SóProvas



Questões de Obras de Edificações


ID
127870
Banca
FCC
Órgão
TCM-CE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Uma tomada de uso especial, bifásica, com tensão de 220 V, destinada à alimentação de uma carga resistiva de 5 808 W, foi instalada em um único circuito com condutores de cobre, embutidos em eletroduto, a uma distância de 29 m. A queda máxima de tensão a ser considerada no projeto é 2 %, e a resistividade do cobre é 1/58 (? × mm2/m). Pelo critério de dimensionamento da máxima queda de tensão, o diâmetro mínimo dos condutores é, em mm2,

Alternativas

ID
127882
Banca
FCC
Órgão
TCM-CE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Uma gleba, representada em planta em escala 1:200, possui área de 60 cm2, que corresponde a uma superfície real de, em m2

Alternativas
Comentários
  • Supondo 60cm² = 8cm*7,5cm

    1 ---- 1/200 = 8/D  --  D = 1600cm

    2 ---- 1/200 = 7,5/D - D = 1500cm

    Logo,  A = 1600cm*1500cm = 2.400.000cm² = 240m²

  • 1 ---------- 200 

    60 -------- X 

    X = 200 * 60 

    X = 12.000

    12.000 cm / 100 cm = 120 m 

    ____________________________ 

    1 ----------- 200 

    1 ----------  X 

    X = 200* 1 

    X = 200 cm 

    200 cm / 100 cm = 2 m 

    120 m * 2 m = 240 m ²  RESPOSTA LETRA C 


ID
127894
Banca
FCC
Órgão
TCM-CE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Sobre obras em ambientes agressivos, considere:

I. No que diz respeito à resistência química dos concretos às ações agressivas, é necessário considerar dois fatores: a porosidade do concreto e a resistência química do aglomerante.

II. As alterações químicas resultam principalmente da presença de hidrato de cálcio livre ou de aluminatos de cálcio.

III. Os cimentos de alta resistência mecânica são ge-ralmente de baixa resistência química, pois o C3 S (silicato cálcico) é o maior responsável pela liberação da cal.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • algúem pode comentar...

  •  

    I -  Certo

    a pasta de cimento hidratada é alcalina o que a torna sensível ao ataque de soluções ácidas. O ataque destas substâncias depende da facilidade com que elas podem penetrar na pasta, isto é, da permeabilidade da pasta. Esta característica da pasta do cimento é um fator determinante na durabilidade

     

    II - Certo 

    CAL LIVRE:

    Na cozedura do clinquer é necessária a presença de óxido de cálcio (cal) para a formação do silicatos e e aluminatos de cálcio. Porém, caso a matéria prima (cru) contenha quantidades excessivas de carbonato de cálcio, ou se o processo de cozedura for deficiente, parte do óxido de cálcio formado durante o processo de cozedura pode ficar livre e originar o que habitualmente é designado por cal livre. Quando efetuada a mistura do cimento com água, esta cal livre, que foi “sobre cozida” e que está cristalizada com outros compostos do clinquer, vai hidratar de forma muito lenta, já com a pasta de cimento endurecida. Como a cal hidratada ocupa um volume muito superior ao do óxido de cálcio inicial, a sua hidratação retardada vai causar uma expansão da pasta de cimento endurecida. Refira-se que a mistura de cal de construção (não sobre “cozida”) ao cimento não causa expansão uma vez que a cal hidrata antes do cimento endurecer.

     

    expansão da pasta de cimento ----> microfissuras -> mais permeável 

     

    ALUMINATO DE CÁLCIO (C3A):

    O C3A é um constituinte não desejável cujo contributo para a resistência é praticamente nulo. Quando a pasta de cimento endurecida é atacada por sulfatos, estes reagem com o C3A formando sulfoaluminato de cálcio (etringite) que, por ter um volume superior, produz uma expansão interna da pasta de cimento que causa a rotura da pasta endurecida. No entanto, o C3A, e também o C4AF, possui uma característica positiva que corresponde ao facto de funcionarem como fundente, durante a produção do cimento. A presença de C3A e C4AF no forno permite a obtenção da fase liquida, responsável pela a reacção química da sílica com o óxido de cálcio, a temperaturas mais reduzidas do que as que seriam necessárias caso estes compostos não se encontrassem presentes. Deste modo o C3A, embora indesejável no cimento, é necessário no seu fabrico, tendo uma função importante em termos de redução das necessidades energéticas e da tecnologia necessária à produção do clinquer.

     

    III) 

    A hidratação do C3S produz uma significativa quantidade de hidróxido de cálcio, Ca(OH)2 (CAL HIDRATADA) que origina uma elevada alcalinidade da solução intersticial do concreto, com um pH compreendido entre 12,6 e 13,5. É esta alcalinidade que protege o aço das armaduras.

    Ao mesmo tempo que, por ser alcalina, está mais suscetível ao ataque de soluções ácidas.

     

    Fonte:

     

    https://fenix.tecnico.ulisboa.pt/downloadFile/1970943312271184/Cimento%20Portland%20e%20Adicoes.pdf

     

     


ID
127897
Banca
FCC
Órgão
TCM-CE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

O gesso, chamado de estucador, é um aglomerante aéreo, usado, em geral, sob a forma de pasta em revestimento e decoração de interiores. Sobre suas caracte- rísticas físicas ou seu comportamento mecânico, é correto afirmar que o gesso

Alternativas
Comentários
  • Comentarios da Launelle em https://www.aprovaconcursos.com.br/questoes-de-concurso/questao/78579,

     

    Gesso é um termo genérico de aglomerantes simples, constituídos basicamente de sulfatos mais ou menos hidratados;

    Largamente usado na Europa e EUA, na forma de argamassa;

    No Brasil, devido a pouca matéria-prima é mais utilizado na ornamentação;

    Pega: gesso misturado com água começa a endurecer, num processo que pode levar semanas. A velocidade depende dos seguintes fatores: Temperatura e tempo de calcinação;  Finura;  Quantidade de água de amassamento;  Presença de impurezas ou aditivos;

    Resistência mecânica: atingem resistências de 0,7 a 3,5 MPa e à compressão entre 5 e 15 MPa, ao se exagerar na areia da argamassa, reduz-se estes valores;

    Aderência: aderem bem ao tijolo, pedra e ferro e aderem mal a madeira. Com o ferro é instável, permitindo a corrosão do metal; 

    Isolamento: excelentes propriedades de isolamento térmico, acústico e impermeabilidade ao ar, tem considerável resistência ao fogo.

    Não serve para aplicações exteriores, por se solubilizar em água;

    Largamente utilizado na fabricação de ornamentos, painéis para paredes e forros internos, tendo fino acabamento;

    Misturado à fibras (vegetais, principalmente, com 5% em peso), aumenta a tenacidade e forma um material com boas propriedades acústicas;

    Protege contra incêndios os materiais por ele revestidos (estruturas de madeira e aço), pois absorve inicialmente grande quantidade de calor, transformando-se então em gesso anidro. Para este fim, o revestimento deve ter pelo menos 3 cm de espessura e a temperatura não pode exceder 1000o C (neste caso a proteção é eficaz apenas por cerca de 45 minutos);


ID
127915
Banca
FCC
Órgão
TCM-CE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Sobre os principais métodos para identificar o valor de um imóvel, considere:

I. O método comparativo direto de dados de mercado é aquele que identifica o valor de mercado do bem por meio de tratamento técnico dos atributos dos elementos comparáveis, constituintes da amostra.

II. O método involutivo é aquele que identifica o valor de mercado do bem, alicerçado no seu aproveitamento eficiente, baseado em modelo de estudo de viabilidade técnico-econômica, mediante hipotético empreendimento compatível com as características do bem e com as condições do mercado no qual está inserido, considerando-se cenários viáveis para execução e comercialização do produto.

III. O método evolutivo é aquele que identifica o valor do bem pelo somatório dos valores de seus componentes. Caso a finalidade seja a identificação do valor de mercado, deve ser considerado o fator de comercialização.

IV. O método da capitalização da renda é aquele que identifica o valor do bem, com base na capitalização presente da sua renda líquida prevista, considerando-se cenários viáveis.

Está correto o que se afirma em

Alternativas

ID
127918
Banca
FCC
Órgão
TCM-CE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Sobre os conceitos utilizados para os serviços técnicos de avaliação de imóveis urbanos, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Segundo a NBR 14653-2: 
    aproveitamento eficiente: Aquele recomendável e tecnicamente possível para o local, numa data de referência, observada a tendência mercadológica nas circunvizinhanças, entre os diversos usos permitidos pela legislação pertinente.
    domínio útil: Direito atribuído ao enfiteuta de se utilizar do imóvel, podendo extrair dele seus frutos, vantagens e rendimentos econômicos.
    luvas: Quantia paga pelo futuro inquilino, para assinatura ou transferência do contrato de locação, a título de remuneração do ponto comercial.
    profundidade equivalente: Resultado numérico da divisão da área de um lote pela sua frente projetada principal.
    percentual de comprometimento de área: Relação entre a área objeto de gravame e a área total do imóvel.

ID
207409
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2009
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Para que uma estrutura em aço de uma edificação cumpra
adequadamente a função para a qual é projetada e construída,
deve-se atender a critérios de desempenho relacionados à
segurança estrutural, à segurança ao fogo, bem como à
durabilidade e à ligação do aço a outros materiais. A esse
respeito, julgue os seguintes itens.

As ações consideradas no projeto estrutural devem ser definidas pelo projetista e contemplar, necessariamente, as forças devidas ao vento.

Alternativas
Comentários
  • errado!

    pode do edifício a ser construído ser relativamente baixo aos demais em sua volta, esse fator pode fazer com que o projetista desconsidera às ações devida ao vento nas estruturas

  • Samuel Silva deu um excelente exemplo...
    O que fez a questão está errada foi o "NECESSARIAMENTE"

  • Discordo dos colegas. Mesmo que o edifício seja rodeado de prédio em volta, montanha aos redores e etc, o que vai mudar é o fator do vento... Agora desconsiderar a carga é loucura !

  • Não encontrei na norma falando dessa possibilidade de desconsiderar a ação do vento. Na verdade, sempre achei que a consideração do vento era obrigatória para qualquer tipo de estrutura.

    Inclusive na norma 8800 e 6118 falam sobre a consideração da ação do vento.

    NBR 6118: item 11.4.1.2 - " os esforços solicitantes relativos à ação do vento devem ser considerados e recomenda-se que sejam determinados conforme prescrito pela NBR 6123"...


ID
207412
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2009
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Para que uma estrutura em aço de uma edificação cumpra
adequadamente a função para a qual é projetada e construída,
deve-se atender a critérios de desempenho relacionados à
segurança estrutural, à segurança ao fogo, bem como à
durabilidade e à ligação do aço a outros materiais. A esse
respeito, julgue os seguintes itens.

Em estruturas aparentes, devem ser obrigatoriamente utilizados aços pintados resistentes à corrosão atmosférica, aços zincados ou aços com revestimento de alumínio-zinco.

Alternativas
Comentários
  • Motivo da Anulação: "O emprego de “obrigatoriamente” causou confusão, porque induziu ao julgamento de que outros materiais não poderiam ser utilizados. Além disso, um dos materiais citados é recomendado, mas não necessariamente obrigatório."


ID
207415
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2009
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Para que uma estrutura em aço de uma edificação cumpra
adequadamente a função para a qual é projetada e construída,
deve-se atender a critérios de desempenho relacionados à
segurança estrutural, à segurança ao fogo, bem como à
durabilidade e à ligação do aço a outros materiais. A esse
respeito, julgue os seguintes itens.

As lajes integradas às estruturas de aço são executadas de forma convencional, independentemente do tipo de laje que se utilize.

Alternativas
Comentários
  • Anulado. O emprego de “obrigatoriamente” causou confusão, porque induziu ao julgamento de que outros materiais não poderiam ser utilizados. Além disso, um dos materiais citados é recomendado, mas não necessariamente obrigatório. 

    ___

    Causou uma "confusão"...

    Pra CESPE, a palavra OBRIGATORIAMENTE tem outro significado.


ID
207424
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2009
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

O projeto de escadas e esteiras rolantes, componentes muito
utilizados em prédios comerciais ou de escritórios, deve obedecer
a determinados critérios de segurança e funcionalidade. Em
relação ao planejamento desse projeto, julgue os itens de 36 a
38.

Inclinações de 30o e 35o representam o padrão internacional para escadas rolantes, entretanto a inclinação de 35o não é admissível no caso de desníveis superiores a 6 metros.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a norma EN 115, a inclinação de 35° não é admissível no caso de desníveis superiores a 6 metros. Além disso, tal inclinação não é permitida nos países que adotam a norma ANSI americana.




  • Pessoal, recomendo manual da Schindler sobre o tema:

    https://www.schindler.com/content/dam/web/br/pdf/ni/manual-escadas-esteiras-2007.pdf

    Nesse manual, consta:

    Escadas rolantes Inclinações de 30° e 35° representam o padrão internacional para escadas rolantes.

    Inclinação de 30°:Essa inclinação proporciona o maior conforto de deslocamento e máxima segurança para o usuário.

    Inclinação de 35°:A escada rolante de 35° é a solução mais eficiente, pois requer menos espaço e pode ser implementada de forma mais econômica. No entanto, essa inclinação dá a sensação de ser muito íngreme em desníveis superiores a 5 metros – particularmente no movimento de descida. De acordo com a norma EN 115, a inclinação de 35° não é admissível no caso de desníveis superiores a 6 metros. Além disso, tal inclinação não é permitida nos países que adotam a norma ANSI americana.


ID
207427
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2009
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

O projeto de escadas e esteiras rolantes, componentes muito
utilizados em prédios comerciais ou de escritórios, deve obedecer
a determinados critérios de segurança e funcionalidade. Em
relação ao planejamento desse projeto, julgue os itens de 36 a
38.

A velocidade de funcionamento da escada rolante não pode servir como parâmetro para o projeto, uma vez que, independentemente da inclinação, adota-se, sempre, 0,5 m/s como o valor máximo de velocidade admissível.

Alternativas
Comentários
  • 0,5 m/s para o fluxo contínuo de clientes é a velocidade ideal para escadas e esteiras rolantes do setor comercial.

    0,6 ou 0,65 m/s é a velocidade recomendada para o desembarque intermitente de passageiros, tal como ocorre em estações ferroviárias ou de metrô.

    fonte: 
    http://www.schindler.com/content/dam/web/br/PDFs/NI/guia-planejamento-escadaesteira.pdf

ID
207430
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2009
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

O projeto de escadas e esteiras rolantes, componentes muito
utilizados em prédios comerciais ou de escritórios, deve obedecer
a determinados critérios de segurança e funcionalidade. Em
relação ao planejamento desse projeto, julgue os itens de 36 a
38.

O número correto de degraus/pallets horizontais nas áreas de desembarque de escadas rolantes e esteiras rolantes inclinadas depende do desnível, da inclinação e da velocidade nominal que esses tipos de transporte apresentem.

Alternativas

ID
207433
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2009
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Os sistemas de ventilação e condicionamento de ar são recursos
amplamente utilizados em todo tipo de edificação (prédios
residenciais, de escritórios, centros comerciais etc.) para garantir
o conforto térmico das pessoas que ocupam esses prédios ou
neles circulam. Acerca das características e dos princípios de
funcionamento dos diversos tipos de sistemas de
condicionamento de ar, julgue os próximos itens.

Os sistema de ventilação para condicionamento de ar do tipo fan-coil pode atender uma grande quantidade de ambientes, sendo o ar insuflado e(ou) exaurido através de um conjunto complexo de dutos interligados ou ramificados.

Alternativas
Comentários
  • O sistema "ventiloconvector" ou fan-coil é local, não para uma grande quantidade de ambientes, e é uma unidade terminal de tratamento de ar constituída apenas de um filtro de ar, uma serpentina, e um ventilador. Trata-se de um sistema simples, e não um sistema complexo como sugere a questão. Resposta (E).

  • Tendo em vista um sistema central de resfriamento interligado a vários elementos periféricos do tipo fan-coil, qual o erro da questão??

  • Não é um conjunto complexo, é simples( fltro de ar, serpertina e ventilador).

  • o erro mais nítido da questão é afirmar que o condicionamento de ar fan-coil insufla ar. Isso não é verdade porque o que o fan-coil faz é absorver o calor do ambiente, esquentando a água e encaminhando-a, via tubos, para o chiller

  • O CESPE considerou a questão errada. Assim, ele considerou que o sistema de ventilação para condicionamento de ar do tipo fan-coil pode atender uma grande quantidade de ambientes, porém o ar seria insuflado e (ou) exaurido através de um conjunto simples de dutos. Não seria, no caso, um sistema complexo de dutos interligados ou ramificados.

    Contudo, nada impede que um sistema que utilize fan-coil possua um conjunto de dutos interligados ou ramificados, sendo que isto ocorre em projetos de edifícios de grande porte.



    Prof. MARCELO RIBEIRO


ID
207436
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2009
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Os sistemas de ventilação e condicionamento de ar são recursos
amplamente utilizados em todo tipo de edificação (prédios
residenciais, de escritórios, centros comerciais etc.) para garantir
o conforto térmico das pessoas que ocupam esses prédios ou
neles circulam. Acerca das características e dos princípios de
funcionamento dos diversos tipos de sistemas de
condicionamento de ar, julgue os próximos itens.

O sistema de ventilação para condicionamento de ar de volume constante e temperatura variável consiste de um único ventilador, instalado de modo a propiciar a circulação do ar por apenas um duto de insuflamento.

Alternativas
Comentários
  • Errada.


    ...é um sistema de ventilação para condicionamento de ar de volume constante e temperatura variável (o volume constante refere-se à vazão de ar constante). Tem somente um ventilador instalado, que circula o ar e mantém os ambientes com pressão ligeiramente superior à atmosférica para evitar infltrações, e vários elementos auxiliares. Utiliza dutos de retorno, os quais, em conjunto com os dutos de insuflamento, constituem um sistema em circuito ‘quase fechado’, pois ‘dampers’ são utilizados para permitir que uma fração do ar circulante seja renovado com ar fresco externo. 


    www.fem.unicamp.br/~em712/sisflu10.doc

  • propiciar a circulação do ar por dutos de insuflamento e dutos de retorno.



ID
207439
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2009
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Os sistemas de ventilação e condicionamento de ar são recursos
amplamente utilizados em todo tipo de edificação (prédios
residenciais, de escritórios, centros comerciais etc.) para garantir
o conforto térmico das pessoas que ocupam esses prédios ou
neles circulam. Acerca das características e dos princípios de
funcionamento dos diversos tipos de sistemas de
condicionamento de ar, julgue os próximos itens.

O sistema de ventilação para condicionamento de ar de volume variável e temperatura constante apresenta como principal limitação a incapacidade de controle individualizado por ambiente condicionado.

Alternativas
Comentários
  • O sistema de ventilação de volume constante e temperatura variável é um sistema complexo, onde o ar é insuflado constantemente por um ventilador para dentro de uma grande rede interligada. Este ar é misturado com o ar de retorno (interno) e resfriado, sendo que cada ambiente possui uma caixa VAV, responsável pelo controle individualizado de temperatura em cada ambiente, normalmente pelo controle de vazão do ar. Gabarito (E).
  • ERRADO


     

    O sistema de ventilação para condicionamento de ar de volume variável e temperatura constante apresenta como principal CARACTERÍSTICA a capacidade de controle individualizado por ambiente condicionado.



ID
207442
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2009
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

A especificação correta das características dos materiais
utilizados na construção civil constitui aspecto essencial para
garantir a qualidade, a funcionalidade e a durabilidade da obra.
A respeito da especificação do material dos condutores de energia
utilizados em instalações elétricas, julgue os itens subsequentes.

Em instalações comerciais com potência instalada de até 120 kW, é permitido o emprego de condutores de alumínio com seções menores que 50 mm2; para potência maior, devem ser utilizados condutores de cobre.

Alternativas
Comentários
  • é permitido o uso de seções >= 50 mm²

    quanto à potência não tenho certeza
    alguém sabe me dizer qual a potência máxima comercial?
    e a industrial?
    alguém que saiba me informe por favor
    sserralongi@gmail.com


ID
207445
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2009
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

A especificação correta das características dos materiais
utilizados na construção civil constitui aspecto essencial para
garantir a qualidade, a funcionalidade e a durabilidade da obra.
A respeito da especificação do material dos condutores de energia
utilizados em instalações elétricas, julgue os itens subsequentes.

Em instalações industriais, podem ser utilizados condutores de alumínio, desde que a seção nominal destes seja maior ou igual a 16 mm2, e a potência instalada, de, pelo menos, 50 kW.

Alternativas
Comentários
  •       Atualmente é usado o cobre e o alumínio como condutores.O cobre tem uma resistência menor em relação à passagem de corrente  elétrica ,no entanto,o peso específico é maior tornando inviável economicamente para instalações de grande porte.

    Cobre = pequenas instalações 

    Alumínio = grandes instalações (incluindo condutores que atravessam km de uma estação a outra)

  • A NBR 5410 diz o seguinte:

    6.2.3.8.1 Em instalações de estabelecimentos industriais podem ser utilizados condutores de alumínio, desde
    que, simultaneamente:
    a) a seção nominal dos condutores seja igual ou superior a 16 mm2,
    b) a instalação seja alimentada diretamente por subestação de transformação ou transformador, a partir de uma rede de alta tensão, ou possua fonte própria, e
    c) a instalação e a manutenção sejam realizadas por pessoas qualificadas.

    Mas como podemos ver, não faz nenhuma referência quanto a potência mínima.

  • Parece que a CESPE considerou uma NBR anterior, e não a de 2005, por isso que foi colocada essa informação de potência instalada, de, pelo menos, 50 kW.


    O alumínio, de acordo com a NBR-5410/90 pode ser utilizado nas seguintes condições:

    •  Uso em instalações industriais;

    •  Seção nominal igual ou superior a 10 mm2;

    •  Potência instalada igual ou superior a 50 kW



    fonte:

    www.ufjf.br/flavio_gomes/files/2011/03/Material_Curso_Instalacoes_I.pdf

  • Segundo a NBR 5410/2004, a utilização de cabos de alumínio em estabelecimentos comerciais só é permitida para seções maiores que 50 mm², desde que seja uma instalação comercial com baixa densidade de ocupação e altura inferior a 28 m, ou seja, permita condições normais de fuga das pessoas em emergências, e a instalação e manutenção sejam realizadas por pessoas qualificadas. Portanto, fora dessas condições que devem ser atendidas simultaneamente deve-se utilizar condutores de cobre.

    Já para as instalações industriais, é permitido o uso de condutores de alumínio com seção nominal superior a 16 mm², desde que a instalação seja alimentada diretamente por subestação de transformação ou transformador, a partir de uma rede de alta tensão, ou possua fonte própria e a instalação e manutenção sejam realizadas por pessoas qualificadas. A norma não trata de potências máximas ou mínimas no caso da utilização de condutores de alumínio.


ID
207448
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2009
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Com relação às especificações a aos tipos de tubulações que
podem ser utilizados nas instalações hidráulicas de um prédio,
julgue os seguintes itens.

Para que tubos de chumbo sejam utilizados, estes devem ser perfeitamente maleáveis, permitir dobramentos em ângulos de 180º, sem fissuras, e, entre outras características, não apresentar bolhas.

Alternativas
Comentários
  • O uso do chumbo, segundo a NBR 5626/98 (Instalações Prediais de Água Fria), não é permitida (item 4.3.3.1).

    4.3.3.1 O chumbo não deve ser utilizado nas instalações prediais de água fria, ressalvado o disposto em 4.3.5.3. Reparos realizados em instalações existentes devem prever a substituição desse material.

    QUESTÃO ERRADA!!
  • hmm
    acho muito difícil alguém conseguir a fazer 180º em um tubo, ainda mais sem trincas...
    Além do mais o Pb nem é tão dúctil assim

    Para completar o Pb é um elemento tóxico ao tecido animal

  • Uma característica do chumbo é a maleabilidade do metal, porém o uso do chumbo, segundo a NBR 5626/98 (Instalações Prediais de Água Fria), não é permitida (item 4.3.3.1). E nos casos em que essa tubulação já estiver instalada essa tubulação deve ser substituída na ocasião de reparos. A inviabilidade do uso está na corrosão do metal, contaminando a água e causando a doença saturnismo, além de problemas para o feto durante a gravidez


ID
207451
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2009
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Com relação às especificações a aos tipos de tubulações que
podem ser utilizados nas instalações hidráulicas de um prédio,
julgue os seguintes itens.

Os tubos de PVC flexível, do tipo pesado, têm sua aplicação limitada a redes que transportam água a baixa pressão, como residências unifamiliares e prédios residenciais de não mais de dois pavimentos.

Alternativas
Comentários
  • Não existe PVC do tipo pesado, o que torna a questão errada.
  • Na realidade existe PVC dos tipos Pesado, Pressão e Leve, sendo o Leve recomendado para pequenas pressões.

  • Errada.


    Na NBR 5626:1998 só é mencionado o PVC rígido, em nenhum momento o flexível.
  • é mesmo Adriano,

    para quem não conhecia os PVC flexíveis são os tubos sanfonados

     

    :)

  • Não há previsão na NBR 5626/98 da utilização de PVC flexível, no item 4.4.4 permite-se apenas a utilização de PVC rígido. Na verdade o plástico flexível é a base de polietileno e o uso é mais restrito a abastecimento de água de emergência e irrigação (Hélio Creder).

  • PVC-U -  rígido (não plastificado)

    PVC -  flexível (plastificado)

     

    O PVC flexível (mangueiras de jardim) não é utilizado em instalações prediais de água fria.

    Para linha sanitária utiliza-se o PVC-U 

     


ID
207454
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2009
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Com relação às especificações a aos tipos de tubulações que
podem ser utilizados nas instalações hidráulicas de um prédio,
julgue os seguintes itens.

Permite-se a utilização de tubos de cerâmica desde que eles sejam pintados externamente com tinta anticorrosiva, possuam revestimento interno e não transportem fluidos quentes.

Alternativas
Comentários
  • o tubo cerâmico não tem essas "mordomices"
    o máximo de tratamento prévio que ele poderá ter é um verniz externo ou externo+interno

    ele não é indicado para abastecimento, somente para escoar por conduto livre, devido ao seu comportamento muito frágil

     

  • Tubos cerâmicos podem ser utilizados nas redes de esgoto sanitário. Porém não são usados em instalações prediais, pois apresentam problemas de estanqueidade.

     

    Bons estudos

  • A NBR 5626/98 prevê a utilização dos seguintes tubos: aço-carbono, cobre, ferro fundido galvanizado, ligas de cobre, poliéster reforçado com fibra de vidro (PRFV), polipropileno e PVC Rígido.

  • Tinta anticorrosiva em tubo cerâmico? Tá estranho, tá ERRADA...


ID
207475
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2009
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Considerando as diretrizes, condições e equipamentos relativos
à execução de uma parede diafragma, julgue os próximos itens.

As paredes-guias construídas em alvenaria facilitam a definição do alinhamento da obra.

Alternativas
Comentários
  • As paredes guias ou muretas-guia, com a função de balizar a escavação do painel e estabilização do terreno superficial lindeiro à futura parede, devem ser executadas de acordo com detalhes e especificações constantes do projeto.

  • são de concreto armado, e não alvenaria

  • Questão sobre fundações.

    Paredes-guia feita de: Concreto armado ou metálica.

    Parede, camisa, mureta...tem muitos sinônimos.

    "Mureta Guia (1): Antes da execução da parede de diafragma, constroem-se muretas para guiar a escavação com o clam shell. A mureta guia também impede o desmoronamento do terreno próximo à superfície."


ID
207481
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2009
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

A alvenaria, um dos componentes das edificações, pode ser
constituída por diferentes materiais de construção. Esse
componente tem importante papel na funcionalidade do edifício
e deve atender a critérios específicos de desempenho. Acerca das
alvenarias e suas características, julgue os itens seguintes.

Por suas características construtivas, no assentamento de alvenaria em blocos silicocalcários não deve ser empregada argamassa que tenha cal como material constitutivo.


Alternativas
Comentários
  • Blocos Silicocalcários

    Trata-se de blocos de forma prismática, fabricados por prensagem a partir de uma mistura de cal virgem em pó e areia silicosa, submetida a um processo de autoclavagem à alta pressão. O bloco sílicocalcário é produzido em duas linhas: de vedação e estrutural.

    O assentamento dos blocos será executado com argamassa de cimento, cal e areia, no traço volumétrico 1:1:6, quando não especificado pelo projeto ou Fiscalização, aplicada de modo a preencher todas as superfícies de contato.

    QUESTÃO ERRADA!!
  • porque não?

    a argamassa com cal é um excelente material tanto para assentar como o seu desempenho térmico/hídrico/aderente

     

    questão errada

  • A cal é otima pra esse assentamento da alvenaria. A cal é fantatisca, tem alguns defeitos, quem não tem. Mas é muito eficiente.

     

     

    Em busca da 5ª BOLA de ouro.


ID
207484
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2009
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

A alvenaria, um dos componentes das edificações, pode ser
constituída por diferentes materiais de construção. Esse
componente tem importante papel na funcionalidade do edifício
e deve atender a critérios específicos de desempenho. Acerca das
alvenarias e suas características, julgue os itens seguintes.

Uma das desvantagens do emprego de blocos vazados de concreto simples para a execução de alvenaria aparente é a necessidade da quebra de blocos inteiros na execução da amarração.

Alternativas
Comentários
  • é desnecessário sua quebra a amarração, ela pode ser garantida com o posicionamento dos blocos

    :)

    questão errada

  • A maior parte das paredes são levantadas com blocos inteiros. Porém, para fazer a amarração da alvenaria é necessário intercalar os blocos e isso cria lugares onde o bloco inteiro não encaixa.

    Para não quebrar ou serrar o bloco de concreto, o que poderia causar perda da resistência do material, são vendidos juntos aos blocos inteiros os meio blocos e os blocos compensadores.

    http://blogpraconstruir.com.br/etapas-da-construcao/materiais-de-construcao/blocos-de-concreto/


ID
207487
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2009
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

A alvenaria, um dos componentes das edificações, pode ser
constituída por diferentes materiais de construção. Esse
componente tem importante papel na funcionalidade do edifício
e deve atender a critérios específicos de desempenho. Acerca das
alvenarias e suas características, julgue os itens seguintes.

As paredes de gesso acartonado são compatíveis com diferentes tipos de estrutura portante, tais como madeira, aço ou concreto.

Alternativas
Comentários
  • paredes de gesso acartonado é a mesma coisa que drywall pessoal :)

    placa de gesso acartonado é o nome técnico


ID
207493
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2009
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Considere que, na área para a construção de uma edificação, seja
necessário o emprego de tirante protendido, a ser ancorado em
solo e capaz de suportar cargas de tração. A respeito desse
componente, julgue os itens que se seguem.

A utilização de equipamento elétrico de protensão com capacidade de trabalho superior a 1,3 vez a carga máxima de ensaio é adequada nessa situação.

Alternativas
Comentários
  • 1,25 vezes a carga máxima de ensaio é o mínimo admitido.

  • Alguém sabe a fonte dessa informação? Não a achei expressa na NBR 5629/96

  • Paulo, você acha essa informação aqui:

    https://docplayer.com.br/88744473-Manual-de-servicos-geotecnicos-solotrat-6a-edicao.html


ID
207505
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2009
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

No que se refere às especificações técnicas dos tubos utilizados
nas instalações hidráulicas de edificações, julgue os itens
seguintes.

Os tubos e conexões de ferro fundido não necessitam de revestimento interno.

Alternativas
Comentários
  • depende do fluido que irá escoar no seu interior

    é esgoto? a NBR 8 160 pede para que seja revestido internamente
    é água tratada? a NBR 5 626 recomenda não deixar em contato impermeabilizantes om a água potável


ID
207508
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2009
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

No que se refere às especificações técnicas dos tubos utilizados
nas instalações hidráulicas de edificações, julgue os itens
seguintes.

Os tubos de PVC devem resistir a pressão interna igual ou superior a 5 MPa.

Alternativas
Comentários
  • NBR 5626 - Pressão mínima de serviço é de 0,5 mca ou 5 Kpa. 

    Em qualquer caso, a pressão da água nos pontos de utilização não deve ser inferior a 10 kpa, com excessão do ponto da caixa de descarga onde a pressão pode ser menor que esse valor até um mínimo de 5 kpa, e do ponto da válvula de descarga para bacia sanitária onde a pressão não deve ser inferior a 15 kpa.

  • esse gabarito está correto?

     

    porque um tubo de PVC resiste a 750 KPa e não resiste a 5 000 KPa 

  • Não consegui achar isso em lugar nenhum. Relacionando com minha vida prática, sei que os tubos DEFoFo, que são para infraesturura de saneamento, possuem resistência de 1 MPa. Imagino que 5MPa para tubulação de instalação predial é como matar um beija-flor com uma bazuca.

  • A questão refere-se à Resistência à Pressão Hidrostática de Curta Duração, conforme indicado no item 5.2.4 da norma NBR 5648 - 1999 para Sistemas Prediais de Água Fria - Tubos e Conexões de PVC, onde para os dados das tabelas 1 e 7 aplicados à fórmula, obtem-se P >= 5Mpa.

    Não se refere à pressão de serviço, que se aplica a todo tipo de material, inclusive tubo de PVC, onde P <= 0,75Mpa (= 750kpa = 75mca).

  • Ruy Monteiro, considerando que você esteja certo. A questão deveria ser anulada, pois não deixa claro.


    Essa resistência, nos termos da NBR 5688 deve ser:

    5.3.3 Resistência à pressão hidrostática interna de curta duração:

    Os tubos de PVC tipo DN devem resistir sem romper, durante 6 minutos, a uma pressão hidrostática interna decorrente da aplicação de uma tensão circunferencial de ruptura de 33,4 MPa, na temperatura de 20 °C. O ensaio deve ser realizado de acordo com a NBR 5683.

  •  5 MPa é equivalente a 50 Kg/cm², no livro do Hélio Creder, há uma tabela baseada na norma NBR 5648 sobre a tensão máxima de serviço, o valor dessa tensão para Tubos de PVC Rígido é de 60 Kg/cm². Há ainda valores para resistência a tração: 520 Kgf/cm² e resistência a compressão: 700 Kg/cm², em comparação ao ferro fundido (Fofo) cuja resistência a tração é de 4000 Kg/cm² e resistência a compressão é 5300 Kg/cm². Portanto a questão está correta.  

    fonte- estratégia

  • Não consegui encontrar em lugar nenhum uma referência a esses 5 MPa desta questão.

    Em relação a NBR 5648/99 (já tem uma versão de 2018 a qual não consegui acesso), transcrevi o trecho da norma abaixo, observem que a pressão a qual o tubo deve resistir depende do diâmetro do mesmo e também do ensaio ser feito em 0,1 h ou 1 h, para o tubo de 110 mm e o ensaio em 1 h o valor da pressão a resistir será 4,39 MPa, o que já tornaria a questão errada.

    5.2.4 Resistência à pressão hidrostática interna de curta duração

    Os tubos devem resistir, sem romper, às pressões hidrostáticas internas decorrentes das tensões circunferenciais (σ) aplicadas na temperatura de 20 °C conforme indicado na tabela 7, empregando-se a equação:

    P = (2σe)/(dem - e)

    onde:

    P é a pressão de ensaio, em megapascals;

    σ é a tensão circunferencial, em megapascals;

    dem é o diâmetro externo médio, em milímetros, conforme estabelecido na tabela 1;

    e é a espessura mínima de parede, em milímetros, especificada na tabela 1.

    Para o tubo de 110 mm:

    dem = 110 mm

    e = 6,1 mm

    Para o ensaio em 0,1 h:

    σ = 37,4 MPa

    O ensaio deve ser realizado de acordo com a NBR 5683.


ID
207514
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2009
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, relativos às características dos
ladrilhos cerâmicos empregados nas edificações.

Os ladrilhos esmaltados devem ter, necessariamente, maior resistência ao impacto do que os não esmaltados.

Alternativas
Comentários
  • é mais resistente a umidade e resistente a manchas.
  • a resistência ao impacto não está necessariamente ligada ao fato dos ladrilhos serem ou não esmaltados. Portanto, questão ERRADA.


ID
207517
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2009
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Um dos testes não destrutivos usualmente empregados para a
avaliação da consistência do concreto é o ensaio de abatimento,
a partir do qual, observando-se as condições do concreto fresco,
é possível criar condições para o melhor controle do produto final
na estrutura da edificação. Com relação a esse teste, julgue os
próximos itens.

O ensaio de abatimento é utilizado para se determinar a trabalhabilidade do concreto analisado.

Alternativas
Comentários
  • O ensaio do abatimento do concreto, também conhecido como Slump Test, é realizado para verificar a trabalhabilidade do concreto em seu estado plástico, buscando medir sua consistência e avaliar se está adequado para o uso a que se destina.
  • Questão deveria ser anulada. O ensaio de abatimento determina a consistência do concreto não a trabalhabilidade. A trabalhabilidade está ligada diretamente à consistência, mas não é DETERMINADA no ensaio de abatimento.

  • Náo há um teste hoje em dia válido para determina a trabalhabilidade, apenas a consistencia, que é um dos fatores que influenciam a trabalhabilidade

     


ID
207520
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2009
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Um dos testes não destrutivos usualmente empregados para a
avaliação da consistência do concreto é o ensaio de abatimento,
a partir do qual, observando-se as condições do concreto fresco,
é possível criar condições para o melhor controle do produto final
na estrutura da edificação. Com relação a esse teste, julgue os
próximos itens.

No teste, a ocorrência de abatimento por cisalhamento caracteriza um concreto com alta coesão.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA.

     

    É o contrário, caso durante o ensaio, o tronco de cone cisalhar, ao invés de apenas sofrer abatimento, pode indicar falta de coesão.

     

    fonte slide na pg 7:

    http://aquarius.ime.eb.br/~moniz/matconst2/conc09.pdf


ID
207526
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2009
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Entre os ensaios utilizados para o controle do concreto
empregado em estruturas de concreto armado, a avaliação da
resistência à compressão é essencial para a garantia da segurança
da edificação. Os procedimentos para a execução desse ensaio
são padronizados, e a análise dos resultados permite tomadas de
decisões importantes para a obra. A esse respeito, julgue os itens
seguintes.

A moldagem dos corpos de prova deve ser feita em fôrmas com qualquer geometria, desde que a área de contato na prensa seja igual a 176 cm2.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA.

     

    NBR 5738 - Concreto - Procedimento para moldagem e cura de corpos de prova

    4.1 Moldes

    4.1.1 Cilíndricos
    4.1.1.1 Devem ter altura igual ao dobro do diâmetro. O diâmetro deve ser de 10 cm, 15 cm, 20 cm, 25 cm, 30 cm ou 45 cm.
    As medidas diametrais têm tolerância de 1% e a altura, 2%. Os planos das bordas circulares extremas do molde devem ser perpendiculares ao eixo longitudinal do molde.

     

    4.1.2 Prismáticos

    Devem ter seção transversal quadrada, com superfícies lisas e livres de saliências, e cumprir com os seguintes requisitos:
    o comprimento deve ser pelo menos 50 mm maior que o vão de ensaio e 50 mm maior que três vezes a dimensão do lado da seção transversal do corpo-de-prova;

    a dimensão transversal deve ser de no mínimo 150 mm;

    a tolerância das dimensões deve ser inferior a 2% e nunca maior do que 2 mm.


ID
207529
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2009
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Entre os ensaios utilizados para o controle do concreto
empregado em estruturas de concreto armado, a avaliação da
resistência à compressão é essencial para a garantia da segurança
da edificação. Os procedimentos para a execução desse ensaio
são padronizados, e a análise dos resultados permite tomadas de
decisões importantes para a obra. A esse respeito, julgue os itens
seguintes.

No capeamento dos corpos de prova, a superfície a ter contato com a prensa deve receber tratamento especial após a moldagem do corpo de prova.

Alternativas
Comentários
  • TIPOS DE CAPEAMENTO

    Capeamento com Argamassas

    Estabilização com Enxofre

    Estabilização com Neoprene

    Estabilização por retificação


ID
207532
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2009
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Entre os ensaios utilizados para o controle do concreto
empregado em estruturas de concreto armado, a avaliação da
resistência à compressão é essencial para a garantia da segurança
da edificação. Os procedimentos para a execução desse ensaio
são padronizados, e a análise dos resultados permite tomadas de
decisões importantes para a obra. A esse respeito, julgue os itens
seguintes.

Durante a execução das estruturas, a produção de concreto resulta em um produto homogêneo, fato que justifica o estabelecimento do único procedimento existente para o controle da resistência.

Alternativas
Comentários
  • 1) nem sempre o concreto vai ter uma mistura homogênea, vai depender de cada caso;

    2) a produção de concreto não o único tipo de procedimento que permite o controle de resistência

    errada

  • Vamos alisar por partes...

     

    P1: Durante a execução das estruturas, a produção de concreto resulta em um produto homogêneo... - Como o colega Samuel falou, nem sempre será uma mistura homogênea. O ideal é que seja, porém, isso depende muito de como foi produzido o conreto, feito o amassamento e lançado.

     

    P2: ...fato que justifica o estabelecimento do único procedimento existente para o controle da resistência. - Único não é, pois para controle da resistência, temos também além da produção, o planejamento, a dosagem e a cura (fatores que são intrísecos ao controle da resistência). 


ID
207535
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2009
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Entre os ensaios utilizados para o controle do concreto
empregado em estruturas de concreto armado, a avaliação da
resistência à compressão é essencial para a garantia da segurança
da edificação. Os procedimentos para a execução desse ensaio
são padronizados, e a análise dos resultados permite tomadas de
decisões importantes para a obra. A esse respeito, julgue os itens
seguintes.

O adensamento dos corpos de prova é feito com uma haste de socamento, com a moldagem em camadas iguais e adensadas individualmente.

Alternativas
Comentários
  • NBR 5738 - Corpos de Prova

    Existem 2 tipos de adensamento:

    ►Mecânico

    ►Manual

    7.4.1.2 Para definição do número de camadas e golpes, devem ser atendidos os requisitos da Tabela 3

    7.4.1.3 Para concreto autoadensável, deve ser dispensada esta etapa.

    ___

    7.4.2 Adensamento Manual

    7.4.2.1 Introduzir o concreto no molde em camadas de volume aproximadamente igual e adensar

    cada camada utilizando a haste, que deve penetrar no concreto com seu extremo em forma

    de semiesfera o número de vezes definido na Tabela 3.

    7.4.2.2 A primeira camada deve ser atravessada em toda a sua espessura quando adensada com

    a haste, evitando-se golpear a base do molde. Os golpes devem ser distribuídos uniformemente em

    toda a seção transversal do molde. Cada uma das camadas seguintes também deve ser adensada em

    toda sua espessura, fazendo com que a haste penetre aproximadamente 20 mm na camada anterior.

    7.4.2.3 Deve-se bater levemente na face externa do molde, até o fechamento de eventuais vazios.

    7.4.2.4 A última camada deve ser moldada com quantidade em excesso de concreto, de forma

    que, ao ser adensada, complete todo o volume do molde e seja possível proceder ao seu rasamento,

    eliminando o material em excesso. Em nenhum caso, é aceito completar o volume do molde com

    concreto após o adensamento da última camada


ID
207538
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2009
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

O projeto básico constitui importante requisito para a execução
de uma edificação de caráter público, tanto por ser condicionante
das condições técnicas para a execução e utilização dessa
edificação, quanto por ser componente essencial para a sua
fiscalização. Acerca do referido projeto, julgue os itens seguintes.

O projeto básico deve conter informações que possibilitem o estudo e a dedução de métodos construtivos, instalações provisórias e condições organizacionais para a execução da obra.

Alternativas
Comentários
  • CERTA.

     

    Lei 8.666

    Art. 6º

    ...

    IX - Projeto Básico - conjunto de elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado, para caracterizar a obra ou serviço, ou complexo de obras ou serviços objeto da licitação, elaborado com base nas indicações dos estudos técnicos preliminares, que assegurem a viabilidade técnica e o adequado tratamento do impacto ambiental do empreendimento, e que possibilite a avaliação do custo da obra e a definição dos métodos e do prazo de execução, devendo conter os seguintes elementos:

    ...

    d) informações que possibilitem o estudo e a dedução de métodos construtivos, instalações provisórias e condições organizacionais para a obra, sem frustrar o caráter competitivo para a sua execução;

     

    fonte:

    http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/leis/L8666compilado.htm


ID
207541
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2009
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

O projeto básico constitui importante requisito para a execução
de uma edificação de caráter público, tanto por ser condicionante
das condições técnicas para a execução e utilização dessa
edificação, quanto por ser componente essencial para a sua
fiscalização. Acerca do referido projeto, julgue os itens seguintes.

O orçamento detalhado de um projeto básico deve traduzir, em termos quantitativos e financeiros, os serviços que serão contratados.

Alternativas
Comentários
  • Art. 6º, IX,f: orçamento detalhado do custo global da obra, fundamentado em quantitativos de serviços e fornecimentos propriamente avaliados;
    Art. 7º, parágrafo 2º, II: existir orçamento detalhado em planilhas que expressem a composição de todos os seus custos unitários;


     

  • PARA MIM FALTOU OS FORNECIMENTOS DE ITENS A SEREM EMPREGADOS (UMAS VEZES SE FOR INCOMPLETO JULGAM COMO ERRADO OUTRAS VEZES JULGAM COMO CERTA)


ID
311521
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Julgue o próximo item, referente às atividades de vistoria e elaboração de parecer.

Ao se concluir uma vistoria técnica no prédio do TJ/ES, o requisitante deve exigir a anotação de responsabilidade técnica do trabalho realizado, para sua plena validade

Alternativas

ID
505459
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

No transporte aéreo, as obras aeroportuárias representam
importante componente para o sistema aeroviário. Os elementos
componentes de um aeroporto podem ser classificados em três
grandes grupos, quais sejam, a área de pouso, a área do terminal e
o complexo relacionado ao tráfego aéreo. Cada uma dessas áreas
demanda especificações precisas para procedimentos e materiais.
Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.

Nas portas corta-fogo de terminais onde forem previstas, utiliza-se chapa de aço com núcleo de policloreto de vinila.

Alternativas
Comentários
  • PVC dentro da porta?
    acredito que deva ter uma espuma expansiva especial ou lã de rocha/vidro, algo do tipo

  • Questão errada. Policloreto de vinila  = PVC

     

    Uma porta corta fogo pode ser feita com a combinação de materiais diversos, como madeira, aço, fibra cerâmica, vidro e vermiculita.

    As principais diferenças das portas corta fogo estão na sua classe, ou seja, o tempo de resistência ao fogo, classificados como P-30, P-60, P-90 e P-120. Essa classificação é feita segundo as normas da ABNT e cada porta contém o seu número de série e sua classe, numa etiqueta metálica, onde também devem estar as informações do fabricante, garantindo a rastreabilidade dos materiais com que foi construída.

     

    Fonte: https://www.ohub.com.br/ideias/quais-as-diferencas-entre-os-tipos-de-porta-corta-fogo/#.WjFyKFWnGJA

     

    Bons estudos

     

  • O policloreto de vinila mais conhecido pelo acrônimo PVC é um dos polímeros sintéticos de plástico mais produzidos no mundo, com uma vasta possibilidade de aplicações, principalmente na construção civil.


ID
505462
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

No transporte aéreo, as obras aeroportuárias representam
importante componente para o sistema aeroviário. Os elementos
componentes de um aeroporto podem ser classificados em três
grandes grupos, quais sejam, a área de pouso, a área do terminal e
o complexo relacionado ao tráfego aéreo. Cada uma dessas áreas
demanda especificações precisas para procedimentos e materiais.
Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.

Extintor de gás carbônico tem como finalidade principal combater incêndios classes B e C iniciados em gasolina ou motores elétricos.

Alternativas
Comentários
  • 7 Distribuição dos extintores
    7.1 Geral


    7.1.1 A capacidade extintora mínima de cada tipo de extintor portátil, para que se constitua uma unidade extintora, deve ser:
    a) carga d’água: extintor com capacidade extintora classe A;
    b) carga de espuma mecânica: extintor com capacidade extintora classe A e B;
    c) carga de dióxido de carbono (CO2): extintor com capacidade extintora classe  B e C;
    d) carga de pó BC, extintor com capacidade extintora classe B e C;
    e) carga de pó ABC: extintor com capacidade extintora classe A,B e C;
    f) carga de halogenados: extintor com capacidade extintora classe B e C.


ID
505480
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Nas edificações, o controle de materiais, equipamentos e
procedimentos é fundamental para que os componentes da obra
atendam às especificações do projeto, com desempenho adequado
e garantia de segurança. Acerca desse controle, julgue os itens
seguintes.

Argamassas industrializadas devem satisfazer exigências físicas e mecânicas relativas a resistência à compressão, capacidade de retenção de água e teor de ar incorporado.

Alternativas
Comentários
  • NBR-13281, as argamassas pré-fabricadas (industrializadas) devem estar em conformidade com os seguintes requisitos mecânicos e reológicos: resistência à compressão aos 28 dias, capacidade de retenção de água e teor de ar incorporado.

    Item 4 - Requisitos da NBR 13281. Tabelas 1 a 7.


ID
505483
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Nas edificações, o controle de materiais, equipamentos e
procedimentos é fundamental para que os componentes da obra
atendam às especificações do projeto, com desempenho adequado
e garantia de segurança. Acerca desse controle, julgue os itens
seguintes.

Na classificação de azulejos, nenhuma classe deve apresentar imperfeições estruturais ou de superfície perceptíveis a olho nu, à distância de um metro e com boa iluminação.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a NBR-7169/82, os azulejos são classificados em três classes distintas: A, B e C. Somente a Classe A deve ser isenta de qualquer imperfeição, visível a olho nu, à distância de 1,0 metro, em condições adequadas de iluminação.
  • Assim seria impossível fazer as casas do minha casa minha vida kkkkk

  • Essa norma  NBR-7169/82 foi cancelada em 1997 e substituída pela norma 13818/97 .

     

    No ANEXO A da norma vigente - " ANÁLISE VISUAL DO ASPECTO SUPERFICIAL" tem uma nota que diz:

     

    NOTA - As placas cerâmicas para revestimento, cuja área seja menor que 57 cm² , não se aplicam nessa norma.

     

    Acredito que essa questão tenha sido cancelada, uma vez que a norma de AZULEJOS foi cancelada (antes do concurso) e substituída pela " PLACAS CERÂMICAS PARA REVESTIMENTO".

     

     

  • Esse entendimento ocorre por motivo de política criminal.


ID
505486
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Nas edificações, o controle de materiais, equipamentos e
procedimentos é fundamental para que os componentes da obra
atendam às especificações do projeto, com desempenho adequado
e garantia de segurança. Acerca desse controle, julgue os itens
seguintes.

A unidade resfriadora de líquido de uma unidade de condicionamento de ar do tipo chiller trabalha com soluções à base de etileno-glicol.

Alternativas
Comentários
  • Um sistema fan-coil Chiller utiliza-se de um fluido intermediário (água gelada misturada com etileno-glicol) para climatizar os ambientes.

ID
505489
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Nas edificações, o controle de materiais, equipamentos e
procedimentos é fundamental para que os componentes da obra
atendam às especificações do projeto, com desempenho adequado
e garantia de segurança. Acerca desse controle, julgue os itens
seguintes.

A pavimentação com concreto betuminoso texturizado deve ser feita com a aplicação de concreto usinado a frio, com posterior aplicação de concreto jateado.

Alternativas
Comentários
  • Texturização = consiste de prover de ranhuras a superfície do pavimento, aumentando o atrito entre ele e os pneumáticos. Serve também como uma espécie de microdrenagem, que evite a formação de lâminas d’água capazes de produzir a hidroplanagem.

     

    Processo mecânico ou manual

        - Processo manual : pode ser executada com a utilização de uma vassoura de piaçava ou de fios de náilon ou metálicos, no sentido transversal à pista, com auxilio de uma passarela de serviço.

        - Processo mecânico : executada com um pente de fios duros. Trabalha com o mesmo principio eletrônico da vibroacabadora (sensores para nivelamento) executando as ranhuras no sentido transversal à pista.

     

    bons estudos


ID
505492
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Nas edificações, o controle de materiais, equipamentos e
procedimentos é fundamental para que os componentes da obra
atendam às especificações do projeto, com desempenho adequado
e garantia de segurança. Acerca desse controle, julgue os itens
seguintes.

A impermeabilização estrutural de concreto já construído pode ser conseguida por cristalização de produtos inorgânicos em contato com a água no interior do concreto.

Alternativas
Comentários
  • corretíssimo!

     

    é exatamente isso que acontece na reação de hidratação do concreto, os arrajos de aluminato formam cristais que são o C2S, C3S, C3A e C4AF. Esses cristais são pontiagudos e ligados em várias direções entre si e eles conseguem reter a passagem de água tanto por suas pontas ou pela obstrução de espaços vazios

  • Processo de cristalização

     

    Pode-se impermeabilizar o concreto or meio do processo de cristalização, também denominado "tratamento químico do concreto", que consiste em aplicar na superfície das estruturas uma série de produtos químicos ativos, que migrarão pelos capilares, desde que devidamente saturados, levando géis para o interior da matriz porosa. Esses géis, em presença de água, irão reagir com os componentes presentes no cimento da estrutura e formarão cristais insolúveis no interior dos poros e de pequenas fissuras existentes no concreto.


ID
711121
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Caixa
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Um engenheiro foi contratado para fazer uma vistoria em uma obra de construção civil.
Logo, a atividade a ser realizada é

Alternativas
Comentários
  • A) GABARITO - VISTORIA é a constatação de um fato, mediante exame circunstanciado e descrição minuciosa dos elementos que o constituem, sem a indagação das causas que o motivaram

     

    B) LAUDO é a peça na qual o perito, profissional habilitado, relata o que observou e dá suas conclusões ou avalia o valor de coisas ou direitos, fundamentadamente

     

    C) Parecer técnico é a opinião, conselho ou esclarecimento técnico emitido porum profissional legalmente habilitado sobre assunto desua especialidade.

     

    D) EXAME é a Inspeção, por meio de perito, sobre pessoa, coisas, mó-veis e semoventes, para verificação de fatos ou circunstân-cias que interessem à causa.

     

    E) PERÍCIA é a atividade que envolve a apuração das causas que motivaram determinado evento ou da asserção de direitos

     


ID
762052
Banca
FCC
Órgão
TCE-AM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Em paredes de alvenaria, sem função estrutural de tijolos e blocos cerâmicos, o vão máximo, em metros, para o qual se dispensa o cálculo como viga, de uma verga ou contra verga, em aberturas para a colocação de portas e janelas, é

Alternativas
Comentários
  • A partir de 2,4 m, se dispensa o cálculo como viga, de uma verga ou contraverga.

     

    "Calma, calma! Eu estou aqui!"

  • NBR 8545

     

    5 CONDlÇÕES ESPECÍFICAS


    5.1 Juntas de assentamento


    As juntas de argamassa devem ser no máximo de 10 mm e não devem  conter vazios.


    No caso de alvenaria aparente as juntas devem ser frisadas.

     

    5.2 Verga e contra-verga

     

    Quando o vão for maior do que 2,40 m a verga ou contra-verga deve ser calculada como viga.


    5.3 Peças para fixação de batentes e rodapés.

     

    Recomenda-se o uso de tacos de madeira de lei, grampas metálicas, pregos, parafusos e buchas plásticas e outros.


    5.4 Pampeito
     

    Os parapeitos e paredes baixas, não calçados superiormente, devem ser respaldados com cinta de concreto armado, com altura mínima de 10 cm.

     

    6.4 Planeza da parede

     

    6.4.1 Deve ser verificada periodicamente durante o levantamento da alvenaria e comprovada após a alvenaria erguida, não devendo apresentar distorção maior que 5 mm.

     

    6.4.2 Sugere-se executar com régua de metal ou de madeira posicionando-a em diversos pontos da parede.

     

    6.5 Prumo

     

    Deve ser verificado periodicamente durante o levantamento da alvenaria e comprovado após a alvenaria erguida.

     

    6.6 Nível 

    Deve ser verificado peridicamente durante o levantamento da alvenaria e comprovado após a alvenaria erguida. Esta verificação pode ser feita com mangueira plástica transparente que tenha diâmetro >= 13 mm.

     

    4.3.1.1 As vergas e contra-vergas devem exceder a largura do vão de pelo menos 20 cm de cada lado e devem ter altura mínima de 10 cm.

     

    4.3.1.2 Quando os vãos forem relativamente próximos e na mesma altura, recomenda-se uma única verga sobre todos eles.

     

     

     


ID
762058
Banca
FCC
Órgão
TCE-AM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Uma caixa d’água com capacidade de armazenamento de 12 600 litros é alimentada por um tubo de PVC com área interna da seção transversal de 7 cm2. Considerando que a velocidade máxima da água na tubulação seja de 3 m/s, o tempo mínimo para atingir a capacidade total de armazenamento da caixa d’água é

Alternativas
Comentários
  • VAZÃO (m³/s) => Q = V.A

    Sendo,

    V = velocidade (m/s)

    A = área (m²)

    A = 7cm², igual a 7.10^-4 m² ou 0,0007 m²

    Q = 3(m/s)x0,0007(m²) = 0,0021 m³/s

    0.0021 m³/s ­­­­----------- x

       1 m³  -----------1000 Litros

    Vazão em litros por segundo: 2,1 L/s

    12600 Litros/2,1 Litros/s = 6000 segundos

    Passar para minutos: 6000s/60 = 100 minutos


  • Utilizando o dado da NBR6258 (Velocidade máxima em conduto forçado = 3m/s); (Mínima = 0.5m/s) e 1 Litro = 10^3 cm3

    Q = Velocidade x Area

    Q = Volume / Tempo, igualando as duas equações, temos;

    .

    300 cm/s x 7 cm2 = 12600 L / T...                T = 12,6 x 10^3 x (10^3) cm3 / ( 2,1 x 10^3 cm3)

    T = 6 x 10^3 segundo = 6000 segundos

    .

    T = 6000 s / 60 s = 100 minutos

  • Vejamos 12 600 l = 12, 6 m³ (1000 l = 1 m³) e 7 cm² = 7/10000 = 0,0007 m² (1 cm² = 0,0001 m²). A vazão é dada pelo produto da área x velocidade (Q(m³/s) = v (m/s) x a (m²), assim Q = 3 x 7/10000 = 21/10000 m³/s. O tempo é dado pelo Volume do reservatório / Vazão Q, T = 12,6 / 21/10000 =126000/21 = 6000 s. Os 6000 s = 100 minutos. Exige umas continhas chatas para se fazer em uma prova, mas as vezes a FCC cobra coisas do tipo. Reparem que a velocidade 3 m/s é máxima admitida pela norma atual, portanto a banca poderia ter perguntado somente qual é o tempo mínimo para encher o reservatório superior, considerando os requisitos da norma e omitido o valor 3 m/s.


ID
762061
Banca
FCC
Órgão
TCE-AM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

No projeto e execução de instalações prediais de água quente, o dispositivo antirretorno

Alternativas
Comentários
  • Letra A

     

    NBR 7198

    3.7 Dispositivo anti-retorno
    Dispositivo  destinado  a  impedir o retorno de fluidos pa-ra a rede  de  distribuição.

  • NBR 7198:93 Projeto e execução de instalações prediais de água quente

    a) ANTIRRETORNO

    b) Registro de Fechamento

    c) Respiro

    d) Válvula de Retenção

    e) Válvula de Segurança de Pressão


ID
762064
Banca
FCC
Órgão
TCE-AM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

No projeto das instalações prediais de esgoto sanitário, todos os trechos horizontais das tubulações devem possibilitar o escoamento dos efluentes por gravidade, devendo, para isso, apresentar uma declividade constante.
Além disso, a profundidade máxima, das caixas de inspeção e a distância máxima, entre dois dispositivos de inspeção, são, em metros, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • As caixas de inspeção (CI) devem ter profundidade máxima de 1 m. e dimensões quadradas, retrangulares ou cilíndricas de, no mínimo, 60 cm de lado ou diâmetro, além de serem executadas de forma a permitir o escoamento rápido dos dejetos Pórem considerando que a declividade mínima é de 1% para tubulações de diâmetro de 100 m em um trecho de 100 m de tubulação ultrapassa-se os 1 m máximo permitido para as caixas de inspeção. Assim, surge a necessidade de utilizar-se dos poços de visita. Esses devem garantir os seguintes requisitos:

    - profundidade maior que 1,00 m;

    - forma prismática de base quadrada ou retangular, com dimensão mínima de 1,10 m, ou cilíndrica com um diâmetro interno mínimo de 1,10 m;

    - degraus que permitam o acesso ao seu interior;

    - tampa removível que garanta perfeita vedação;

    - fundo constituído de modo a assegurar rápido escoamento e evitar formação de sedimentos;


ID
762067
Banca
FCC
Órgão
TCE-AM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Para as instalações prediais de águas pluviais, a inclinação das calhas de beiral e platibanda deve ser uniforme e o diâmetro interno mínimo, em mm, dos condutores
verticais de seção circular é

Alternativas
Comentários
  • Item 5.5 da norma 10844 diz que o diametro mínimo para condutores verticais é 70 mm.

  • NBR 10844/89

    5.6.3 O diâmetro interno mínimo dos condutores verticais de seção circular é 70mm.

     


ID
762070
Banca
FCC
Órgão
TCE-AM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

O sistema elevatório de água de um edifício é composto por duas bombas centrífugas iguais, ligadas em paralelo, com capacidade de 10 litros por segundo e 35 metros de altura manométrica. A vazão, em litros por segundo, e a altura manométrica, em metros, das duas bombas funcionamento em conjunto são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • A vazão das bombas são somadas e o head das bombas mantém-se.

  • lembrando que na prática isso não ocorre e já foi tema de questão

  • Eu aprendi que que para bombas em paralelo, duplica-se a vazão e mantém a altura manométrica.

     

    Em série, mantém a vazão e duplica a altura manométrica


ID
762073
Banca
FCC
Órgão
TCE-AM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

No projeto das saídas de emergências em edifícios, as antecâmaras para ingressos nas escadas enclausuradas devem ser dotadas de porta corta-fogo na entrada e de porta estanque à fumaça na comunicação com a caixa da escada, bem como ter comprimento e pé-direito mínimos, em metros, respectivamente, de

Alternativas
Comentários
  • 4.7.12.1 As antecâmaras, para ingressos nas escadas enclausuradas, devem:
    a) ter comprimento mínimo de 1,80 m;
    b) ter pé-direito mínimo de 2,50 m;
  • NBR 9077 - SAÍDAS DE EMERGÊNCIA

    Antecâmaras

    -Ter comprimento mínimo de 1,80 m;

    -Ter pé-direito mínimo de 2,50 m;

    -Ser dotadas de porta corta-fogo na entrada e de porta estanque à fumaça na comunicação com caixa da escada;

    -Ser ventilados por dutos de entrada e saída de ar;

    -Ter abertura de entrada de ardo duto respectivo situada junto ao piso, ou no máximo, a 15 cm deste, comárea mínima de 0,84 m²e, quando retangular, obedecendo à proporção máxima de 1:4 entre suas dimensões;

    -Aberturas de entrada e de saída de ar, distância vertical mínima de 2,00 m medida eixo a eixo;

    -Abertura de saída de ar situada, no máximo, a uma distância horizontal de 3,00 m, medida em planta, da porta de entrada da antecâmara, e a abertura de entrada de ar situada, no máximo. a uma distância horizontal de 3,00 m, medida em planta.

    -Devem formar sistema integrado: duto de entrada de ar e o duto de saída de ar (devem resistir por pelo menos 2h, revestimento interno liso, fechados na extremidade superior).

    -Entre as aberturas de entrada e de saída de ar, distância vertical mínima 2,0 m medida de eixo a eixo;


ID
904357
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2004
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

No que concerne aos aglomerantes, agregados e materiais
betuminosos, é importante o conhecimento de suas definições,
principais propriedades e ensaios. É necessário, ainda, que o
engenheiro saiba utilizar adequadamente esses materiais,
recomendando-se um determinado uso para cada um deles.
A respeito desses aspectos, julgue os itens seguintes.

O gesso é um aglomerante aéreo que possui pega rápida, obtido pela desidratação total ou parcial da gipsita.

Alternativas
Comentários
  • Gesso é um aglomerante aéreo (endurece pela ação química do CO2 do ar), obtido pela desidratação total ou parcial da Gipsita

  • É um aglomerante aéreo (endurece pela ação química do CO2 do ar), obtido pela desidratação total ou parcial da Gipsita – aglomerante já utilizado pela humanidade há mais de 4.500 anos, no Egito.

     

    Complementando

     

     

    PROPRIEDADES DO GESSO

     

    No estado em que se encontra normalmente no mercado (hemidratado), as características do gesso são :

     

    massa específica aparente = 0,5 a 0,8 kg. / dm3 ;

     

    massa específica real = 2,6 kg. / dm3

     

    O gesso misturado com a água   começa a endurecer, em razão da formação de uma malha de cristais e, depois do início da pega, ele continua a endurecer como os demais aglomerantes.

     

    A velocidade de endurecimento do gesso depende de:

     

     Temperatura e tempo de calcinação;

     Fissura de suas partículas;

     Quantidade de água no amassamento;

     Presença de impurezas ou uso de aditivos.

     

    A presença de impurezas diminui muito a velocidade de pega.

     

    Mas existem aditivos que podem acelerar ou retardar essa pega do gesso.

     

    Como retardador de pega, podem ser misturados ao gesso:

    Açúcar / álcool / cola / serragem fina de madeira / sangue e outros produtos de matadouros (chifres e cascos), na proporção de 0,1% da massa de gesso. Tais produtos retardam a pega, pois formam membranas protetoras entre os grãos, isolando-os.

     

    Como aceleradores de pega, podem-se utilizar no gesso: Sal de cozinha / alúmen (silicato duplo de alumínio e potássio) / sulfatos de alumínio e potássio e o próprio gesso hidratado .

     

    Resistências mecânicas: As pastas de gesso, depois de endurecidas, atingem resistências à tração de 7 a 35 kgf/cm2 e a compressão entre 50 e 150 kgf/cm2 . As argamassas, devido ao uso de areias, diminuem esses totais.

     

     




                                                                               Vá e vença, que por vencido não os conheça.

  • CORRETO

     

    O gesso é um aglomerante aéreo, pois não resiste à água. Além disso, possui pega rápida (conhecida propriedade do gesso) e é obtido pela desidratação da gipsita.

  • o Gesso na verdade é um aglomerante hidráulico pois reage pela presença de humidade. Importante destacar que também é classificado como aglomerante aéreo pois ele reage na presença do ar, mas não pelo fato da presença de CO2, como acontece com a cal, mas por que existe humidade no ar.


ID
1029379
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MJSP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Um engenheiro civil foi contratado para vistoriar uma obra recém-concluída. Após a finalização de seus trabalhos, foram destacados os seguintes pontos:

1- o contratante exigiu do engenheiro que ele apurasse as causas que motivaram os problemas levantados na vistoria;

2- por se tratar de atividade judicial, o engenheiro não elaborou a respectiva anotação de responsabilidade técnica (ART).

Com base nas informações acima, julgue os próximos itens.

Vistoria é atividade técnica de engenharia, sendo necessária, por esse motivo, a respectiva ART.

Alternativas
Comentários
  • da Resolução 345 CONFEA

    Art 4 - Os trabalhos técnicos indicados no artigo anterior, para sua plena validade, deverão ser objeto de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) exigida pela Lei n 6496, de 07 de dezembro de 1977.
  • Vistoria  - constata uma situação

    Pericia - Busca apurar as causas

    Gabarito Errado.

  • Caro Professor boa tarde. Sim vistoria é atividade técnica de engenharia sendo necessária a ART, para justificar a resposta faço a citação da NBR 13752:

    Profissional legalmente habilitado pelos Conselhos Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, indicado e contratado pela parte para orientá-la, assistir aos trabalhos periciais em todas as suas fases da perícia e, quando necessário, emitir seu parecer técnico.” e do artigo 1º da lei nº 6.496/77:

    Todo contrato, escrito ou verbal, para a execução de obras ou prestação de quaisquer serviços profissionais referentes à Engenharia, à Arquitetura e à Agronomia fica sujeito à "Anotação de Responsabilidade Técnica" (ART).”

     

    Assim, no cenário apresentado, o Engenheiro deve elaborar a ART, documento que dará segurança jurídica para contratado e contratante.

  • Pessoal, cuidado com comentários errados! isso pode prejudicar algum colega que está começando os estudos e que precisa da nossa ajuda! Vamos ser conscientes! ajudar uns aos outros , porém, de forma responsável e profissional. Marcio Guimarães eu sigo seu comentário e concordo plenamente com ele. Gabarito certo!

  • Mandou bem.

  • Excelente comentário.

  • A permissão a que se refere a Lei de Licitações é a permissão de serviço público (contrato administrativo), e não a permissão de uso (ato administrativo)


ID
1040203
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Por definição da NBR 13752, uma vistoria aplicada nas perícias de engenharia corresponde .

Alternativas
Comentários
  • A NBR 13.752 da ABNT conceitua vistoria como "constatação de um fato, mediante exame circunstanciado e descrição minuciosa dos elementos que a constituem".

  • 3.77 Vistoria
    Constatação de um fato, mediante exame circunstanciado e descrição minuciosa dos elementos que o constituem

  • NBR 13.752 

    3.77 Vistoria

    Constatação de um fato, mediante exame circunstanciado e descrição minuciosa dos elementos que o constituem.

    Bons Estudos

  • Algumas definições... DESPEEEEEEEEEENCAAAAAAAAAAA!

     

    NBR 13752

     

    3.59 Parecer técnico: Opinião, conselho ou esclarecimento técnico emitido por um profissional legalmente habilitado sobre assunto de sua especialidade.

     

    3.61 Perícia: Atividade que envolve apuração das causas que motivaram determinado evento ou da asserção de direitos.

     

    3.77 Vistoria: Constatação de um fato, mediante exame circunstanciado e descrição minuciosa dos elementos que o constituem.

     

    3.50 Laudo: Peça na qual o perito, profissional habilitado, relata o que observou e dá as suas conclusões ou avalia, fundamentadamente, o valor de coisas ou direitos.

     

    3.44 Exame: InspEção, por meio de perito, sobre pessoa, coisas, móveis e semoventes, para verificação de fatos ou circunstâncias que interessem à causa.


ID
1306993
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Em relação às vistorias técnicas de obras de engenharia, julgue o  item  que se segue.

A vistoria técnica, que se destina a apurar as causas de determinado evento, consiste de exame realizado por profissional especialista legalmente habilitado.

Alternativas
Comentários
  • Por que está errada está questão???

  • A questão trata da perícia.

  • Porque qualquer engenheiro civil pode dar um laudo de pericia, não existe um profissional legalmente habilitado para esse fim. Diferente de uma questão de segurança do trabalho onde existe sim um especialista legalmente.


  • Vistoria não visa identificar as causas...isso é tarefa da Perícia.

  • A Perícia é a atividade concernente a exame realizado por profissional especialista, legalmente habilitado, destinada a verificar ou esclarecer determinado fato, apurar as causas motivadoras do mesmo, ou o estado, a alegação de direitos ou a estimação da coisa que é objeto de litígio ou processo.

    A perícia pode ter várias naturezas, a depender de seu objeto de estudo: pode ser criminal, de engenharia, ambiental, de medicina, de tecnologia, enfim, dos mais variados ramos em que o concurso do conhecimento técnico se faça necessário.

  • Não é exame é PERÍCIA.

  • A vistoria técnica não se destina a apurar as causas de determinado evento, apenas descreve a situação atual. Onde se faz isso é na Perícia.

  • vistoria = serve para saber se realmente aconteceu determinado fato
    perícia = serve para saber o que gerou determinado fato
    auditoria = serve para saber se tudo está feito em conformidade

    questão errada

  • É só lembrar da mulher do jornal, quando ela fala:

    "A perícia irá apurar as causas do acidente.."

  • Erro bem sútil... Enquanto a perícia visa apuração das causas, a vistoria busca a constatação de um fato.

    PERÍCIA -> ATIVIDADE QUE ENVOLVE APURAÇÃO DAS CAUSAS QUE MOTIVARAM DETERMINADO EVENTO OU DA ASSERÇÃO DE DIREITOS;

    VISTORIA -> CONSTATAÇÃO DE UM FATO, MEDIANTE EXAME CIRCUNSTANCIADO E DESCRIÇÃO MINUCIOSA DOS ELEMENTOS QUE O CONSTITUEM;

    AVALIAÇÃO -> ATIVIDADE QUE ENVOLVE DETERMINAÇÃO TÉCNICA DO VALOR QUALITATIVO OU MONETÁRIO DE UM BEM DE UM DIREITO OU DE UM EMPREENDIMENTO;

    LAUDO-> PEÇA NA QUAL O PERITO, PROFISSIONAL HABILITADO, RELATA O QUE OBSERVOU E DÁ SUAS CONCLUSÕES OU AVALIA, FUNDAMENTALMENTE, O VALOR DE COISAS OU DIREITOS.

    EXAME ->INSPEÇÃO POR MEIO DE PERITO, SOBRE PESSOA, COISAS, MÓVEIS E SEMOVENTES PARA VERIFICAÇÃO DE FATOS OU CIRCUNSTÂNCIAS QUE INTERESSEM À CAUSA;

    PARECER TÉCNICO -> OPINIÃO, CONSELHO OU ESCLARECIMENTO TÉCNICO EMITIDO POR UM PROFISSIONAL LEGALMENTE HABILITADO SOBRE ASSUNTO DE SUAS ESPECIALIDADE.


ID
1586425
Banca
FCC
Órgão
TCE-CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Nos quadros de distribuição das instalações elétricas prediais de baixa tensão, deve ser previsto um espaço de reserva para ampliações futuras, com base no número de circuitos com que o quadro for efetivamente equipado. Para um quadro de distribuição que contenha 40 circuitos efetivamente disponíveis, o espaço mínimo destinado à reserva, em número de circuitos, é

Alternativas
Comentários
  • N > 30

    Reserva = 0,15 N

    N = 40

    Reserva = 0,15 x 40 = 6

     

  • E quando o valor é menor que 30 ? usa-se reserva de quanto ?

  • Até 6 --> 2

    7-12 --> 3

    13-30-->4

    >30 --> 0,15N

    N- número de circuítos


ID
1586428
Banca
FCC
Órgão
TCE-CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Nas instalações hidráulicas prediais de água fria toda a tubulação de aviso deve descarregar imediatamente após a água alcançar o nível de extravasão no reservatório. A água deve ser descarregada em local facilmente observável. O diâmetro interno mínimo da tubulação de aviso, em mm, é

Alternativas
Comentários
  • Toda a tubulação de aviso deve descarregar imediatamente após a água alcançar o nível de extravasão no reservatório. A água deve ser descarregada em local facilmente observável. Em nenhum caso a tubulação de aviso pode ter diâmetro interno menor que 19 mm.

  • nbr 5626
    5.2.8.4

    mas o porquê de 19mm nem deus sabe...pq não 20mm ou diametro comercial?

  • NBR 5626 -20

    não fala mais do diâmetro mínimo


ID
1695766
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativos às perícias na construção civil.

Além de verificar ou esclarecer determinada anomalia, a atividade de perícia também indica as reparações e correções das causas motivadoras dessa anomalia.

Alternativas
Comentários
  • A perícia apenas avalia e não faz nenhum tipo de indicação de reparação ou correções. 


    gabartito E

  • Dilmas se possivel poe a fonte nos seus comentarios. Abracos

  • Acho que a esta questão caberia recurso, pois de acordo com a NBR13752 em condições específicas, tem-se:


    item 5.1 

    alínea f : soluções e propostas, quando possível e/ou necessário;

  • Dimas está correto!

     

    e tirando sua dúvida, Sumara

    em vias de regra a engenharia diagnóstica não apresenta soluções,seja qual for o relatório técnico.

    A engenharia diagnóstica dá o conceito de perícia em atividade que visa levantar os motivos de um determinado fato, ou seja: Porque que isso aconteceu....

     

    existem vários tpos de perícias, acontecem que todas elas resultam em um laudo técnico de valor jurídico, ou seja é um documento que vai servir para alguma coisa... O médico quando dá o diagnóstico de alguma doença ele não escreve no seu exame quais os remédios que você deve tomar, ele diz o que compromete a sua saúde o o porque...

     

    Não precisa de referência pra entender situações do dia a dia Rodrigo, mas caso preferir lei o Livro:
    Normas Técnicas para Engenhria Diagnóstica em Edfcações. ed PINI

     

    :)

  • Segundo o item 3.61 da NBR 13752, "Perícia e a atividade que envolve apuração das causas que motivaram determinado evento ou da asserção de direitos."

  • Nessa perspectiva, qual a modalidade de perícia que estabelece as soluções para as as eventuais falhas e anomalias?

  • 5.1 Atividades básicas

     

    Correspondem às seguintes etapas:

     

    a) vistoria e/ou exame do objeto da perícia;

    b) diagnóstico dos itens objeto da perícia;

    c) coleta de informações;

    d) escolha e justificativa dos métodos e critérios periciais;

    e) análise das ocorrências e elementos periciais;

    f) soluções e propostas, quando possível e/ou necessário;

    g) considerações finais e conclusões."

     

    ->  Há indicação de que a verificação das ocorrências e análise das causas são itens obrigatórios, no entanto, a apresentação de proposta de reparação não é obrigatória em todos os casosapenas quando possível e/ou necessário.

  • Pessoal, não confundam. Essa função de " reparações e correções das causas motivadoras dessa anomalia" é feita através de um PARECER!

    PERÍCIA -> ATIVIDADE QUE ENVOLVE APURAÇÃO DAS CAUSAS QUE MOTIVARAM DETERMINADO EVENTO OU DA ASSERÇÃO DE DIREITOS;

    PARECER TÉCNICO -> OPINIÃO, CONSELHO OU ESCLARECIMENTO TÉCNICO EMITIDO POR UM PROFISSIONAL LEGALMENTE HABILITADO SOBRE ASSUNTO DE SUAS ESPECIALIDADE.

  • Só pra acrescentar mais uma informação (pois vai que cai né):

    Se falar INSPEÇÃO PREDIAL, aí sim tem que apresentar as recomendações. Vejamos o que a NBR de Inspeção Predial (NBR 16747-2020) diz:

    5.3.9 REDAÇÃO E EMISSÃO DE LAUDO TÉCNICO DE INSPEÇÃO

    o laudo técnico de inspeção predial é o documento completo resultante da inspeção realizada, que deve ter, no mínimo, o seguinte conteúdo: (...)

    • j) recomendação das ações necessárias para restaurar ou preservar o desempenho dos sistemas, subsistemas e elementos construtivos da edificação.
    • k) organização das prioridades, em patamares de urgência...

ID
1695769
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativos às perícias na construção civil.

Durante as perícias, uma das anomalias encontradas é o vício que pode decorrer de falha de projeto ou de execução. Esse vício, se detectado tardiamente, afetará a reconstrução ou substituição de produtos ou serviços, tornando-os inadequados aos fins a que se destinam e causando transtornos ou prejuízos materiais ao consumidor.

Alternativas
Comentários
  • sim

    super-lógico, quanto mais rápido for sanada a anomalia, melhor

  • Segundo o item 3.75 da NBR 13752, "Vícios são anomalias que afetam o desempenho de produtos ou serviços, ou os tornam inadequados aos fins a que se destinam, causando transtornos ou prejuízos materiais ao consumidor. Podem decorrer de falha de projeto ou de execução, ou ainda de informação defeituosa sobre sua utilização ou manutenção."

  • Lembrando que vício é diferente de defeito.

     

    Para que surja o defeito, pressupõe-se, em tese, um vício. Porém, esse vício causa uma lesão não só do bem adquirido ou no serviço contratado, mas, também, lesão ao patrimônio jurídico material e moral do consumidor. Por conseguinte, isso gera um dano, caracterizando, então, um acidente de consumo, ou como apregoa o Código de Defesa do Consumidor, um fato do produto ou serviço.

    O defeito, portanto, é o cerne do dever de indenizar nesta modalidade de responsabilidade, pois, verificada a existência dele, e, ocorrendo o dano, surgirá para o fornecedor de produtos e serviços o dever de indenizar o consumidor lesado.

     

    http://www.ambito-juridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=3563

  • CORRETO


    A NBR 13752:1996 (Perícias de engenharia na construção civil) apresenta as seguintes definições para defeitos e vícios:


    Defeitos: Anomalias que podem causar danos efetivos ou representar ameaça potencial de afetar a saúde ou segurança do dono ou consumidor, decorrentes de falhas do projeto ou execução de um produto ou serviço, ou ainda de informação incorreta ou inadequada de sua utilização ou manutenção. 


    Vícios: Anomalias que afetam o desempenho de produtos ou serviços, ou os tornam inadequados aos fins a que se destinam, causando transtornos ou prejuízos materiais ao consumidor. Podem decorrer de falha de projeto ou de execução, ou ainda da informação defeituosa sobre sua utilização ou manutenção.


ID
1695772
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativos às perícias na construção civil.

Nos contratos de empreitada de edifícios ou outras construções consideráveis, o empreiteiro de materiais e execução responderá, durante o prazo prorrogável de cinco anos, pela solidez e segurança do trabalho, assim como pelos materiais.

Alternativas
Comentários
  • Prazo prorrogável?

  • Art. 618 do Código Civil de 2002 – “Nos contratos de empreitada de edifícios ou outras construções consideráveis, o empreiteiro de materiais e execução responderá, durante o prazo irredutível de cinco anos, pela solidez e segurança do trabalho, assim em razão dos materiais, como do solo.”
    Parágrafo único. “Decairá do direito assegurado neste artigo o dono da obra que não propuser a ação contra o empreiteiro, nos cento e oitenta dias seguintes ao aparecimento do vício ou defeito.
  • prazo improrrogável. Entendimento CESPE.

  • Essa questão trata do artigo 618 do Código Civil, que diz o seguinte:

     

    "Art. 618. Nos contratos de empreitada de edifícios ou outras construções consideráveis, o empreiteiro de materiais e execução responderá, durante o prazo irredutível de cinco anos, pela solidez e segurança do trabalho, assim em razão dos materiais, como do solo.

     

    Parágrafo único. Decairá do direito assegurado neste artigo o dono da obra que não propuser a ação contra o empreiteiro, nos cento e oitenta dias seguintes ao aparecimento do vício ou defeito. "

    Como podemos ver, há um erro na afirmação da questão ao citar o prazo prorrogável de cinco anos

  • Estranho, pq o prazo é irredutível, mas pode ser prorrogado de acordo com ajuste firmado no contrato.


ID
1695775
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Julgue o item que se segue, relativos às perícias na construção civil.

Perícias são atividades que envolvem a apuração das causas que motivaram anomalias de um evento e da asserção de direitos.

Alternativas
Comentários
  • para os engenheiros, principalmente que trabalham com inspeção de edificações, é normal pensar que a engenharia diagnótisca é somente para imóveis, máquinas, e bens...É errado pesnar assim porque as perícias servem também para identificar se houve ou não asserção de diretos!

     

    Mas afinal o que é asserção de direitos? Ora, numa cena pós-crime ficam vestígios,nela o perito levanta os os motivos que deram a causa do determinado crime para então obter povas se houve dolo, culpa, se houve ou não não infrações penais

     

    :)

  • NBR 13752, Perícias de engenharia na construção civil.

     

    3.61 Perícia

    Atividade que envolve apuração das causas que motivaram determinado evento ou da asserção de direitos.

     

    3.10 Avaliação

    Atividade que envolve a determinação técnica do valor qualitativo ou monetário de um bem, de um direito ou de um empreendimento.

     

    3.77 VisToria

    ConsTatação de um fato, mediante exame circunsTanciado e descrição minuciosa dos elementos que o constituem

     

    3.50 Laudo

    Peça na qual o perito, profissional habilitado, relata oque observou e dá as suas conclusões ou avalia, fundamentadamente, o valor de coisas ou direitos.

     

    3.44 Exame

    InspEção, por meio de perito, sobre pessoa, coisas, móveis e semoventes, para verificação de fatos ou circunstâncias que interessem à causa.

     

    3.59 Parecer técnico

    Opinião, conselho ou esclarecimento técnico emitido porum profissional legalmente habilitado sobre assunto desua especialidade


ID
1695778
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

A Norma de Desempenho (NBR 15575/2013 — Edificações Habitacionais/Desempenho), institui níveis de desempenho mínimos ao longo da vida útil de elementos principais (como estrutura, vedações, instalações elétricas e hidrossanitárias, pisos, fachada e cobertura) de edificações habitacionais.

Internet: < www.piniweb.com.br > (com adaptações).

A esse respeito, julgue o item seguinte.

Além de requisitos gerais do projeto/obra, a NBR 15575/2013 compreende os sistemas estruturais, de pisos, de vedações verticais internas e externas, de coberturas e sistemas hidrossanitários, estabelecendo para todos somente requisitos mínimos.

Alternativas
Comentários
  • Conforme 1.1 da referida norma, estabelece requisitos e critérios de desempenho. No caso dos critérios de desempenho ainda divide em Níveis Inferiores, médios e superiores, sendo o de inferior obrigatorios.

  • Gab. Errado

    complementando...

    Vida Útil de Projeto mínima e superior (VUP):

    1º CASO) Pisos internos: 13 a 20 

    2º CASO) mnemônico: quando tiver na idade entre 20 e 30 (no meu caso) CO/HI (corre) que está ficando VElho (vedação vertical INTERNA - só vc sabe que está ficando velho)

    CObertura: 20 a 30 

    HIdrossanitário: 20 a 30 

    VEdação vertical interna: 20 a 30 

    3º CASO) VEdação VEertical externa: 40 a 60 (o "VE" aparece 2x, ou seja, velho em dobro: o tempo será contado o dobro do interno...a idade está batendo e ficando aparente, EXTERNO.

    4º CASO) Estrutura : 50 a 75 

  • REQUISITOS : MÍNIMO , INTERMEDIÁRIO E SUPERIOR

  • 4.5 Nível de desempenho

    4.5.1 Em função das necessidades básicas de segurança, saúde, higiene e de economia, são estabelecidos

    para os diferentes sistemas requisitos mínimos de desempenho (M) que devem ser considerados e atendidos.

    4.5.2 Os valores relativos aos níveis intermediário (I) e superior (S) estão indicados nos Anexos E

    da ABNT NBR 15575-1, ABNT NBR 15575-2 e ABNT NBR 15575-3, no Anexo F da ABNT NBR 15575-4

    e no Anexo I da ABNT NBR 15575-5

    @cabide.concurseira


ID
1695781
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

A Norma de Desempenho (NBR 15575/2013 — Edificações Habitacionais/Desempenho), institui níveis de desempenho mínimos ao longo da vida útil de elementos principais (como estrutura, vedações, instalações elétricas e hidrossanitárias, pisos, fachada e cobertura) de edificações habitacionais.

Internet: < www.piniweb.com.br > (com adaptações).

A esse respeito, julgue o item seguinte.

Vida útil, um parâmetro-chave estabelecido pela NBR 15575/2013, refere-se ao período de tempo em que um edifício e(ou) seus sistemas, submetidos à correta manutenção periódica, sejam adequados às atividades para as quais tenham sido projetados e construídos.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

     

  • 3.42
    vida útil (VU)
    período de tempo em que um edifício e/ou seus sistemas se prestam às atividades para as quais foram
    projetados e construídos considerando a periodicidade e correta execução dos processos de manutenção
    especificados no respectivo Manual de Uso, Operação e Manutenção
    (a vida útil não pode ser confundida com
    prazo de garantia legal e certificada).

     

    3.43
    Vida Útil de Projeto (VUP)
    Período estimado de tempo para o qual um sistema é projetado a fim de atender aos requisitos de desempenho
    estabelecidos nesta norma, considerando o atendimento aos requisitos das normas aplicáveis, o estágio do
    conhecimento no momento do projeto e supondo o cumprimento da periodicidade e correta execução dos
    processos de manutenção especificados no respectivo Manual de Uso, Operação e Manutenção (a VUP não deve
    ser confundida com tempo de vida útil, durabilidade, prazo de garantia legal e certificada).


ID
1868824
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

No que se refere à execução de forro de gesso, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • As juntas de movimentação devem ser adotadas em paredes de grandes dimensões, de forma a evitar problemas de fissuração por movimentações higrotérmicas. Para paredes simples, ou seja, com uma camada de chapa de gesso em cada face, recomenda-se uma junta de movimentação a cada 50m².

     

  • analisando cada alternativa:

     

    a) pode ser sim que a pintura sele a trinca aparente, mas a trinca ainda continurá lá, e se essa abertura for uma abertura ativa depois de algum tempo ela aparecerá novamente. A assertiva não está correta porque a pintura não tem função de eliminar fissuras;

     

    b) o gesso é cristais de gipsita hidratados, ele possui a fórmula: Ca²SO4.H2O
       ele quando entre em contato com água ele começa a se remoldar e essa remolduragera variação de volume...
       Se o gessso, mesmo depois de endurecido, entrar em contato com água ele terá sim movimentações devido a água

     

    c) gesso não é flexível, além de ser pouco resistente ele é frágil (grandes deformações o faz quebrar), o gesso é muito enjuado de se mexer, porque ele não pode ver água nem sol, e não pode estar anexado aos elementos que possuem movimentações;

     

    d) ecunhamento não serve para variações volumétricas, o encunhamento serve para evitar que as deformações transmitam esforços para a alvenaria. Ex: num prédio de 4 pav as avenarias devem ecunhadas para as deformações das vigas não esmage a alvenaria causando trincas;

     

    e) sim! A junta de movimentação é corretamente aplicável nesse caso! A junta de dilatação em um espaço vazio entre gesso-parede ou gesso-gesso que permite às placas dilatarem por efieto da temperatura ser que comprima os elementos adjascente ( o que causará tincas nas placas)

     

    :)


ID
1934578
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Considerando que um auditor fiscal encarregado de analisar indícios de irregularidades em obras de um determinado estado tenha analisado 50 obras e constatado irregularidades em 40 delas, julgue o item a seguir.

Mais de 70% das obras auditadas apresentaram irregularidades.

Alternativas
Comentários
  • Questão resolvida pela regra de três:

    50 - 100%
    40 - x%
    x=80%!
    Ou seja, maior que 70%

  • Essa questão é para aquele(a) que não sabe nada, não zerar a prova.

  • Fiquei na dúvida !

  • Finalmente tô conseguindo acertar questão pra auditor. Já era hora.

  • Questão muito fácil!!

    Podemos fazer da seguinte forma.

    50 x 0.7= 35

    Logo 40 é maior que 35 questão certa!!

  • FIQEUI PENSANDO UM POUCO, ACHEI QUE ERA PEGADINHA KKKK


ID
2112715
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

No que se refere à elaboração de projeto básico e de termo de referência, julgue o seguinte item.

O projeto básico poderá ser dispensado mesmo na hipótese de um órgão da administração pública desejar contratar serviço de manutenção preventiva e corretiva de toda a instalação elétrica da edificação do órgão.

Alternativas
Comentários
  • Licitações & Contratos Orientações e Jurisprudência do TCU, 4ªed., 2010 p. 166:
    "Projeto básico é o conjunto de elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado, para caracterizar obra ou serviço ou complexo de obras ou serviços. É imprescindível para realização de qualquer obra ou serviço de engenharia."

     

    p. 167:
    "Na contratação de serviços de manutenção preventiva e corretiva, deve o projeto básico conter, para a boa execução dos serviços, ao menos o seguinte:
    -detalhamento do objeto;
    -periodicidade das visitas, se diária, semanal, quinzenal, mensal, por exemplo;
    -horário das visitas de manutenção;
    -prazo para atendimento às chamadas;
    -equipe mínima ou composição da equipe técnica, com registro na entidade pro ssional competente;
    -existência de plantonistas, quando for o caso;
    -relação do material de reposição que deverá ficar a cargo do futuro contratado;
    -material mínimo necessário para estoque no local onde serão executados os serviços;
    -exigência de o cina, quando for o caso;
    -endereço do local onde serão consertados aparelhos, equipamentos etc, quando o reparo não puder ser feito no prédio do contratante."

  • QUESTÃO ERRADA!

    Neste mesmo sentido, aliás, é o que dispõe o art. 5º da Resolução 361/91, do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea)[12], vejamos:

    Art. 5º - Poderá ser dispensado o Projeto Básico com as características descritas nos artigos anteriores, para os empreendimentos realizados nas seguintes situações:

    I - nos casos de guerra ou graves perturbações da ordem;

    II - nos casos de obras ou serviços de pequeno porte, isolados e sem complexidade técnica de gerenciamento e execução;

    III - nos casos de emergência, quando caracterizada a urgência de atendimento de situação que possa ocasionar prejuízo ou comprometer a segurança de pessoas, obras, serviços, equipamentos e outros bens, públicos[13] e privados.

    Parágrafo único - O responsável técnico do órgão contratante deverá justificar a urgência para o atendimento dos casos de emergência, referida neste artigo, emitindo respectivo laudo técnico com Anotação de Responsabilidade Técnica – ART (sem grifos no original).


ID
2359015
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

A NBR 15.270-3/2005 (blocos cerâmicos para alvenaria estrutural e de vedação – métodos de ensaio) apresenta algumas definições importantes para a compreensão da mesma. Analise cada definição a seguir, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Ranhura: frisos na superfície das paredes internas ou dos septos.
( ) Rebarba: material remanescente da operação de corte de um bloco, facilmente removível.
( ) Septo: elemento laminar que une os vazados do bloco.
( ) Variação dimensional: diferença entre os valores das dimensões de fabricação e efetiva obtida de medições individuais segundo esta Norma.

A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • ABNT NBR 15270-3:2005

    3.8 contraprova: Corpo-de-prova da mesma amostra original, reservado para eventuais confirmações de resultados de ensaios.
    3.9 corpos-de-prova: Exemplar do bloco principal, integrante da amostra para ensaio.
    3.10 planeza das faces ou flecha (F): Presença de concavidades ou convexidades, manifestada nas faces dos
    blocos. Fenômeno medido pela distância (F) (figuras A.5 a A.7).
    3.11 ranhura: Frisos na superfície das paredes externas ou dos septos.
    3.12 rebarba: Material remanescente da operação de corte de um bloco, facilmente removível.
    3.13 septo: Elemento laminar que divide os vazados do bloco.
    3.14 variação dimensional: Diferença entre os valores das dimensões de fabricação e efetiva obtida de medições individuais segundo esta Norma.


ID
2505733
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

No estudo para a execução de uma obra de construção civil, foi produzido documento com a seguinte redação.


A obra estará localizada a 300 m da construção vizinha: um prédio antigo, de alvenaria estrutural de tijolos cerâmicos maciços, assentados com argamassa de cimento. O piso do segundo andar é confeccionado de tábuas apoiadas em vigas de madeira engastadas na parede.

A solução de fundação para a obra em exame será a utilização de estacas franki, cravadas por percussão, que atravessarão uma camada inicial de areia compacta para, posteriormente, atravessar uma camada de argila mole até, finalmente, atingir um solo de alteração mais resistente onde se dê a nega.

Há a possibilidade, devido à técnica utilizada e o tipo de solo, de se propagarem vibrações que provoquem o surgimento de rachaduras, com o risco de embargos judiciais, indenizações, além de ações de nunciação da obra nova.

Recomenda-se a troca de solução da fundação ou a execução de pré-furo a trado, a fim de minimizar o efeito das vibrações nas construções vizinhas.


É correto afirmar que o documento produzido é

Alternativas
Comentários
  •  a) uma peça do projeto básico de engenharia.

    Errado. Até fiquei na dúvida por causa dos argumentos iniciais, mas no final ele indica mudança de solução (não é característica de um projeto básico)

     

     b) uma peça do projeto executivo de engenharia.

    Errado. Pouca informação para execução.

     

     c) um relatório de fiscalização do sistema CONFEA/CREA.

    Errado. Necessário maiores formalidades e procedimentos próprios (não tenho certeza).

     

     d) uma perícia de engenharia que diagnosticou as causas de fissuração a partir da análise de informações e da investigação.

    Errado. A patologia é uma possibilidade. O problema ainda não ocorreu.

     

     e) uma vistoria preliminar ou vistoria cautelar de vizinhança.

    Ok. É uma vistoria inicial para verificar o entorno da obra (é praticamente uma consultoria para mitigar riscos e sugerir mudanças).

    A vistoria preliminar é muito importante para resguardar tanto a empreiteira quanto os vizinhos.

     

     

     

    *Nesse concurso a banca inovou nas questões (com muita multidisciplinaridade). Bem diferente das questões tradicionais. 


ID
2514748
Banca
FCC
Órgão
TRF - 1ª REGIÃO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Os trabalhos periciais de engenharia devem ser orientados e obedecer às diretrizes preconizadas pelas normas brasileiras aprovadas pela ABNT. A espécie de perícias onde a atividade que envolve a tomada de decisão ou posição entre as alternativas tecnicamente controversas ou que decorrem de aspectos subjetivos é conhecido como

Alternativas
Comentários
  • LAUDO é a peça na qual o perito, profissional habilitado, relata o que observou e dá suas conclusões ou avalia o valor de coisas ou direitos, fundamentadamente.

     

    AVALIAÇÃO é a atividade que envolve a determinação técnica do valor qualitativo ou monetário de um bem, de um direito ou de um empreendimento.

     

    ARBITRAMENTO é a atividade que envolve tomada de decisão ou posição entre alternativas, tecnicamente, controversas ou que decorrem de aspectos subjetivos.

     

    VISTORIA é a constatação de um fato, mediante exame circunstanciado e descrição minuciosa dos elementos que o constituem, sem a indagação das causas que o motivaram.

     

    EXAME é a Inspeção, por meio de perito, sobre pessoa, coisas, mó-veis e semoventes, para verificação de fatos ou circunstân-cias que interessem à causa.


ID
2522599
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

De acordo com a NBR 14.653, julgue o item seguinte, acerca da regressão linear.


A vistoria é a atividade técnica realizada por profissional com qualificação específica para averiguar e esclarecer fatos, verificar o estado de um bem, apurar as causas que tenham motivado determinado evento, avaliar bens, seus custos, frutos ou direitos.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO. A assertiva descreve a definiçao de PERICIA pela norma 14653-1 item 3.35

    "perícia: Atividade técnica realizada por profissional com qualificação específica, para averiguar e esclarecer fatos, verificar o estado de um bem, apurar as causas que motivaram determinado evento, avaliar bens, seus custos, frutos ou direitos."

  • VISTORIA: Constatação local de fatos, mediante observações criteriosas em um bem e nos elementos e condições que o constituem ou o influenciam

  • 3.5 avaliação de bens: Análise técnica, realizada por engenheiro de avaliações, para identificar o valor de um bem, de seus custos, frutos e direitos, assim como determinar indicadores da viabilidade de sua utilização econômica, para uma determinada finalidade, situação e data.

  •     

    A afirmação dessa questão está incorreta. Segundo a NBR 14653-1, Avaliação de bens - Procedimentos gerais, o conceito apresentado na questão é da atividade de perícia:

     

    "3.35 perícia: Atividade técnica realizada por profissional com qualificação específica, para averiguar e esclarecer fatos, verificar o estado de um bem, apurar as causas que motivaram determinado evento, avaliar bens, seus custos, frutos ou direitos."

     

    Já a vistoria é definida da seguinte maneira:

     

    "3.52 vistoria: Constatação local de fatos, mediante observações criteriosas em um bem e nos elementos e condições que o constituem ou o influenciam."



  • Eu acertei a questão.

    Mas o parabenizo pelo comentário!!!!!


ID
2970136
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CGE - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

No que se refere à acessibilidade a espaços e edificações, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Para responder essa questão vamos usar a norma que trata da acessibilidade, NBR 9050:2015, Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos.

     

    Alternativa A) Correta. De fato o piso tátil e direcional serve como guia e orientação para pessoas com deficiência. Veja trecho da norma que define esses elementos.

     

    "3.1.29 piso tátil


    piso caracterizado por textura e cor contrastantes em relação ao piso adjacente, destinado a constituir alerta ou linha-guia, servindo de orientação, principalmente, às pessoas com deficiência visual ou baixa visão. São de dois tipos: piso tátil de alerta e piso tátil direcional"

     

    Alternativa B) Incorreta. No caso citado, as barras antipânico não são dispensáveis.


    "6.4.1 As rotas de fuga devem atender ao disposto na ABNT NBR 9077 e outras regulamentações locais contra incêndio e pânico. As portas de corredores, acessos, áreas de resgate, escadas de emergência e descargas integrantes de rotas de fuga acessíveis devem ser dotadas de barras antipânico, conforme ABNT NBR 11785."

     

    Alternativa C) Incorreta. A instalação de corrimão acoplado a guarda-corpos não é inadequada, conforme item abaixo:
     

    "6.9.1 Os corrimãos podem ser acoplados aos guarda-corpos e devem ser construídos com materiais rígidos. Devem ser firmemente fixados às paredes ou às barras de suporte, garantindo condições seguras de utilização. Devem ser sinalizados conforme a Seção 5."

     

    Alternativa D) Incorreta. Uma das possibilidades das passarelas é a instalação de rampas e elevadores, conforme demonstrado a seguir:


    "6.13.1 As passarelas de pedestres devem ser providas de rampas, ou rampas e escadas, ou rampas e elevadores, ou escadas e elevadores, para sua transposição. As rampas, escadas e elevadores devem atender ao disposto nesta Norma."

     

    Alternativa E) Incorreta.  Há a possibilidade de plataformas elevatórias de percursos abertos, no entanto, com restrições:


    "6.10.3.2 A plataforma de percurso aberto só é usada em percurso até 2,00 m, nos intervalos de 2,00 m até 9,00 m somente com caixa enclausurada (percurso fechado)."

  • Oi!

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -Todo progresso acontece fora da zona de conforto. – Michael John Bobak

  • Pessoal, conferi todos os itens do comentário do @Concurseiro AUFC e somente o item "E" teve alteração no NBR 9050/2020

    "6.10.3.2 A plataforma de percurso aberto só é usada em percurso até 2,00 m, nos intervalos de 2,00 m até 4,00 m somente com caixa enclausurada.


ID
2970142
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CGE - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

No acompanhamento de obras, a apropriação de serviços tem como benefício

Alternativas
Comentários
  • Atençao, apropriaçao de serviços é diferente de apropriação de custos!! A segunda está associada ao orçamento final da a obra, a primeira está relacionada ao acompanhamento de uso e manutenção dos equipamentos, já que são coletadas informações como horímetro e odômetro.

    Para mais informações sigam: @Jackconcursos

  • apropriação de custos é atividade de apurar o serviço executado para determinar as quantidades exatas de insumos são realmente empregados no serviço no momento da observação e, assim, aumentar a precisão na composição dos custos unitários, analisar com mais segurança a produtividade, possibilitar ajustes no cronograma de obras e controle de gastos.

     

    Sabendo disso, vamos avaliar as alternativas:

     

    Alternativa A) Correta. Por haver coleta do horímetro e odômetro dos equipamentos, é possível quantificar as horas utilizadas e prever a manutenção dos equipamentos. 

     

    Alternativa B) Incorreta. A apropriação de custos quantifica com maior precisão os insumos utilizados, mas não é um método que garante certeza e que cobre todos os imprevistos.

     

    Alternativa C) Incorreta. A apropriação tem maior foco no acompanhamento do andamento do serviço e controle dos insumos e custos. Além disso, serve para ajustar as composições para futuros orçamentos, não sendo tão significativo no orçamento do serviço que está sendo verificado.

     

    Alternativa D) Incorreta, pois não dispensa a logística de treinamento da equipe.

     

    Alternativa E) Incorreta, pois deve ser adotada uma metodologia para coleta dos dados. Caso contrário, a confiabilidade fica prejudicada.

     

    Gabarito: Letra A.

  • A) o acompanhamento do uso de equipamentos e a manutenção destes.

    • Não apenas de equipamentos como também mão de obra insumos...
    • Como a alternativa não limita, apenas cita dois benefícios, está Correta.

    C) o fornecimento de dados essenciais para a revisão do orçamento.

    • Não é essencial.
    • Apesar de que serve para conhecer o custo macro e micro...
    • Errada.
  • Com a apropriação de serviços, a construtora tem a possibilidade de realizar o acompanhamento de uso e manutenção dos equipamentos, já que são coletadas informações como horímetro e odômetro. Isso possibilita extrair uma média de horas utilizadas por dia, facilitando o planejamento e execução de manutenções.

    (...)

    A compilação destas informações pode ser aplicada ainda para a tomada de decisão em obras similares que serão executadas, fazendo com que a construtora consiga mensurar de forma mais eficaz seu orçamento.

    Fonte: Apropriação de Serviços: benefícios da mensuração de custos para a tomada de decisão na obra.


ID
2970160
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CGE - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Acerca de aspectos construtivos, de manutenção e de cuidados operacionais das redes de distribuição de água, julgue os itens a seguir.


I A pressão dinâmica mínima determinada pela ABNT para as redes de distribuição de água é de 200 kPa.

II A instalação de válvulas redutoras de pressão em pontos estratégicos da rede de distribuição contribui para o combate a perdas físicas de água.

III Os tubos plásticos de polietileno de alta densidade utilizados nas redes de distribuição de água têm as vantagens de longa vida útil e alta resistência a impactos.

IV Os registros de pressão são usados nas redes de distribuição de água para permitir manobras, satisfazer demandas e facilitar manutenções.


Estão certos apenas os itens

Alternativas
Comentários
  • I = NBR 12218 item 5.4.1 A pressão estática máxima nas tubulações distribuidoras deve ser de 500 kPa, e a pressão dinâmica mínima, de 100 kPa.

  • o erro da IV é que registros de pressão são utilizados somente em instalações hidrossanitarias de edificações? (no caso, não utilizados em redes de distribuição)

  • A norma cita "Válvula de Manobra".

    Acredito que esse seja o erro da IV.

    Rabisquei "Manobra" na prova mas optei por marcar como certa. (Falta de leitura da Norma seca dá nisso rsrs)

  • Os registros de pressao fazem parte do grupo de registro de utilização: Componente instalado na tubulação e destinado a controlar a vazão da água utilizada. Geralmente empregam-se registros de pressão ou válvula-globo em sub-ramais. Ou seja, nao sao utilizados para realizar manutençao.

    A assertiva IV menciona o registro de gaveta!!

    Para mais informações sigam: @Jackconcursos

  • Item I) Incorreto. a NBR 12218, Projeto de rede de distribuição de água para abastecimento público-Procedimento, afirma que a pressão dinâmica mínima é de 100 kPa.

     

     

    Item II) Correto. O uso desses dispositivos é descrito em nota da mesma norma.

     

     

    Item III) Correto. Os tubos de polietileno de alta densidade, Pead, são usados em vários tipos de instalações. Seu amplo uso se deve a características de ter grande variedade de diâmetros disponíveis, atender diversas classes de pressão, ser resistente quimicamente, a impactos e abrasão, ser atóxico, ter ótima soldabilidade e ser de fácil manuseio e instalação.

     

    Item IV) Incorreto. O dispositivo usado para os serviços listados é a válvula de manobra.

     

    Resumindo, estão corretos os itens II e III.

     

    Gabarito: Letra C.


ID
2970202
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CGE - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

O fiscal responsável pela medição de uma obra pública observou que a construtora contratada, sem a devida autorização e sem justificativa aceitável, deixou de executar determinado serviço, mas executou outro, de mesmo valor, previsto para ser executado somente no mês seguinte. O valor final no boletim de medição não sofreu alteração em relação ao previsto: houve apenas a troca de um serviço pelo outro.


Acerca dessa situação, assinale a opção correta com relação à forma de agir da construtora.

Alternativas
Comentários
  • Somente poderão ser considerados para efeito de medição e pagamento os serviços e obras efetivamente executados pelo contratado e aprovados pela fiscalização, respeitada a rigorosa correspondência com o projeto e as modificações expressa e previamente aprovadas pelo contratante.

    A medição de serviços e obras será baseada em relatórios periódicos elaborados pelo contratado, onde estão registrados os levantamentos, cálculos e gráficos necessários à discriminação e determinação das quantidades dos serviços efetivamente executados.

  • O gabarito, letra E, reflete algo importante de ser observado por fiscais: a empresa não pode seguir a ordem por ela desejada, pois ela pode executar serviços financeiramente mais interessantes para ela primeiro, em momentos em que ainda não devem ser executados, e depois abandonar a obra. E isso é prejudicial à Administração. Os fiscais devem ficar atentos ao respeito ao cronogroama físico-financeiro.


ID
3182539
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

O fiscal de uma obra pública determinou a paralisação da execução do serviço de assentamento de pisos, que não estava de acordo com o projeto. Contudo, a construtora justificou-se alegando que a fiscalização havia auxiliado na interpretação das especificações e que a orientação da fiscalização, apesar de não registrada por escrito, deveria ser considerada como formal, por ser essa uma prática comum em execução de obras.

Tendo como referência a situação hipotética precedente, julgue o item que se seguem.


O auxílio prestado pela fiscalização na interpretação de elementos do projeto justifica um compartilhamento de responsabilidades entre as partes quanto aos possíveis erros de execução.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    De acordo com o item 3.5 do Anexo 3 – Fiscalização do Manual de Obras Públicas – Edificações, da SEAP, qualquer auxílio prestado pela Fiscalização na interpretação de desenhos, memoriais, especificações e demais elementos de projeto, bem como na condução dos trabalhos, não poderá ser invocado para eximir a Contratada da responsabilidade pela execução dos serviços.

    Fonte: Estratégia Concursos


ID
3182542
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

O fiscal de uma obra pública determinou a paralisação da execução do serviço de assentamento de pisos, que não estava de acordo com o projeto. Contudo, a construtora justificou-se alegando que a fiscalização havia auxiliado na interpretação das especificações e que a orientação da fiscalização, apesar de não registrada por escrito, deveria ser considerada como formal, por ser essa uma prática comum em execução de obras.

Tendo como referência a situação hipotética precedente, julgue o item que se seguem.

Ao determinar a paralisação dos serviços em razão dos erros apresentados, o fiscal exerceu uma de suas atribuições legais.


Alternativas
Comentários
  • Certo

    De acordo com o item 3.4 do Anexo 3 – Fiscalização do Manual de Obras Públicas – Edificações, da SEAP: “A Fiscalização deverá realizar, dentre outras, as seguintes atividades: (...) - paralisar e/ou solicitar o refazimento de qualquer serviço que não seja executado em conformidade com projeto, norma técnica ou qualquer disposição oficial aplicável ao objeto do contrato;

    Fonte: Estratégia concursos

  • Complementando...

    3.5 Qualquer auxílio prestado pela Fiscalização na interpretação dos desenhos, memoriais, especificações e demais elementos de projeto, bem como na condução dos trabalhos, não poderá ser invocado para eximir a Contratada da responsabilidade pela execução dos serviços e obras.

    Anexo 3 – Fiscalização do Manual de Obras Públicas – Edificações, da SEAP

    @mateusripol


ID
3182545
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

O fiscal de uma obra pública determinou a paralisação da execução do serviço de assentamento de pisos, que não estava de acordo com o projeto. Contudo, a construtora justificou-se alegando que a fiscalização havia auxiliado na interpretação das especificações e que a orientação da fiscalização, apesar de não registrada por escrito, deveria ser considerada como formal, por ser essa uma prática comum em execução de obras.

Tendo como referência a situação hipotética precedente, julgue o item que se seguem.


A orientação dada pela fiscalização, ainda que tenha sido apenas falada, deve ser considerada uma comunicação formal entre a fiscalização e a contratada, caso esteja comprovada por testemunhas.

Alternativas
Comentários
  • Lei 8666/93, art 60

    Parágrafo único.  É nulo e de nenhum efeito o contrato verbal com a Administração, salvo o de pequenas compras de pronto pagamento, assim entendidas aquelas de valor não superior a 5% (cinco por cento) do limite estabelecido no art. 23, inciso II, alínea "a" desta Lei, feitas em regime de adiantamento.

    Art. 67.  A execução do contrato deverá ser acompanhada e fiscalizada por um representante da Administração especialmente designado, permitida a contratação de terceiros para assisti-lo e subsidiá-lo de informações pertinentes a essa atribuição.

    § 1  O representante da Administração anotará em registro próprio todas as ocorrências relacionadas com a execução do contrato, determinando o que for necessário à regularização das faltas ou defeitos observados.

  • A comunicação entre a Fiscalização e a Contratada será realizada por meio de correspondência oficial e anotações ou registros no Diário de Obras.

    fonte: Manual SEAP, Edificações

  • Novidade da nova lei de licitações: Art 95. lei 14.133/2021

    § 2º É nulo e de nenhum efeito o contrato verbal com a Administração, salvo o de pequenas compras ou o de prestação de serviços de pronto pagamento, assim entendidos aqueles de valor não superior a R$ 10.000,00 (dez mil reais).

  • Nesse caso, seria informal.

    O contrato "informal" é válido para valores até 10 mil reais.


ID
3182554
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Não tendo sido iniciada obra pública no prazo previsto pela ordem de serviço emitida após a formalização do contrato, a empresa responsável justificou-se alegando que a obra possuía apenas licença prévia e que aguardava, além da liberação da licença de instalação, a aprovação da substituição do responsável técnico por parte da administração. O fiscal não aceitou as justificativas e determinou o imediato início dos trabalhos.

A respeito da situação hipotética apresentada, julgue o item subsequente.


A contratada deve buscar justificar adequadamente o motivo pelo qual a obra não foi iniciada à luz da legislação vigente, pois o desatendimento das determinações da fiscalização enseja rescisão contratual.

Alternativas
Comentários
  • Lei 8666/93

    Art. 78, inciso IV:

    art 78) Constituem motivo para rescisão do contrato:

    IV - o atraso injustificado no início da obra, serviço ou fornecimento;

  • A licença ambiental de instalação, nesse caso, é obrigatória para iniciar a obra.

    A administração também deve autorizar a substituição do responsável técnico antes de iniciar.

    Acredito que sejam motivos justificáveis para o atraso.

    Já que é "impossível" sem essas condições.

    Contudo, tem que ser justificada de forma adequada.

    Resposta do fiscal: "Cada um com seus problemas."

    _

    • Obs.: A Nova Lei de Licitação possibilita ativar o dispositivo de reequilíbrio econômico-financeiro em casos atrasos de licenças ambientais.


ID
3630475
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFB
Ano
2010
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Para licitar a contração dos serviços de construção de um prédio, deve ser elaborado um caderno de encargos, no qual se estabelecem as condições segundo as quais os serviços deverão ser executados. Os itens a seguir contêm exigências relativas à execução de pisos e revestimentos, que foram incluídas em um caderno de encargos hipotético. Quanto à conveniência da exigência apresentada, julgue o próximo item.


A aplicação de revestimento em paredes deverá ser realizada após uma semana de conclusão da alvenaria e após a cura do concreto.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito equivocado.

    NBR 7200 -

    5.2 Cronograma de execução

    5.2.1 Quando se fizer uso de argamassas preparadas em obra, as bases de revestimento devem ter as seguintes

    idades mínimas:

    a) 28 dias de idade para as estruturas de concreto e alvenarias armadas estruturais;

    b) 14 dias de idade para alvenarias não armadas estruturais e alvenarias sem função estrutural de tijolos,

    blocos cerâmicos, blocos de concreto e concreto celular, admitindo-se que os blocos de concreto tenham sido curados durante pelo menos 28 dias antes da sua utilização;


ID
3697288
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Um prédio está sendo construído para suprir as necessidades de um órgão público. O projeto executivo completo de arquitetura e engenharia foi desenvolvido por uma empresa projetista, cujo contrato encerrou-se antes do início da construção, e a obra foi contratada por empreitada por preço global. Depois de iniciada a obra, a construtora informou à contratante a existência de erros de projeto, causadores de significativas mudanças de quantidades e de troca de serviços.


Acerca dessa situação hipotética, julgue o próximo item de acordo com a legislação vigente.

Por se tratar de empreitada por preço global, a construtora, ao aceitar todas as condições contratuais na fase licitatória, somente terá direito a acréscimo de valores de serviços novos, devendo o impacto financeiro da alteração de quantitativos ser absorvido pela contratada.

Alternativas
Comentários
  • TCU, no Acórdão 1977/2013:

    "38. Sem dúvida, o ponto mais controverso sobre a prática contratual nas empreitadas globais encontra-se na discussão sobre a viabilidade de prolação de termo aditivo em casos de erros ou omissões do orçamento."

    "66. Em exemplo, os contratos podem, com simplicidade, objetivar que erros unitários de quantidade de até 10% não sejam objeto de qualquer revisão. Menos que isso, esses erros acidentais serão álea ordinária da contratada. [...]"

    FONTE: TECCONCURSOS


ID
3697465
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Um prédio está sendo construído para suprir as necessidades de um órgão público. O projeto executivo completo de arquitetura e engenharia foi desenvolvido por uma empresa projetista, cujo contrato encerrou-se antes do início da construção, e a obra foi contratada por empreitada por preço global. Depois de iniciada a obra, a construtora informou à contratante a existência de erros de projeto, causadores de significativas mudanças de quantidades e de troca de serviços.

Acerca dessa situação hipotética, julgue o próximo item de acordo com a legislação vigente.

Segundo a legislação vigente, o projeto executivo em questão deveria ter sido elaborado pela contratada responsável pela execução da obra, e a empresa projetista deveria ter-se limitado à elaboração o projeto básico. 

Alternativas
Comentários
  • Na Lei 8.666/93, não há nenhuma determinação de que a empresa projetista deve se limitar a elaborar o projeto básico e a contratada responsável pela execução da obra deve elaborar o projeto executivo.

     

    Há duas possibilidades: 1) a contratada responsável pela execução da obra pode ser a responsável pela elaboração do projeto executivo quando só for licitada a obra com o projeto básico disponível; 2) a obra pode ser licitada com o projeto básico e o projeto executivo elaborados pela empresa projetista.

     

    Portanto, segundo a legislação vigente, o projeto executivo pode ser elaborado pela contratada responsável pela execução da obra ou a empresa projetista pode elaborar projeto básico e o projeto executivo.

    Fonte : Felipe Hobaica


ID
3697906
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Um prédio está sendo construído para suprir as necessidades de um órgão público. O projeto executivo completo de arquitetura e engenharia foi desenvolvido por uma empresa projetista, cujo contrato encerrou-se antes do início da construção, e a obra foi contratada por empreitada por preço global. Depois de iniciada a obra, a construtora informou à contratante a existência de erros de projeto, causadores de significativas mudanças de quantidades e de troca de serviços.

Acerca dessa situação hipotética, julgue o próximo item de acordo com a legislação vigente.

Mesmo com o contrato encerrado, a projetista tem a obrigação de corrigir os erros de projeto, devendo, ainda, ser sancionada e arcar com todos os possíveis custos oriundos dos referidos erros.

Alternativas
Comentários
  • Atualizando a questão para a Lei 14133 temos:

    Art. 140

    (...)

    § 5º Em se tratando de projeto de obra, o recebimento definitivo pela Administração não eximirá o projetista ou o consultor da responsabilidade objetiva por todos os danos causados por falha de projeto.

    Gabarito CERTO


ID
5068330
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Sorocaba - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

O estudo de viabilidade da edificação (EV-EDIF) é a etapa destinada

Alternativas

ID
5068333
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Sorocaba - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Na adaptação de edificações e equipamentos urbanos existentes, todas as entradas devem ser acessíveis e, caso não seja possível, desde que comprovado tecnicamente, deve ser adaptado o maior número de acessos. Nesses casos, a distância máxima entre cada entrada acessível e as demais é

Alternativas

ID
5068336
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Sorocaba - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Em edificações e equipamentos urbanos existentes, onde a adequação dos corredores seja impraticável, devem ser implantados bolsões de retorno com dimensões que permitam a manobra completa de uma cadeira de rodas (180º), sendo no mínimo um bolsão a cada

Alternativas

ID
5068339
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Sorocaba - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Nos desenhos para execução de armaduras das peças de concreto armado, a representação de emendas por soldas em barras é indicada com o seguinte símbolo, cotando a respectiva situação:

Alternativas

ID
5068342
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Sorocaba - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Uma carga de 2 100 kN será suportada por um bloco de fundação de concreto armado apoiado em uma camada do terreno com tensão admissível de 0,7 MPa. A área da base, em metros quadrados, do bloco de fundação é

Alternativas
Comentários
  • A área da fundação é calculada pela fórmula:

    Área do bloco = (carga do pilar) / (tensão aplicada pelo bloco no solo)

    Carga do pilar = 2100 kN

    Tensão aplicava pelo bloco no solo = 0,7 MPa. Sendo 1 MPa = 1000kN/m² então 0,7 MPa = 700 kN/m²

    Área = 2100 kN / (700 kN/m²)

    Área = 3.0 m²

    Gabarito:A


ID
5068345
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Sorocaba - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Na execução do revestimento de argamassa de um teto com comprimento do vão de 4,5 m, o máximo desvio de nível permitido para o revestimento, ao final de sua execução, é

Alternativas
Comentários
  • O desvio de nível de revestimentos de teto de argamassas, ao final da sua execução, não deve exceder L/900, sendo L o comprimento do maior vão do teto, em metros:

    4,5/900 = 0,005

    (alternativa D)


ID
5068354
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Sorocaba - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

A resistência média à compressão do concreto (fcmj) corresponde ao valor da resistência média à compressão do concreto a j dias. Quando não for indicada a idade, refere-se a

Alternativas

ID
5068363
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Sorocaba - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Nos projetos de estruturas de concreto, as barras de aço devem ser sempre dobradas a frio, não devendo ser dobradas junto às emendas por solda, observando-se uma distância mínima, dessas emendas, de

Alternativas
Comentários
  • NBR 14931:2004 - Execução de estruturas de concreto - Procedimento

    8.1.5.3 Dobramento

    O dobramento das barras, inclusive ganchos, deve ser feito respeitando os diâmetros internos de curvatura da tabela 1.

    As barras de aço devem ser sempre dobradas a frio.

    As barras não devem ser dobradas junto às emendas por solda, observando-se uma distância mínima de 10 φ.


ID
5412832
Banca
FGV
Órgão
TCE-AM
Ano
2021
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Vida útil de projeto (VUP) é o período estimado para o qual um sistema de edificação habitacional deve ser projetado a fim de atender aos requisitos de desempenho estabelecidos pela norma ABNT NBR 15575, supondo ainda o atendimento à correta execução dos processos de manutenção. Sabe-se, por exemplo, que a VUP mínima da estrutura de uma edificação habitacional é de 50 anos.

Assim, a VUP mínima das instalações hidrossanitárias, de combate a incêndio, do revestimento de fachada e das esquadrias externas, deve ser maior ou igual a:

Alternativas
Comentários
  • Quanto MAIOR forem os seus estudos, MENORES são as chances de cair no fracasso.

  • Gabarito: C

  • Gab. C

    fiz um mnemônico para ficar mais fácil.

    Vida Útil de Projeto mínima e superior (VUP):

    1º CASO) Pisos internos: 13 a 20 

    2º CASO) mnemônico: quando tiver na idade entre 20 e 30 (no meu caso) CO/HI (corre) que está ficando VElho (vedação vertical INTERNA - só vc sabe que está ficando velho)

    CObertura: 20 a 30 

    HIdrossanitário: 20 a 30 

    VEdação vertical interna: 20 a 30 

    3º CASO) Vedação Vertical eXterna: 40 a 60 (aqui, suponhamos que X seja porque está ficando velho em dobro, 2X: o tempo será contado o dobro do interno...a idade está batendo e ficando aparente, EXTERNO.

    4º CASO) Estrutura : 50 a 75 

  • Questão passível de anulação. Fachada é SVVE, portanto, VUP mínimo de 40 anos.


ID
5412841
Banca
FGV
Órgão
TCE-AM
Ano
2021
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Para uma cobertura de vidro foi especificado um vidro insular, composto de uma placa de vidro temperado (externa e superior) e uma placa de vidro laminado de segurança (interna e inferior).

Sobre as características desse vidro especificado, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Você nunca sai perdendo quando ganha CONHECIMENTO!

  • Gabarito: D

  • A questão trata do VIDRO INSULADO ou conhecido como VIDRO DUPLO.

    Definição NBR 16015 - conjunto formado por duas ou mais placas de vidro paralelas, separadas por um espaçador, com as bordas hermeticamente seladas ao longo de todo seu perímetro, formando em seu interior uma câmara estanque e desidratada. Em alguns casos, a câmara pode conter gases inertes para melhorar o comportamento térmico e/ ou acústico.

    Esse vidro pode ser formado por vários tipos de vidros: pode ser float, laminado, aramado... E ainda, pode ser duplo, triplo...

    Na questão foi informado que as placas do vidro insulado são compostas por:

    1. placa superior e externa - vidro temperado
    2. placa inferior e interna - vidro laminado e de segurança.

    Analisando as questões:

    Ao vidro da placa inferior é obtido por fundição e laminação contínuas onde se incorpora, durante a fabricação, uma malha de arame de aço;

    FALSA. Vidro da placa inferior é o laminado. Esse tipo descrito pela questão é o vidro ARAMADO. o Vidro laminado é aquele que tem uma ou mais camadas intermediárias ("interlayer", geralmente um PVB ou resina)

    Bo vidro da placa inferior pode ser composto por duas placas separadas por um espaçador, constituindo uma câmara de ar estanque;

    Eu não entendi essa alternativa. A redaçao não ficou tão clara. Afinal, existe o vidro insulado laminado duplo, triplo, e como é insulado, existe um espaçador ao longo do seu perímetro.

    Co vidro da placa superior pode ser composto por duas chapas de vidro float com uma camada intermediária para reter os fragmentos de vidro e limitar o tamanho da abertura;

    FALSA. Na questão foi informado que é o vidro superior é o vidro temperado. Essa descrição se refere ao vidro LAMINADO. Vidro temperado não tem a camada intermediária.

    Do vidro da placa superior foi submetido a tratamento térmico, consistindo num aquecimento seguido de rápido resfriamento;

    CORRETA. Como o vidro superior é o vidro temperado, essa é a descrição dele. Veja o que diz a NM 293: "Vidro temperado é aquele que foi submetido a um tratamento térmico, consistindo num aquecimento seguido de resfriamento rápido, o qual aumenta a sua resistência mecânica..."

    Eo vidro descrito não pode ser utilizado em aplicações não verticais.

    FALSA. Vidro insulado - dependendo do vidro que o compõe, pode sim ser usado em aplicações não verticais.

    Aqui até dava pra confundir, pois como tem o temperado, ele não pode ser usado em aplicações não verticais.

    Veja o que a NBR 7199 fala sobre ele nas aplicações não verticais:

    Pode ser usado o vidro insulado. Mas tem uma notinha que diz que: "No caso do vidro insulado, ABNT NBR 16015, a peça de vidro interior deve ser de vidro laminado ou aramado."

    Então, como o vidro interior é LAMINADO, atende sim, pode ser usado em aplicações não verticais.


ID
5412844
Banca
FGV
Órgão
TCE-AM
Ano
2021
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Com relação ao Item 7.4 da ABNT NBR 6118:2014, “Qualidade do concreto de cobrimento”, analise as afirmativas a seguir, considerando V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).

( ) O concreto usado em estruturas de concreto protendido em ambientes com classe de agressividade ambiental IV não pode ter sua resistência característica à compressão menor que 35 MPa.
( ) O concreto usado em estruturas de concreto armado em ambientes com agressividade considerada forte não pode ter sua resistência característica à compressão menor que 30 MPa.
( ) O concreto usado em estruturas de concreto protendido em ambientes rurais não pode ter sua resistência característica à compressão menor que 25 MPa.

A sequência correta é:

Alternativas
Comentários
  • Conforme tabela 7.1 da norma. Menor que 40 MPa na alternativa I. As demais estão corretas.

  • Quanto MAIOR forem os seus estudos, MENORES são as chances de cair no fracasso.

  • Para solucionar a questão, o candidato deve demonstrar conhecimento acerca da ABNT NBR 6118 : 2014 – Projetos de Estrutura de Concreto – Procedimentos.

    Vejamos as afirmativas:

    (F) O concreto usado em estruturas de concreto protendido em ambientes com classe de agressividade ambiental IV não pode ter sua resistência característica à compressão menor que 35 MPa.

    De acordo com a norma, o concreto usado em estruturas de concreto protendido em ambientes com classe de agressividade ambiental IV não pode ter sua resistência característica à compressão menor que 40 MPa.

    (V) O concreto usado em estruturas de concreto armado em ambientes com agressividade considerada forte não pode ter sua resistência característica à compressão menor que 30 MPa.

    Correto de acordo com a norma.

    (V) O concreto usado em estruturas de concreto protendido em ambientes rurais não pode ter sua resistência característica à compressão menor que 25 MPa.

    Correto de acordo com a norma.

    Convém destacar que neste tipo de questão cabe ao candidato memorizar o que está previsto na norma, pois claramente a Banca não deseja avaliar qualquer tipo de análise ou interpretação. 


    Gabarito do Professor: Letra E.

ID
5412847
Banca
FGV
Órgão
TCE-AM
Ano
2021
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Com relação ao item 13.2 da ABNT NBR 6118:2014, “Dimensões-limites”, analise as afirmativas a seguir, considerando V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).

( ) A seção transversal das vigas não pode apresentar largura menor que 15 cm e a das vigas-parede, menor que 20 cm.
( ) A espessura mínima das lajes maciças é a que suporta veículos de peso total maior que 30 kN.
( ) A espessura da mesa de lajes nervuradas, quando não existirem tubulações horizontais embutidas, deve ser maior ou igual a 1/10 da distância entre as faces das nervuras e não menor que 5 cm.

A sequência correta é:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa I no item 13.2.2 da norma (12 cm para viga e 15 cm para vigas-parede)

    Alternativa II no item 13.2.4.1 da norma (10 cm para esses veículos, 7 cm a menor espessura)

    Alternativa III no item 13.2.4.2 da norma (1/15 e 4 cm).

  • Os únicos limites da sua mente são aqueles que você acreditar ter!

  • Eu errei lendo a própria NBR, imagina na hora da prova...

    Q deus tenha piedade de todos nós


ID
5412850
Banca
FGV
Órgão
TCE-AM
Ano
2021
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

De acordo com as definições da ABNT NBR 6122:2019, “Projeto e execução de fundações”, analise as afirmativas a seguir, considerando V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).

( ) Estaca Strauss é aquela executada por perfuração do solo com uma sonda ou piteira e revestimento total com camisa metálica, realizando-se gradativamente o lançamento e apiloamento do concreto, com retirada simultânea do revestimento.
( ) Nega é a medida de penetração permanente de uma estaca, causada pela aplicação de um golpe de martelo ou pilão, sempre relacionada com a energia de cravação.
( ) Solos colapsíveis são aqueles que apresentam deformações elevadas quando solicitados por sobrecargas pouco significativas ou mesmo por efeito de carregamento devido ao seu peso próprio.

A sequência correta é:

Alternativas
Comentários
  • Afirmativa I no item 3.24 da norma.

    Afirmativa II no item 3.34 da norma.

    Afirmativa III nos itens 3.41 e 3.42 da norma. São solos compressíveis em vez de colapsíveis.

  • Você nunca sai perdendo quando ganha CONHECIMENTO!