SóProvas


ID
2076295
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Os conflitos se referem a interação antagonista em que uma parte tenta bloquear as intenções ou metas da outra. Vários fatores podem fazer com que as pessoas se engajem em conflito. Aponte a opção correta com relação aos fatores.

Alternativas
Comentários
  • A banca quer a resposta dela. Não adianta brigar. Percebamos que as assertivas contêm uma espécie de conflito. 
    Daft (2005) = 11.1. Causas dos Conflitos
    De acordo com Schermerhorn5 e Daft,6 algumas condições podem aumentar a chance de um conflito ocorrer:
    Papel Ambíguo – Ocorre quando o empregado não sabe o que é esperado dele, ou o que deve fazer exatamente. Pode levar a uma situação em que as pessoas estejam fazendo trabalhos conflitantes, ou estejam em tarefas que levem a um conflito com outras pessoas na organização.
    Recursos Escassos – Se faltam recursos para todos na organização, alguém ficará insatisfeito! Disputas por recursos são causas muito comuns de conflitos em uma organização!
    Interdependências – Quando dependemos do trabalho de outras pessoas para fazer nosso trabalho, existe um conflito em potencial! Em toda organização existem interdependências entre setores e pessoas. Dessa forma, uma pessoa deve cumprir seu papel de forma eficiente para que a outra possa fazer o mesmo.
    Objetivos Conflitivos – Quando os objetivos da organização não são bem desenhados, ou são ambíguos (setor de vendas recebe bônus por vendas maiores, mas setor de materiais recebe bônus por investimento em estoque menor, por exemplo), existe uma chance grande de haver conflitos dentro da organização.
    Diferenciação – Diferenças na estrutura da organização ou no perfil das pessoas de áreas diferentes podem causar conflitos, pois as visões de mundo e do trabalho poderão ser conflitantes (por exemplo, imagine um setor de finanças com pessoas com média de idade de 55 anos interagindo com o setor de marketing recheado de pessoas com média de idade de 25 anos? A diferença de idade e experiência por si só poderá gerar conflitos!).
    Falhas de Comunicação – Uma comunicação deficiente pode levar a desentendimentos e interpretações incorretas de parte a parte. Principalmente em equipes que trabalham a distância, uma falha de comunicação pode gerar e aumentar conflitos.
    Choque de Personalidades – Muitas vezes as pessoas simplesmente não se “bicam”. Personalidades, valores e atitudes muito diferentes (ou iguais) podem gerar um conflito única e exclusivamente derivado dos estilos de vida das pessoas. Muitas vezes a única solução é separar as pessoas envolvidas.7
    Conflitos Anteriores – Quando já ocorreram conflitos entre algumas pessoas e estes não foram bem resolvidos, existirão ressentimentos. Portanto, estes sempre poderão ressurgir em novos conflitos!

  • Letra A

     

    Prova: Ministério da Cultura Ano: 2013 Banca: Cespe (não encontrei no QC)

     

    Questão 106) Quebras na comunicação, recursos escassos e ambiguidades jurisdicionais são exemplos de causas de conflitos nas organizações, que geram interações antagonistas entre as pessoas e as equipes de trabalho.

    Certo

     

    http://www.cespe.unb.br/COnCursos/MC_13/arquivos/MC13_009_12.pdf

    http://www.cespe.unb.br/COnCursos/MC_13/arquivos/Gab_definitivo_MC13_009_12.PDF

  • Concordo bastante com a Vanessa!!! A questão está querendo a resposta que ela julga correta.

  • A resposta da banca não tem Bibliografia...

     

  • Causas ou antecedentes dos conflitos
    Basicamente existem quatro condições antecedentes dos conflitos:


     

    Depêndencia mutua de tarefas 

    É comum ter mais de uma area ou pessoas relacionadas a uma mesma tarefa.

    Ex:O setor de contas a pagar depende do setor de compras p/ q este passe as notas fiscais p/ o setor de contas a pagar o desepenho de um depende do outro por isso que os setores não podem ser vistos isoladamente os departamentos se completam em suas atividades p/ alcançar os objetivos organizacionais.

     

    Ambiguidade de papeis 

    Podem estar presentes em diversos contextos, sempre con
    tribuindo para o aparecimento de conflitos. Podem surgir
    da dificuldade em distribuir o mérito e a culpa e podem es
    tar presentes nos critérios da avaliação de desempenho,
    gerando frustrações, tensões e conflitos.

    Robbins (2005): “quanto maior a am
    biguidade na definição das responsabilidades pelas ações,

    maior o potencial de conflitos”.

     

    Recursos compartilhados 

    Essa quantidade fixa de recursos precisa ser distribuída e
    alocada entre os grupos da organização, como o capital de
    giro, valores orçamentários, salários, créditos, espaço,
    pessoas, máquinas e equipamentos.

    Se um grupo quer aumentar a quantidade de recursos, outro grupo terá de
    perder ou abrir mão de uma parcela.

     

    Comunicação

    Representa as forças opostas que surgem das dificuldades
    semânticas, dos erros de compreensão e do ruído nos
    canais de comunicação. Assim, o potencial de conflitos
    aumenta quando há escassez ou excesso de comunicação.

    Fonte: gestao de pessoas para concurso -Livro Andreia Ribas 


    Realmente é dificil saber ao certo a bibliografia que sera utilizada pela banca ao elaborar as questoes infelizmente nos alunos temos que analisar se a banca tiver questoes suficientes que tipo de assunto elas cobram mais relacionado a que autores isso ocorre tanto em administraçao quanto em gestão de pessoas o que nao podemos é de fato ficar vinculados a apenas um autor , ja que, as bancas são uma caixinha de surpresa ...o ruim é realmente ter tempo suficiente p/ ver diferentes autores com diferentes concepções.

    Que Deus nos ajude em nossa caminhada !
     


     


     

  • o QUE É interações antagonistas?

  • Em 01/08/2018, às 23:15:04, você respondeu a opção A.Certa!    (Demorou, mas foi hehehehehe)

    Em 24/07/2018, às 14:29:32, você respondeu a opção B.Errada!

    Em 24/01/2018, às 23:54:31, você respondeu a opção B.Errada!

    Em 23/10/2017, às 12:25:49, você respondeu a opção C.Errada!

    Em 05/10/2017, às 16:20:29, você respondeu a opção C.Errada!

    Em 24/08/2017, às 16:46:02, você respondeu a opção E.Errada!

  • Em 09/11/2017, às 21:41:24, você respondeu a opção A.Certa!

    Em 27/10/2017, às 23:18:03, você respondeu a opção A.Certa!

    Em 04/10/2017, às 03:07:52, você respondeu a opção D.Errada!

    Em 19/09/2017, às 18:50:27, você respondeu a opção D.Errada!

    Em 25/11/2016, às 18:54:39, você respondeu a opção E.Errada!

  • Em 15/11/2017, às 10:05:40, você respondeu a opção A. Certa!
    Em 04/11/2017, às 15:19:36, você respondeu a opção A. Certa!

    Questão difícil não sai da cabeça!

  • De acordo com Daft e Terry, vários fatores podem criar conflitos organizacionais. Eles são os seguintes:

     

    Recursos escassos - Os recursos podem incluir dinheiro, suprimentos, pessoas ou informações. Muitas vezes, as unidades organizacionais estão em competição por recursos escassos ou em declínio. Isso cria uma situação em que o conflito é inevitável.


    Ambiguidades jurisdicionais - Os conflitos também podem surgir quando as fronteiras do trabalho e as responsabilidades da tarefa não são claras. Os indivíduos podem estar em desacordo sobre quem é responsável por tarefas e recursos.


    Conflitos de personalidade - Um conflito de personalidade surge quando duas pessoas simplesmente não se dão bem ou não vêem as coisas da mesma forma. As tensões de personalidade são causadas por diferenças de personalidade, atitudes, valores e crenças.


    Diferenças de poder e status - O conflito de poder e status pode ocorrer quando um indivíduo tem influência questionável sobre outro. As pessoas podem se envolver em conflitos para aumentar seu poder ou status em uma organização.


    Diferenças de objetivos - Conflitos podem ocorrer porque as pessoas estão buscando objetivos diferentes. Os conflitos de objetivos em unidades de trabalho individuais são uma parte natural de qualquer organização.


    Quebra de Comunicação - Barreiras baseadas em comunicação podem ser derivadas de diferenças nos estilos de fala, estilos de escrita e estilos de comunicação não verbais. Essas diferenças estilísticas distorcem freqüentemente o processo de comunicação. A comunicação defeituosa leva a percepções errôneas e mal-entendidos que podem levar a um conflito de longa data. Podem surgir barreiras adicionais à comunicação a partir das diferenças cruzadas entre gêneros e culturas dos participantes. Essas diferenças fundamentais podem afetar tanto as maneiras pelas quais as partes se expressam como a forma como elas são susceptíveis de interpretar a comunicação que recebem. Essas distorções, por sua vez, freqüentemente resultam em erros de leitura pelas partes envolvidas. Além disso, é comum que as partes envolvidas sejam inconscientes dessas falsas impressões. Os mal-entendidos resultantes subsequentemente levam as partes envolvidas a acreditar que existe um conflito baseado em comportamentos incompreendidos quando, de fato, nenhum conflito realmente existe. Miller e Steinberg chamam esse miserável "pseudo-conflito", ou seja, um conflito percebido e não um conflito real. Muito do que os gerentes assumem como um conflito real é o produto desse pseudo-conflito.


    Leia mais: http://www.referenceforbusiness.com/management/Comp-De/Conflict-Management-and-Negotiation.html#ixzz53vhmY9mg

  • Questão pra se sentir burro(a).
  • Chiavenato (2004) defende que, existem nas organizações certas condições inerentes à mesma, que tendem a criar percepções entre pessoas e grupos, predispondo ambientes de conflito. Esse cenário constitui as condições antecedentes dos conflitos, que conforme o autor dividem-se em quatro tipos, conforme a seguir:

    ambiguidade de papel: quando as expectativas são pouco claras e confusas, além de outras incertezas, aumentando a probabilidade de fazer com que as pessoas sintam que estão trabalhando para propósitos incompatíveis;

    objetivos concorrentes: como o crescimento da organização os grupos e setores se especializam cada vez mais na busca por seus objetivos. Desta forma cada grupo realiza tarefas diferentes, focando objetivos diferentes, relaciona-se com partes distintas do ambiente, ou seja, surge a diferenciação, objetivos e interesses desiguais dos demais grupos da organização;

    recursos compartilhados: os recursos organizacionais são limitados e escassos, e a quantidade disponível precisa ser distribuída e alocada entre os grupos da empresa, de forma que, se um grupo aumentar sua quantidade de recursos, outro grupo perderá ou terá de abrir mão de uma parcela dos seus. Isso provoca a percepção de objetivos e interesses diferentes e incongruentes;

    interdependência de atividades: as pessoas e grupos de uma organização precisam uns dos outros para desenvolver suas atividades e alcançar os objetivos. Isso ocorre quando um grupo não pode realizar a sua tarefa e alcançar seu objetivo a não ser que outro grupo realize a sua ou alcance o seu. Quando os grupos são altamente interdependentes existem oportunidades de que um grupo auxilie ou prejudique o trabalho dos demais, o que é um potencial conflito.

     

    https://www.rhportal.com.br/artigos-rh/conflitos-transformando-em-oportunidades/

  • A

  • Considerações da banca:

    No ambiente organizacional é certo que lidar com os conflitos requer grande habilidade, sendo este um

    movimento complexo para qualquer indivíduo organizacional. Quando pessoas trabalham juntas, em equipe,

    é inevitável ocorrerem conflitos, como alegam vários estudiosos sobre o assunto.

    Entretanto para para Daft (2005), o conflito se refere a interação antagonista em que uma parte tenta

    bloquear as intenções ou metas da outra. Para o autor, as ambiguidades jurisdicionais emergem quando

    “não estão claros os limites das tarefas e das responsabilidades.

    Quando tarefas estão bem definidas e são previsíveis, afirma o autor, as pessoas sabem onde elas se

    encaixam. Quando as responsabilidades não são claras, as pessoas podem discordar sobre quem tem a

    responsabilidade por tarefas específicas ou quem tem direito sobre os recursos.

    Por outro lado, a comunicação no ambiente organizacional as vezes é falha(...)Segue o autor, a má comunicação resulta em desentendimentos e em percepções equivocadas de outras pessoas e equipes. Em alguns casos,

    informações são retidas propositadamente e isso pode prejudicar a confiança entre equipes e levar a um

    conflito duradouro.

    Fonte: CCV