SóProvas


ID
207460
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2009
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

Na elaboração do orçamento de uma obra de construção civil, um
aspecto que merece especial atenção é o que diz respeito aos
encargos sociais. A respeito desse aspecto, julgue os itens a
seguir.

Todas as empresas estão obrigadas a depositar, em conta bancária vinculada, a importância correspondente ao fundo de garantia por tempo de serviço de seus empregados, equivalente a 8% da remuneração básica de cada um deles, incluindo-se o 13.o salário.

Alternativas
Comentários
  • Os 8% são pagos pela empresa aos órgãos competentes do governo, enquanto o 13º é depositado diretamente ao trabalhador. A questão mistura ambos em um mesmo pagamento, o que está incorreto. Gabarito (E).
  • O depósito de 8% não é da remuneração básica, deve ser da remuneração bruta.

  • Questão: "Todas as empresas estão obrigadas a depositar, em conta bancária vinculada, a importância correspondente ao fundo de garantia por tempo de serviço de seus empregados (FGTS), equivalente a 8% da remuneração básica de cada um deles, incluindo-se o 13.o salário."

    ________________________________________________________________________________________________

    O que é uma conta vinculada do FGTS?

    • Esse fundo é uma conta aberta em nome do empregado na Caixa Econômica Federal na qual a empresa deposita 8% do salário do colaborador. O saldo da conta vinculada é formado pelos depósitos mensais efetivados pelo empregador, acrescidos de atualização monetária e juros.

    Qual o valor do depósito?

    • O valor será o correspondente a 8% (oito por cento) do salário bruto pago ao trabalhador. Para os contratos de trabalho firmados nos termos da lei nº 11.180/05 (Contrato de Aprendizagem), o percentual é reduzido para 2%. No caso de trabalhador doméstico, o recolhimento é correspondente a 11,2 %, sendo 8% a título de depósito mensal e 3,2% a título de antecipação do recolhimento rescisório. É importante ressaltar que o FGTS não é descontado do salário, pois é uma obrigação do empregador.