SóProvas


ID
2077174
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

No período de 1990 a 1999 do século XX, a economia brasileira passou por várias reformas importantes, entre as quais NÃO se encontra a(o)

Alternativas
Comentários
  • Leta A 

    não houve imposto sobre o valor adicionado.



    O capítulo 1 – A primeira fase do Plano: estabilidade de preços com endividamento (1994-1998) – reconstrói as três etapas de implantação do Plano Real: a construção da âncora fiscal, por meio do PAI (Plano de Ação Imediata), considerada mal sucedida por não lograr a estabilidade fiscal; a adoção da URV e o lançamento da nova moeda em julho de 1994, que, aos olhos do autor, se deu de modo precipitado, em resposta ao calendário político.


    O capítulo 2 – A segunda fase do Plano Real (1999-2002): restrição fiscal e baixo crescimento – discute a construção e as peças do novo modelo de estabilização alicerçado no tripé câmbio flutuante, regime de meta de inflação e geração de superávits primários. 


    O lado fiscal, embora tenha avançado as privatizações e o controle das finanças das esferas subnacionais por meio da renegociação das dívidas de estados e municípios, também não evitou o crescimento da relação dívida/PIB, impulsionada pelos altos juros.

    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-06182014000100010

     

    Bons estudos !!!

  • Fala pessoal! Tudo beleza? Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre Economia Brasileira. 

    Na década de 90, nosso país passou pelos Governos Collor, Itamar Franco e FHC. Dito isso, vamos às alternativas.

    A) Incorreta. Apesar das várias reformas feitas na economia brasileira, o imposto sobre valor adicionado até hoje não foi implementado. Já foram feitas várias tentativas, mas é difícil chegar a um consenso que agrade todos os estados, os municípios e a união.

    B) Correta. O Câmbio Flutuante foi adotado no Governo Collor, juntamente com a extinção das listas de produtos com importação suspensa.

    C) Correta. O sistema de metas de inflação foi adotado no Governo FHC em 1999, após uma desvalorização brusca do real. Assim, surgia o chamado "tripé macroeconômico": Câmbio flutuante, Superávit Primário e Metas de Inflação.

    D) Correta. Adotado no Governo Itamar Franco, o Plano de Ação Imediata visava redefinir relações entre os entes federativos e entre estes e o Banco Central. No âmbito deste plano, diversos bancos estaduais foram extintos.

    E) Correta. Começou no Governo Collor, como uma forma de dar uma resposta liberal aos problemas da Economia. Mas avançou mesmo no governo FHC, com diversas privatizações, especialmente nos setores de energia e telecomunicações, e a criação das agências reguladoras.

    Como a questão pede a que reforma que não foi feita de 1990 a 1999, o nosso gabarito é a letra A.


    Gabarito do Professor: Letra A.