SóProvas


ID
2077168
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

No período de 2002 a 2006, correspondendo ao governo Lula, a evolução da economia brasileira se caracterizou pelo(a)

Alternativas
Comentários
  • Um período conhecido como Boom das Commodities, aumento de preço e da demanda por esses produtos. Impacto direto na balança comercial, com apreciação do real. 

  • Gabarito: B
     

    O período referente ao primeiro mandato de Lula foi marcado por uma bonança econômica internacional, da qual o Brasil soube tomar proveito. As exportações foram de US$31,4 bi em 2002 para US$74,7 bi em 2006.



    Prof. Celso Natale



    Bons estudos !!

  • Fala pessoal! Tudo beleza? Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre Economia Brasileira. 

    Bom, o primeiro mandato do Governo Lula é considerado pelos economistas um período de "bonança externa". Pelo lado monetário, o governo Lula reduziu as metas de inflação e anunciou o compromisso de buscar superávits primários acima de 4% do PIB Além disso, enviou ao Congresso Nacional reformas tributárias e previdenciárias.

    Essa sinalização do Governo Lula de que manteria os pilares econômicos do governo anterior foi bem recebida pelos agentes econômicos. Com o passar do tempo, a inflação caiu (de 9,3% em 2003 para 3.14% em 2006), a dívida chegou a apenas 37% do PIB e a taxa de Câmbio também caiu (dólar saiu de 3,5 para 2).

    No entanto, apesar da taxa de câmbio ter caído, o valor total das exportações brasileiras subiu. Isso ocorreu porque a razão entre o preço do que o Brasil exportava e o preço daquilo que importávamos subiu 25%. OU seja, os produtos que exportávamos eram, na média, mais caros do que os que importávamos. Isso fez com que o valor em dólar recebido pelas exportações do Brasil aumentasse muito.

    A causa desse aumento nos termos de troca se deu em função do aumento do consumo da China, que aumentou o preço dos produtos exportados pelo Brasil.

    Dito isso, vamos às alternativas.

    A) Incorreta. Na verdade, a Formação Bruta de Capital Fixo do Brasil se manteve entre 14% e 16% do PIB.

    B) Correta. Como vimos acima.

    C) Incorreta. No período, houve superávit primário.

    D) Incorreta. Pela maior entrada de dólares no país derivada das exportações e dos termos de troca favoráveis, houve aumento das reservas internacionais.

    E) Incorreta.


    Gabarito do Professor: Letra B.