-
Na prática, firewalls são utilizados para:
• Registrar tentativas de acesso indevidas a um computador ou
rede;
• Bloquear o envio de informações coletadas por invasores e
códigos maliciosos;
• Bloquear tentativas de invasão e exploração de vulnerabilidades,
identificando a origem das tentativas;
• Analisar continuamente o conteúdo das conexões, filtrando
códigos maliciosos e barrando a comunicação entre um invasor
e um código malicioso já instalado;
• Evitar que um código malicioso já instalado se propague,
impedindo que vulnerabilidades em outros computadores sejam
exploradas.
Victor Dalton
-
Falou em portas de protocolos, falou em firewall.
Na prática podemos compará-lo a um porteriro (antes de mais nada é bom que saibamos o seguinte: cada protocolo trabalha em um camada, a pilha de protocolos TCP/IP possui 4 camadas e o modelo OSI possui 7. Cada camada é responsável por um tipo de atividade e protocolos específicos são utilizados para realizá-las, dessa forma cada camada tem seus protocolos e cada protocolo tem a sua porta), este porteiro fiscaliza a entrada e saída de protocolos por suas respectivas portas, a partir do momento que um protocolo tenta passar por uma por diferente da sua ele é barrado pelo firewall.
-
O Firewall do Windows funciona como uma barreira que protege o computador do usuário de problemas vindos da rede externa (internet).
A regra padrão do firewall é "bloquear todas as conexões a programas que não estejam na lista de programas permitidos" ou seja, para permitir que um programa receba dados através da liberação de portas específicas teria que adicionar este programa na lista de permitidos do Firewall.
Questão maravilhosamente comentada no vídeo:
https://youtu.be/RCM8Ig_Iy0k
-
GABARITO C
Acho excelente esse texto que peguei de algum colega aqui no QC:
Os firewalls são aplicativos ou equipamentos que ficam entre um link de comunicação e um computador, checando e filtrando todo o fluxo de dados (O FIREWALL é uma especie de agente da policia federal que fica na area de embarque dos aeroportos evitando, filtrando, que as pessoas entrem com drogas no aviao, movendo elas para cadeia, quarentena)
O Windows Defender foi projetado para que o utilizador remova um spyware ou um software potencialmente indesejado de forma simples.
O programa é composto por opções de verificação (Ao contrario do firewall que so fica na area de embarque, esse é o policial que faz a ronda em todo o aeroporto).
-
C. adicionar um programa à lista de permissões do Firewall do Windows.
-
Em informática, um firewall, raramente traduzido como corta-fogo ou corta-fogos, é um dispositivo de uma rede de computadores, na forma de um programa ou de equipamento físico, que tem por objetivo aplicar uma política de segurança a um determinado ponto da rede, geralmente associados a redes TCP/IP.