SóProvas


ID
2077162
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Considere uma economia com taxa de câmbio flutuante em um contexto internacional de mobilidade de capitais financeiros. Suponha, também, que a demanda por moeda seja bastante inelástica em relação à taxa de juros.
Nessa economia, uma política monetária expansiva acarretaria um(a)

Alternativas
Comentários
  • Mobilidade Perfeita de Capital x câmbio flutuante: Política Monetária é EFICAZ. Compra de títulos → queda de r → fuga de capital → aumento do dólar → aumento da competitividade → aumento de X → deslocamento da IS → nova Y → retorno de r. Portanto, letra A.

     

    Pra dar o start nesse tipo de questão memorizei que política fiscal com câmbio fixo funciona! Fiscal e Fixo. Fi com Fi! Assim já ajuda para dar continuidade no raciocínio.

     

                        Fiscal          Monetário

    Fixo               ok                    -

    Variável          -                  ok

  • política Monetária Expansiva: é formada por medidas que tendem a acelerar a quantidade de moeda e a baratear os empréstimos (baixar as taxas de juros). Incidirá positivamente sobre a demanda agregada. Instrumentos:

     

    Diminuição do recolhimento compulsório: o Banco Central diminui os valores que toma em custódia dos bancos comerciais, possibilitando um aumento do efeito multiplicador, e da liquidez da economia como um todo.

     

    Assistência Financeira de Liquidez: o Banco Central, ao emprestar dinheiro aos bancos comerciais, aumenta o prazo do pagamento e diminui a taxa de juros. Essas medidas ajudam a diminuir a taxa de juros da economia, e a aumentar a liquidez.

     

    Compra de títulos públicos: quando o Banco Central compra títulos públicos há uma expansão dos meios de pagamento, que é a moeda dada em troca dos títulos. Com isso, ocorre uma redução na taxa de juros e um aumento da liquidez.

  • Fala pessoal! Tudo beleza? Professor Jetro Coutinho na área.

    Vamos comentar esta questão sobre Modelo IS-LM-BP.

    Enquanto o Modelo IS-LM se passa em uma economia fechada, o modelo IS-LM-BP considera que a economia é aberta. Por isso, além das tradicionais curvas referentes ao mercado real (IS) e mercado monetário (LM) temos uma terceira curva, a curva BP, que mostra os impactos decorrentes do câmbio.

    Bom, supondo que a taxa de câmbio é flutuante e que há mobilidade de capitais, somente a política monetária é eficaz para aumentar a renda.

    Se houver política monetária expansionista, como o enunciado colocou, a LM se deslocará para a direita e para baixo, aumentando o produto e diminuindo a taxa de juros. Essa queda da taxa de juros interna vai fazer com que o capital estrangeiro saia do país, o que significa que o estrangeiro vai vender real e comprar dólar, causando a desvalorização da moeda nacional. Com o câmbio desvalorizado (maior taxa de câmbio) as exportações aumentam e as importações diminuem, o que faz com que haja deslocamento da IS para direita e para cima, com nova expansão da renda e aumento dos juros.

    No final das contas, a taxa de juros não se altera, e o produto aumenta.

    Ou seja, considerando que temos plena mobilidade de capitais e taxa de Câmbio flutuante, a política monetária é capaz de expandir o produto.

    Vamos às alternativas:

    A) Correta. Como acabamos de explicar.

    B) Incorreta. Haverá saída de capital estrangeiro.

    C) Incorreta. Como o câmbio é flutuante, não haverá impacto nas reservas.  

    D) Incorreta. Haverá aumento da taxa de câmbio (desvalorização da moeda nacional).

    E) Incorreta. Neste processo, não há impacto no investimento.


    Gabarito do Professor: Letra A.