SóProvas


ID
2072425
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Em relação às recomendações ao modo de cotar um desenho técnico mecânico, analise as afirmativas abaixo.

I. As linhas de centro podem ser utilizadas como linha de cota.

II. As dimensões das cotas não devem ser colocadas entre os limites da linha de cotas se este espaço for pequeno.

III. As cotas de um desenho devem indicar a unidade de medida, apresentada em milímetros, quando essas dimensões estiverem no sistema métrico.

IV. Deve ser evitada a repetição de cotas em outras vistas, se uma vista já conter a cota em questão.

Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • I. As linhas de centro NÃO podem ser utilizadas como linha de cota.

    II. As dimensões das cotas não devem ser colocadas entre os limites da linha de cotas se este espaço for pequeno. (CERTA)

    III. As cotas de um desenho NÃO devem indicar a unidade de medida, apresentada em milímetros, quando essas dimensões estiverem no sistema métrico.

    IV. Deve ser evitada a repetição de cotas em outras vistas, se uma vista já conter a cota em questão. (CERTA)

  • As linhas de centro podem ser usadas com linhas auxiliares

  • I. As linhas de centro podem ser utilizadas como linha de cota. ERRADO.

    Eixos, linhas de centro, arestas e contornos de objetos não devem ser usados como linha de cota (exceção aos desenhos esquemáticos).

    II. As dimensões das cotas não devem ser colocadas entre os limites da linha de cotas se este espaço for pequeno. CORRETO.

    As medidas são escritas acima das linhas de cota, quando estão horizontais ou inclinadas, e à esquerda, quando são verticais, com a base dos algarismos junto às linhas de cota. Exemplos:

    Quando o espaço a cotar for pequeno de tal modo que não permita desenhar setas e algarismos, as setas podem ser invertidas e colocadas exteriores à medida, na direção da linha de cota. Os algarismos podem ser deslocados para junto da seta direita externa ou para mais distante, desde que ligados ao espaço medido por uma pequena seta referencial. Exemplos:

    III. As cotas de um desenho devem indicar a unidade de medida, apresentada em milímetros, quando essas dimensões estiverem no sistema métrico. ERRADO.

    A notação da unidade métrica decimal –mm, m, etc. – normalmente não acompanha o número que expressa a medida, no desenho. Informações sobre escala ou unidade são dadas à parte, na legenda. Toda folha de desenho deve possuir no canto inferior direito um quadro destinado à legenda. Este quadro deve conter o título do projeto/desenho, nome da empresa, escalas, unidades em que são expressas as informações, número da folha (caso o projeto tenha mais de uma folha), e outras informações necessárias para sua interpretação.

     

    IV. Deve ser evitada a repetição de cotas em outras vistas, se uma vista já conter a cota em questão. CORRETO.

    A boa cotagem não traz cotas em excesso. Cota-se uma única vez se as cotas forem as mesmas; evita-se repetição de cotas em caso de simetria.

    As cotas devem ser distribuídas pelas vistas todas as dimensões necessárias para de forma a indicar viabilizar a construção do objeto desenhado, porém, não pode haver cotas repetidas ou desnecessárias.

    Uma região do objeto deve ser cotada apenas uma vez em uma das vistas, naquela que representar de forma mais clara a geometria do objeto, (ver figuras abaixo).

    Resposta: C

  • A linha de centro, eixos, arestas e contornos de objetos NÃO DEVEM ser usadas como linha de cota ( exceção aos desenhos esquemáticos).

  • I. atentar nas nomenclaturas, linha de cota e linha auxiliares são coisas diferentes