SóProvas


ID
207748
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A abordagem reichiana aponta que o caráter é composto das atitudes habituais de uma pessoa e

Alternativas
Comentários
  • Correta: A

    Literalidade da obra de Fadiman e Frager - Teorias da Personalidade.

    "De acordo com Reich, o caráter é composto das atitudes habituais de uma pessoa e de seu padrão consstende de respostas para várias situações". (p. 92)

    Erro da letra E: 

    "À medida que as defesas do ego se tornam cronicamente ativas e automáticas, elas evoluem para traços ou couraças caracteriológicas" (p. 93)

  • RESPOSTA "A"

    Vejamos, 

    a) de seu padrão consistente de respostas a várias situações. CORRETA

     b) das atitudes e valores CONSCIENTES

     c) que é mais importante tratar os sintomas do paciente do que interpretar a natureza e função de seu caráter. ( Reich começou a trabalhar de forma direta no relaxamento da couraça muscular, concomitantemente com seu trabalho analítico. Ele descobriu  que a perda da couraça muscular libertava considerável energia libidinal e auxiliava o processo de psicanálise). 

     d) que ele se forma COMO UMA DEFESA contra a ansiedade criada pelos intensos sentimentos onipotentes e consequente  medo da punição. (NÃO É FALTA DE MEDO)

     e) que, quando as defesas do ego se tornam cronicamente ATIVAS E AUTOMÁTICAS  elas evoluem para traços ou couraça caracterológica.

    As alternativas da questão foram retiradas do livro Teorias da Personalidade Fadiman e Frager páginas 92 e 93

    De acordo com Reich, o caráter é composto das atitudes habituais de uma pessoa e de seu padrão consistente de respostas para várias situações. . Inclui atitudes e valores conscientes, estilo de comportamento (timidez, agressividade e assim por diante) e atitudes físicas (postura, hábitos de manutenção e movimentação do corpo.

    Reich sentia que o caráter se forma como uma defesa contra a ansiedade criada pelos intensos sentimentos sexuais da criança e o consequente medo da punição. A primeira defesa contra este medo é a repressão, que refreia os impulsos sexuais por algum tempo.  à medida que as defesas do ego se tornam cronicamente ativas e automáticas, elas evoluem para traços ou couraça caracterológica.