A partir do final do ano de 2010, o Banco Central do Brasil passou a adotar as chamadas medidas macroprudenciais restritivas, para perseguir sua meta de inflação.
Tais medidas
a) incluíram a redução dos depósitos compulsórios dos bancos comerciais. EXPANSIVA
b) incluíram a redução do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). EXPANSIVA
c) resultaram em uma aceleração da atividade econômica no país. EXPANSIVA
d) levaram a um aumento do superavit primário do orçamento público. Medidas restritivas tomadas pelo Banco Central não afetam o Resultado Primário, pois este não computa o juros da dívida. Afetam, sim, o Resultado Nominal, que computa da taxa de juros.
e) visaram a criar alternativas à subida dos juros como instrumento da política monetária anti-inflacionária. CERTO! RESTRITIVA!
Resposta: E.
Fala pessoal! Tudo beleza? Professor Jetro Coutinho na área.
Vamos comentar esta questão sobre Política Econômica misturada com Economia Brasileira.
Bom, se o Banco Central está usando medidas para perseguir meta de inflação, só podemos estar falando em política monetária. Além disso, repare que o enunciado fala em "medidas macroprudenciais restritivas", ou seja, a questão quer as políticas monetárias restritivas.
Vamos às alternativas.
A) Incorreta. Redução dos depósitos compulsórios é uma política monetária expansionista. Ao reduzir compulsórios, os bancos comerciais precisam manter menos recursos depositados no Banco Central. Por isso, os bancos comerciais podem emprestas mais recursos, o que causa aumento da oferta monetária.
B) Incorreta. Redução do IOF é política fiscal, que o Banco Central não opera.
C) Incorreta. Por definição, políticas monetárias restritivas reduzem a atividade econômica.
D) Incorreta. Superávit primário público é relacionado a política fiscal do governo (arrecadação e gastos), que o Banco Central não opera.
E) Correta. Para conter a inflação, o Banco Central pode subir os juros. No entanto, o Banco Central também tem outras alternativas, como a utilização de políticas monetárias restritivas, que reduzem a oferta monetária. Ao praticar política monetária restritiva, há diminuição do produto, o que arrefece a atividade econômica, diminuindo a inflação.
Gabarito do Professor: Letra E.