SóProvas



Questões de Reich


ID
63232
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens seguintes quanto às diferentes técnicas psicoterápicas.

A psicoterapia corporal é uma abordagem humana que tem suas raízes em W. Reich, para quem pensamento e emoção são indissolúveis e influenciam-se mutuamente, e o ser humano é uma unidade de energia que denominou de orgônio. Distancia-se do papel do analista, intervindo de forma mais ativa e direta sobre os processos patológicos do paciente.

Alternativas
Comentários
  • Reich descobriu que cada atitude de caráter tem uma atitude física correspondente e que o caráter do indivíduo é expresso corporalmente sob a forma de rigidez muscular ou couraça muscular. Reich começou a trabalhar, então, no relaxamento da couraça muscular. Ele descobriu que a perda da couraça muscular libertava energia libidinal e auxiliava o processo de psicanálise. O trabalho psiquiátrico de Reich lidava cada vez mais com a libertação de emoções (prazer, raiva, ansiedade) através do trabalho com o corpo. Ele descobriu que isto conduzia a uma vivência muito mais intensa do que o material infantil trabalhado pela psicanálise.
  • http://www.unipsico.com.br/web2/especialidade/glossario_especialidade.htm#Psicoterapia Corporal
  • Eu concordo com 90% da assertiva, mas afirmar que "o ser humano é uma unidade de energia que denominou de orgônio." Me soa, no mínimo estapafúrdio. O ser humano é feito de orgônio ou eu interpretei errado ou o uso da preposição aditiva "e", o que tornou a questão passível de anulação?

  • A psicologia corporal é uma abordagem humana? Se a banca ecreveu "humana" fazendo referencia as teorias humanistas, ta errado, pois a meu ver e pelo que eu li, a psicologia corporal tem bases psicodinâmicas/psicanalíticas.

     

  • Questão totalmente equivocada. Em primeiro lugar, o termo terapia humana é inapropriado, pois terapia humana não é a mesma coisa que humanista. Se fosse só isso, até que a questão poderia passar. Porém, dizer que a o ser humano é um orgônio é distorcer totalmente o conceito de Reich sobre orgônio. 

  • "A Psicologia Corporal é uma abordagem que busca compreender todo ser vivo como uma unidade de energia que contém em si dois processos paralelos: o psiquismo (mente) e a soma (corpo). Dedica-se a estudar as manifestações comportamentais e energéticas da mente sobre o corpo e do corpo sobre a mente.

     

    Objetiva reencontrar a capacidade do ser humano de regular a sua própria energia, e, por consequência, seus pensamentos e emoções, podendo alcançar uma vida mais saudável.

     

    A Psicologia Corporal tem suas raízes em Wilhelm Reich [...]

     

    [...] Reich [tirou] o paciente do divã para sentar-se frente a frente, distanciando-se do papel ativo do analista e intervindo de forma mais ativa e direta sobre todos os processos patológiocos do paciente."

     

    FONTE: http://www.centroreichiano.com.br/artigos/Artigos/VOLPI,%20Jos%C3%A9%20Henrique;%20VOLPI,%20Sandra%20Mara%20%

    E2%80%93%20Psicologia%20corporal.pdf

     

     

    * GABARITO: CERTO.

     

    Abçs.


ID
69643
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Wilhelm Reich descobriu que

Alternativas
Comentários
  • A Couraça MuscularReich descobriu que cada atitude de caráter tem uma atitude física correspondente e que o caráter do indivíduo é expresso corporalmente sob a forma de rigidez muscular ou couraça muscular. Reich começou a trabalhar, então, no relaxamento da couraça muscular. Ele descobriu que a perda da couraça muscular libertava energia libidinal e auxiliava o processo de psicanálise. O trabalho psiquiátrico de Reich lidava cada vez mais com a libertação de emoções (prazer, raiva, ansiedade) através do trabalho com o corpo. Ele descobriu que isto conduzia a uma vivência muito mais intensa do que o material infantil trabalhado pela psicanálise.
  • Quando fui responder a este item, fiquei na dúvida entre a resposta correta e a:
     e) traços de caráter são sintomas neuróticos porque são experienciados como familiares ao indivíduo

    Na minha pesquisa descobri que SINTOMAS NEURÓTICOS são sentidos como estranhos para o indivíduo- ego distônicos.
    Já o CARÁTER NEURÓTICO é sentido como parte da personalidade.

    Logo "traços de caráter" NÃO "são sintomas neuróticos" apesar de serem SIM "experienciados como familiares ao indivíduo".


    A fonte que mais me ajudou: http://www.psiqweb.med.br/site/?area=NO/LerNoticia&idNoticia=191

  • Essa questão foi tirada do livro: Teorias da Personalidade de James Fadiman e Robert Frager

  • Algumas palavras-chave de Reich: couraça, caráter


ID
207748
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A abordagem reichiana aponta que o caráter é composto das atitudes habituais de uma pessoa e

Alternativas
Comentários
  • Correta: A

    Literalidade da obra de Fadiman e Frager - Teorias da Personalidade.

    "De acordo com Reich, o caráter é composto das atitudes habituais de uma pessoa e de seu padrão consstende de respostas para várias situações". (p. 92)

    Erro da letra E: 

    "À medida que as defesas do ego se tornam cronicamente ativas e automáticas, elas evoluem para traços ou couraças caracteriológicas" (p. 93)

  • RESPOSTA "A"

    Vejamos, 

    a) de seu padrão consistente de respostas a várias situações. CORRETA

     b) das atitudes e valores CONSCIENTES

     c) que é mais importante tratar os sintomas do paciente do que interpretar a natureza e função de seu caráter. ( Reich começou a trabalhar de forma direta no relaxamento da couraça muscular, concomitantemente com seu trabalho analítico. Ele descobriu  que a perda da couraça muscular libertava considerável energia libidinal e auxiliava o processo de psicanálise). 

     d) que ele se forma COMO UMA DEFESA contra a ansiedade criada pelos intensos sentimentos onipotentes e consequente  medo da punição. (NÃO É FALTA DE MEDO)

     e) que, quando as defesas do ego se tornam cronicamente ATIVAS E AUTOMÁTICAS  elas evoluem para traços ou couraça caracterológica.

    As alternativas da questão foram retiradas do livro Teorias da Personalidade Fadiman e Frager páginas 92 e 93

    De acordo com Reich, o caráter é composto das atitudes habituais de uma pessoa e de seu padrão consistente de respostas para várias situações. . Inclui atitudes e valores conscientes, estilo de comportamento (timidez, agressividade e assim por diante) e atitudes físicas (postura, hábitos de manutenção e movimentação do corpo.

    Reich sentia que o caráter se forma como uma defesa contra a ansiedade criada pelos intensos sentimentos sexuais da criança e o consequente medo da punição. A primeira defesa contra este medo é a repressão, que refreia os impulsos sexuais por algum tempo.  à medida que as defesas do ego se tornam cronicamente ativas e automáticas, elas evoluem para traços ou couraça caracterológica. 


ID
510673
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-TO
Ano
2006
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os seguintes itens, acerca das concepções de neurose e
psicose na obra de Wilhelm Reich em sua abordagem da lógica
interna da unidade psicossomática.

Para Reich, a neurose é um estado do ser, comprometido em seus aspectos biológico, psicológico, social e espiritual. Na obra reichiana, a emoção é considerada como a conexão corpo-psique, que juntos formam uma unidade funcional; não existe, portanto, emoção que não seja, simultaneamente, manifestação fisiológica e psíquica. Toda emoção acompanha-se de alterações que envolvem o corpo em seus diversos sistemas; ao mesmo tempo, apresenta-se como vivência psíquica que permite reconhecer o que se está sentindo.

Alternativas
Comentários
  • Questão correta.

    http://www.psicoterapia.psc.br/scarpato/t_psicossom.html

     


ID
510676
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-TO
Ano
2006
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os seguintes itens, acerca das concepções de neurose e
psicose na obra de Wilhelm Reich em sua abordagem da lógica
interna da unidade psicossomática.

Reich considera que, na psicose, ocorre uma cisão entre os planos psíquicos e corporais, e uma manifestação energética emocional não é percebida pelo sujeito como lhe sendo própria. O delírio e a alucinação são construções que visam dar sentido a essa excitação que o sujeito sente, mas não reconhece como sua. Há uma dificuldade na integração entre as vivências psíquica e corporal, ou seja, está em ação o que Reich nomeia de couraça vegetativa motora.

Alternativas
Comentários
  • O erro da questão está na última palavra: motora.

    "No caso da psicose, por exemplo, parece que há uma cisão entre os planos psíquicos e corporais; assim uma manifestação energética emocional não é percebida pelo sujeito como lhe sendo própria. O delírio e a alucinação seriam construções que visam dar sentido a esta excitação que o sujeito sente, mas não consegue reconhecer como sua. Há uma dificuldade na integração entre as vivências psíquica e corporal. Está em ação o que chamamos de couraça vegetativa visual".

    Fonte: http://www.psicoterapia.psc.br/scarpato/t_psicossom.html


  • Visual

  • Companheiros, qustão copia e cola mede nada... isso não seleciona ninguém... isso é piada.


ID
510679
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-TO
Ano
2006
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os seguintes itens, acerca das concepções de neurose e
psicose na obra de Wilhelm Reich em sua abordagem da lógica
interna da unidade psicossomática.

Segundo Reich, em toda neurose ocorre certa anestesia do corpo. O que é próprio do encouraçamento é justamente a diminuição da sensibilidade e da motilidade corporal, uma forma de reduzir a dor e a angústia por meio da diminuição da sensibilidade geral. As couraças são mecanismos de proteção necessários para a integridade do ego ou da vida.

Alternativas
Comentários
  • Questão correta.

    " Em toda neurose há uma certa anestesia do corpo. Sentindo mais o corpo, sentimos mais a angústia, a dor. O que é próprio do encouraçamento é justamente a diminuição da sensibilidade e da motilidade corporal. Uma forma de reduzir a dor profunda e a angústia através da diminuição da sensibilidade geral. Couraças são mecanismos de proteção necessários para a integridade do ego ou da vida. Trabalhamos para atenuar a utilização de soluções anacrônicas, de recursos defensivos e protetores que foram fundamentais num determinado momento da vida do sujeito, geralmente em sua infância, quando seu ego era mais frágil, mas que atualmente poderia ter sido superados, mas ainda restringem a vida da pessoa."

    http://www.psicoterapia.psc.br/scarpato/t_psicossom.html

  • Encouraçar é o mesmo que blindar. 

    http://www.dicionarioinformal.com.br/sinonimos/encoura%E7ar/


ID
680419
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2004
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens seguintes, acerca de teorias da personalidade.

Para William Reich, a remoção da couraça do caráter e a conseqüente liberação da libido favorecem o processo de liberação das tensões musculares que bloqueiam as excitações biológicas.

Alternativas
Comentários
  • Quem é esse tal de William Reich??
    .
    Conheço o Wilhelm Reich.

  • A questão correta, mas o nome realmente está errado, rsrsrs.

  • Então vamos lá.

     

     

    Wilhelm / William / Guilherme - tudo a mesma coisa: é um nome só.

     

    → Wilhelm - no alemão;

    → William - no inglês;

    → Guilherme - no português.

     

     

    * GABARITO: CERTO.

     

    Abçs.


ID
891415
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A psicologia clinica dentro das diferentes modalidades de atuação do psicólogo apresenta uma gama de linhas terapêuticas e diferentes métodos de intervenção. Sabe-se que há uma linha terapêutica, que apresenta como principal foco o aqui-agora, é estruturada, orientada ao presente; para depressão,direcionada a resolver problemas atuais e a modificar os pensamentos e os comportamentos disfuncionais. Considerando os fatos, marque a alternativa correta em relação à linha terapêutica apresentada.

Alternativas
Comentários
  • http://www.eps.ufsc.br/disserta97/longen/cap3.htm


    resumo excelente!

  • Gabarito: 

    b) Terapia Cognitiva.

    Terapia Cognitiva (TC) foi desenvolvida por Aaron Beck no início da década de 1960. Buscando uma base empírica para a teoria da melancolica de Freud, ele atendeu pacientes com depressão, nos quais chamou a sua atenção as características negativas do pensamento depressivo. Algumas caracterísitcas básicas diferenciam a terapia cognitiva de outras abordagens: 

    Ativa, pois o paciente e terapeuta estão constantemente agindo cooperativamente para solucionar os problemas, de modo a permitir que  o próprio paciente aprenda a identificar e a modificar  seus pensamento; 

    Diretiva, pois é dirigida aos problemas apresentados no aqui e agora, trabalhando pensamento, sentimentos e comportamentos atuais do cliente e usando os dados da história passada apenas quando contribuem para uma maior e melhor compreensão de suas crenças;

    Psicoeducativa ...

    Breve...

    (Cordioli, 2008.)


ID
919975
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As fases de desenvolvimento da psicologia Reichiana são:

Alternativas
Comentários
  • Dicionário de termos reichianos: http://www.org2.com.br/gloswr.htm

  • Por que não o item B? Não encontrei em lugar algum informação que sustentasse a letra D. 

    Nas fontes em que pesquisei, encontrei as respostas da D como técnicas. Mas não como fases do desenvolvimento.

    Alguém que acertou a questão poderia, por gentileza, esclarecer?

    Agradeço desde já.

  • seria, ORGONOTERAPIA? DE ENERGIA ORGÔNICA.

  • Bioenergética e Psicologia Corporal. Pesquisem sobre. As fases citadas na letra A são referentes ao Bahaviorismo, as da B são as fases de desenvolvimento segundo a Psicanálise, da C são escolas da fundação da Psicologia e as da letra E são referentes à teoria jungiana. 

  • B é Freud, cara


ID
919978
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No campo da psicologia, ele construiu uma importante teoria que introduz a questão corporal pela avaliação das couraças musculares. Do ponto de vista desta teoria, a energia dos conteúdos inconscientes fica depositada em determinados pontos de nossa musculatura, formando aneis de tensão. Assinale a alternativa que identifica o autor e a sua teoria:

Alternativas
Comentários
  • Reich

  • RESPOSTA "C"

    Vejamos,

    Wilhelm Reich (1897-1957) foi um psicanalista austríaco, discípulo de Sigmund Freud que criou, a partir da Psicanálise uma nova abordagem terapêutica a qual, além das intervenções verbais, de fundamentação psicanalítica, também inclui intervenções corporais. Esta abordagem terapêutica foi inicialmente chamada de Vegetoterapia Caractero-Analítica e posteriormente de Orgonoterapia. Atualmente, é comum referirmo-nos a ela simplesmente como Psicoterapia Reichiana.

    Reich ingressou na IPA (Associação Internacional de Psicanálise) em 1920 quando era ainda estudante de medicina, permanecendo oficialmente vinculado a esta instituição até 1934. Em 1921 passou a atender pacientes encaminhados por Freud, na Clínica Psicanalítica de Viena, da qual mais tarde foi eleito diretor. Em 1922 criou, com apoio de Freud, o Seminário de Técnica Psicanalítica de Viena, destinado à pesquisa e ao aperfeiçoamento da abordagem psicanalítica. A partir de seus estudos sobre o manejo clínico da transferência e da resistência, desenvolveu a Análise do Caráter, uma das mais importantes contribuições à abordagem clínica da psicanálise.

    http://www.nucleopsic.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=29&Itemid=17


ID
969538
Banca
VUNESP
Órgão
SAP-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com Wilhelm Reich, a mudança crônica do ego que tem como finalidade protegê-lo dos perigos internos e externos, caracteriza o que o teórico define como

Alternativas
Comentários
  • A partir de seus estudos sobre o manejo clínico da transferência e da resistência, desenvolveu a Análise do Caráter, uma das mais importantes contribuições à abordagem clínica da psicanálise.

      
      
  • "O caráter se forma como uma defesa contra a ansiedade criada pelos intensos sentimentos sexuais da criança e o consequente medo da punição. À medida que as defesas do ego se tornam cronicamente ativas e automáticas, elas evoluem para traços ou couraça caraterológica.  As defesa de caráter são particularmente efetivas." James Fadiman e Robert Frager - Teorias da Personalidade.

  • Gabarito: B


ID
1755208
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Nas terapias corporais, na visão de Wilhelm Reich, a regra da associação livre, conforme proposta por Freud,

Alternativas
Comentários
  • a regra de associação livre de idéias seria aplicável apenas quando não há resistência importante do paciente ao desenvolvimento da análise. Quando houver resistência, o analista deve abandonar sua atitude passiva, substituindo-a por uma postura diretiva até superar as resistências ao processo.

    http://www.scielo.br/pdf/pusp/v14n2/a05v14n2.pdf


ID
1880722
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Numere a segunda coluna de acordo com a primeira na tabela abaixo, a respeito de estudiosos do campo da psicologia e suas contribuições à área.


Coluna 1 Estudiosos

1. K. Lewin

2. S. Freud

3. E. Fromm

4. W. Reich


Coluna 2 Contribuições

( ) Postulou a existência de diferentes necessidades, originadas das condições da vida humana, como a necessidade de relacionamento, a de segurança e a de orientação.

( ) Destacou a determinação, no comportamento dos indivíduos, das condições históricas e estruturais da sociedade em que eles vivem.

( ) Elaborou o conceito de espaço vital, entendido como a totalidade dos fatos que determinam o comportamento do indivíduo em um certo momento.

( ) Descobriu que a grande maioria dos pensamentos e desejos reprimidos referiam-se a conflitos de ordem sexual, localizados nos primeiros anos de vida dos indivíduos.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo

Alternativas
Comentários
  • GABARITO:  c) 3 • 4 • 1 • 2


ID
2132845
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Reich, em sua teoria educacional, entende a boa ou má educação a partir do prisma quantitativo equilibrado entre:

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA "D"

    Vejamos, 

    Buscando a medida certa entre frustração e satisfação pulsional. Reich (1998, p.62-65) entende a boa ou má educação a partir do prisma quantitativo: grau de satisfação/ frustração pulsional. Nessa linha de raciocínio, o erro educativo estaria em função tanto do exagero quanto da falta de frustração da criança, decorrente de práticas educacionais. Ele busca denunciar toda e qualquer frustração desnecessária que porventura ocorra no processo educativo. Ele investe na tentativa de encontrar formas educacionais que, pelo menos, possam minimizar a neurose. Ou seja, Reich tinha uma grande preocupação com a questão educativa, por isso em sua proposta de intervenção ele busca a prevenção da neurose ainda na infância. Portanto, a construção do conhecimento deverá ocorrer levando em conta a importância de atividades corporais para construção psíquica do individuo. Uma prática pedagógica que parte desse princípio, irá promover a formação de uma estrutura corporal e cognitiva capaz de intervir na estrutura do ego da criança, intervindo no seu fluxo energético, a partir de atividades corporais com um viés lúdico, como procedimento didático, ajudará na formação educacional capaz de utilizar a sua carga energética para facilitação do fluxo libidinal mobilizada para organização do pensamento e da afetividade, culminando com uma relação com a aprendizagem na forma de satisfação e prazer, indo em busca do desejo da vida e da realização.

    http://clinicadepsicologiadg.com.br/materias/item/185-a-importancia-das-praticas-corporais-aplicadas-com-criancas-para-facilitar-o-processo-de-aprendizagem-na-alfabetizacao

     


ID
2132851
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

“A construção do conhecimento ocorre quando acontecem ações físicas ou mentais sobre objetos que, provocando o desequilíbrio, resultam em assimilação ou acomodação e assimilação dessas ações e, assim, em construção de esquemas ou de conhecimento. Em outras palavras, uma vez que a criança não consegue assimilar o estímulo, ela tenta fazer uma acomodação e após, a assimilação e o equilíbrio são então alcançados.” Estamos fazendo referência à teoria de:

Alternativas
Comentários
  • Jean Piaget 


ID
2133742
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A terapia Reichiana consiste em dissolver cada segmento da couraça, começando pelos olhos e terminando pela pélvis. Cada segmento é uma unidade mais ou menos independente com a qual se precisa lidar separadamente. Podemos dizer que são usados instrumentos principais para dissolver a couraça; analise-os.
I. Armazenamento de energia no corpo por meio de respiração profunda.
II. Manutenção da cooperação do paciente lidando abertamente com quaisquer resistências ou restrições que emerjam.
III. Ataque direto dos músculos cronicamente tensos (por meio de pressão, beliscões e assim por diante) a fim de soltá-los.
Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Três instrumentos principais são usados para dissolver a couraça:

    1 — armazenamento de energia no corpo por meio de respiração profunda;

    2 — ataque direto dos músculos cronicamente tensos (por meio de pressão, beliscões e assim por diante) a fim de soltá-los;

    3 — manutenção da coopera­ ção do paciente lidando abertamente com quaisquer resistências ou restri­ ções que emerjam.

    https://www.passeidireto.com/arquivo/22409127/teorias-da-personalidade---james-fadiman-roberet-frager/44 


ID
2303374
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Lages - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre psicologia geral, analise as afirmativas abaixo.
1. O conceito de espaço vital foi elaborado por Kurt Lewin, entendido como a totalidade dos fatos que determinam o comportamento do indivíduo em um certo momento.
2. O objeto da Psicologia são os fenômenos psicológicos, entendidos como processos que ocorrem no mundo interno dos indivíduos, continuamente, permitindo-lhes pensar e sentir o mundo, além de se adaptarem à realidade e transformá-la.
3. A descoberta de que a grande maioria dos pensamentos e desejos reprimidos se referia a conflitos de ordem sexual, localizados nos primeiros anos de vida dos indivíduos, deve- -se a W. Reich.
4. A tese da existência de diferentes necessidades, originadas das condições da vida humana, como a necessidade de relacionamento, a de segurança e a de orientação, foi formulada por J. B. Watson, nos primórdios de suas contribuições sobre o behaviorismo.
5. A história da Psicologia tem como um de seus marcos fundantes os experimentos de Wundt no Laboratório de Leipzig, na Alemanha, na segunda metade do século XIX, sendo esse autor considerado o fundador da psicologia como ciência experimental.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • O objeto da Psicologia são os fenômenos psicológicos, entendidos como processos que ocorrem no mundo interno dos indivíduos, continuamente, permitindo-lhes pensar e sentir o mundo, além de se adaptarem à realidade e transformá-la.

    Em seu livro "A invenção do psicológico", Figueiredo (1994) trata da produção histórica desta dimensão de existência subjetiva ligada aos jogos do conhecimento moderno, que designa um campo de experiências do sujeito, apontando que antes do nascimento das psicologias a experiência psicológica não existia, bem como não existiam a própria materialidade da "substância psíquica", a existência psicológica e a percepção de si mesmo como ente subjetivo, que dão forma ao campo de experiências do sujeito moderno, compondo sensações de privacidade e intimidade que ele vivencia como "reais" e "naturais". 

    Ainda, conforme o mesmo autor, alguns acontecimentos sociais constituem condições históricas para o nascimento deste sujeito psicológico remetido a uma instância de subjetividade2, correlativamente ao surgimento de um discurso psicológico na modernidade: a emergência do humanismo renascentista nas artes e na filosofia dos séculos XIV e XV; a reforma pastoral da Igreja Católica no século XVI; e o centramento da cultura moderna na figura do "homem" a partir do século XVII com o Iluminismo, resultando numa recorrente problematização moderna do sujeito na filosofia, nas ciências, mas também na vida cotidiana.

     

    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-71822007000300003

  • (c0ntinuação) Algumas instâncias mais "integradas" ganham visibilidade a partir de 1940: a consciência, o comportamento; mas também a personalidade (como decorrência da emergência das teorias do desenvolvimento), a individualidade, a identidade – objeto por excelência da psicologia social dos anos 1980 – bem como a subjetividade e a singularidade, problematizadas de uma perspectiva social, histórica e política a partir desta mesma década de 1980. 

    Em verdade o conceito de subjetividade passa do campo da psicanálise para os domínios das psicologias na primeira metade do século passado, mas é somente no seu final que ele se despe de um sentido naturalizado e substancializado de interioridade, passando a ser pensado em termos históricos, sociais e políticos – como produção de subjetividade – apresentando-se contemporaneamente como objeto possível para muitas psicologias de cunho crítico, como alternativa a uma problematização da "identidade", exatamente por buscar dar conta das diferenças. Esta perspectiva histórico-política da subjetividade ganha destaque neste momento em decorrência do declínio do conceito de identidade, que se esgota numa exaltação ao "idêntico": este movimento de se repetir, de se fazer idêntico a si mesmo para facilitar a visibilidade social e permitir a localização e captura pelos poderes. Visibilidade de duas vias: do sujeito que se repete e se reconhece idêntico a si mesmo, e que neste movimento se expõe à vista dos outros, tornando-se identificável e capturável pela lei, pela norma, pela moral. Questão política esta, portanto, ligada a práticas de individualização e identificação social de sujeitos, envolvendo jogos de normalização, formas de reconhecimento de si e dos outros, além de modos de subjetivação, que exigem posicionamento crítico e resistência a uma certa "política das identidades" exercida pelo Estado contemporâneo.

  • qual é a questão correta?

     

  • Gabarito: C

    São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 5.

  • 1. O conceito de espaço vital foi elaborado por Kurt Lewin, entendido como a totalidade dos fatos que determinam o comportamento do indivíduo em um certo momento. [correta]

    2. O objeto da Psicologia são os fenômenos psicológicos, entendidos como processos que ocorrem no mundo interno dos indivíduos, continuamente, permitindo-lhes pensar e sentir o mundo, além de se adaptarem à realidade e transformá-la. [correta]

    3. A descoberta de que a grande maioria dos pensamentos e desejos reprimidos se referia a conflitos de ordem sexual, localizados nos primeiros anos de vida dos indivíduos, deve- -se a W. Reich. [Foi o Freud e não o Reich]

    4. A tese da existência de diferentes necessidades, originadas das condições da vida humana, como a necessidade de relacionamento, a de segurança e a de orientação, foi formulada por J. B. Watson, nos primórdios de suas contribuições sobre o behaviorismo. [Foi o Maslow e não o Watson]

    5. A história da Psicologia tem como um de seus marcos fundantes os experimentos de Wundt no Laboratório de Leipzig, na Alemanha, na segunda metade do século XIX, sendo esse autor considerado o fundador da psicologia como ciência experimental. [correta]

  • Objetividade sempre... não basta saber, tem que ser rápido!

    a 3, todo mundo sabe(eu acho que sabe por ser o b-a-ba de toda graduação de psicologia) que foi Freud. Assim você só fica entre B e C e espaço vital eu já citei em várias questões como palavra-chave para Kurt Lewin. Acabou a questão.

  • Muito boa explanação Renata. Apenas um detalhe - que soube há pouco tempo - a teoria de necessidades básicas que incluem necessidade de relacionamento, de segurança e de orientação, foi formulada por Erich Fromm.


ID
2360845
Banca
IADES
Órgão
Fundação Hemocentro de Brasília - DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

   A energia orgônica (...) funciona no organismo vivo como energia biológica específica. Assim sendo, governa o organismo total e expressa-se nas emoções e nos movimentos puramente biofísicos dos órgãos.
FADIMAN, J.; FRAGER, R. Teorias da personalidade. São Paulo: Harbra, 2005, com adaptações.
A partir do segmento de texto apresentado, assinale a alternativa que indique, respectivamente, o autor e a teoria da personalidade a que se refere o recorte de texto. 

Alternativas
Comentários
  • Deve-se dizer que a noção de caráter é central na obra de Reich. Isso se dá por diversas razões. Em primeiro lugar, por ela estar presente nas três técnicas terapêuticas por ele organizadas: análise do caráter, vegetoterapia carátero-analítica e orgonoterapia; além disso, por ser uma noção que, no pensamento desse autor, perpassa a dimensão educacional e clínica, visto que as mesmas contribuem para a formação e transformação do caráter. Esse conceito articula, ainda, para Reich, as perspectivas psicológicas e sociopolíticas. As reflexões psicológicas ganham um matiz histórico, sociológico e político com base na marca que o caráter traz em si de sua época. Já as análises sociológicas ganham maior consistência psicológica ao remeterem à construção do caráter como um fator social e político relevante. Por fim, esse conceito carrega ainda uma dimensão ética, pois, como referência teórica e técnica, estrutura práticas e concepções sobre o ser humano.

    FONTE: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932005000200010

     

    Bioenergia 
    Em seu trabalho sobre Couraça Muscular, Reich descobriu que a perda da rigidez crônica dos músculos resultava freqüentemente em sensações físicas particulares, em sentimentos de calor e frio, formigamento, coceira e uma espécie de despertar emocional. Ele concluiu que essas sensações eram devidas a movimentos de uma energia vegetativa ou biológica liberada.

     

    Energia Orgônica
    Aos poucos Reich estendeu seu interesse pelo funcionamento físico dos pacientes à pesquisa de laboratório em Fisiologia e Biologia e, finalmente dedicou-se à pesquisa em Física. Ele chegou a acreditar que a bioenergia no organismo individual não é nada mais do que um aspecto de uma energia universal, presente em todas as coisas. Ele derivou o termo energia "orgônica" a partir de organismo e orgasmo. Dizia que a Energia Orgônica cósmica funciona no organismo vivo como energia biológica específica. Assim sendo, governa o organismo total e se expressa nas emoções e nos movimentos puramente biofísicos dos órgãos.

     

    FONTE: http://www.psiqweb.med.br/site/?area=NO/LerNoticia&idNoticia=191

     

  • Eu não estudei Reich na minha universidade, infelizmente. Ficamos nos clássicos, mas realmente não tinha onde correr, só poderia ser o Reich.


ID
2574676
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação à psicologia da personalidade e a aspectos relacionados a esse tema, julgue o próximo item.

Conforme Wilhelm Reich, a couraça e a repressão sexual constituem o maior obstáculo ao crescimento e ao desenvolvimento da personalidade.

Alternativas

ID
2626150
Banca
CETAP
Órgão
AL-RR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Indique o autor que pesquisou as tradições ocidentais que lidavam com o desenvolvimento da consciência. Ele estava especialmente interessado nos símbolos e conceitos usados para descrever este processo. Ele analisou os tratados alquímicos como representações da mudança interna e da purificação, dissimuladas em metamorfoses químicas e mágicas. A transformação de metais básicos em ouro, por exemplo, pode ser vista como uma metáfora para a mudança da personalidade e consciência no processo de individuação. Os conceitos de introversão e extroversão foram bastante utilizados e identificou quatro funções psicológicas fundamentais: pensamento, sentimento, sensação e intuição.

Alternativas

ID
3726550
Banca
CPCON
Órgão
Prefeitura de Boa Ventura - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Há um conjunto de teorias, abordagens e sistemas que analisam e descrevem o processo de construção da personalidade humana. Essas teorias e abordagens estão no campo da psicologia. A autoria do sistema holístico denominado de Psicologia Individual é atribuída a:

Alternativas
Comentários
  • A abordagem de Adler é muitas vezes chamada de psicologia individual Adleriana, e suas teorias têm sido influentes na formação do campo da psicologia, especialmente nas áreas de psicanálise e desenvolvimento da criança.


ID
3731944
Banca
MetroCapital Soluções
Órgão
Prefeitura de Conchas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Como se sabe, Wilhelm Reich desenvolveu uma importante teoria (abordagem) psicológica. Trata-se da:

Alternativas
Comentários
  • Corporal - couraças

  • A-Abordagem Constelar -Bert Hellinger

    B-Abordagem Corporal. Reich

    C-Abordagem Psicanalítica- Freud

    D-Abordagem Existencial- Edmund Husserl, Martin Heidegger, e Jean-Paul Sartre 

    E-Abordagem Psicodramática- Moreno


ID
3754150
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Marília - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na visão de Wilhelm Reich, o “encouraçamento” pode ser entendido como

Alternativas
Comentários
  • Ele acreditava que o corpo respondia à repressão gerando tensão muscular, o que, com o passar do tempo, se traduzia em dores crônicas e doenças. Dizia que era uma "armadura" ou uma "couraça" que moldava o físico e o caráter do indivíduo e determinava como essa pessoa encarava sua existência.

    Letra A.

  • Destinada a exercer função protetora, a couraça constitui algo natural e inevitável, porém essa estrutura pode chegar a comprometer o contato com o meio interno e externo, além de afetar a regulação libidinal do sujeito.

    https://www.scielo.br/j/pusp/a/WKdhBTbRp4RVBy78zmNhRbS/?lang=pt


ID
3761959
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFFS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale a alternativa correta sobre teorias psicodinâmicas.

Alternativas
Comentários
  • A- Lacan? Empatia ? rss Vamos deixar isso para Rogers.

    b- Freud? Armadura ? Isso é coisa do Reich!

    c- Reich? Teoria do Trauma ? Freud está se revirando no caixão agora rs.

    D- Ferenczi? Consciente pré consciente ? não isso é coisa de Freud, Sandor Ferenczi cunhou o termo “introjeção”. Na sua obra “Transferência e introjeção”, Sandor esclarece que a introjeção seria como um mecanismo de defesa ao indivíduo. Ele esclarece perfeitamente que cada indivíduo de uma faixa etária se utiliza disso de forma variada. Enquanto adultos tentam se proteger, as crianças usam como ferramenta de crescimento.

    Letra E é o gabarito.

  • A- Lacan? Empatia ? rss Vamos deixar isso para Rogers.

    b- Freud? Armadura ? Isso é coisa do Reich!

    c- Reich? Teoria do Trauma ? Freud está se revirando no caixão agora rs.

    D- Ferenczi? Consciente pré consciente ? não isso é coisa de Freud, Sandor Ferenczi cunhou o termo “introjeção”. Na sua obra “Transferência e introjeção”, Sandor esclarece que a introjeção seria como um mecanismo de defesa ao indivíduo. Ele esclarece perfeitamente que cada indivíduo de uma faixa etária se utiliza disso de forma variada. Enquanto adultos tentam se proteger, as crianças usam como ferramenta de crescimento.

    Letra E é o gabarito.


ID
4925740
Banca
Prefeitura de Arapiraca - AL
Órgão
Prefeitura de Arapiraca - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Wilhelm Reich (1897-1957) também é um dissidente da Psicanálise. Ele construiu um modelo alternativo, rompendo com Sigmund Freud e criou a sua própria teoria, denominada de Análise do Caráter.

I - Reich considerava que a saúde mental estava diretamente relacionada à saúde sexual

PORQUE

II - defendia que o conceito de sublimação era visto com muita complacência, pela Psicanálise.

Analisando as afirmações acima, conclui-se que,

Alternativas
Comentários
  • A