser criadas juntas na estrutura para evitar a ocorrência de danos por recalques diferenciados nas fundações, podem ser citados:

I. edifícios muito longos.
II. edifícios com geometria irregular.
III. cotas de apoio uniforme.
IV. diferentes fases de construção.

É correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • as cotas de apoio uniforme são um motivo para não se utilizar juntas na estrutura.

ID
727171
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, com relação à construção dos
elementos de uma edificação.

De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), para efeito de dimensionamento das fundações, a tensão máxima admissível, expressa em kgf/cm2 , é maior para uma área que possua solo concrecionado do que para uma que possua pedregulhos compactos.

Alternativas
Comentários
  • SOLO CONCRECIONADO: Massa de solo que apresenta alta resistência, cujos grãos são ligados, naturalmente entre si, por um cimento qualquer. É designado pelo respectivo tipo seguido pela palavra “concrecionado”.
    A camada concrecionada tem um módulo de elasticidade muito elevado, contribuindo para ter recalques menores. O terreno funciona como um radier que evita deformação diferencial e recalques tendem a ser menores.


  • CAPACIDADE MÁXIMA [kgf/cm2 ]
    Rocha viva, maciça sem laminações, fissuras ou sinal de decomposição, tais como gnaisse, granito, diabase, basalto. 100.... 
    b) Rochas laminadas, com pequenas fissuras, estratificadas, tais como: xistos e ardósias. 35........... 
    c) Depósitos compactos e contínuos de matacões e pedras de várias rochas. 10..............
     d) Solos Concrecionados. 8 .........
    e) Pedregulhos compactos e misturas compactas de areia e pedregulho. 5...........
     f) Pedregulhos fofos e misturas de areia e pedregulho, areia grossa, compacta. 3 ..........
    g) Areia grossa fofa e areia fina compacta. 2......
     h) Areia fina fofa, submersa. 1... 
    i) Argila Dura (terrenos altos, secos e de terra vermelha) 3
     j) Areia Rija (terrenos altos e secos) 2 ........
    k) Argila Média (terrenos baixos, úmidos mas sem presença de água) 1..........

     l) Argila Mole (terrenos baixos com forte presença de umidade)  e n) Aterros ....................................Necessitam de estudos do solo local. m) Argila Muito Mole (terrenos baixos, alagados, próximo de córregos e lagoas) 

  • chrome-extension://oemmndcbldboiebfnladdacbdfmadadm/https://sogi8.sogi.com.br/Arquivo/Modulo113.MRID109/Registro32274/anexo%20ii.pdf


ID
727174
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, com relação à construção dos
elementos de uma edificação.

As fundações diretas classificam-se em blocos de fundações, baldrames e radiers.

Alternativas
Comentários
  • AFIRMAÇÃO CORRETA
    3.1 Fundação superficial (ou rasa ou direta)
    Elementos de fundação em que a carga é transmitida ao terreno, predominantemente pelas pressões distribuídas sob a base da fundação, e em que a profundidade de assentamento em relação ao terreno adjacente é inferior a duas vezes a menor dimensão da fundação. Incluem-se neste tipo de fundação as sapatas, os blocos, os radier , as sapatas associadas, as vigas de fundação (baldrames) e as sapatas corridas.
  • Ficou faltando mencionar sapatas  na questão. Acho que caberia recurso.

  • A definição dada pela colega "Juliana Pimentel" eu acredito que ela se refira a "NBR 6122/1996 - Projeto e Execução de Fundações", a qual está desatualizada. A norma vigente é a de NBR 6122/2010, cuja definição passa a ser:

     

    "3.1. Fundação superficial (rasa ou direta): elemento de fundação em que a carga é transmitida ao terreno pelas tensões distribuídas sob a base da fundação, e a profundida de assentamento em relação ao terreno adjacente à fundação é inferior a duas vezes a menor dimensão da fundação."

  • Não existe esse tipo de classificação. Esses são tipos de fundações superficiais, e mesmo assim, falta listar várias outras, como sapatas.

  • Tubulão é um tipo de fundação direta também ...

  • Questão mal formulada.

  • Só para não ficcar o erro tubulão não é um  tipo de fundação direta (ou raza como queiram chamar)

    radier, sapata corrida, sapata associada, vida de fundação, blocos sao tipos de fundaçõa raza ou direta.

    Estacas; caixão; tubulão sao fundações profundas ou indiretas.

     

  • Correto.

    Sobre a fundação direta, ela deve atender a dois requisitos - ser rasa E distriuir as cargas excencialmente pela ponta. Portanto o tubulão não se enquadra, pois é um tipo de fundação profunda, apesar de transmitir as cargas principalmente pela ponta.

     

  • Realmente pela NBR 6122/1994 contempla as vigas de fundação como a juliana pimentel citou, porém na NBR 6122/2010 (atualizada) diz:

    3.1. fundação superficial (rasa ou direta)
    elemento de fundação em que a carga é transmitida ao terreno pelas tensões distribuídas sob a base da fundação, e a profundidade de assentamento em relação ao terreno adjacente a fundação é inferior a duas vezes a menor dimensâo da fundação.

    Logo abaixo, nos itens 3.2 ao 3.6 ele cita: sapata, bloco, radier, sapata corrida e sapata associada.

    E a questão é de 2012.

     

  • Para a CESPE questão incompleta é questão certa. A questão não fala que são somente estas

  • De acordo com a norma de 2010 não tem mais viga fundação. Usar norma desatuozada é punk

  • Questão incompleta, mas não está errada.

    Fundações diretas, rasas ou superficiais:

    Sapatas;

    Grelhas;

    Blocos de fundação;

    Radier.

    Fundações indiretas ou profundas

    Tubulões;

    Estacas; e

    Caixão.

    Mnemônico: TEC

  • Questão horrível, triste é ver o pessoal fazendo malabarismo pra defender.

    "As fundações diretas classificam-se em blocos de fundações, baldrames e radiers."

    Pra mim é bem claro que a frase define, delimita o objeto, e não exemplifica. Se fosse "Algumas fundações diretas que podem ser citadas são (...)" ou "As fundações diretas classificam-se, entre outras, em (...)" tudo bem. Mas do jeito que foi escrito, não há nenhum elemento na frase que indique que não se trata de uma definição das categorias e que portanto pode abranger outras.


ID
756325
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com relação ao projeto de estruturas de concreto e de fundações,  julgue o  próximo  item.


Sapatas, blocos e radiers são considerados fundações diretas ou superficiais.

Alternativas
Comentários
  • FUNDAÇÃO SUPERFICIAL:
    Sapatas, Blocos e Radiers
    (As cargas são transmitidas ao terreno predominantemente pela base)

     

    FUNDAÇÕES PROFUNDAS:
    Tubulão, Estacas, Hélice Contínua, Franki e Pré-Moldadas
    (As cargas são transmitidas ao terreno pelo fuste e pela base
    )

  • Na NBR 6122/96 a definição de fundação superficial é: “elementos de fundação em que a carga é transmitida

    ao terreno, predominantemente pelas pressões sob a base da fundação, e em que a profundidade de

    assentamento em relação ao terreno adjacente é inferior a duas vezes a menor dimensão da fundação...”.


ID
767350
Banca
FCC
Órgão
MPE-AP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Elementos de transição entre a estrutura e o solo, as fundações podem ser superficiais ou profundas. Fundações superficiais são:

Alternativas
Comentários
  • O que estiver sublinhado não é fundação rasa:

    a) grelha, tubulão e caixão.

    b) tubulão, bloco e radier.

    c) sapata, grelha e estaca.

    d) estaca, tubulão e caixão.

    e) bloco, grelha e radier.



    Calma, calma! Eu estou aqui!

  • Quanto aos tipos de fundações superficiais há:

    Bloco: elemento de fundação de concreto simples, dimensionado de maneira que as tensões de tração nele produzidas possam ser resistidas pelo concreto, sem necessidade de armadura.

    Sapata: elemento de fundação superficial de concreto armado, dimensionado de tal modo que as tensões de tração sejam resistidas por armaduras.

    Sapata corrida: sapata sujeita a carga distribuída (às vezes chamada de baldrame).

    Viga de fundação: elemento de fundação superficial comum a vários pilares, cujos centros, em planta, estão situados num mesmo alinhamento.

    Grelha: elemento de fundação constituído por um conjunto de vigas que se cruzam nos pilares.

    Sapata associada: elemento de fundação que recebe parte dos pilares da obra, o que a difere do radier, sendo este pilares não alinhados, o que a difere da viga de fundação.

    Radier: elemento de fundação que recebe todos os pilares da obra.

  • Ótimo macete que aprendi com o Julio do arqconcursos, pra nunca mais errar:

    Fundações Profundas:

    T - Tubulões

    E - Estacas

    C - Caixões


ID
807643
Banca
FAURGS
Órgão
TJ-RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Essa é questão peão: Misturou macarrão com alface e strogonof


ID
807706
Banca
FAURGS
Órgão
TJ-RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Para a execução de um muro de contenção no limite de um terreno urbano, servindo como estrutura de fundações, o mais indicado é a utilização de

Alternativas
Comentários
  • Para muro de contenção, a melhor opção será a parede diafragma. As paredes diafragma são utilizadas na escavação, quando se pretende alcançar profundidades geralmente abaixo do nível do lençol freático e com certa agilidade executiva. Além da rapidez na execução, quando comparada a outros métodos tecnicamente compatíveis, destaca-se como vantagens a capacidade de absorver esforços significativos de empuxo de solo e empuxo hidrostático.

    Calma, calma! Eu estou aqui!

  • "Ronaldo

    Brilha muito no QC"

    Zina


ID
817501
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Denomina-se radier à placa única de concreto armado que se estende por toda a área de fundação e sobre a qual se apoiam todos os pilares ou paredes estruturais, cujas cargas são transmitidas ao solo ao longo de toda área. A respeito desse tipo de fundação, considere o seguinte:

I. é uma fundação direta e pode ser vista como uma grande sapata.

II. pode ser aplicado tanto a solos muito resistentes como aos muito frágeis.

III. a intenção, com seu uso, é fazer com que a grande laje que o constitui tenha rigidez suficiente para evitar que um apoio recalque mais que o outro, evitando assim o recalque diferencial.

IV. do ponto de vista do comportamento estrutural pode ser visto como a estrutura de um piso invertido, em que a carga é a reação do solo e os apoios são os pilares.

É correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • Essa questão é muito boa. Todos os itens estão corretos.

    O radier é um elemento que recebe toda a carga da fundação e distribui no terreno, ou seja, todos os pilares da estrutura transmitem as cargas ao solo através de uma única sapata;

    Placa que abrange toda a área da construção, e por isso pode ser aplicado tanto a solos muito resistentes como aos muito frágeis, evitando o recalque diferencial.

  • NBR 6122

    RADIER

    Fundação superficial que abrange parte ou todos os pilas de uma estrutura. Recebe mais do que 70% das cargas da estrutura. Pode ser executada em solos muito resistentes como os muito frágeis. 


ID
817576
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Para fins de projeto e execução de fundações, são necessárias investigações geotécnicas locais do terreno (solo ou rocha ou mistura de ambos), abrangendo:

I. sondagens de reconhecimento e sondagens para a retirada de amostras deformadas e descomprimidas;

II. ensaios exclusivamente de penetração dinâmica;

III. realização de provas de carga;

IV. medições de nível de água e de pressão dinâmica ou por capilaridade.

É correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a NBR 6112 , para fins de projeto e execução de fundações, as investigações do terreno de fundação constituído por solo, rocha, mistura de ambos ou rejeitos compreendem:

    a) investigações de campo:

    - sondagens a trado,

    - poços e trincheiras, de inspeção ou de amostragem,

    - sondagens de simples reconhecimento à percussão,

    - sondagens rotativas sondagens especiais para retirada de amostras indeformadas.

    - ensaios de penetração quase estática ou dinâmica,

    - ensaios in situ de resistência e deformabilidade,

    - ensaios in situ de permeabilidade/ perda d’água;

    - medições de níveis d’água e de pressões neutras;

    - medições dos movimentos das águas subterrâneas;

    - processos geofísicos de reconhecimento;

    - realização de provas de carga no terreno ou nos elementos de fundação;

    - visitas ao local da obra.

  • Erros em VERMELHO

     

    I. sondagens de reconhecimento e sondagens para a retirada de amostras deformadas e descomprimidas; 

    II. ensaios exclusivamente de penetração dinâmica; 

    III. realização de provas de carga; 

    IV. medições de nível de água e de pressão dinâmica ou por capilaridade.

  • I. sondagens de reconhecimento e sondagens para a retirada de amostras deformadas e descomprimidas; 

    As amostras devem ser INDEFORMADAS

    II. ensaios exclusivamente de penetração dinâmica; 

    Ensaios de penetração quase ESTÁTICA e DINÂMICA

    III. realização de provas de carga; 

    CORRETA

    IV. medições de nível de água e de pressão dinâmica ou por capilaridade.

    Pressões NEUTRAS


ID
865723
Banca
VUNESP
Órgão
SPTrans
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

As fundações de uma edificação situada em determinada área de várzea deverão ser adequadas a uma situação de inviabilidade de emprego de fundações diretas. A sondagem a percussão revelou um subsolo caracterizado pela presença de camadas de bota-fora de terra e material inerte e de argilas orgânicas moles a muito moles, com uma súbita transição para material impenetrável. O parecer de fundações indicou, em função dessas e de outras características da obra, o emprego de estacas metálicas, com profundidade variando em torno de 8 m. Pode-se dizer, nessas condições, que as reações de apoio das estacas dependerão basicamente

Alternativas
Comentários
  • Ponta porque é transição para camada impenetrável, e os outros solos são ruins, não permitindo atrito lateral.

  • ESTACAS DE AÇO

    Estacas de aço são geralmente utilizadas em fundações e contenções, e especialmente quando se deseja atingir profundidades muito elevadas. Por serem de aço devem ser retilíneas e uma vez cravadas em terreno natural dispensam tratamento especial, independentemente do nível d'água. No caso de trechos com materiais agressivos ao aço, é obrigatória a proteção, encamisamento de concreto, pintura epoxy, proteção catódica, etc... 
    As estacas podem ser de perfis laminados, perfis soldados, simples ou múltiplos, tubos de aço, de chapa dobrada, e trilhos metálicos. As emendas podem ser soldadas, talas de junção ou talas aparafusadas. 
    Geralmente, é usual cortar o seu topo danificado após o término da cravação. No caso de estacas submetidas a tração, deve-se soldar uma armadura de forma a transmitir os esforços à estaca.  Em casos de penetrações elevadas, dada a pequena seção das estacas metálicas, ou ainda comportamentos não previstos pelas sondagens, interromper a cravação e após alguns dias verificar o efeito de "recuperação", ou se necessário executar provas de carga
    Para estacas de aço, a relação entre o peso do martelo e o peso da estaca deve ser a maior possível, e no mínimo em torno de 1.0
    Quando a cota de arrasamento estiver abaixo do plano de cravação, pode-se utilizar o suplemento (prolonga, noiva, etc..), que funciona como "guia" e é sacado após o término da cravação. O suplemento absorve parte razoável da energia de cravação, e são maiores as possibilidades de a estaca ser deslocada de sua posição. O seu uso deve ser restrito até 2,50 m, caso não sejam previstos recursos especiais. A utilização do suplemento deve ser prevista no calculo da estaca, que no caso de terrenos variáveis, em que a estaca não atingir terreno satisfatório, pode ocorrer a perda da estaca. 
    Algumas vantagens do uso de estacas metálicas: 
    a) Eliminar vigas alavancas 
    b) Utilizar estacas como contenção, incorporada nos muros de arrimo. 
    c) Utilização como estrutura provisória
    d) Produzem menos vibração que as estacas pré-moldadas

     

  • Devido ao solo não ser "bom", a estaca não terá resistência lateral, então será necessário utilizar estaca que tenha resistência de ponta, como por exemplo as estacas injetadas.


ID
970033
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

De acordo com a NBR 6122:2010, para evitar o contato solo– fundação, todas as partes de uma fundação superficial devem ser concretadas com um lastro de concreto

Alternativas
Comentários
  • NBR 6122 - 7.7.3 Lastro

    Todas as partes da fundação superficial (rasa ou direta) em contato com o solo (sapatas, vigas de equilíbrio, etc) devem ser concretadas sobre um lastro de concreto não estrutural com no mínimo 5 cm de espessura, a ser lançado sobre toda a superfície de contato solo-fundação.
    No caso de rocha esse lastro deve servir para regularização da superfície e, portanto, pode ter espessura variável, no entanto observado um mínimo de 5,0 cm.

    Obs: Concreto ciclópico -
    concreto ciclópico ou fundo de pedra argamassada, como é conhecido em algumas aplicações, nada mais é do que a incorporação de pedras denominadas “pedras de mão” ou “matacão” ao concreto pronto.
     
    Estas pedras não fazem parte da dosagem do concreto e por diversos motivos, não devem ser colocadas dentro do caminhão betoneira, mas diretamente no local onde o concreto foi aplicado.


ID
1080367
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Considerando as peculiaridades dos diferentes tipos de fundação profunda, assinale a opção correta com relação a estacas pré- moldadas ou pré-fabricadas de concreto.

Alternativas
Comentários
  • Mas é o projeto de fundações que se adapta ao bate-estaca ou é a escolha do bate estaca que é feita em função das dimensões das estacas da fundação?

    O enunciado do item B deixa a interpretação de que a escolha da fundação pré-moldada em concreto é vantajosa porque pode se adaptar ao bate-estaca disponível na obra, como se as dimensões pudessem ser alteradas simplesmente por necessidade de compatibilidade com o bate-estaca.

  • Acertei por eliminação. Mas acho estranho dizer que a MAIOR vantagem da estaca pré-moldada é referente a suas diversas formas geométricas. A estaca moldada inloco também  podem ser confeccionadas em diferentes dimensões.

  • Bem, o bate-estaca não vai mudar, tem limitações de mercado, agora a seção da estaca o engenheiro pode adotar a que for mais adequada e barata e solicitar pro fornecedor indicando as medidas e as seções.

     

    A estaca pré-moldada por ser feita em variadas geometrias, agora a estaca moldada in loco vai assumir a forma do furo, que será cilíndrinca ou terá uma forma irregular, como a estaca franki, por exemplo.

    Não dá pra fazer uma estaca moldada in loco seção H, (apesar de ser bem sem noção supor isso) mas pré-moldada dá.

  • Essa questão foi retirada do livro A técnica de edificar:

     

    ESTACA PRÉ-MOLDADA OU PRÉ-FABRICADA DE CONCRETO

    As estacas pré-moldadas podem ser de concreto armado ou protendido, concretadas em formas horizontais ou verticais, ou por sistema de centrifugação.

    Precisam ter armadura e receber cura adequada, de modo a terem resistência compatível com os esforços decorrentes de manuseio, transporte, cravação e utilização. A seção de uma estaca pré-moldada de concreto poderá ser de qualquer formato, desde que sua simetria seja radial.

    As seções mais comuns são a quadrada (mais fácil de ser moldada e armada),a octogonal e a circular (esta última moldada por processo centrífugo), A resistência de atrito lateral, por unidade de volume, é menor nas estacas circulares e maior nas de seção quadrada.

    A maior vantagem das estacas pré-moldadas de concreto é que elas podem ser confeccionadas em qualquer dimensão para se adaptarem ao bate-eslacas disponível e a qualquer carga de trabalho: sejam de pequena seção e comprimento (suportando pequenas cargas), para serem cravadas com bate-estacas leves, sejam suportando cargas pesadas, compridas e de grande seção, para serem cravadas com bate-estacas especiais. As estacas de concreto são sempre armadas, porém a função da armadura é essencialmente para resistir âs tensões que aparecem no seu transporte, manuseio e cravação. (...)


ID
1150669
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

No que se refere ao emprego do concreto armado, da madeira e do aço nos projetos de arquitetura, julgue os itens que se seguem.

Emprega-se o concreto armado na fundação de construções localizadas em solos úmidos, em virtude de esse material apresentar resistência a agentes agressivos.

Alternativas
Comentários
  • Pensei em pontes, as fundações normalmente são de concreto, mesmo em ambientes agressivos, como o mar. Estacas de madeira quando utilizadas devem estar totalmente dentro da terra, protegida de alguma forma, logo, mostra a vulnerabilidade desse material em fundações face ao concreto.

    Acredito também que o grande problema das patologias em concreto é o gás carbônico (carbonatação) e os ambientes com alto teor de cloreto e não a água, apesar dessa também ocasionar patologias. Se houver algum erro, colabore, por favor.

    GAB C

  • Fiquei bem na dúvida, pois os solos podem possuir sulfatos que por sua vez são deletérios para o concreto nessas condições...


ID
1150714
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com relação aos materiais utilizados em obras de construção civil, julgue os itens que se seguem.

O concreto ciclópico é utilizado em estruturas de grande envergadura, como nas fundações para edifícios em altura, nas estruturas robustas para pontes rolantes e na indústria pesada.

Alternativas
Comentários
  • O concreto ciclópico ou fundo de pedra argamassada, como é conhecido em algumas aplicações, nada mais é do que a incorporação de pedras denominadas “pedras de mão” ou “matacão” ao concreto pronto.

    Estas pedras não fazem parte da dosagem do concreto e por diversos motivos, não devem ser colocadas dentro do caminhão betoneira, mas diretamente no local onde o concreto foi aplicado.

    A pedra de mão é um material de granulometria variável, com comprimentos entre 10 e 40 cm e peso médio superior a 5 kg por exemplar.

  • O erro estaria no uso em indústrias pesadas?

  • CONCRETO CICLÓPICO (fundo de pedra argamassada)

    aplicação em muros de arrimo e barragens

    boa resistência à compressão

    baixa resistência à tração

    incorporação de “pedras de mão” ou “matação” não fazem parte da dosagem do concreto

  • ...essa técnica era tradicionalmente utilizada na construção de fundações, obras hidráulicas em fundos marinhos e rios, muros de contenção e pisos. Esta aplicação foi gradualmente substituída e atualmente encontra-se em desuso devido às restrições técnicas que possui para suportar grandes cargas.

    Fonte: https://www.archdaily.com.br/br/962767/o-que-e-o-concreto-ciclopico-usos-e-aplicacoes-em-obras-de-arquitetura


ID
1188811
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A respeito de canteiros e fiscalização de obras, julgue os próximos itens.

Devem-se verificar o traço do concreto e a armadura utilizada em estacas pré-moldadas das fundações de uma edificação.

Alternativas
Comentários
  • O correto seria moldada in loco. Resposta errada.

  • Estacas pré moldadas de concreto: As estacas, que podem ser emendadas, atingem normalmente entre 6 m e 40 m de profundidade. Entre as vantagens associadas ao uso desse tipo de fundação estão, principalmente, a velocidade de execução, o maior controle da qualidade final e a possibilidade de uso de tecnologias, como por exemplo, o concreto autoadensável. "Outros ganhos estão relacionados à seleção criteriosa da matéria-prima utilizada na produção das peças. Afinal, o processo de fabricação industrial permite controle e rastreabilidade das diversas etapas produtivas até a montagem no canteiro de obras", af irma o engenheiro ELCF. Ele explica que uma vez atendidos todos os requisitos especificados na ABNT NBR 9062 - Projeto e Execução de Concreto Pré-moldado, o ambiente fabril assegura um incremento na qualidade e na produtividade da obra ao propiciar fluxo contínuo de produção.

    CHECKLIST - FISCALIZAÇÃO
    - A fiscalização da execução de fundações com estacas pré-fabricadas deve se dedicar a acompanhar e conferir a qualidade da cravação das peças para que elas sejam capazes de absorver os esforços de projeto;
    - A fiscalização deverá aprovar o equipamento de cravação a ser utilizado pela construtora. Para tanto, deverá checar: a altura da torre, incluindo-se aí a altura máxima de queda do martelo; tipo e peso do martelo; além de equipamentos auxiliares; além disso, durante a execução dos serviços, a fiscalização deve:
    - Verificar a qualidade do produto por meio de esclerometria, auscultação e inspeção visual;
    - Controlar negas e repiques;
    - Controlar Ensaios de Baixa Deformação (PIT), de Carregamento Dinâmico e de prova de Carga Estática;
    - Preencher a ficha de cravação de estacas.
    http://construcaomercado.pini.com.br/negocios-incorporacao-construcao/149/estacas-pre-fabricadas-de-concreto-requerem-controle-rigoroso-de-execucao-realizacao-301970-1.aspx
  • a questão gera dúvida, porque eu posso verificar o fck e os vergalhões de uma estaca no recibo fornecido pelo fabricante

  • Samuel pensei a mesma coisa!

  • Pensei igual também Samuel, mas lendo teu comentário lembrei de que segundo norma podemos pedir o concreto pelo fck, pelo consumo de cimento e pela composição do traço. E acho que o concreto pré-moldado se pede pelo fck.


ID
1238434
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A possível existência de fossas, poços ou obstáculos no terreno gera uma interferência direta entre os seguintes elementos da obra:

Alternativas

ID
1401604
Banca
FGV
Órgão
TJ-BA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Uma das disposições construtivas relativas a fundações em superfícies é que a base de uma fundação tem de ser assentada a uma profundidade tal que garanta que o solo de apoio não seja influenciado pelos agentes atmosféricos e fluxos de água. Nas divisas de terrenos vizinhos, salvo quando a fundação for sobre rocha, tal profundidade NÃO pode ser menor que:

Alternativas
Comentários
  • Essa questão foi resolvida no vídeo abaixo:

    https://youtu.be/tOFutZ8wkvU

  • NBR 6122

    6.4.2 Profundidade mínima - A base de uma fundação deve ser assente a uma profundidade tal que garanta que o solo de apoio não seja influenciado pelos agentes atmosféricos e fluxos d’água. Nas divisas com terrenos vizinhos, salvo quando a funda- ção for assente sobre rocha, tal profundidade não deve ser inferior a 1,5 m.

  • A Técnica de Edificar

    (Yazigi, 2009)

    5.3.3 - DISPOSIÇÕES CONSTRUTIVAS

    5.3.3.1 - PROFUNDIDADE MÍNIMA

    A base de uma fundação tem de ser assentada a uma profundidade tal que garanta que o solo de apoio mio seja influenciado pelos agentes atmosféricos e fluxos de água. Nas divisas de terrenos vizinhos, salvo quando a fundação for assentada sobre rocha, tal profundidade não pode ser menor que 1-5 m.

  • Profundidade mínima nas divisas 

    A) Profundidade de apoio não pode ser inferior a 1,5 m, salvo quando a fundação for assentante sobre rocha;

    B) Casos que as sapatas ou blocos tenham, em sua maioria, dimensões inferiores a 1,0 m, a profundidade mínima (1,5 m) pode ser reduzida.

    Gabarito: A

    Um adendo: exige-se um lastro mínimo de 5 cm em concreto magro.

    Fonte: meus resumos da NBR 6122/2019

    Apesar do ano da questão, a cobrança continuou recepcionada pela versão 2019 da norma.

    Qualquer equívoco, comuniquem-me para realizar a correção e assim evitar prejuízo aos demais colegas.

    Ande com Fé!

  • fundação rasa - profundidade de assentamento em relação ao terreno adjacente é inferior a duas vezes a menor

    dimensão da fundação, e no mínimo 1,5m

    fundação profunda - assentada em profundidade, em relação ao terreno adjacente, superior no

    mínimo ao dobro de sua menor dimensão em planta e no mínimo 3 m


ID
1441942
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFGD
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Quando é verificada a necessidade de utilização de fundação profunda na etapa inicial de construção de uma determinada edificação, o projetista pode especificar dentro os diversos tipos de elemento estrutural esbelto:

Alternativas
Comentários
  • Estaca escavada -> Fundação profunda.

    Radier, sapata corrida, bloco e sapata associada -> Fundação rasa.

    Calma, calma! Eu estou aqui!

  • Estacas: elementos esbeltos de fundação profunda com a finalidade de transferir cargas para substratos resistentes mais profundos. Requer emprego de equipamentos especiais para sua execução.

    -Cravadas: são aquelas onde, durante o processo executivo, o solo não sai, é recompactado.

  • Fundações indiretas ou profundas: TEC

    - Tubulões

    - Estacas

    - Caixões

    Fundações diretas, rasas ou superficiais:

    - Sapatas

    - Blocos de fundação

    - Radiers

    - Grelhas

    - Vigas de fundação (baldrames)

    Fonte: Apostila de fundações (@arquiteturaconcursos)

  • Única profunda aí é a Estaca, resto tudo superficial

    Letra E


ID
1519252
Banca
IBFC
Órgão
SDHPR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O relatório da sondagem do subsolo de um terreno, do tipo Standard Penetration Test, com cinco furos, revela uma primeira camada de aterro, com espessura de 0,40 a 1,30 m, sobre uma camada de solo argiloso, com espessura de 8,20 a 9,70 m. Os números SPT, logo no primeiro metro de profundidade da camada argilosa, indicam uma tensão admissível da ordem de 250 kN/m2. As cargas dos pilares do edifício que será construído neste terreno variam entre 1000 kN e 2500 kN. Nestas condições, a melhor solução de fundações deste edifício seria:

Alternativas
Comentários
  • Questão está CORRETA, uma sapata de 3,20x3,20, tendo área de descarregamento de 10,24m², considerando uma resistencia do solo de 250kN/m², suportaria uma carga máxima de 2.560kN.

  • A nega só diz o quanto uma estaca penetra após 10 golpes de pilão. Logo C) e D) estão erradas.

    Para achar a área, basta dividir 1000KN e 2500KN por 250 kN/m2, e teremos 4m2 e 10m2, para essa última basta uma sapata quadrada de 3,2 x 3,2.

     


ID
1564825
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São José dos Campos - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

No dimensionamento do comprimento de estacas pré-fabricadas em concreto armado a partir dos resultados de sondagens SPT, avalia-se previamente o comprimento das estacas, correspondente à profundidade necessária para que ocorra a nega, por meio de

Alternativas
Comentários
  • NBR 6122

    Nega - Penetração permanente de uma estaca, causada pela aplicação de um golpe do pilão. Em geral é medida por uma série de dez golpes. Ao ser fixada ou fornecida, deve ser sempre acompanhada do peso do pilão e da altura de queda ou da energia de cravação (martelos automáticos).

  • A gente não sabe se é pra marcar a alternativa que fala sobre Nega ou SPT...

  • NBR 6122 / 2019

    3.34 Nega

    Medida da penetração permanente de uma estaca, causada pela aplicação de um golpe de martelo ou pilão, sempre relacionada com a energia de cravação. Dada a sua pequena grandeza, em geral é medida para uma série de dez golpes.

    Gabarito: E

    @arquitetamanuprado

  • A sondagem SPT resulta em um relatório onde se obtem as camadas dos tipos de solos que fazem o subsolo do local analisado, além do nível da água.

    Quanto mais duro/ resistente o solo menor profundidade desce a haste de penetração para um determinado número de pancadas, determinando assim a resistência do solo, até que se atinja uma camada bem dura.

    Importante levar em conta que alguns tipos de fundação profunda (esatacas pré-moldadas de concreto) resistentem ao esforços somente pelo atrito lateral.


ID
1669018
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A Laje radier

Alternativas
Comentários
  • radier é um sistema de fundação rasa, trata-se de uma laje de concreto que fica em contato direto com o solo, e nele, atuarão as cargas dos pilares e paredes. A fundação tipo radier é mais utilizada em obras de pequeno porte.

    fonte: http://www.sh.com.br/blog/2016/o-que-e-fundacao-radier/

  • Elemento que recebe toda a carga da fundação e distribui no terreno;

    Placa que abrange toda a área da construção;

    Todos os pilares da estrutura transmitem as cargas ao solo através de uma única sapata;

    Pode ser aplicado tanto a solos muito resistentes como aos muito frágeis;

    A intenção, com seu uso, é fazer com que a grande laje que o constitui tenha rigidez suficiente para evitar que um apoio recalque mais que o outro, evitando assim o recalque diferencial;

    Do ponto de vista do comportamento estrutural pode ser visto como a estrutura de um piso invertido, em que a carga é a reação do solo e os apoios são os pilares.

  • Radier

    Elemento de fundação rasa dotado de rigidez para receber e distribuir mais do que 70 % das cargas da estrutura.

    Gabarito: A

    Fonte: meus resumos da NBR 6122/2019

    Qualquer equívoco, comuniquem-me para realizar a correção e assim evitar prejuízo aos demais colegas.

    Ande com Fé!

  • NBR 6122 /2019

    3.35 Radier

    elemento de fundação rasa dotado de rigidez para receber e distribuir mais do que 70 % das cargas da estrutura.

    Em nota: sobre a letra C

    O Light Steel Framing geralmente é montado sobre uma fundação tipo radier, executada sobre isolamento hidrófugo e com as alimentações elétricas e hidráulicas já instaladas. O sistema de fundação tipo radier é o mais utilizado, entretanto o cálculo estrutural indicará o tipo mais adequado de fundação.

    Fonte: http://www.forumdaconstrucao.com.br/conteudo.php?a=29&Cod=85

    Gabarito: A

    @arquitetamanuprado


ID
1695799
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Além de desenvolver o projeto arquitetônico, o arquiteto deverá conhecer os projetos complementares da edificação e coordenar a compatibilização entre eles. Acerca desses projetos, julgue o item a seguir.

Estacas de madeira, metálicas, pré-moldadas de concreto, estacas moldadas in loco e tubulões são fundações classificadas como profundas que deverão estar assentadas em profundidade superior ao dobro de sua menor dimensão em planta e, no mínimo, a três metros.

Alternativas
Comentários
  • Alguém mais não concorda com o gabarito? "Dobro da dimensão em planta"?

  • A norma de 2010 afirma isso, Gabriel

  • Mudança na NBR:

    NBR 6122:2010 – elemento de fundação que transmite a carga ao terreno ou pela base (resistência de ponta) ou por sua superfície lateral (resistência de fuste) ou por uma combinação das duas, devendo sua ponta ou base estar assente em profundidade superior ao dobro de sua menor dimensão em planta, e no mínimo 3,0 m. Neste tipo de fundação incluem-se as estacas e os tubulões.

    NBR 6122:2019 – …..a 8 vezes a sua menor dimensão em planta e no mínimo 3,0 m; quando não for atingido o limite de 8 vezes a denominação deve ser justificada. Neste tipo de fundação incluem-se as estacas e os tubulões.

  • NBR 6122 / 2019 (atualização)

    3.27 fundação profunda

    Elemento de fundação que transmite a carga ao terreno ou pela base (resistência de ponta) ou por sua superfície lateral (resistência de fuste) ou por uma combinação das duas, sendo sua ponta ou base apoiada em uma profundidade superior a oito vezes a sua menor dimensão em planta e no mínimo 3,0 m; quando não for atingido o limite de oito vezes, a denominação é justifcada. Neste tipo de fun�dação incluem-se as estacas e os tubulões.

    @arquitetamanuprado


ID
1789930
Banca
FGV
Órgão
SUSAM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A sapata corrida de alvenaria de tijolos é utilizada, como fundação, quando as cargas não são muito grandes e o solo é regularmente resistente.

Assinale a opção que discrimina uma disposição construtiva deste tipo de fundação.

Alternativas
Comentários
  • A técnica de edficar - Walid Yazigi

    5.3.3,4 - FUNDAÇÃO POR SAPATAS

    5.3.3.4.1 - SAPATA CORRIDA DE ALVENARIA DE TIJOLOS

    Quando as cargas não são muito grandes e o solo é regularmente resistente, podem ser utilizadas, como fundação, sapatas de alvenaria de tijolos que resultarão ao mesmo tempo seguras e econômicas. As escavações para execução desse tipo de fundação rasa têm de ser feitas de modo a atingir a camada de solo com resistência compatível com a carga a ser suportada. A profundidade de assentamento dessas fundações será entre 50 cm e 1m; a maiores profundidades, esse tipo torna-se já muito pesado e, talvez, mais caro que as sapatas de concreto. Necessitam ser seguidas as disposições construtivas abaixo discriminadas:

    - a largura da base da sapata ser no mínimo, o dobro da largura da parede que sobre ela repousa;

    - a altura, desde a base da sapata até a base da parede, ser pelo menos igual a 2/3 da espessura da parede na sua base;

    - abaixo da base da sapata de alvenaria, ser executada uma placa de concreto armado, em trechos em nível, moldada in loco, de no mínimo 10cm de espessura, sobressaindo pelo menos 10cm de cada lado da sapata de alvenaria. Antes da execução da placa de concreto armado, o fundo da vala será cuidadosamente nivelado e energicamente apiloado, e revestido com uma camada de 5 cm de concreto simples, de consumo de 150 kg cimento/m3.

    GAB C

  • Só um adeno sobre a letra D :

    A profundidade de assentamento deste tipo de fundação deverá ser superior a 2,00 m. - entre 50 cm e 1m ou inferior ao dobro da menor de dimensão

  • Só um adeno sobre a letra D :

    A profundidade de assentamento deste tipo de fundação deverá ser superior a 2,00 m. - entre 50 cm e 1m ou inferior ao dobro da menor de dimensão


ID
1797976
Banca
FGV
Órgão
TJ-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Um dos tipos de fundação profunda é a estaca, que pode ser:

1. cravada ou

2. perfurada.

Identifique, numericamente, em qual categoria estão inseridas as estacas abaixo:

( ) tipo Franki;

( ) tipo Strauss;

( ) estaca-broca;

( ) estaca por vibração;

( ) estaca injetada.

A sequência correta é: 

Alternativas
Comentários
  • (1 ) tipo Franki;

    (2 ) tipo Strauss; 

    ( 2) estaca-broca; 

    (1 ) estaca por vibração; 

    (2 ) estaca injetada. 

  • TIPO FRANKI - Na execução desse tipo de estaca, uma mistura de brita e areia é colocada na ponta inferior de um tubo metálico e socada por um pilão, penetrando no subsolo. Por essas características, são recomendadas para terrenos mais resistentes. Depois, a armadura é inserida, o concreto é lançado e o tubo, removido. O processo de estaqueamento tipo Franki gera muitas vibrações, que podem incomodar a vizinhança da obra.

    TIPO STRAUSS - é uma estaca escavada pois para ser inserida no terreno é necessária remoção prévia do solo. A estaca tipo Strauss se caracteriza por ser moldada in loco e são executadas enchendo-se de concreto as perfurações que foram escavadas.

    TIPO ESTACA-BROCA - É o tipo mais rudimentar de estaca moldada no local, são executadas sem molde, por perfuração no terreno com o auxílio de um trado, sendo o furo posteriormente preenchido com o concreto apiloado

    TIPO ESTACA POR VIBRAÇÃO - Aquelas em que a própria estaca ou molde são introduzidos no terreno através de equipamento vibratório.

    TIPO ESTACA INJETADA - São aquelas de forma circular e diâmetro até 20cm, escavadas com perfuratriz e injetadas. Podem ser verticais ou inclinadas. São executados com equipamento de rotação com uso ou não de lama bentonítica e revestimento total ou parcial do furo

    BONS ESTUDOS!

  • Tipo Franki: cravada por percussão

    Tipo Strauss: perfuração com balde-sonda (piteira)

    Estaca-broca: perfuração com trado

    Estaca por vibração: cravada com equipamento vibratório 

  • Broca ou estaca escavada mecanicamente:

    escavada com trado manual; L mínimo de 3 metros; cargas até 100 kN

    Estaca vibração:

    Estaca que tenha como método executivo de cravação a vibração. Normalmente é a estaca metálica, porém existe variações executivas da estaca franki com essa metodologia, por exemplo.

    Estaca injetadas:

    São estacas que foram perfuradas e tem como metodologia de preenchimento a injeção de argamassa ou calda de cimento. Por exemplo, estaca raiz, microestaca, estaca trado vazado segmentado.

    Gabarito: C

    Fonte: meus resumos da NBR 6122/2019

    Qualquer equívoco, comuniquem-me para realizar a correção e assim evitar prejuízo aos demais colegas.

    Ande com Fé!

  • ESCAVADA

    Estaca Strauss

    Estaca raiz

    Estaca hélice continua

    Trado rotativo

    Estaca broca

    Estaca injetada

    CRAVADA

    Estaca tipo Franki

    Estaca pré-moldada

    Estaca metálica,

    Estaca de madeira

    Estaca por vibração


ID
1798009
Banca
FGV
Órgão
TJ-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com relação aos trabalhos de aterro e reaterro das cavas de fundação, analise as afirmativas a seguir:

I. As camadas devem ser sucessivas, com 30 cm de espessura de material solto, devidamente molhadas e apiloadas.

II. O material escolhido, preferencialmente areia ou argila orgânica, deve estar isento de detritos vegetais, pedras ou entulho.

III. Todo o movimento de terra que ultrapasse o volume de 50 m3 terá de ser executado por processo mecânico.

Está correto o que se afirma em: 

Alternativas
Comentários
  • A técnica de edificar - Walid Yazigi

     4.3 - ATERRO E REATERRO

    4.3.1 - GENERALIDADES

    As superficies a serem aterradas deverão ser previamente limpas, cuidando-se para que nelas não haja nenhuma espécie de vegetação (coitada ou não) nem qualquer tipo de entulho, quando do inicio dos serviços.

    Os trabalhos de aterro e reaterro das cavas de fundação terão de ser executados com material escolhido, de preferência areia ou terra (nunca turfa nem argila orgânica), sem detritos vegetais, pedras ou entulho, em camadas sucessivas de 30 cm (material solto), devidamente molhadas e apiloadas, manual ou mecanicamente, a fim de serem evitadas ulteriores fendas, trincas e desníveis em virtude de recalque nas camadas aterradas.

     Na eventualidade de ser encontrado na área algum poço ou fossa sanitária em desuso, precisa ser providenciado o seu preenchimento com terra limpa. No caso de fossa séptica, deverão ser removidos todos os despejos orgânicos eventualmente existentes, antes do lançamento tia terra.

     Todo movimento de terra que ultrapasse 50m³ terá de ser executado por processo mecânico. Após a execução dos elementos de fundação ou o assentamento de canalização, é necessário processar o preenchimento das valas em sucessivas camadas de terra com altura máxima de 20 cm (material solto), devidamente umedecidas e apiloadas.


ID
2023465
Banca
COSEAC
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O elemento estrutural contínuo que acompanha a linha das paredes, as quais lhe transmitem as cargas por metro linear, denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • Sapata Isolada: recebe a carga de um único pilar.

    Sapata associada: comum a vários pilares, cujos centros, em planta, não estejam situados em um mesmo alinhamento.

    Sapata corrida: sujeita à ação de uma carga distribuída linearmente.

    Sapata com viga de equilíbrio ou alavanca: sapata associada a outra sapata devido a falta de distribuição centralizada das cargas, isso ocorre em pilares que estão nos limites de lotes, logo associa-se a sapata deste pilar por uma viga de equilíbro a outra sapata.

     

    OBS: Em planta, as sapatas ou os blocos não devem ter dimensão inferior a 60 cm.

    Nas divisas com terrenos vizinhos, salvo quando a funda- ção for assente sobre rocha, a profundidade mínima não deve ser inferior a 1,5 m.

    NBR 6122 e  anotações gerais de aula.

  • a) Radier: é um tipo de fundação rasa que se assemelha a uma placa ou laje que abrange toda a área da construção. Os radiers são lajes de concreto armado em contato direto com o terreno que recebe as cargas oriundas dos pilares e paredes da superestrutura e descarregam sobre uma grande área do solo.

     

    Fonte: https://www.escolaengenharia.com.br/radier/

  • Resposta letra B

    sapata corrida: recebem ações verticais (paredes, muros), elementos contínuos, transmitem carga por metro linear


ID
2087419
Banca
IBFC
Órgão
MGS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Os principais tipos de fundações podem ser reunidos em dois grandes grupos: fundações diretas ou rasas e fundações indiretas ou profundas. Assinale abaixo a alternativa que contém um tipo de fundação profunda.

Alternativas
Comentários
  • NBR 6122 Projeto e execução de fundações

    3.2 Sapata Elemento de fundação superficial de concreto armado, dimensionado de modo que as tensões de tração nele produzidas não sejam resistidas pelo concreto, mas sim pelo emprego da armadura. Pode possuir espessura constante ou variável, sendo sua base em planta normalmente quadrada, retangular ou trapezoidal.

    3.4 Radier Elemento de fundação superficial que abrange todos os pilares da obra ou carregamentos distribuídos (por exemplo: tanques, depósitos, silos, etc.).

    3.7 Sapata corrida Sapata sujeita à ação de uma carga distribuída linearmente

    3.9 Estaca Elemento de fundação profunda executado inteiramente por equipamentos ou ferramentas, sem que, em qualquer fase de sua execução, haja descida de operário. Os materiais empregados podem ser: madeira, aço, concreto pré- moldado, concreto moldado in situ ou mistos.

     

  • Essa questão é para não zerar :D

  • Fundações profundas ou indiretas: TEC

    Tubulões

    Estacas

    Caixões


ID
2190445
Banca
BIO-RIO
Órgão
Prefeitura de Barra Mansa - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Sobre a estaca injetada é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • NBR 6122

    3.14 Estaca escavada, com injeção - Tipo de fundação profunda executada através de injeção sob pressão de produto aglutinante, normalmente calda de cimento ou argamassa de cimento e areia, onde procura-se garantir a integridade do fuste ou aumentar a resistência de atrito lateral, de ponta ou ambas. Esta injeção pode ser feita durante ou após a instalação da estaca.

    3.16 Estaca apiloada - Tipo de fundação profunda executada por perfuração com o emprego de soquete. Nesta Norma, este tipo de estaca é tratado também como estaca tipo broca.

    Nota: Tanto a estaca apiloada como a estaca escavada, com injeção, incluem-se em um tipo especial de estacas que não são cravadas nem totalmente escavadas.

  • DESCRIÇÃO DESATUALIZADA! Na norma de 2010 está diferente!

  • Atualizando

    NBR 6122 /2019

    3.32 Microestaca ou estaca injetada.

    Estaca moldada in loco, armada, executada por perfuração rotativa ou rotopercussiva e injetada com calda de cimento por meio de um tubo com válvulas (manchete).

    @arquitetamanuprado


ID
2301874
Banca
FCC
Órgão
AL-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

As peças inclinadas que trabalham a compressão, empregadas frequentemente para impedir o deslocamento dos painéis das formas de vigas, escadas, blocos de fundação etc. são denominadas

Alternativas
Comentários
  • Escoras ou mão francesa -,peças colocadas inclinadas que trabalham à compressão entre as travessas e os pontaletes.

     

    Gravatas ou gastalhos – peças que reforçam e fazem o fechamento das fôrmas de pilares e vigas.

     

    Pontaletes – peças que fazem o escoramento do fundo das fôrmas das vigas.

     

    Cunhas – peças prismáticas, geralmente usadas aos pares; têm a finalidade de forçar o contato entre o pontalete e o pé direito com o fundo da fôrma da viga e laje; ajuda também na retirada dos escoramentos.

     

    Guias – peças de suporte e orientações dos travessões.


ID
2301949
Banca
FCC
Órgão
AL-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Em relação aos serviços preliminares de terraplenagem, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Empréstimos são escavações efetuadas em locais previamente definidos para a obtenção de materiais destinados à complementação de volumes necessários para aterros, quando houver insuficiência de volume nos cortes, ou por razões de ordem qualitativa de materiais, ou de ordem econômica (elevadas distâncias de transporte).

    Bermas: plataformas laterais, ou banquetas.

     

  • Gabarito: A

    Fonte: SEAP Manual de obras Públicas | Projeto

    Serviços Preliminares | Terraplanagem

    -----

    CORRETA a) Fundação de aterro é o terreno sobre o qual serão executadas as operações de aterro.

    2.7 Fundação de Aterro
    Terreno sobre o qual serão executadas as operações de aterro.

    -----

    ERRADA b) Operação de aterro compreende a escavação dos materiais constituintes do terreno natural até as cotas indicadas no projeto. - esta é a definição de "Operações de Corte"

    2.10 Operações de Corte

    Operações que compreendem:

    - escavação dos materiais constituintes do terreno natural até as cotas indicadas no projeto;

    - transporte dos materiais escavados para aterros ou botaforas;

    - remoção das camadas de má qualidade, para o preparo das fundações de aterros.

    2.11 Operações de Aterro

    Operações que compreendem: Descarga, espalhamento, conveniente umedecimento ou aeração e compactação dos materiais oriundos de cortes ou empréstimos, para a construção do corpo e da camada final do aterro.

    -----

    ERRADA c) Banqueta é a superfície inclinada do terrapleno resultante de corte ou aterro. - esta é a definição de "Talude"

    2.4 Talude

    Superfície inclinada do terrapleno, resultante de corte ou aterro.

    -----

    ERRADA d) Berma é o local destinado ao depósito de materiais em excesso ou que tecnicamente não atendem às exigências do projeto para uso em aterros. - esta é a definição de "Bota-fora"

    2.12 Bota-Fora

    Local destinado ao depósito de materiais em excesso ou que tecnicamente não atendam às exigências do projeto para uso em aterros.

    2.5 Berma (Banqueta)

    Alargamento executado em cortes e aterros, para a diminuição da inclinação do talude e implantação de dispositivos de drenagem.

    -----

    ERRADA e) Empréstimo é a operação de desmatamento, destocamento e limpeza do terreno, destinado ao preparo para execução das operações de corte ou aterro. - estes são os chamados "Serviços Preliminares"

    2.8 Serviços Preliminares ou Preparo do Terreno

    Operações de desmatamento, destocamento e limpeza do terreno, destinadas ao preparo para execução das operações de corte ou aterro.

    2.9 Empréstimo

    Serviço de escavação, em áreas previamente selecionadas, destinado a prover ou complementar o volume necessário à constituição dos aterros por insuficiência do volume dos cortes, por motivos de ordem tecnológica de seleção de materiais ou por razões de ordem econômica.

  • ·        BERMA (BANQUETA)à Alargamento executado em cortes e aterros, para a diminuição da inclinação do talude e implantação de dispositivos de drenagem.


ID
2313994
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

As obras de arquitetura podem ser genericamente divididas em fase inicial, que corresponde à movimentação de terra e à execução das fundações; fase intermediária, que apresenta grande volume de produção (estrutura, vedações, cobertura, instalações); e fase final, que corresponde aos revestimentos e acabamentos. Em relação a essas informações, julgue o item a seguir.


Para que não haja transtornos na execução dessas fases, o canteiro de obras deve ser planejado criteriosa e antecipadamente. Com isso, é possível manter o canteiro íntegro ao longo da obra, sem modificações nem adaptações, evitando atrasos no cronograma e custos extras imprevistos.

Alternativas
Comentários
  • Na verdade um canteiro de obras é organizado de maneira bem flexível, já que vai se adaptanto às necessidades das diferentes fases da obra

  • O canteiro de obras vai sendo modificado ao longo da execução da obra, de acordo com os serviços a serem executados.

    Adaptação contínua do canteiro para alocar:

    •Materiais;

    •Equipamentos;

    •Mão de obra.

    Nas fases: inicial, intermediária e final da obra.

    https://docente.ifrn.edu.br/valtencirgomes/disciplinas/projeto-e-implantacao-de-canteiro-de-obras/elementos-do-canteiro-de-obra

  • Questão perfeita! Descrição exata sobre organização do canteiro de obras e suas fases, exceto pela frase entre vírgulas "sem modificações nem adaptações", pois sabemos que o canteiro é um local que sofre adaptações durante o desenvolvimento da obra.

    Gabarito "Errado".


ID
2328628
Banca
FCC
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A estaca executada por perfuração do terreno com trado e, posteriormente, concretada é chamada de

Alternativas
Comentários
  • GAB A

     

    a) GABARITO - estaca-broca

    Usada em fundações de casas simples, em terrenos que suportam pouco peso e quando a perfuração do solo é feita manualmente, com o auxílio de um instrumento chamado trado. A estaca do tipo broca é cravada em pequena profundidade, no máximo até 4 metros, que serão preenchidos com concreto

    Fonte:  http://www.ecivilnet.com/dicionario/o-que-e-estaca-broca.html

     

    b)estaca tipo Strauss. 

    A estaca Strauss é uma estacaescavada pois para ser inserida no terreno é necessária remoção prévia do solo. A estaca tipo Strauss se caracteriza por ser moldada in loco e são executadas enchendo-se de concreto as perfurações que foram escavadas.

    FONTE: https://www.escolaengenharia.com.br/estaca-strauss/

     

    c) estaca injetada.

    É uma estaca de pequeno diâmetro capaz de suportar grandes cargas. A perfuração é executada através de introdução de tubos de revestimento no solo, com circulação de água.

    Fonte: http://www.prossolo.com.br/prossolo/index.php/servicos/fundacoes/estaca-raiz-ou-injetada.html

     

    d) estaca tipo Franki

    As estacas Franki também são fundações moldadas no local. A grande diferença entre este tipo de estaca e as escavadas é que o fuste é feito pelo processo de cravação e não pelo processo de escavação. Além disso, esta estaca se difere por possui em sua ponta um bulbo de concreto.

    Fonte http://engenhariaconcreta.com/principais-tipos-de-estacas/

     

    e) estaca escavada

    Tem como etapas principais a escavação, o posicionamento de armaduras e a concretagem. A escavação é realizada com trado helicoidal.

    Esta estaca pode ser utilizada em diferentes tipos de solo. Entretanto, em solos com presença de nível de água ou que apresentam camadas susceptíveis à desmoronamento devem ser tomados alguns cuidados especiais.

    Fonte http://engenhariaconcreta.com/principais-tipos-de-estacas/


     

  • Estaca-Broca:

  • Broca ou Estaca escavada mecanicamente

    perfuração com trado manual e preenchimento com concreto.

    Comprimento mínimo de 3,0 m e limites de carga igual a 100 kN.

    Gabarito: A

    Fonte: meus resumos da NBR 6122/2019

    Qualquer equívoco, comuniquem-me para realizar a correção e assim evitar prejuízo aos demais colegas.

    Ande com Fé!

  • NBR 6122/2019

    3.5 Broca

    Fundação profunda perfurada com trado manual, preenchida com concreto, com comprimento mínimo de 3,0 m, utilizada para pequenas construções, com cargas limitadas a 100 kN.

    Gabarito: A

    @arquitetamanuprado


ID
2328664
Banca
FCC
Órgão
TRT - 5ª Região (BA)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

No dimensionamento de fundações diretas de uma edificação, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • GAB: B

     

    A sapada associada será evitada, sempre que for possível uma solução com sapada isolada, mesmo a custo de distorcer o formato lógico das sapatas. Via de regra, duas ou mais sapadas isoladas serão mais econômicas e mais fáceis de executar do que a sapata associada.

    Fonte: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/fundacoes-rasas/14156

  • Bom saber! Aprendendo com as questões é a melhor coisa. Abraço.


ID
2350732
Banca
TJ-PR
Órgão
TJ-PR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O elemento estrutural da fundação que transmite a carga ao solo resistente por compressão, através da escavação de um fuste cilíndrico e uma base alargada tronco-cônica a uma profundidade igual ou maior que três vezes o seu diâmetro, denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • Gab.: D Tubulão: quando atinge a cota de fundação, é feito um alargamento da base.

  • Os tubulões são elementos estruturais de fundação profunda, geralmente, dotados de uma base alargada, construídos concretando-se um poço revestido ou não, aberto no terreno com um tubo de aço de diâmetro mínimo de 70cm de modo a permitir a entrada e o trabalho de um homem, pelo menos na sua etapa final, para completar a geometria da escavação e fazer a limpeza do solo.

    O fuste do tubulão é sempre cilíndrico enquanto a base poderá ser circular ou em forma de falsa elipse.

    GABARITO: D ✅ 


ID
2358796
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

“Enquanto ‘o levantamento consiste na obtenção, em campo, das medidas de ângulos e distâncias que permitirão, em escritório, calcular e desenhar a superfície levantada’, a locação para a construção de uma obra consiste na tomada dos ‘dados calculados em escritório, de um determinado projeto de obra, e implantá-lo no terreno’. Assim, ‘o sucesso da obra dependerá de um correto levantamento, de um projeto bem elaborado e de uma boa locação’.”

(Corrêa, 2012, p. 114.)

Considerando o processo de locação para construção de uma obra, assinale a afirmativa correta

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C


    a) Nos projetos que exigem estrutura de concreto é necessária a planta de locação das estacas

    b) A demarcação dos pontos que irão definir a obra no terreno é feita a partir do referencial previamente definido, considerando-se duas coordenadas planimétricas e uma altimétrica

    c) GABARITO

    d) Na construção de edificações, a primeira locação realizada é a das fundações.


ID
2367577
Banca
FUNECE
Órgão
UECE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Relacione corretamente os elementos de edificação com seus componentes construtivos, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.

Coluna I

1. Fundações (aspectos arquitetônicos)

2. Estruturas (aspectos arquitetônicos)

3. Coberturas

4. Forros

Coluna II

( ) Rufos

( ) Cortinas

( ) Grelhas

( ) Muros de arrimo

A sequência correta, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • (3) Rufo - Elemento metálico para proteção de telhados contra infiltração.

    (1) Cortina - Elemento estrutural utilizado para contenção de terra. Normalmente usado no subsolo de edifícios em conjunto com as fundações (cortina de concreto).

    (4) Grelha - Grelha metálica usada em forros permitindo a ventilação e impedindo que as instalações fiquem à mostra.

    (2) Muro de arrimo - Muro com características estruturais para contenção do terreno evitando movimentos de terra.


ID
2370505
Banca
UFMT
Órgão
UFSBA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A NBR 6122 estabelece os requisitos a serem observados no projeto e execução de fundações de todas as estruturas da engenharia civil. A norma traz termos e definições referentes às fundações utilizadas. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda.

1 - Radier

2 - Repique

3 - Estaca

4 - Bloco

5 - Tubulão


( ) Elemento de fundação superficial de concreto, dimensionado de modo que as tensões de tração nele resultantes sejam resistidas pelo concreto, sem necessidade de armadura.

( ) Elemento de fundação profunda executado inteiramente por equipamentos ou ferramentas, sem que, em qualquer fase de sua execução, haja descida de pessoas.

( ) Elemento de fundação superficial que abrange parte ou todos os pilares de uma estrutura, distribuindo os carregamentos.

( ) Elemento de fundação profunda escavado no terreno em que, pelo menos na sua etapa final, há descida de pessoas, que se faz necessária para executar o alargamento de base ou pelo menos a limpeza do fundo de escavação.

( ) Parcela elástica do deslocamento máximo de uma estaca decorrente da aplicação de um golpe do martelo ou pilão.

Marque a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • GAB C

     

    NBR 6122/2010

     

    1 - RADIER

    3.4 radier - elemento de fundação superfi cial que abrange parte ou todos os pilares de uma estrutura, distribuindo os carregamentos

     

    2 - REPIQUE

    3.26 repique -  parcela elástica do deslocamento máximo de uma estaca decorrente da aplicação de um golpe do martelo ou pilão

     

    3 - ESTACA

    3.8 estaca -  elemento de fundação profunda executado inteiramente por equipamentos ou ferramentas, sem que, em qualquer fase de sua execução, haja descida de pessoas. Os materiais empregados podem ser: madeira, aço, concreto pré-moldado, concreto moldado in loco ou pela combinação dos anteriores.

     

    4 - BLOCO 

    3.3 bloco - elemento de fundação superfi cial de concreto, dimensionado de modo que as tensões de tração nele
    resultantes sejam resistidas pelo concreto, sem necessidade de armadura.

     

    5 - TUBULÃO

    3.9 tubulão - elemento de fundação profunda, escavado no terreno em que, pelo menos na sua etapa fi nal, há descida de pessoas, que se faz necessária para executar o alargamento de base ou pelo menos a limpeza do fundo da escavação, uma vez que neste tipo de fundação as cargas são transmitidas preponderantemente pela ponta.


ID
2455111
Banca
IDECAN
Órgão
UERN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A forma de estabelecimento do desempenho de edificações é pensada por meio da definição de requisitos (qualitativos), critérios (quantitativos ou premissas) e métodos de avaliação, os quais sempre permitem a mensuração clara do seu cumprimento. Conforme disposto na NBR 15575-1 de 2013, no item – avaliação de desempenho quanto a diretrizes para implantação e entorno, analise:

I. Para edifícios ou conjuntos habitacionais com local de implantação definido, os projetos de arquitetura, da estrutura, das fundações, contenções e outras eventuais obras geotécnicas devem ser desenvolvidos com base nas características do local da obra, avaliando-se convenientemente os riscos de deslizamentos, enchentes, erosões, vibrações transmitidas por vias férreas, vibrações transmitidas por trabalhos de terraplenagem e compactação do solo, ocorrência de subsidência do solo, presença de crateras em camadas profundas, presença de solos expansíveis ou colapsíveis, presença de camadas profundas deformáveis e outros.

II. Devem ainda ser considerados riscos de explosões oriundas do confinamento de gases resultantes de aterros sanitários, solos contaminados, proximidade de pedreiras e outros, tomando-se as providências necessárias para que não ocorram prejuízos à segurança e à funcionalidade da obra.

III. Os projetos devem ainda prever as interações entre construções próximas (entorno), considerando-se convenientemente as eventuais sobreposições de bulbos de pressão, efeitos de grupo de estacas, rebaixamento do lençol freático e desconfinamento do solo em função do corte do terreno.

IV. O desempenho da edificação está intimamente associado a todos os projetos de implantação e ao desempenho das fundações, devendo ser cumpridas as disposições das Normas Brasileiras aplicáveis.

V. Do ponto de vista da segurança e estabilidade ao longo da vida útil da estrutura, devem ser consideradas as condições de agressividade do solo, do ar e da água na época do projeto, prevendo-se, quando necessário, as proteções pertinentes à estrutura e suas partes.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • GAB A

     

    NBR 15575-1 / 2013

     

    Gente, não precisava nem ler o item I, já que ele está em todas alternativas. Der!

     

    I - CORRETO

    6.3.1 Implantação
    Para edifícios ou conjuntos habitacionais com local de implantação definido, os projetos de arquitetura, da estrutura, das fundações, contenções e outras eventuais obras geotécnicas devem ser desenvolvidos com base nas características do local da obra (topográficas, geológicas etc.), avaliando-se convenientemente os riscos de deslizamentos, enchentes, erosões, vibrações transmitidas por vias férreas, vibrações transmitidas por trabalhos de terraplenagem e compactação do solo, ocorrência de subsidência do solo, presença de crateras em camadas profundas, presença de solos expansíveis ou colapsíveis, presença de camadas profundas deformáveis e outros.

     

    II - CORRETO

    6.3.1 - Devem ainda ser considerados riscos de explosões oriundas do confinamento de gases resultantes de aterros sanitários, solos contaminados, proximidade de pedreiras e outros, tomando-se as providências necessárias para que não ocorram prejuízos à segurança e à funcionalidade da obra.

     

    III - CORRETO 

    6.3.2 Entorno Os projetos devem ainda prever as interações entre construções próximas, considerando-se convenientemente as eventuais sobreposições de bulbos de pressão, efeitos de grupo de estacas, rebaixamento do lençol freático e desconfinamento do solo em função do corte do terreno.

     

    IV - CORRETO 

    6.3.2 - O desempenho da edificação está intimamente associado a todos os projetos de implantação e ao desempenho das fundações, devendo ser cumpridas as disposições das Normas Brasileiras aplicáveis, particularmente das ABNT NBR 8044, ABNT NBR 5629, ABNT NBR 11682, ABNT NBR 6122 e NBR 12722.

     

    V - CORRETO

    6.3.3 Segurança e estabilidade Do ponto de vista da segurança e estabilidade ao longo da vida útil da estrutura, devem ser consideradas
    as condições de agressividade do solo, do ar e da água na época do projeto, prevendo-se, quando necessário, as proteções pertinentes à estrutura e suas partes

  • Gab. A

    I. Para edifícios ou conjuntos habitacionais com local de implantação definido, os projetos de arquitetura, da estrutura, das fundações, contenções e outras eventuais obras geotécnicas devem ser desenvolvidos com base nas características do local da obra, avaliando-se convenientemente os riscos de deslizamentos, enchentes, erosões, vibrações transmitidas por vias férreas, vibrações transmitidas por trabalhos de terraplenagem e compactação do solo, ocorrência de subsidência do solo, presença de crateras em camadas profundas, presença de solos expansíveis ou colapsíveis, presença de camadas profundas deformáveis e outros.✅

    II. Devem ainda ser considerados riscos de explosões oriundas do confinamento de gases resultantes de aterros sanitários, solos contaminados, proximidade de pedreiras e outros, tomando-se as providências necessárias para que não ocorram prejuízos à segurança e à funcionalidade da obra.✅

    III. Os projetos devem ainda prever as interações entre construções próximas (entorno), considerando-se convenientemente as eventuais sobreposições de bulbos de pressão, efeitos de grupo de estacas, rebaixamento do lençol freático e desconfinamento do solo em função do corte do terreno.✅

    IV. O desempenho da edificação está intimamente associado a todos os projetos de implantação e ao desempenho das fundações, devendo ser cumpridas as disposições das Normas Brasileiras aplicáveis.

    V. Do ponto de vista da segurança e estabilidade ao longo da vida útil da estrutura, devem ser consideradas as condições de agressividade do solo, do ar e da água na época do projeto, prevendo-se, quando necessário, as proteções pertinentes à estrutura e suas partes.✅


ID
2455129
Banca
IDECAN
Órgão
UERN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Estacas são elementos de fundação profunda executados inteiramente por equipamentos ou ferramentas, sem que, em qualquer fase de sua execução, haja descida de pessoas ao interior do solo. Correlacione adequadamente os termos às respectivas definições dos diversos tipos de estacas.

1. Estaca de reação.

2. Estaca raiz.

3. Microestaca.

4. Estaca escavada mecanicamente.

5. Estaca Strauss.

6. Estaca escavada com fluido estabilizante.

7. Estaca Franki.

8. Estaca hélice contínua monitorada.

9. Estaca hélice de deslocamento monitorada.

10. Estaca trado vazado segmentado.


( ) Estaca executada por perfuração do solo através de trado mecânico, sem emprego de revestimento ou fluido estabilizante.

( ) Estaca moldada in loco executada mediante a introdução no terreno, por rotação, de um trado helicoidal constituído por segmentos de pequeno comprimento (aproximadamente 10 metros) rosqueados e injeção de concreto pela própria haste central do trado simultaneamente à sua retirada.

( ) Estaca executada por perfuração do solo com uma sonda ou piteira e com revestimento total com camisa metálica, realizando-se o lançamento do concreto e retirada gradativa do revestimento com simultâneo apiloamento do concreto.

( ) Estaca moldada in loco executada pela cravação, por meio de sucessivos golpes de um pilão, de um tubo de ponta fechada por uma bucha seca constituída de pedra e areia, previamente firmada na extremidade inferior do tubo por atrito. Esta estaca possui base alargada e é integralmente armada.

( ) Estaca moldada in loco, sendo a estabilidade da parede da perfuração assegurada pelo uso de fluido estabilizante ou água quando tiver revestimento metálico. Recebe a denominação de estaca escavada quando a perfuração é feita por uma caçamba acoplada a uma perfuratriz, e estaca barrete quando a seção for retangular e escavada com a utilização de clam-shell.

( ) Estaca de concreto moldada in loco que consiste na introdução de um trado apropriado no terreno, por rotação, sem que haja retirada de material, o que ocasiona um deslocamento do solo junto ao fuste e à ponta. A injeção de concreto é feita pelo interior do tubo central em torno do qual estão colocadas as aletas do trado simultaneamente à sua retirada por rotação.

( ) Estaca armada e preenchida com argamassa de cimento e areia, moldada in loco executada através de perfuração rotativa ou rotopercussiva, revestida integralmente, no trecho em solo, por um conjunto de tubos metálicos recuperáveis.

( ) Estaca moldada in loco, armada, executada através de perfuração rotativa ou rotopercussiva e injetada com calda de cimento por meio de um tubo com válvulas (manchete).

( ) Estaca de concreto moldada in loco, executada mediante a introdução, por rotação, de um trado helicoidal contínuo no terreno e injeção de concreto pela própria haste central do trado simultaneamente com a sua retirada, sendo que a armadura é introduzida após a concretagem da estaca.

( ) Estaca introduzida no terreno por meio de macaco hidráulico reagindo contra uma estrutura já existente ou criada especificamente para esta finalidade.

A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • Gab.: B. Dá pra matar a questão por _ _ 5 7_ _ 2 _ _ _

    5 - Estaca Strauss: Estaca executada por perfuração do solo com uma sonda ou piteira e com revestimento total com camisa metálica, realizando-se o lançamento do concreto e retirada gradativa do revestimento com simultâneo apiloamento do concreto.

    Na estaca Strauss há remoção prévia do solo, consistindo na retirada da terra com sonda ou piteira, e, simultaneamente, introduzir tubos metálicos rosqueáveis até atingir a profundidade desejada e posterior concretagem por apiloamento e retirada do tubulação.

    7 - Estaca Franki: Estaca moldada in loco executada pela cravação, por meio de sucessivos golpes de um pilão, de um tubo de ponta fechada por uma bucha seca constituída de pedra e areia, previamente firmada na extremidade inferior do tubo por atrito. Esta estaca possui base alargada e é integralmente armada.

    A estaca franki possui base alargada e bulbo preenchido com material granular ou concreto.

    2 - Estaca Raiz:  Estaca armada e preenchida com argamassa de cimento e areia, moldada in loco executada através de perfuração rotativa ou rotopercussiva, revestida integralmente, no trecho em solo, por um conjunto de tubos metálicos recuperáveis.

    A estaca raiz é feita por meio de perfuração rotativa ou rotopercussiva , possui elevada tensão de trabalho ao longo do fuste, que é inteiramente armado em todo o seu comprimento.

  • Estaca hélice de deslocamento monitorada: Estaca de concreto moldada in loco que consiste na introdução de um trado apropriado no terreno, por rotação, sem que haja retirada de material, o que ocasiona um deslocamento do solo junto ao fuste e à ponta. A injeção de concreto é feita pelo interior do tubo central em torno do qual estão colocadas as aletas do trado simultaneamente à sua retirada por rotação.

    Estaca hélice contínua monitorada: Estaca de concreto moldada in loco, executada mediante a introdução, por rotação, de um trado helicoidal contínuo no terreno e injeção de concreto pela própria haste central do trado simultaneamente com a sua retirada, sendo que a armadura é introduzida após a concretagem da estaca.

  • Excelente questão para dar uma revisada em estacas. !

  • dava pra matar a questão ja na número 1 kkkkkk, só a B termina com 1, nem precisava ler o resto kkk


ID
2475964
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Um dos meios de transmitir as cargas para o solo é através das estacas que fazem parte das fundações ditas profundas. Na coluna da esquerda são apresentados alguns tipos de estacas concretadas no local. Sobre o assunto, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.

1. Estaca Broca.
2. Estaca Franki.
3. Estaca Raiz.
4. Estaca Strauss.

( ) Executada através da cravação de um tubo cuja ponta é obturada por meio de uma bucha de concreto seco.
( ) Executada através da cravação de um tubo com um mandril no seu interior.
( ) Executada com perfuração do terreno por meio de um trado helicoidal.
( ) Tem pequeno diâmetro, cuja perfuração é realizada por rotação ou rotopercussão na direção vertical ou inclinada.

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • • Tipo strauss – são estacas com moldes fechados, cravados e recuperados. O tubo de molde é enterrado procedendo-se à perfuração do terreno por meio de um balde com ponta de janela. O balde é deixado cair dentro do tubo e o solo lamacento entra no interior do furo, uma vez alcançado o comprimento desejado, enche-se o tubo de concreto em trechos de 0,5 a 1,0m que são socados com um pilão à medida que se vai extraindo o molde. A pega do concreto dentro do terreno não permite constatar a qualidade da execução além dos problemas que podem surgir no momento do arrancamento do tubo.

    • Tipo franki – chama-se franki devido à patente do modo de cravação do tubo. As estacas tipo franki apresentam também, a vantagem de serem executadas no comprimento necessário, grande aderência ao solo devido à rugosidade do fuste, melhor distribuição das pressões proporcionada pela base alargada e grande capacidade de carga. As desvantagens fi cam por conta da pega do concreto acontecer em contato com o solo e da grande vibração provocada durante a cravação que pode prejudicar os prédios vizinhos.

    • Tipo broca – consiste na abertura de um furo no terreno (perfuração) e no lançamento de concreto nesse furo. São empregadas em pequenas construções tratando-se de uma solução de baixo custo, não devendo ser usadas em terrenos em que haja necessidade de ultrapassar o lençol freático. O lançamento do concreto é feito diretamente no solo, sem nenhuma proteção, apresentando, portanto, as mesmas desvantagens citadas nos exemplos anteriores.

    fonte: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAh6gAA/tecnologia-das-construcoes-i?part=2

  • Estaca Escavada: ocorre por escavação

    Estaca Hélice: ocorre por rotação

    Estacas Franki e Strauss: ocorre por cravação

    Estacas Raiz, Injetada, Broca: ocorrem por perfuração

    @urbanista.arquiteta :)


ID
2516041
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Trata-se de um tipo de alicerce raso que abrange toda a área da construção, transmitindo as cargas oriundas dos pilares e paredes da superestrutura descarregando-as sobre uma grande área do solo. Normalmente, executa-se em concreto armado simples, mas também pode ser de concreto protendido quando a obra exigir reforços.


Escolha a alternativa correta que corresponde ao enunciado.

Alternativas
Comentários
  • e

    mestra - não esxiste

    sapata corrida = baldrame = viga de fundação - As sapatas são elementos de fundação com base em planta geralmente quadrada, retangular ou trapezoidal. Se caracterizam por trabalharem à flexão já que são executadas em concreto armado.

    e -Radiers são elementos de fundação superficial que recebe toda a carga da edificação e distribui no terreno. Se assemelha com uma placa que abrange toda a área da construção. Neste caso, todos os pilares da estrutura transmitem as cargas ao solo através de uma única sapata.

  • em relação a letra D, para quem não sabe o que são mestras

    São elementos que server como espaçadores para determinar um plano seja ele horizontal, vertical ou oblíquo.

    ex.: fez-se uma alvenaria de vedação em uma obra, depois foi feito o chapisco e em seguida será feito o emboço ou mesmo reboco de massa única.

    Antes de iniciar o reboco é comum tirar "os pontos" que servirão para se fazer as mestras... nesse exemplo as mestras são faixa de reboco, normalmente verticias e espaçadas em 2 metros, que servirao de guia para se fazer um revestimento (reboco de argamassa) aprumado, com a espessura uniforme e esquadrejado com as paredes adjacentes.


ID
2577007
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta apenas fundações diretas:

Alternativas
Comentários
  • O que estiver sublinhado é fundação indireta:

    a) bloco, caixão, sapata.

    b) bloco, radier, sapata.

    c) radier, sapata, caixão.

    d) estaca, tubulão, bloco.

    e) estaca, tubulão, caixão.



    Calma, calma! Eu estou aqui!

  • Fundações superficiais (diretas ou rasas) -

    Blocos e alicerces;

    Sapatas (corrida, isolada, associada, alavancada);

    Radier.

  • Mnemônico para não esquecer as fundações indiretas (profundas)

    T ubulão

    E estaca

    C aixão

    Fonte: Júlio do @arquiteturaconcursos


ID
2580484
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A escolha do tipo de fundação depende de uma série de fatores: tipo de solo, cargas da estrutura e aspectos econômicos, entre outros. Sobre as estacas pré-moldadas, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • As Estacas Pré-moldadas de concreto não resistem a esforços de tração e de flexão e não atravessam camadas resistentes. Apresentam índice de quebra às vezes alto. A altura ideal do martelo para cravação dessas estacas está entre 1,50 e 2,00m. A frequência das pancadas é da ordem de 10/min e o peso do martelo varia entre 1,00 e 3,5t.

    Fonte: BARROS, Profª Mércia, Fundações, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo/Departamento de Engenharia de Construção Civil. São Paulo, 1996.

  • Sobre a letra a:

    Cravação pode ser feita por percussão, prensagem, vibração.

  • ESTACAS CRAVADAS / DESLOCAMENTO (Não provoca retirada do solo)

    • Estacas pré moldada ( PRENSAGEM / VIBRAÇÃO / PERCUSSÃO)
    • Estaca Franki
    • Estaca metálica e de madeira

    ESTACAS PERFURADAS / ESCAVADAS ( Moldadas in loco + Retirada do solo)

    • Estaca Broca
    • Estaca Strauss
    • Estaca Raiz
    • Estaca Rotativa
    • Estaca Hélice Contínua (muito utilizada em centros urbanos)

    A questão pede sobre as estacas pré-moldadas = CRAVADAS

  • NBR 6122/ 2019

    8.6.5 Estacas pré-moldadas de concreto

    Nas estacas de concreto pré-moldadas ou pré-fabricadas, o dimensionamento estrutural deve ser feito utilizando-se as ABNT NBR 6118, ABNT NBR 9062 e ABNT NBR 16258, limitando o fck a 40,0 MPa. Nas duas extremidades da estaca, deve ser feito um reforço da armadura transversal, para levar em conta as tensões de cravação

    Gabarito: D

    A

    São realizadas a partir de perfurações previamente executadas no terreno. (cravação)

    B

    Não têm limitação de comprimento.

    C

    Não correm o risco de afetar estruturas ou instalações próximas.

    E

    Não são estáveis em solos compressíveis, como argilas ou turfas. ( Fundações rasas ou diretas é que não são estáveis em solos compressíveis)

    @arquitetamanuprado.


ID
2614966
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

As fundações podem ser classificadas em diretas (rasas) ou indiretas (profundas). Um tipo de fundação profunda é feito através da cravação do tubo fechado com uma bucha (areia, pedra ou concreto velho): o tubo vai sendo cravado com um pilão, batendo-se na bucha até atingir a nega, e ao final é recuperado após a concretagem da estaca. Este tipo de fundação denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • estaca raiz é uma estaca escavada que integra o grupo de estacas utilizadas em fundações profundas, podendo atingir profundidade maior que 50 metros e com diâmetro de 80 a 500 mm, tanto em solo como em rochas.

    É uma estaca argamassada “in loco”, ou seja, é produzida no canteiro de obras, diretamente no local designado no projeto de fundações. Caracteriza-se por perfuração rotativa ou rotopercussiva e por apresentar elevada tensão de trabalho ao longo do fuste (coluna que liga a base e o topo) que é inteiramente armado em todo seu comprimento.

    Estaca Hélice Contínua é um tipo de fundação profunda executada com equipamento de trado helicoidal contínuo que realiza a concretagem da estaca simultaneamente à retirada do solo. A estaca tipo hélice contínua se caracteriza por ser moldada in loco e por ter a armadura colocada somente após o lançamento do concreto.

    As estacas hélice contínua são monitoradas por equipamentos eletrônicos garantindo maior controle na execução e na segurança dos elementos da fundação.

    estaca Strauss é uma estacaescavada pois para ser inserida no terreno é necessária remoção prévia do solo. A estaca tipo Strauss se caracteriza por ser moldada in loco e são executadas enchendo-se de concreto as perfurações que foram escavadas.

    As estacas Strauss surgiram com o intuito de substituir as estacas pré moldadas cravadas no solo por percussão devido à grande vibração e ocorrência de ruídos causados pelo processo de cravação.

    estaca Franki é um tipo de estacacravada que é moldada no próprio local de sua execução. A estaca do tipo Franki se caracteriza pela utilização de uma base alargada ou bulbo preenchido com material granular (bucha seca) ou concreto. A bucha seca pode ser um tampão de brita com areia ou concreto magro.

    Essas estacas são executadas com o auxílio de um bate estacas que realiza a cravação de seus elementos no solo por meio de golpes de um pilão. A armadura e o concreto são inseridos na estaca à medida que o tubo vai sendo retirado do solo. 

    Os tubulões a ar comprimido são fundações profundas, escavadas de forma manual ou mecanizada, quando se pretende executar tubulões abaixo do nível de água. Se caracteriza pelo uso de revestimento de aço ou de concreto para auxiliar na escavação do fuste. Neste tipo de tubulão podemos encontrar base alargada ou não, necessitando de pessoal para descida para executar o alargamento da base ou limpeza do fundo quando não há base.

    Essas fundações requerem grande cuidado e atenção pelos trabalhos serem executado sob ar comprimido e deve atender aos requisitos da legislação trabalhista contidos na NR-18.

  • b - Sua execução consiste em cravar um tubo de revestimento com
    ponta fechada por meio de bucha e recuperado na fase de
    concretagem.
     

  • Apostila do Módulo I: Fundações, do Arquiteto e Urbanista/Professor Júlio Rocha(@arquiteturaconcursos)

    d) Estaca Franki

    É um tipo de estaca cravada que é moldada no próprio local de sua execução.

    A estaca do tipo Franki se caracteriza pela utilização de uma base alargada ou bulbo preenchido com material granular (bucha seca) ou concreto. A bucha seca pode ser um tampão de brita com areia ou concreto magro.

    Essas estacas são executadas com o auxílio de um bate estaca que realiza a cravação de seus elementos no solo por meio de golpes de um pilão. A armadura e o concreto são inseridos na estaca à medida que o tubo vai sendo retirado do solo.

    Outra definição importante da Estaca Franki é que ela é feita através da cravação do tubo fechado com uma bucha (areia, pedra ou concreto velho): o tubo vai sendo cravado com um pilão, batendo-se na bucha até atingir a nega*, e ao final é recuperado após a concretagem da estaca.

    Excelente material sobre o tema. Super indico.

    Gabarito B

  • Segundo a NBR 6222

    Estaca Franki é a estaca moldada in loco executada pela cravação, por meio de sucessivos golpes de um pilão, de um

    tubo de ponta fechada por uma bucha seca constituída de pedra e areia, previamente firmada na

    extremidade inferior do tubo por atrito. Esta estaca possui base alargada e é integralmente armada.

  • falou em cravação, é Franki!

  • Estaca tipo raiz. ERRADO, raiz é escavada, portanto, não se calcula nega.

    Estaca tipo Franki. CERTO.

    Estaca tipo Strauss. ERRADO, strauss é escavada, portanto, não se calcula nega.

    Tubulão pneumático. ERRADO, tubulão é uma fundação profunda DIRETA. É UMA EXCESSÃO, PORTANTO REQUER ATENÇÃO NA HORA DO ESTUDO.

    Estaca tipo duplex.

  • FRANKI - tubo de ponta fechada por uma bucha seca

    STRAUSS - perfuração do solo por uma sonda ou piteira (pra quem nunca viu fazer, usa-se água para amolecer o solo e faz uma verdadeira "lambreca" na obra toda, rs)


ID
2751115
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CODEMIG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

De acordo com Diez, em seu livro Projeto Estrutural na Arquitetura, é possível agrupar os sistemas de fundações em cinco categorias: fundações superficiais ou diretas, fundações profundas ou por poços, fundações indiretas ou por estacas, fundações por compactação e subfundações.
Considerando esse contexto, analise as afirmativas a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Quando o plano de assentamento das fundações se encontra a pouca profundidade, em torno de 0,80 m a 1,50 m, com escavação corrente de baixo custo e pouca profundidade, são utilizadas fundações diretas ou superficiais.
( ) Quando o plano de assentamento das fundações se encontra tão profundo que só pode ser alcançado mediante trabalhos especiais de muita dificuldade e custo, denomina-se fundação por compactação.
( ) Quando não existe plano de assentamento, são utilizados elementos estruturais de grande longitude que trabalham de ponta ou por fricção, o que é denominado fundação profunda.
( ) Quando é necessário levar o plano de assentamento de uma fundação a um plano mais baixo, denomina-se estaqueamento ou fundação indireta.

Assinale a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • (V) Quando o plano de assentamento das fundações se encontra a pouca profundidade, em torno de 0,80 m a 1,50 m, com escavação corrente de baixo custo e pouca profundidade, são utilizadas fundações diretas ou superficiais. A fundação direta rasa se caracteriza quando a camada de suporte (plano de assentamento) está próxima do solo - profundidade até 2,00m

    (F) Quando o plano de assentamento das fundações se encontra tão profundo que só pode ser alcançado mediante trabalhos especiais de muita dificuldade e custo, denomina-se fundação por compactação. 

    (F) Quando não existe plano de assentamento, são utilizados elementos estruturais de grande longitude que trabalham de ponta ou por fricção, o que é denominado fundação profunda. A fundação profunda é um tipo de fundação direta. As que transferem as cargas por efeito de atrito lateral e por efeito de ponta são denominadas fundações indiretas

    (F) Quando é necessário levar o plano de assentamento de uma fundação a um plano mais baixo, denomina-se estaqueamento ou fundação indireta. Definição anterior de fundação indireta

  • queria saber pq a 3 tá errada.. pq pensei q fundação profunda, indireta e por estaca eram a mesma coisa..

  • II) Quando o plano de assentamento das fundações se encontra tão profundo que só pode ser alcançado mediante trabalhos especiais de muita dificuldade e custo, denomina-se fundação por compactação. - fundação profunda

    III) Quando não existe plano de assentamento, são utilizados elementos estruturais de grande longitude que trabalham de ponta ou por fricção, o que é denominado fundação profunda - transmitem pela base (resistência de ponta), por sua superfície lateral (resistência de atrito do fuste) ou por combinação das duas

    IV) Quando é necessário levar o plano de assentamento de uma fundação a um plano mais baixo, denomina-se estaqueamento ou fundação indireta. - ele apenas está se referindo a fundações em cotas diferentes e portanto estão no grupo de fundações superficiais

  • III)  Quando não existe plano de assentamento, são utilizados elementos estruturais de grande longitude que trabalham de ponta ou por fricção, o que é denominado fundação profunda. (Acredito que esse item fala a respeito das fundações profundas, tipo estacas flutuantes, que utilizam apenas a resistência lateral (atrito/fricção) para resistir aos esforços, sendo assim não trabalhando a resistência de ponta.)

  • LETRA C

    (F) Quando o plano de assentamento das fundações se encontra tão profundo que só pode ser alcançado mediante trabalhos especiais de muita dificuldade e custo, denomina-se fundação por compactação.

    Fundação profunda

    (F) Quando não existe plano de assentamento, são utilizados elementos estruturais de grande longitude que trabalham de ponta ou por fricção, o que é denominado fundação profunda. 

    Quando não houver plano de assentamento para a fundação, será necessário usar uma fundação profunda, porém só será possível uma fundação indireta por fricção, já que não há uma base sólida o suficiente para receber as cargas da edificação diretamente (ponta).

    (F) Quando é necessário levar o plano de assentamento de uma fundação a um plano mais baixo, denomina-se estaqueamento ou fundação indireta.

    As fundações profundas podem ser do tipo diretas ou indiretas. O plano de assentamento mais baixo não determina se a fundação é indireta, dependerá da composição e resistência do mesmo.


ID
2815942
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Denomina-se recalque a deformação que ocorre no solo quando submetido a cargas. Essa deformação provoca movimentação na fundação que, dependendo da intensidade, pode resultar em sérios danos à superestrutura. Existem solos de grande porosidade, formados tanto por areias como por argilas e que apresentam a característica de ter suas partículas unidas por uma espécie de cimentação, proporcionada por materiais como o calcário. Esses solos, ao entrarem em contato com a água, têm rompida a ligação entre suas partículas, sofrendo perda imediata da sua estrutura, o que ocasiona recalque bastante drástico e perigoso. Esse tipo de deformação é conhecido como recalque

Alternativas
Comentários
  • Solos ColapsíveisSolos que sofrem significativa redução de volume quando umidecidos, com ou sem aplicação de carga adicional. Presença de solos que apresentam recalques importantes quando saturados e submetidos a sobrecarga.


ID
2976139
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

As fundações são os elementos estruturais com função de transmitir as cargas da estrutura ao terreno onde ela se apoia, devendo ter resistência adequada para suportar as tensões causadas pelos esforços solicitantes. Além disso, o solo necessita de resistência e rigidez apropriadas, para não sofrer ruptura e não apresentar deformações exageradas ou diferenciais. Com relação ao tema, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • NBR 6122/2010

    A) Fundações indiretas (PROFUNDAS) são aquelas em que o elemento de fundação transmite a carga ao terreno pela base (resistência de ponta), por sua superfície lateral (resistência de fuste) ou por uma combinação das duas, podendo ser subdivididas em rasas e profundas (devendo sua ponta ou base estar assente em profundidade superior ao dobro de sua menor dimensão em planta, e no mín. 3m). ERRADA

    B) As estacas tipo Franki (STRAUS) são executadas por perfuração do solo com uma sonda ou piteira e com revestimento total com camisa metálica, realizando-se o lançamento do concreto e a retirada gradativa do revestimento com simultâneo apiloamento do concreto. ERRADA (estaca Franki - estaca moldada in loco executada pela cravação, por meio de sucessivos golpes de um pilão, de um tubo de ponta fechada por uma bucha seca constituída de pedra e areia, previamente firmada na extremidade inferior do tubo por atrito. Essa estaca possui base alargada e é integralmente armada.)

    C) Nega (REPIQUE) é a parcela elástica do deslocamento máximo de uma seção da estaca, decorrente da aplicação de um golpe do pilão. ERRADA (Nega - medida da penetração permanente de uma estaca, causada pela aplicação de um golpe de martelo ou pilão, sempre relacionada com a energia de cravação. Dada a sua pequena grandeza, em geral é medida para uma série de 10 golpes.)

    D) GABARITO

    E)Todas as partes da fundação superficial em contato com o solo devem ser concretadas sobre um lastro de concreto NÃO estrutural com no mínimo 8 cm (5cm) de espessura, a ser lançado sobre toda a superfície de contato solo-fundação. ERRADA

  • Na minha opinião a letra A também está correta.


ID
3139444
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Itapevi - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O controle tecnológico da execução de aterros em obras de edificações é obrigatório em aterros com responsabilidade de suporte de fundações, pavimentos ou estruturas de contenção e em aterros com altura superior a 1,00 m e com volumes superiores a

Alternativas
Comentários
  • Correta: Alternativa A

  • NBR 5681

    Item 3.1

    O controle tecnológico é obrigatório na execução de aterros em qualquer dos seguintes casos:

    a) aterros com responsabilidade de suporte de fundações, pavimentos ou estruturas da contenção;

    b) aterros com altura superiores a 1,0 m;

    c) aterros com volumes superiores a 1.000 m³

  • A NBR 5681/20015 regulamenta e estabelece requisitos para o procedimento do Controle tecnológico da execução de aterros em obras de edificações residenciais, comerciais ou industriais de propriedade pública e privada. Em seu item 3 - Requisitos gerais, a norma trabalha sobre a questão proposta:

    "3. Requisitos gerais

    3.1 O controle tecnológico é obrigatório na execução de aterros em qualquer dos seguintes casos: 

    a) aterros com responsabilidade de suporte de fundações, pavimentos ou estruturas da contenção; 

    b) aterros com altura superiores a 1,0 m;

    c) aterros com volumes superiores a 1 000 m3."

    Portanto, considera-se necessário o controle tecnológico para a execução de aterros com volumes superiores a 1.000 m3, de acordo com a norma citada.

    GABARITO: Alternativa A.
  • Vc fez média ponderada e dividiu pelo total de elementos ao invés do total de frequências

  • Vc fez média ponderada e dividiu pelo total de elementos ao invés do total de frequências


ID
3217525
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Bombinhas - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

As fundações são elementos que têm por finalidade transmitir as cargas de uma edificação para as camadas resistentes do solo, sem provocar ruptura do terreno de fundação. Assim, considere o texto:

“É um elemento de fundação superficial que recebe toda a carga da edificação e a distribui no terreno, tendo semelhança a uma placa ou laje que abrange toda a área da construção.”


Trata-se da definição de:

Alternativas
Comentários
  • Radier é um tipo de undação rasa que se assemelha a uma placa ou laje que abrange toda a área da construção. Os radiers são lajes de oncreto armado em contato direto com o terreno que recebe as cargas oriundas dos pilares e paredes da superestrutura e descarregam sobre uma grande área do solo.

    Geralmente, o radier é escolhido para fundação de obras de pequeno porte. O radier apresenta vantagens como baixo custo e rapidez na execução, além de redução de mão de obra comparada a outros tipos de fundação superficiais ou rasas.

    Fonte: Escola Engenharia, por Caio Pereira

  • a.      bloco. Elementos de grande rigidez executados com concreto simples ou ciclópicos, dimensionados de modo que as tensões de tração nele produzidas possam ser resistidas pelo concreto, sem necessidade de armadura. Normalmente apresenta em planta seção quadrada ou retangular.

    b.      sapata. Elementos de fundação executados em concreto armado, de altura reduzida em relação às dimensões da base, que se caracterizam principalmente por trabalhar à flexão e dimensionados de modo que as tensões de tração neles produzidas não sejam resistidas pelo concreto, mas sim pelo emprego da armadura. São indicadas para solos com alta capacidade de suporte e costumam ser mais econômicas que outros tipos de fundação.

    c.      baldrame. Viga baldrame é uma fundação rasa de apoio, feita de concreto armado e com formato retangular. Fica localizada abaixo do nível do solo e percorre todo o comprimento das paredes da construção. Geralmente, conecta sapatas isoladas para melhor distribuição dos pesos da construção.

    d.      estaca broca. Estaca profunda, escavada mecanicamente, executada por perfuração com trado manual e posterior concretagem, sempre acima do lençol freático.


ID
3242983
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

As fundações têm a finalidade de suportar toda a carga proveniente dos carregamentos de esforços recebidos do peso próprio dos elementos estruturais da edificação em si, acrescidos dos carregamentos provenientes do uso, que são as sobrecargas. E para cada tipo de solo deve ser especificado um tipo de fundação: superficiais ou profundas. Os tipos de fundações abaixo são profundas. Sendo assim, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA C

    FUNDAÇÕES PROFUNDAS = Estacas de concreto pré-moldadas, tubulões a céu aberto, estaca Franki, estaca raiz, estaca strauss

    FUNDAÇÕES RASAS= blocos não armados, vigas de fundação, radier, sapata isolada


ID
3254083
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Na análise de soluções de fundações de edifícios, índices numéricos traduzem a natureza e o perfil geológico revelado pelas sondagens do solo. Esses índices correspondem:

Alternativas
Comentários
  • A) à Capacidade de Carga do Solo.

  • Sondagem SPT também conhecida como sondagem a percussão trata-se da primeira etapa para qualquer processo construtivo. É um método tradicional, eficaz e muito utilizado, que faz o reconhecimento do solo de maneira eficiente, fornecendo dados numéricos e índices com relação à resistência do solo durante os ensaios.


ID
3457624
Banca
IBGP
Órgão
Prefeitura de Itabira - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Leia o trecho a seguir:
“Fundação superficial (rasa ou direta): elemento de fundação em que a carga é transmitida ao terreno pelas tensões distribuídas sob a base da fundação, e a profundidade de assentamento em relação ao terreno adjacente à fundação é inferior a duas vezes a menor dimensão da fundação.”
Fazem parte da fundação mencionada no trecho apresentado, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D

    Fundação Profunda: Elemento de fundação que transfere a carga ao terreno ou pela base (resistência de ponta) ou por sua superfície lateral (resistência de fuste) ou por uma combinação das duas, devendo sua ponta ou base estar assente em profundidade superior ao dobro de sua menor dimensão em planta e no mínimo 3,0 m. Neste tipo de fundação incluem-se as ETC (Estacas; Tubulões; Caixões)

    Fundação Superficial (Rasa ou Direta): Elemento de fundação em que a carga é transmitida ao terreno pelas tensões distribuídas sob a base da fundação, e a profundidade de assentamento em relação ao terreno adjacente à fundação é inferior a duas vezes a menor dimensão da fundação. Neste tipo de fundação incluem-se as sapatas, blocos, radier e vigas de fundação.

    Fonte: Geotecnia de Fundações e Obras de Terra - 2018 (Prof. M. Marangon)

  • a) Fundações Diretas, rasas ou superficiais.

    - Sapatas;

    - Blocos de fundação;

    - Radiers;

    - Grelhas;

    - Vigas de fundação (baldrames).

    b) Fundações Indiretas ou Profundas.

    - Tubulões;

    - Estacas;

    - Caixões.


ID
3523888
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Serra Talhada - PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. As fundações são desenhadas em função dos materiais utilizados e de sua disposição geral, com dimensões aproximadas, se houver, pois seu detalhamento é função do projeto estrutural.

II. A absorção sonora é determinante da qualidade acústica interna do local analisado. Fonte e receptor encontram-se no mesmo ambiente.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • I. As fundações são desenhadas em função dos materiais utilizados e de sua disposição geral, com dimensões aproximadas, se houver, pois seu detalhamento é função do projeto estrutural.

    II. A absorção sonora é determinante da qualidade acústica interna do local analisado. Fonte e receptor encontram-se no mesmo ambiente.

    LETRA A


ID
3570694
Banca
DIRECTA
Órgão
Prefeitura de Piedade - SP
Ano
2014
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

De acordo com a NBR 13532/95 as fundações (aspectos arquitetônicos) são os:

Alternativas
Comentários
  • 3.1.2.1 Fundações (aspectos arquitetônicos)

    Baldrames, blocos, cortinas, arrimos, estacas e sapatas.

    ✅LETRA B

  • Questão desatualizada.

  • Desatualizada!!!

    As NBRs 13531 e 13532/95 foram substituídas pelas NBRs 16.636 partes 1,2 e 3, às quais trazem, no Anexo C, a Tabela exemplifcativa dos objetos do projeto arquitetônico na edifcação.

    Tabela C.1 – Tabela exemplifcativa dos objetos

    [...] 2. Elementos da edifcação e seus componentes construtivos em seus aspectos arquitetônicos

    Fundações ( não traz exemplos)

    Estruturas ( não traz exemplos)

    Coberturas ( não traz exemplos)

    Forros ( não traz exemplos)

    Vedos verticais (paredes, esquadrias, proteções e complementos) (Exemplos: a) fachadas: paredes, platibandas, portas, esquadrias, vidraças e ferragens b) proteção das fachadas: quebra-sóis, cobogós elementos vazados c) divisórias: paredes, portas, guichês, muros, gradis, portões, corrimãos, guarda-corpos e ferragens)

    @arquitetamanuprado

  • Vigas não são fundações.... aquelas "vigas" que ligam os blocos chamam baldrames ou cintas


ID
3578359
Banca
UFMT
Órgão
Prefeitura de Sobral - CE
Ano
2018
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Atente à seguinte descrição: Trata-se de um tipo de fundação rasa semelhante a uma placa ou laje que abrange toda a área da construção, é feito de concreto armado em contato direto com o terreno, recebe as cargas oriundas dos pilares e paredes da superestrutura e descarrega sobre uma grande área do solo. Esse tipo de fundação geralmente é escolhido para obras de pequeno porte por apresentar vantagens como baixo custo e rapidez na execução, além de redução de mão de obra, se comparado a outros tipos de fundação superficial ou rasa.


O tipo de fundação acima descrito é denominado de

Alternativas
Comentários
  • Resposta certa - Letra A

    As demais alternativas são todas tipos de estacas, portanto são profundas


ID
3603001
Banca
FUNCAB
Órgão
MJSP
Ano
2015
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Sobre os tipos de fundações diretas ou rasas pode-se afirmar:

Alternativas
Comentários
  • NBR 6122 6122

    SAPATA

    Elemento de fundação superficial de concreto armado, dimensionado de modo que as tensões de tração nele resultantes sejam resistidas pelo emprego de armadura especialmente disposta p/este fim.

    FUNDAÇÃO SUPERFICIAL(RASA)

    Carga transmitida ao terreno pelas tensões sob a base da fundação e profundidade em relação ao assentamento.


ID
3650911
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Vila Velha - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

As fundações são as estruturas na porção mais baixa de uma edificação que transmitem e ancoram as cargas da superestrutura diretamente ao solo ou à rocha. Sobre as fundações pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • a) Radier é uma fundação rasa.

    b) estaca Strauss é uma fundação profunda.

    c) a sapata excêntrica tem formato semelhante ao pé humano.

    d) correta

    e) sapata isolada também pode ter base retangular.


ID
3653497
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

São tipos de fundações superficiais, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Fundações rasas:

    - Sapatas;

    - Blocos de fundação;

    - Radiers;

    - Grelhas;

    - Vigas de fundação (baldrames).

    Fundações Indiretas ou Profundas.

    - Tubulões;

    - Estacas;

    - Caixões.

    LETRA B


ID
3689110
Banca
AOCP
Órgão
IF-BA
Ano
2016
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

“Estaca moldada in loco executada pela cravação, por meio de sucessivos golpes de um pilão, de um tubo de ponta fechada por uma bucha seca constituída de pedra e areia, previamente firmada na extremidade inferior do tubo por atrito”. O enunciado refere-se à estaca

Alternativas
Comentários
  • Gab.:

    B- Franki.

  • Estaca Franki: executada através da cravação de i, tubo por sucessivos golpes em uma bucha seca de pedra e areia; que será expulsa atingida a cota de apoio; executando-se a base alargada e instalando-se a armadura para posterior concretagem do fuste.

  • Estaca Franki: Estaca moldada in loco executada pela cravação, por meio de sucessivos golpes de um pilão, de um tubo de ponta fechada por uma bucha seca constituída de pedra e areia, previamente firmada na extremidade inferior do tubo por atrito.

    Estaca Strauss: executada através da escavação, mediante emprego de uma sonda (também denominada piteira), com a simultânea introdução de revestimento metálico em segmentos rosqueados, até que se atinja a profundidade projetada. A concretagem é realizada lançando-se o concreto e retirando-se gradativamente o revestimento com o simultâneo apiloamento do concreto. O revestimento integral assegura a estabilidade da perfuração e garante as condições para que não ocorra a mistura do concreto com o solo ou o estrangulamento do fuste da estaca. No caso de estacas armadas, a armadura é inserida antes dos procedimentos de concretagem.

    Estaca raiz: moldada in loco, executada por meio de perfuração rotativa no trecho em solo, revestida totalmente neste trecho através do tubo metálico, que assegura a estabilidade das paredes durante a perfuração.


ID
3704542
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2006
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Construir em área de encosta requer atenção especial no assentamento das fundações, principalmente em áreas onde o clima é propenso a períodos de chuva intensa. A fim de evitar possíveis deslizamentos, quando o lote tiver topografia acidentada, o assento das fundações deverá ser:

Alternativas
Comentários
  • O assento das fundações em áreas de topografia acidentada deverá ser perpendicular à direção dos esforços.

    LETRA A


ID
3857779
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

As fundações são responsáveis pela distribuição de carga de uma edificação para o solo, são amplamente utilizados dois tipos de fundações: as fundações rasas e as profundas. Considere quais são os tipos de fundação rasa e assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Estacas

  • Para fundações profundas é só lembrar do TEC

    Tubulão

    Estacas

    Caixão


ID
3881674
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Santa Rosa - RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

As fundações superficiais devem ser definidas por meio de dimensionamento geométrico e de cálculo estrutural. Assinale a alternativa correta em relação às solicitações que devem ser consideradas no dimensionamento geométrico.

Alternativas
Comentários
  • CARGAS CENTRADAS

         Tensões admitidas uniformemente distribuídas.

    CARGAS EXCÊNTRICAS

         Composição de forças que gerem momentos na fundação;

  • NBR 6122 - Projeto e execução de fundações

    Dimensionamento geométrico.

    Neste dimensionamento devem-se considerar as seguintes solicitações:

    a) cargas centradas;

    b) cargas excêntricas;

    c) cargas horizontais

    GABARITO: E

  • 6.3 Dimensionamento

    As fundações superficiais devem ser definidas por meio de dimensionamento geométrico e de cálculo estrutural.

    6.3.1 Dimensionamento geométrico

    Neste dimensionamento devem-se considerar as seguintes solicitações:

    a) cargas centradas;

    b) cargas excêntricas;

    c) cargas horizontais.

    6.3.1.2 Diz-se que uma fundação é solicitada à carga excêntrica quando submetida a:

    a) uma força vertical cujo eixo não passa pelo centro de gravidade da superfície de contato da fundação com o solo;

    b) forças horizontais situadas fora do plano da base da fundação;

    c) qualquer outra composição de forças que gerem momentos na fundação.


ID
3913012
Banca
UFMT
Órgão
Prefeitura de Várzea Grande - MT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Fundações são os elementos estruturais com função de transmitir as cargas da estrutura ao terreno onde ela se apoia. Classificam-se em diretas e indiretas, de acordo com a forma de transferência de cargas da estrutura para o solo. Sobre essa temática, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) As fundações indiretas podem ser subdivididas em rasas e profundas.
( ) Fundações diretas transferem as cargas para camadas de solo capazes de suportá-las, sem deformar-se exageradamente.
( ) As fundações diretas são todas profundas, devido às dimensões das peças estruturais.
( ) Fundações indiretas transferem as cargas por efeito de atrito lateral do elemento com o solo e por efeito de ponta.

Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • -As fundações indiretas podem ser subdivididas em rasas e profundas

    -Fundações diretas transferem as cargas para camadas de solo capazes de suportá-las, sem deformar-se exageradamente (fundação rasa).

    -As fundações diretas são todas profundas (rasas), devido às dimensões das peças estruturais.

    -Fundações indiretas transferem as cargas por efeito de atrito lateral do elemento com o solo e por efeito de ponta.

    Fundação superficial = fundação rasa ou direta

    Fundação profunda = indireta

  • complementando

    Fundação direta = Fundação superficial = Fundação rasa

    São elas: Sapatas, Bloco, Radier, Grelha,

    Fundação indireta = fundação profunda

    São elas Tubulão, Estacas, Caixão (Lembrar TEC)

    Obs: Dentre as estacas tbm temos as divisão entre estacas escavadas (perfuradas) e estacas cravadas (de deslocamento)

    Escavadas (perfuradas) ocorre a retirada de material em sua perfuração no solo.

    Estaca Strauss

    Estaca hélice contínua

    Estaca Raiz

    Estaca Broca

    Cravadas ( de deslocamento) Não ocorre retirada de material em sua perfuração no solo.

    Estaca pré moldada de concreto

    Estaca metálica

    Estaca de madeira

    Estaca Franki

    Obs: em relação à estaca injetada

    Já vi questões falando que ela não é nem totalmente cravada nem totalmente escavada. Porém tbm já vi questões falando que ela é considerada como escavada. Atenção em relação à bibliografia que a banca usa.


ID
3931075
Banca
UECE-CEV
Órgão
Prefeitura de Sobral - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Atente à seguinte descrição: Trata-se de um tipo de fundação rasa semelhante a uma placa ou laje que abrange toda a área da construção, é feito de concreto armado em contato direto com o terreno, recebe as cargas oriundas dos pilares e paredes da superestrutura e descarrega sobre uma grande área do solo. Esse tipo de fundação geralmente é escolhido para obras de pequeno porte por apresentar vantagens como baixo custo e rapidez na execução, além de redução de mão de obra, se comparado a outros tipos de fundação superficial ou rasa.

O tipo de fundação acima descrito é denominado de

Alternativas
Comentários
  • a) Radier : Radier é um tipo de fundação rasa que se assemelha a uma placa ou laje que abrange toda a área da construção.

    b) Raiz: Estaca raiz é uma estaca moldada in loco, executada por meio de perfuração rotativa no trecho em solo, revestida totalmente neste trecho através do tubo metálico, que assegura a estabilidade das paredes durante a perfuração.❌

    c) Strauss: A estaca tipo Strauss se caracteriza por ser moldada in loco e são executadas enchendo-se de concreto as perfurações que foram escavadas.❌

    d) Franki:  A estaca do tipo Franki se caracteriza pela utilização de uma base alargada ou bulbo preenchido com material granular (bucha seca) ou concreto. A bucha seca pode ser um tampão de  com areia ou concreto magro .❌

    LETRA A

  • Complementando...

    A questão descreve um tipo de fundação direta rasa, sendo assim já poderia eliminar as alternativas b, c e d que são tipos de estacas > fundações indiretas ou profundas. Restando apenas a letra A


ID
4080568
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Sertãozinho - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com relação aos tipos de fundação, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Fundação Superficial = direta ou rasa

    Fundação profunda = indireta 

  • Complementando...

    A) tubulão pneumático é uma fundação do tipo indireta e profunda. Correta

    B) tubulão a céu aberto é um tipo de fundação direta e rasa. Errado > Fundação Indireta ou Profunda

    C) sapata corrida, simples ou armada, é um tipo de fundação indireta e profunda. Errado > Fundação Direta Rasa

    D) radier rígido é um tipo de fundação indireta e profunda. Errado > Fundação Direta Rasa

    E) estaca de madeira é um tipo de fundação direta, recomendada para regiões onde o lençol freático varia constantemente. Errado > Indireta ou Profunda Estacas de madeira – as estacas de madeira nada mais são que troncos de árvores, bem retos e retangulares que se cravam no solo. Elas são empregadas somente em terrenos saturados e abaixo do nível de água subterrâneo, que condicione sua total imersão.


ID
4842175
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palestina - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. As fundações são desenhadas em função dos materiais utilizados e de sua disposição geral, com dimensões aproximadas, se houver, pois seu detalhamento é função do projeto estrutural.
II. As portas e portões são desenhados representando-se sempre a(s) folha(s) da esquadria, com linhas auxiliares, se necessário, procurando especificar o movimento da(s) folha(s) e o espaço ocupado.
III. O gerenciamento de riscos do projeto está relacionado com a identificação de oportunidades e ameaças.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • I. As fundações são desenhadas em função dos materiais utilizados e de sua disposição geral, com dimensões aproximadas, se houver, pois seu detalhamento é função do projeto estrutural. ✅ VERDADEIRA http://professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/17730/material/AULA%20PROJETO%20DE%20ARQUITETURA.pptx#:~:text=As%20funda%C3%A7%C3%B5es%20s%C3%A3o%20desenhadas%20em,%C3%A9%20fun%C3%A7%C3%A3o%20do%20projeto%20estrutural.

    II. As portas e portões são desenhados representando-se sempre a(s) folha(s) da esquadria, com linhas auxiliares, se necessário, procurando especificar o movimento da(s) folha(s) e o espaço ocupado. ✅ VERDADEIRA

    III. O gerenciamento de riscos do projeto está relacionado com a identificação de oportunidades e ameaças.✅ VERDADEIRA Os riscos com efeito negativo são as ameaças ao projeto, já os riscos com efeito positivo são as oportunidades do projeto. Fonte: https://www.euax.com.br/2018/02/importancia-do-gerenciamento-de-riscos/

    LETRA D


ID
4954633
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMBASA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Fundação é a base do edifício e, sendo a sua escolha feita de acordo com as características do edifício e do solo, entre outros fatores. Acerca desse assunto, julgue o item que se segue.


A base de um tubulão comporta-se como uma sapata isolada, estando sujeita a flexão, que resulta em forças de tração na sua face inferior.

Alternativas
Comentários
  • Tubulão é um elemento de Fundação Profunda, escavado no terreno em que, pelo menos na sua etapa final, há descida de pessoas, que se faz necessária para executar o alargamento de base ou pelo menos a limpeza do fundo da escavação, uma vez que neste tipo de fundação as cargas são transmitidas preponderantemente pela ponta. O alargamento da base tem a finalidade de diminuir as tensões no solo.

    Fonte: https://sondarello.com.br/entenda-o-que-e-um-tubulao/

    Imagem do tubulão: https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fsondarello.com.br%2Fentenda-o-que-e-um-tubulao%2F&psig=AOvVaw0mh9y1Qqae8TY3fT9fhfvq&ust=1618966667879000&source=images&cd=vfe&ved=0CAIQjRxqFwoTCKCcy_vOi_ACFQAAAAAdAAAAABAD

    CERTO


ID
4954636
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMBASA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Fundação é a base do edifício e, sendo a sua escolha feita de acordo com as características do edifício e do solo, entre outros fatores. Acerca desse assunto, julgue o item que se segue.


No caso de uso da estaca hélice contínua, a armação deve ser colocada após completada a concretagem da estaca.

Alternativas
Comentários
  • Imagem explicativa:

    http://www.geofix.com.br/imgs/servicos/estaca_helice_continua_metodo_executivo.jpg

  • Correto. A armadura em forma de gaiola é sempre colocada após a concretagem.

  • Estaca Hélice Contínua

    Perfuração > Concretagem > Colocação da armadura

    Fonte: http://www.geofix.com.br/servico-ehc.php

    CERTO


ID
4954639
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMBASA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Fundação é a base do edifício e, sendo a sua escolha feita de acordo com as características do edifício e do solo, entre outros fatores. Acerca desse assunto, julgue o item que se segue.


A sapata corrida de concreto armado comporta-se como uma viga longitudinal, com armação principal ao longo de seu comprimento.

Alternativas
Comentários
  • > Sapata corrida: acompanha uma parede e tem carga por metro (linear)

    >> Usada quando não há alta carga E o solo é regularmente resistente

    >> (Se) de Alvenaria de tijolo                   >>> Profundidade: 0,5 ~ 1m (se +, é melhor de concreto)

    >>> L da base ≥ 2x a largura da parede sobreposta         >>> H ≥ 2/3 da espessura da parede

    >>> Abaixo da base da sapata: placa de concreto armado, em trechos em nível, moldada in-loco

    • L no mín. 10 cm, de cada lado (/sobressaindo), + largo que a sapata

    >>> Sob tudo: fundo da vala nivelado, apiloado e revestido c/ camada de 5cm de concreto simples

  • baldrame

  • O conceito apresentado na questão é da viga baldrame:

    A viga baldrame pode ser considerada a própria fundação. No caso de terrenos firmes e cargas pequenas, pode-se utilizar este tipo de fundação rasa e bem econômica que, nada mais é do que uma viga, calculada como viga sobre base elástica e construída em uma cava com muito pouca profundidade, destinada a suportar a carga de todas as paredes de uma construção, transferindo-a ao solo.


ID
4954642
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMBASA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Fundação é a base do edifício e, sendo a sua escolha feita de acordo com as características do edifício e do solo, entre outros fatores. Acerca desse assunto, julgue o item que se segue.


As estacas Strauss são moldadas in loco por meio da cravação dinâmica de um tubo, munido de bucha composta de areia e pedra, implantada na sua ponta inferior.

Alternativas
Comentários
  • "Moldada in loco" e "Cravação" não combinam

  • Estacas de perfuração: Strauss, Broca E Injetada (Obs.: 1º tira, p/ depois colocar)

  • A questão refere-se à estaca Franki

    Estaca perfuração = escavada = retirada de terra

    Estaca Cravada = deslocamento = sem retirada de terra

    :)

  • "munido de bucha composta de areia e pedra" estaca Franki


ID
4967335
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Campos Novos - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

As fundações profundas são elementos que transmitem a carga ao terreno pela base, pela superfície lateral ou por uma combinação das duas.

Neste contexto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • LETRA A - descreve estaca

    LETRA B - correta

    LETRA C - descreve radier

    LETRA D - seria a descrição de sapata associada, mas os centros não são alinhados

    LETRA E - seria a descrição de bloco de fundação, mas esse não tem necessidade de armadura

  • O enunciado da questão afirma que o tubulão pode ser aço. Na NBR 6122, fala-se em camisa de aço.

  • Não existe tubulão de aço! Questão sem resposta

    Na lebra B subentender que quando dito "Pode ser de aço ou concreto, com ou sem revestimento" está se referindo ao encamisamento é de doer.


ID
5143249
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Rio Largo - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. As fundações não devem ser desenhadas em função dos materiais utilizados ou de sua disposição geral.
II. Os drivers do Microsoft Windows são arquivos gerados através de aplicativos como o Microsoft Word.
III. As plantas e cortes não são parte integrante do projeto de arquitetura.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • I. As fundações não devem ser desenhadas em função dos materiais utilizados ou de sua disposição geral. (devem)

    II. Os drivers do Microsoft Windows são arquivos gerados através de aplicativos como o Microsoft Word. - os drivers são programas de instalação de hardwares, reponsáveis pela comunicação deste com o sistema operacional.

    III. As plantas e cortes não são parte integrante do projeto de arquitetura.

    Gabarito: Letra A

    @arquitetamanuprado

  • Que foi essa assetiva de informática no meio de uma questão de fundações???


ID
5145022
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Paraíso - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

A carga aplicada à fundação que provoca deslocamentos que comprometem sua segurança ou desempenho é denominada:

Alternativas
Comentários
  • A fundação é o alicerce de uma obra, a parte estrutural que fica abaixo do solo. Esta estrutura é responsável por transmitir as cargas estruturais provenientes da edificação para o terreno. Portanto, é importante que as fundações sejam dimensionadas e transmitam adequadamente as cargas, três requisitos devem ser atendidos: segurança quanto à ruptura do solo da fundação; recalques compatíveis com a estrutura e profundidade de assentamento da base da fundação.

    A NBR 6122:2019, que dispõe sobre Projeto e execução de fundações, define carga de ruptura como “carga que, se aplicada à fundação, provoca perda do equilíbrio estático ou deslocamentos que comprometem sua segurança ou desempenho; corresponde à força resistente última (geotécnica) da fundação." Portanto, tal ruptura acontece quando não foram dimensionadas de maneira adequada as cargas que a estrutura pode suportar.

    Gabarito do Professor: Letra B.

  • NBR 6122/2019

    3.7 carga de ruptura de uma fundação

    carga que, se aplicada à fundação, provoca perda do equilíbrio estático ou deslocamentos que comprometem sua segurança ou desempenho; corresponde à força resistente última (geotécnica) da fundação

    GABARITO B.


ID
5145025
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Paraíso - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Dentre outros itens, devem ser considerados os seguintes aspectos na elaboração dos projetos e previsão do desempenho das fundações:


I. Visita ao local;

II. Feições topográficas e eventuais indícios de instabilidade de taludes;

III. Indícios da presença de aterro (bota-fora) na área;

IV. Indícios de contaminação do subsolo por material contaminante lançado no local ou decorrente do tipo de ocupação anterior.


Dos itens acima:

Alternativas
Comentários
  • Para o reconhecimento inicial, devem ser considerados os seguintes aspectos na elaboração dos projetos e previsão do desempenho das fundações: visita ao local; feições topográficas e eventuais indícios de instabilidade de taludes; indícios da presença de aterro (bota-fora) na área; indícios de contaminação do subsolo por material contaminante lançado no local ou decorrente do tipo de ocupação anterior; prática local de projeto e execução de fundações; estado das construções vizinhas; as peculiaridades geológico-geotécnicas na área, tais como: presença de matacões, afloramento rochoso nas imediações, áreas brejosas e minas d´água.

    Fonte: http://www.archus.com/dynamiccad/site/2019/11/05/o-projeto-e-execucao-de-fundacoes-guia-normativo/

    LETRA D

  • Concordo inteiramente com os itens descritos na questão....

    Todos eles, com exceção da visita ao local, podem ser analisados através de sondagem SPT.

    Em 20 anos trabalhando com projeto arquitetônico e construção civil, nunca vi um único calculista que se interessou em fazer uma visita ao local antes de fazer o projeto... kkkkkkk


ID
5147011
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São Miguel do Oeste - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

INSTRUÇÃO: A questão diz respeito à ABNT NBR 6122 (Projeto e execução de fundações).

O elemento de fundação superficial que abrange parte ou todos os pilares de uma estrutura, distribuindo os carregamentos, é denominado:

Alternativas
Comentários
  • radier é uma única placa de concreto armado ou protendido na qual se apoiam todos os pilares e carregamentos diferentes dos pilares, e as ocasionais pressões do lençol freático (armadura negativa).

    Gabarito: letra A

    @arquitetamanuprado

  • Segue a íntegra da norma ABNT relativa a radier: "Elemento de fundação rasa dotado de rigidez para receber e distribuir mais do que 70 % das cargas da estrutura."

    Parece que a questão soa meio estranha quando comparada aos requisitos da norma.

  • Uma dica é que o radier resiste a recalques diferenciais, já vi cair muito em prova!


ID
5147014
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São Miguel do Oeste - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

INSTRUÇÃO: A questão diz respeito à ABNT NBR 6122 (Projeto e execução de fundações).

“Estaca executada por perfuração do solo com uma sonda ou piteira e revestimento total com camisa metálica, realizando-se o lançamento do concreto e retirada gradativa do revestimento com simultâneo apiloamento do concreto.”. Tais características referem-se à estaca do tipo:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA C

    As estacas Strauss podem ser utilizadas em diferentes tipos de solo, são estacas muito flexíveis e que alcança uma ótima capacidade de carga.

    O diferencial deste tipo de estaca é o processo executivo. São estacas moldadas no local. A escavação é realizada por meio de uma sonda metálica e toda a superfície é protegida por meio de revestimento metálicos que são introduzidos até a profundidade final da estaca.

    A concretagem é realizada com o lançamento e apiloamento do concreto. À medida que a estaca é concretada o revestimento metálico é retirado.

  • Hélice contínua

    - Executada com equipamento de trado helicoidal;

    - Concretagem da estaca simultaneamente à retirada do solo;

    - Moldada in loco;

    - Armadura colocada somente após o lançamento do concreto.


ID
5250406
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Marília - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Para transposição de um curso d’água e de uma via de fundo de vale que o acompanha, será necessário projetar uma passarela de pedestres, cujas fundações deverão ser lançadas sobre solos hidromórficos, com baixa capacidade de suporte. Segundo as sondagens de SPT, a resistência do solo não é suficiente para suportar fundações diretas, porém aumenta progressivamente com a profundidade, embora de forma desigual, e o nível do lençol freático é elevado, da ordem de 0,50 m de profundidade, em média. É adequada, entre as alternativas, a solução de fundações em

Alternativas
Comentários
  • Boa questão. O enunciado nos fala que o solo n suporta fundaçoes diretas, entao ja eliminamos as letras A,B e C , pois são fundações diretas rasas e profundas. A nbr 6122 nos fala que a estaca pre-moldade e para fins exclusivamente geotécnico, por isso fui nessa alternativa. GAB letra D.

  • LETRA D

    Estacas pré-moldadas: estaca cravada que é introduzida no terreno sem retirada de solo.

    solos hidromórficos, com baixa capacidade de suporte; o nível do lençol freático é elevado, da ordem de 0,50 m (superficial)

    Eliminamos as letras A e B, a resistência do solo não é suficiente para suportar fundações diretas

    Eliminamos a letra C, pois tubulões geralmente são usados onde a camada de resistência do solo é muito profunda.

    Eliminamos a letra E, pois em terreno que tem presença de água é preciso que a estaca possua revestimento ou camisa.

  • Eliminamos a alternativa A e B pois a questão fala que o solo não suporta fundações diretas. Eliminamos também as alternativas C e E quando a questão diz o nível do lençol freático, pois o indicado seria o tubulão a ar comprimido ou estacas com revestimento.

    insta: @revisa.arq


ID
5543812
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Toda edificação necessita de um sistema de fundação para transferir a sua carga para o solo e, estas podem ser divididas em dois tipos: as fundações rasas ou diretas e as fundações profundas. Assinale a alternativa incorreta a respeito dos tipos de fundação profunda.

Alternativas
Comentários
  • Fundações profundas: TEC

    T ubuluões

    E stacas

    C aixões

    Fonte: Curso modular Arquitetura concursos

    Gabarito: C

    @arquitetamanuprado


ID
5543815
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - RN
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

De acordo com a Norma Brasileira NBR6122/1996 - Projeto e execução de fundações a base de uma fundação deve ser assente a uma profundidade tal que garanta que o solo de apoio não seja influenciado pelos agentes atmosféricos e fluxos d’água. Nas divisas com terrenos vizinhos, salvo quando a fundação for assente sobre rocha. Assinale a alternativa correta sobre a profundidade mínima prescrita pela norma.

Alternativas
Comentários
  • item 7.7.2 Profindidade mínima Gabarito: D @arquitetamanuprado
  • Item 6.4.2 - NBR 6122/96

    Profundidade mínima:

    A base de uma fundação deve ser assente a uma profundidade tal que garanta que o solo de apoio não seja influenciado pelos agentes atmosféricos e fluxos d’água. Nas divisas com terrenos vizinhos, salvo quando a fundação for assente sobre rocha, tal profundidade não deve ser inferior a 1,5 m.