Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobres estruturas organizacionais. Neste caso, marquemos a alternativa que atende ao comando da questão.A) Territorial
A - incorreta. Nesta alternativa apresenta o modelo de departamentalização Territorial, ou por área geográfica.
Departamentalização Geográfica envolve o agrupamento das atividades, funções ou produtos similares de atender a determinada área geográfica. É mais comum para organizações que têm atuação em grandes áreas. Buscam por meio desse critério obter vantagens econômicas em determinadas operações locais.
B - incorreta. Temos aqui a departamentalização por Produtos
A departamentalização por produtos/serviços é marcada pela diferenciação e agrupamento de atividades segundo o produto ou serviço realizado pela organização. Todas as atividades necessárias para gerar um resultado, isto é, um produto ou serviço devem ser agrupadas no mesmo departamento. É indicada para ambientes mutáveis e instáveis, porque induz à cooperação entre especialistas e à coordenação de seus esforços (CHIAVENATO, 2014) para o alcance do melhor desempenho do produto/serviço.
C - incorreta. Nesta alternativa temos um exemplo de departamentalização por Cliente
A departamentalização por clientes envolve, segundo Chiavenato, a diferenciação e o agrupamento das atividades de acordo com o tipo de pessoa ou pessoas para quem o trabalho e executado. É um importante critério quando a organização lida com diferentes classes de clientes, com características e necessidades distintas. Isso fica evidenciado com a divisão, típica desse modelo, das unidades organizacionais para que cada uma delas possa atender um tipo diferente de cliente, segundo suas preferências e necessidades.
D - incorreta. Aqui temos a departamentalização por Processo
A departamentalização por processos é usada frequentemente nas empresas industriais nos níveis mais baixos da estrutura organizacional, nas áreas de operações ou produtivas. A diferenciação e o agrupamento ocorrem pela sequência do processo de produção. Neste critério, cada setor da organização é dono de um macroprocesso, e cada fase/etapa desse macroprocesso está aos cuidados de uma unidade integrante desse setor.
E - correta. Temos aqui o modelo Funcional, descrito no enunciado.
O modelo de departamentalização funcional fundamenta-se no agrupamento de atividades por especialidades, isto é, aquelas funções semelhantes são agrupadas em um só departamento, como produção, vendas e finanças. Chiavenato indica em sua obra que a departamentalização por funções é indicada para circunstâncias estáveis e de pouca mudança e que requeiram o desempenho de atividades rotineiras e que permaneçam inalteradas por longo prazo.
A departamentalização funcional possui como vantagens (CHIAVENATO, p.212):
- Permite agrupar vários especialistas sob uma única chefia comum, quando sua atividade é especializada.
- Garante plena utilização das habilidades técnicas das pessoas, pois se baseia no princípio da especialização ocupacional.
- Permite economia de escala pela utilização integrada de pessoas, máquinas e produção em massa.
- Orienta as pessoas para uma atividade específica, concentrando sua competência de maneira eficaz, e simplifica o treinamento do pessoal.
- É indicada para circunstâncias estáveis, de poucas mudanças e que requeiram desempenho continuado de tarefas rotineiras.
- É aconselhada para empresas que tenham produtos ou serviços que permaneçam inalterados por longo prazo.
- Reflete elevado nível de auto-orientação e de introversão administrativa por parte da organização
Já que falamos das vantagens, vamos ver as principais desvantagens apontadas por Chiavenato (2014, p.213):
- Reduz a cooperação interdepartamental, pois exige forte concentração intradepartamental e cria barreiras entre os departamentos em virtude da ênfase nas especialidades.
- É inadequada quando a tecnologia e as circunstâncias externas são mutáveis ou imprevisíveis.
- Dificulta a adaptação e a flexibilidade a mudanças externas, pois a sua abordagem introvertida não percebe nem visualiza o que acontece fora da organização ou de cada departamento.
- Faz com que as pessoas focalizem seus esforços sobre suas próprias especialidades em detrimento do objetivo global da empresa.
Concluímos que a alternativa "E" é a correta.
GABARITO: E
Fonte:
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9°ed. São Paulo: Manole, 2014.