-
Gabarito: E
WPA-Enterprise – WPA2/PSK – WPS PIN
-
Gabarito letra E.
“Para melhorar a criptografia de dados, o WPA utiliza uma chave-mestra compartilhada. Por causa disso, em se tratando de método de distribuição de chaves de autenticação, o WPA pode ser classificado como WPA-Personal, WPA-Enterprise e Wi-Fi Protected Setup. No primeiro método, também conhecido como modo WPA-PSK (chave pré-compartilhada), cada dispositivo de rede wireless autentica com o ponto de acesso utilizando a mesma chave de 256 bits gerada a partir de uma senha ou frase secreta. Esse método foi projetado o uso em redes pequenas e não requer um servidor de autenticação.Já o WPA-Enterprise é conhecido como modo WPA-802.1x, e às vezes apenas WPA (em oposição ao WPA-PSK). Esse método foi projetado para redes corporativas e, por isso, requer um servidor de autenticação RADIUS, o que exige uma configuração mais complexa, porém fornece segurança adicional contra, por exemplo, ataques de dicionário de senhas curtas. O modo WPA-Personal e o WPA-Enterprise estão disponíveis tanto com WPA quanto WPA2.”
Fonte: http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2013/05/qual-e-diferenca-entre-wep-e-wpa-qual-e-o-mais-seguro.html
“WPA, é uma abreviatura para Wi-Fi® Protected Access, que é uma especificação de encriptação de dados para uma rede local wireless. O WPA permite uma melhoria de segurança do WEP ao utilizar o Extensible Authentication Protocol (EAP) para tornar seguro o acesso á rede e é ainda um método de encriptação para transmissões de dados seguras.O WPA foi concebido para ser utilizado com um servidor de autenticação 802.1X que assigna diferentes chaves a cada utilizador. Contudo também pode ser usado num ambiente menos seguro com modo "Pre-Shared Key (PSK)". O PSK está concebido para utilização em "home and small office networks" em que cada utilizador possui a mesma frase de passe. O WPA-PSK é também designado WPA-Personal. O WPA-PSK permite á máquina wireless Brother associar-se a pontos de acesso utilizando o método de encriptação TKIP ou AES. O WPA2-PSK permite á máquina wireless Brother associar-se a pontos de acesso utilizando o método de encriptação AES. TKIP (abreviatura para Temporal Key Integrity Protocol) é um método de encriptação. O TKIP disponibiliza uma chave "per-packet" que junta a integridade da mensagem e um mecanismo de reenvio de chave.”
Fonte:http://support.brother.com/g/b/faqendbranchprintable.aspx?c=pt&lang=pt&prod=hl2170w_all&faqid=faq00002197_001&printable=true
WPS/PIN – “Se o seu ponto de acesso sem fio aceitar a Wi-Fi Protected Setup™ (Método de PIN), você pode configurar a máquina facilmente sem um computador. O Método de PIN (Número de identificação pessoal) é um dos métodos de conexão desenvolvidos pela Wi-Fi Alliance. Inserindo um PIN criado por um Inscrito (sua máquina) no Registrador (um dispositivo que gerencia a LAN sem fio), você pode definir as configurações da rede sem fio e de segurança.”
Fonte:http://support.brother.com/g/s/id/htmldoc/mfc/mfc7840w/bpr/html/nug/chapter6_1_5.html
-
Questão dessa pra Contador é sacanagem... Isso deveria ser pra Técnico/Analista TI.
Do edital:
"Conceitos de proteção e segurança: procedimentos e segurança de acessos, certificação digital, vírus de computador, ferramentas antivírus. Criptografia. Protocolo HTTPS. Configurações básicas de acesso a redes sem-fio."
Essa questão sobre segurança em wireless, compreende qual item do conteúdo programático?
-
WPA – Wi-fi Protected Access – protocolo que protege redes sem fio e utiliza criptografia, aumentou o nível de segurança em comparação com o WEP.
WPA2 - Wi-fi Protected Access 2 – protocolo que protege redes sem fio e utiliza criptografia AES (é um padrão de criptografia avançada), apresenta alto nível de segurança nas redes sem fio.
WPA-PSK – pré shared key (chave previamente compartilhada) – utilizado para proteger redes sem fio para usuários domésticos ou de empresas pequenas que não possuem um servidor de autenticação corporativo.
WPA-Enterprise (também chamado de WPA-Radius) – utilizado para proteger redes sem fio onde um servidor verifica as credenciais dos clientes e dá a ordem para que o ponto de acesso a rede seja liberado ou não. Essas credenciais são formadas, normalmente, por nome de usuário e senhas. Nível de proteção muito forte de criptografia. Normalmente utilizados em empresas.
WPS – configuração de proteção para redes wi-fi, utilizado dentro de uma rede WPA ou WPA2. Normalmente utilizado em redes domésticas ou de pequenas empresas. Vários tipos:
· WPS PIN (personal identification number): a cada novo dispositivo que ingressa na rede é fornecido um PIN que pode ser gerado dinamicamente na tela do dispositivo.
· WPS PBC (push-button configuration): um botão de ação (real ou virtual) é pressionado no ponto de acesso e outro no dispositivo que se habilita a criptografia de dados.
· WPS NFC (near fiedl communication): comunicação de curta distância. Ele reconhece o dispositivo que está próximo e estabelece uma comunicação de dados, transferindo o PIN ao novo dispositivo.
· WPS UFD (USB Flash drive) – um USB (pen drive) transfere dados entre o novo dispositivo e o ponto de acesso ou registro da rede.
-
WPA ENTERPRISE: cada usuário coloca um 'login e senha' (normalmente usado em faculdades)
WPA PSK: uma senha para todos que quiserem se conectar (normalmente usado em residências)
WPA PIN: cada usuário tem uma senha para se conectar (nunca vi em lugar nenhum kkkk)
mas espero ter ajudado :D
-
Acertei pq a opção final é PIN e fala em senha para cada usuário. Lembrei do sistema usado em celulares. Você tem de digitar o "PIN" às vezes.
-
A conexão a uma rede sem fio com mecanismo de segurança WPA-Enterprise exige o fornecimento das informações de nome de usuário e senha. A conexão a uma rede sem fio com mecanismo de segurança WPA2/PSK exige o fornecimento de uma chave compartilhada de rede. A conexão através do método WPS PIN exige que seja fornecido um número de identificação pré-determinado pelo ponto de acesso.
-
E. WPA-Enterprise – WPA2/PSK – WPS PIN