-
a) curva da demanda é paralela ao eixo das quantidades;
b) correto
c) Cmg = Rmg
d) desconheço esse tipo específico de oligopólio, mas por regra geral há interdependência neste mercado e não o contrário.
e) a única curva de demanda paralela ao eixo é da concorrência perfeita. Todas as outras possuem inclinação.
-
GABARITO B
A)
A curva de demanda da firma pode até ser negativamente inclinada, mas a curva do setor, resultante do somatório das curvas individuais, será horizontal. Na hipótese de concorrência perfeita, o preço é dado pelo mercado, o que resulta em demanda infinitamente elástica.
C)
A hipótese de equilíbrio na qual o preço é igual ao custo marginal só é válida para a concorrência perfeita e para o oligopólio de Bertrand. Em todas as outras, CMg = RMg.
D)
O oligopólio de Stackelberg pode ser exemplificado por um setor em que há um líder e um ou mais seguidores. A decisão dos seguidores depende do contexto gerado pelo líder e o líder determina a produção de acordo com as expectativas com relação aos seguidores, por isso não se pode falar em decisões isoladas.
-
a) E. Na concorrência perfeita a curva de demanda é uma reta horizontal.
b) C. Realmente ambas as estruturas de mercado obtém lucro econômico nulo ( = 0) no longo prazo.
c) E. Em qualquer estrutura de mercado a maximização de lucros é dada por [Rmg = Cmg], sendo - Rmg receita marginal, Cmg - custo marginal. O custo marginal é o preço de venda.
d) E. Esse duopólio lembra 'liderança de quantidade' - uma empresa líder define a quantidade e as demais seguem.
e) E. Está descrevendo a concorrência perfeita.
-
Fala pessoal! Tudo beleza? Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre estruturas de mercado.
Estruturas de Mercado são configurações de mercado em relação ao número de ofertantes e demandantes, à existência de informação, e à homogeneidade do produto ou não. As estruturas de mercado estudadas são: concorrência perfeita, monopólio, oligopólio e concorrência monopolística.
Vamos às alternativas:
A) Incorreta. Na concorrência perfeita, há infinitos consumidores e ofertantes e nenhum deles é capaz de influenciar os preços do mercado. Isso significa que consumidores e ofertantes são tomadores de preço. Esse fato faz com que a curva de demanda individual da firma seja 100% horizontal (e não negativamente inclinada como afirmou a alternativa).
Já a curva de demanda do mercado (considerando todas as firmas) aí, sim, é negativamente inclinada.
B) Correta. A concorrência monopolística tem características da concorrência perfeita (como a livre entrada/saída) e do monopólio (cada empresa tem o monopólio sobre seu produto). Uma das semelhanças entre a concorrência monopolística e a perfeita é que o lucro econômico no longo prazo é igual a zero (ou seja, a empresa ganha no mercado em que está o mesmo que ganharia em outro mercado).
A diferença é que na concorrência perfeita, o equilíbrio ocorre quando o custo médio é mínimo. Na concorrência monopolística, o equilíbrio ocorre quando o Cme não é mínimo (há capacidade ociosa, portanto). Mas, nos dois casos, o lucro da empresa será normal (zero).
C) Incorreta. Na verdade, as firmas conseguem alcançar o lucro máximo quando P = Cmg em mercados competitivos (e não em oligopólios). Até tem um caso específico de oligopólio que chega nesse equilíbrio (P = Cmg), que é o oligopólio de Bertrand. Mas como a banca não foi específica em relação a Bertrand, alternativa errada.
D) Incorreta. Pelo contrário, depende, sim. No oligopólio de Stackelberg uma empresa líder define o quanto vai produzir. Posteriormente, a empresa satélite (seguidora) define suas quantidades. Ou seja, a empresa satélite decide sua produção dependendo do que a líder fizer. Portanto, não é independente coisa nenhuma.
E) Incorreta. Na concorrência monopolística, a curva de demanda é negativamente inclinada. Na concorrência perfeita é que a demanda da firma é horizontal.
Gabarito do Professor: Letra B.