SóProvas


ID
207433
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2009
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Os sistemas de ventilação e condicionamento de ar são recursos
amplamente utilizados em todo tipo de edificação (prédios
residenciais, de escritórios, centros comerciais etc.) para garantir
o conforto térmico das pessoas que ocupam esses prédios ou
neles circulam. Acerca das características e dos princípios de
funcionamento dos diversos tipos de sistemas de
condicionamento de ar, julgue os próximos itens.

Os sistema de ventilação para condicionamento de ar do tipo fan-coil pode atender uma grande quantidade de ambientes, sendo o ar insuflado e(ou) exaurido através de um conjunto complexo de dutos interligados ou ramificados.

Alternativas
Comentários
  • O sistema "ventiloconvector" ou fan-coil é local, não para uma grande quantidade de ambientes, e é uma unidade terminal de tratamento de ar constituída apenas de um filtro de ar, uma serpentina, e um ventilador. Trata-se de um sistema simples, e não um sistema complexo como sugere a questão. Resposta (E).

  • Tendo em vista um sistema central de resfriamento interligado a vários elementos periféricos do tipo fan-coil, qual o erro da questão??

  • Não é um conjunto complexo, é simples( fltro de ar, serpertina e ventilador).

  • o erro mais nítido da questão é afirmar que o condicionamento de ar fan-coil insufla ar. Isso não é verdade porque o que o fan-coil faz é absorver o calor do ambiente, esquentando a água e encaminhando-a, via tubos, para o chiller

  • O CESPE considerou a questão errada. Assim, ele considerou que o sistema de ventilação para condicionamento de ar do tipo fan-coil pode atender uma grande quantidade de ambientes, porém o ar seria insuflado e (ou) exaurido através de um conjunto simples de dutos. Não seria, no caso, um sistema complexo de dutos interligados ou ramificados.

    Contudo, nada impede que um sistema que utilize fan-coil possua um conjunto de dutos interligados ou ramificados, sendo que isto ocorre em projetos de edifícios de grande porte.



    Prof. MARCELO RIBEIRO