SóProvas


ID
2073040
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Considerando os princípios, teorias e normas contábeis aplicáveis no Brasil, julgue o item subsequente.

A convicção de que uma saída de recursos será dispensável para a liquidação de uma obrigação presente da entidade não elimina o caráter de passivo dessa obrigação.

Alternativas
Comentários
  •                                                                                 Reconhecimento de passivos

    4.46. Um passivo deve ser reconhecido no balanço patrimonial quando for provável que uma saída de recursos detentores de benefícios econômicos seja exigida em liquidação de obrigação presente e o valor pelo qual essa liquidação se dará puder ser mensurado com confiabilidade.

                                                               

                                                 Reconhecimento dos elementos das demonstrações contábeis

    4.38. Um item que se enquadre na definição de um elemento deve ser reconhecido se:

    (a) for provável que algum benefício econômico futuro associado ao item flua para a entidade ou flua da entidade (PASSIVO); e

    (b) o item tiver custo ou valor que possa ser mensurado com confiabilidade.

     

    GAB. ERRADO

    CPC 00

  • Se não irá sair recurso, não pode ser reconhecido um passivo.

  • O Pronunciamento Conceitual Básico em seu item 4.17 diz que "a liquidação de uma obrigação GERALMENTE implica a utilização, pela entidade, de recursos incorporados de benefícios econômicos" e elenca um rol exemplificativo de como essa liquidação pode ocorrer.

    Naqueles exemplos, alguns não tem saída de recursos, necessariamente, como o caso da substituição de uma obrigaçã por outra.

    Dessa forma, esta questão não estaria correta, já que o problema em questão poderia ser um daqueles exemplos (com exceção do pagamento em caixa)?

  • Questão confusa.

    A liquidação de uma obrigação presente geralmente implica a utilização, pela entidade, de recursos incorporados de benefícios econômicos a fim de satisfazer a demanda da outra parte. A liquidação de uma obrigação presente pode ocorrer de diversas maneiras, como, por exemplo, por meio de:
    (a) pagamento em caixa;
    (b) transferência de outros ativos;
    (c) prestação de serviços;
    (d) substituição da obrigação por outra; ou
    (e) conversão da obrigação em item do patrimônio líquido.
    A obrigação pode também ser extinta por outros meios, tais como pela renúncia do credor ou pela perda dos seus direitos.

  • Não necessariamente precisa sair recurso para liquidar uma obrigação, esta pode ser feita de outras formas, uma vez liquidada diminiu ou zera a obrigação.

  • O perdão da dívida quita a obrigação e não se faz necessária a saída de recursos.

     

    Não entendi esse gabarito.

  •  ERRADO

     

    CPC 00

    passivo é uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos passados, cuja liquidação se espera que resulte na saída de recursos da entidade capazes de gerar benefícios econômicos.

     

    Eduardo, a grande sacada é que você não sabe que a dívida será perdoada. Isso acontece inesperadamente. Por outro lado, a questão deixa claro que há 'convicção de que uma saída de recursos será dispensável'. Assim, não faz sentido em se falar de passivo.

  • Eduardo Ribeiro,

    Acredito que o erro está na afirmação SERÁ dispensável, quando na verdade PODE ser dispensando tomando o seu próprio exemplo.

  • E um perdão de dívida? vai eliminar a natureza de obrigação? não! e se eu pagar com serviço? tou tirando algum recurso? não também! gabarito questionável. 

  • Se você adquire uma obrigação que sabe que será perdoada, você registra no passivo? Claro que não. Se você adquire uma dívida que será paga com serviço, você registra no passivo? Claro que não. Então, a partir do momento que você fica sabendo que não terá que liquidar uma obrigação/dívida com redução de benefícios econômicos da entidade, você dá baixa no passivo.

     

    Ex:

    D - Dívida/Obrigação (P)

    C - Receita por Perdão de dívida (DRE)

  • na realidade,

    DESPESA INDEPENDE DO PAGAMENTO! 

    DESPESA INDEPENDE DO PAGAMENTO!

    DESPESA INDEPENDE DO PAGAMENTO!

    DESPESA INDEPENDE DO PAGAMENTO!

     

     

     

  • Pessoal entendo que a questão pegou bem no conceito de passivo, que deve ser, cumulativamente

    . Obrigação Presente

    . Mensurada com segurança

    . Cuja liquidação espera-se a saída de recursos capazes de gerar benefício econômico para a entidade

    Como o último requisito não foi obedecido, haja vista que " A convicção de que uma saída de recursos será dispensável para a liquidação de uma obrigação presente da entidade não elimina o caráter de passivo dessa obrigação.", NÃO se registra como passivo, pois não observou os 3 requisitos que eu citei la em cima.
    Logo, elimina sim o carater de passivo dessa obrigação, haja vista que não atende mais aos critérios de reconhecimento do passivo.

     

  • Ora, se a empresa possui a convicção de que a saída de recursos será dispensável, como no caso de um perdão de uma dívida, o caráter de passivo dessa obrigação será eliminado, portanto, item ERRADO.

     

     

  • Só contabiliza quando é provável a saída de recurso

  • Talvez exista o entendimento de que o perdão da dívida, por ser caracterizar como uma insubsistência passiva, elimine o caráter de passivo dessa obrigação, no exato momento em que esta deixa de existir.

  • GABARITO: ERRADO

    Características indispensáveis para classificar um passivo:

    1) Obrigação presente

    2) Derivada de eventos passados

    3) Cuja liquidação se espere que resulte na saída de recursos capazes de gerar benefícios econômicos futuros.

    Atendendo a essas três características se enquadra em passivo.

    A questão diz que houve uma convicção de que a saída de recursos será dispensável, isso implica dizer que a obrigação não cumpre mais a característica indispensável "3", eliminando assim o caráter de passivo dessa obrigação.

  • Colaborando:

    Contab. Privada = Passivo ==> "pode" resultar saída de recursos (Passivo pode ser liquidado de várias maneiras)

    Contab. Pública = Passivo ==> "DEVE" resultar saída de recursos (caso contrário, não será Passivo)

    Bons estudos.

  • Pra ficar melhor o entendimento vou traduzir.

    A empresa TEM A PLENA CONVICÇÃO que para quitar aquela dívida não será necessário a saída de um recurso.

  • ERRADO.

    Se é sabido que não haverá saída de recursos, não haverá passivo, uma vez que passivo é uma obrigação PRESENTE da entidade, derivada de eventos passados, e da qual se espera que resulte na saída de recursos econômicos.

  • " A convicção de que uma saída de recursos será dispensável para a liquidação de uma obrigação presente da entidade não elimina o caráter de passivo dessa obrigação. "

    Errei a questão, mas lendo alguns comentários e raciocinando um pouco mais, lembrei, por exemplo, do perdão de uma dívida. Uma obrigação pode até mesmo deixar de ser uma obrigação se o credor perdoar a dívida. Veja que neste caso não houve saída de recursos e o caráter de passivo foi eliminado.

  • Adiantamento de clientes gera saída de recursos para a entidade? Lógico que não, pois é uma obrigação da entidade em PRESTAR UM SERVIÇO JÁ PAGO ANTERIORMENTE. Se alguém souber me responder como isso, mesmo sendo um passivo e mesmo NÃO GERANDO SAÍDA DE RECURSOS DA ENTIDADE, não configuraria um passivo, agradeço.

  • CPC 00:

    Passivo é uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos passados, cuja liquidação se espera que resulte na saída de recursos da entidade capazes de gerar benefícios econômicos. De acordo com o CPC 00, para ser passivo deve ser configurado os três critérios grifados acima. Convicção pode ser sinônimo de certeza, como ele tem convicção (certeza) que não houve uma saída de recursos, não classificamos como passivo.

    Para maiores detalhes: http://www.cpc.org.br/CPC/Documentos-Emitidos/Pronunciamentos

  • ERRADO

    CPC 00 R2

    Passivo é uma obrigação presente da entidade de transferir um recurso econômico como resultado de eventos passados.

    4.27 Para que exista passivo, três critérios devem ser satisfeitos:

    (a) a entidade tem uma obrigação

    (b) a obrigação é de transferir um recurso econômico

    (c) a obrigação é uma obrigação presente que existe como resultado de eventos passados

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Transferência de recursos econômicos :

    Para satisfazer a esse critério, a obrigação deve ter o potencial de exigir que a entidade transfira um recurso econômico para outra parte (ou partes).

    4.43 A obrigação presente existe como resultado de eventos passados somente se:

    (a) a entidade já tiver obtido benefícios econômicos ou tomado uma ação; e

    (b) como consequência, a entidade terá ou poderá ter que transferir um recurso econômico que de outro modo não teria que transferir.

    4.47 A entidade ainda não tem a obrigação presente de transferir um recurso econômico se ainda não tiver satisfeito os critérios no item 4.43, ou seja, se ainda não tiver obtido benefícios econômicos, ou tomado uma ação, que exija ou possa exigir que a entidade transfira um recurso econômico que, de outro modo, não teria que transferir. Por exemplo, se a entidade celebrou um contrato para pagar ao empregado um salário em troca dos serviços do empregado, a entidade não tem a obrigação presente de pagar o salário até que tenha recebido os serviços do empregado. Antes disso, o contrato é executório – a entidade tem combinados o direito e a obrigação de trocar o salário futuro por serviços futuros do empregado

  • convicção não é certeza, logo o item não perderá a sua essência passiva, visto que não é 100% certo que a empresa deixará de transferir um recurso econômico para liquidá-lo.

  • "A convicção de que uma saída de recursos será dispensável para a liquidação de uma obrigação presente da entidade não elimina o caráter de passivo dessa obrigação."

    Uma insubsistência ativa não entra no conceito de liquidação de obrigação? Fiquei com essa dúvida.

    Visto que passivo é uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos passados, e da qual se espera que resulte na saída de recursos econômicos.

    Não necessariamente deverá sair recursos econômicos para liquidar a obrigação.

    Alguém??

  • Olá, colegas concurseiros!

    Passando pra deixar essa dica pra quem tá focado na PF e PCDF e tem dificuldade em contabilidade.

    Como tinha muita dificuldade em contabilidade procurei outra forma de revisão além das questões e uma delas que encontrei e está me ajudando demais foi o uso de mapas mentais, não só para leitura, mas também fazendo a técnica de Feynman, que pra quem não conheci consiste basicamente em reproduzir o conteúdo estudado em uma folha em branco sem utilizar a consulta do material, assim oque você não consegue lembrar você reforça com a revisão e acaba fixando ainda mais oque já aprendeu. Usei os mapas mentais do professor Felipeto e são sensacionais, totalmente sistematizados e de uma forma clara e objetiva. Vou deixar o link dos mapas mentais aqui abaixo pra quem tiver interesse.

    Link: https://go.hotmart.com/H52601498S

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Fala concurseiro! Se seu problema é redação, então o Projeto Desesperados é a Solução. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K