SóProvas


ID
2078128
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considerem-se os seguintes tipos de competências organizacionais: as básicas e as essenciais.
A respeito de suas características, tem-se que as

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: E

     

    As competências organizacionais podem ser divididas como básicas e essenciais, conforme citado por Coutinho, M. (2003, p.49). 
    As competências organizacionais básicas, segundo a autora, são as capacidades indispensáveis à empresa para administrar com eficácia seu negócio, sendo apenas pré-requisitos para que a empresa se mantenha no mercado, não sendo suficiente para garantir o diferencial competitivo. 
    Ao contrário das competências básicas, as competências organizacionais essenciais são as que agregam valor e diferencial competitivo à empresa. Vejamos alguns exemplos para ilustrar essas competências: 

    Competências organizacionais básicas: 

    •Ter preço compatível com o mercado; 

    •Ter um bom sistema de atendimento ao cliente; 

    •Estar bem localizada geograficamente; 

    •Ter profissionais com formação adequada, e outras. 


    Competências organizacionais essenciais: 

    •Ambiente organizacional que estimula a criatividade e a inovação; 

    •Práticas de reconhecimento e recompensa estimulantes a melhorias constantes dos processos e do desempenho profissional; 

    •Gestão voltada para a formação e o desenvolvimento de posições (cargos) chave para a empresa, e outras. 

     

    Fonte: http://www.portaleducacao.com.br/administracao/artigos/17342/os-diferentes-tipos-de-competencias

  • Gabarito E é uma afirmativa bem genérica que a banca considerou correta.

    Processos de negócio, de clientes, finalísticos, primários, ponta-a-ponta ou essenciais

     Representam a essência do funcionamento da organização;
     Confeccionam o produto ou serviço para o cliente externo;
     Caracterizam a área de atuação da organização;
     São muito diferentes de uma organização para outra;
     Recebem suporte de outros processos internos.
     Exemplos: fabricação do produto em uma fábrica ou atendimento dos pedidos do cliente em uma empresa de serviço.

    Processos organizacionais, administrativo, de apoio ou de suporte
     Fabricam produtos invisíveis para os clientes externos;
     São essenciais ao funcionamento efetivo do negócio;
     Exemplos: contas a pagar, contas a receber, recrutamento e seleção de pessoal.

    Fonte: Carlos Xavier Estratégia

  • Interessante que Chiavenatto considera sinônimos as competências essenciais e básicas:

    "Competências essenciais: são as competências básicas e fundamentais para o sucesso de uma organização em relação aos clientes, à sociedade e aos concorrentes. Correspondem àquilo que cada organização sabe fazer melhor que ninguém. Cada organização precisa identificar e localizar as competências essenciais capazes de levá-la ao sucesso. Elas são fundamentais para a eficácia organizacional." 

    Chiavenatto, Idalberto

    Administração Geral e Pública, 4ª Ed. - 2016, pág. 193.

     

     

     

  • Gab. E

     

    Mas, ficou entre as opção "B" e "E"

     

    Segundo o dicionário:

    essencial constitui o mais básico ou o mais importante em algo; fundamental.

     

    A opção "B" trouxe o seguinte, "essenciais constituem um conjunto de conhecimentos, habilidades, que permitem aos funcionários desenvolverem suas funções alinhadas com os objetivos estratégicos da organização.

    # Pode-se dizer que estar alinhado com os objetivos estratégicos da organização, não seja o básico, mas "o melhor" esperado.

    Isso daria no mesmo, segundo o dicionário. Mas, eu acredito que para estar alinhado com objetivos estratégicos, seja necessário mais que habulidades básicas, fundamentais...

     

    A opção "E", trouxe o seguinte, "básicas são as capacidades indispensáveis das quais a empresa necessita para administrar com eficácia o seu negócio

    # interpretando um pouco a opção "E", veja que ela fala em "eficácia", quer dizer, falou apenas nas necessidades "básicas" para a empresa fazer aquilo que disse que ia fazer, não importando, por exemplo a eficiência, pois para ser eficiente, já se pede um pouco mais de habilidades. Escolhi a "E" por esse detalhe, falar em eficácia e não falar em eficiência, deixando claro que as habilidades "básicas" são somente para fazer "aquilo que deve ser feito".

  • Segundo Nisembaum, há dois tipos de competências organizacionais: as básicas e as essenciais. As básicas são as capacidades indispensáveis à empresa para administrar com eficácia o seu negócio. (...) Já as competências essenciais são as que garantem o diferencial.

     

    https://books.google.com.br/books?id=BiGHCgAAQBAJ&lpg=PT39&ots=F_mxM5lHVE&dq=capacidades%20indispens%C3%A1veis%20das%20quais%20a%20empresa%20necessita%20para%20administrar%20com%20efic%C3%A1cia%20o%20seu%20neg%C3%B3cio&hl=pt-BR&pg=PT39#v=onepage&q=capacidades%20indispens%C3%A1veis%20das%20quais%20a%20empresa%20necessita%20para%20administrar%20com%20efic%C3%A1cia%20o%20seu%20neg%C3%B3cio&f=false

  • Sem enrolação, o motivo da B estar errada:

     

    A soma dos conhecimentos, habilidades e atitudes, que somando os dois (técnica e comportamento) se pode trazer como resultado para a empresa valor agregado, ou seja, trazer algo que realmente faça diferença é atributo da COMPETÊNCIA INDIVIDUAL e não da COMPETÊNCIA ESSENCIAL.

     

    As competências organizacionais essenciais são as que agregam valor e diferencial competitivo à empresa. 

     

    Vale ler o link abaixo e saber outros tipos de competências:

    https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao-fisica/os-diferentes-tipos-de-competencias/17342

  • Achei um pouco ambíguo esse gabarito porque a Banca já cobrou como competência essencial o seguinte gabarito:

     

    09

    Q484704

    Gestão de Pessoas

     Gestão de Competências

    Ano: 2015

    Banca: CESGRANRIO

    Órgão: Petrobras

    Prova: Profissional Júnior - Administração

    (- provas)

    Resolvi certo

    No cenário econômico atual, as organizações precisam ter diferenciais em relação aos seus concorrentes. Para que os diferenciais competitivos sejam desenvolvidos, as organizações procuram desenvolver suas competências essenciais ao negócio.
    As competências essenciais constituem-se no(a)

    a) processo educacional de curto prazo, aplicado de maneira sistemática e organizada para que os empregados possam executar as atividades que exigem especialização.

    b) conjunto de conhecimentos, habilidades, tecnologias, sistemas físicos, gerenciais e valores que geram um diferencial competitivo para as organizações.

    c) novo modelo de seleção de pessoal que visa a identificar os melhores profissionais no mercado, dentro do seu setor de atuação para desenvolver práticas de gestão mais eficientes.

    d) intensificação da eficiência administrativa, estabelecendo-se princípios e funções específicos, visando à padronização de procedimentos nos moldes do setor de atuação.

    e) formação de talentos que se ocupa da especialização e do aperfeiçoamento dos procedimentos, sem considerar os aspectos psicossociais, conforme a abordagem mecanicista.

  • GAB: LETRA E

    Complementando!

    Fonte: Stefan Fantini - Estratégia

    As Competências Organizacionais podem ser subdivididas em: 

    Competências Básicas:

    • Se referem às competências necessárias à manutenção do funcionamento “normal” da organização. Ou seja, tratam-se das “competências coletivas” que contribuem para a “sobrevivência” da organização. Em outras palavras, são as competências indispensáveis à organização, para que ela consiga administrar seu negócio de maneira eficaz. Essas competências são perceptíveis internamente na organização. Por exemplo: competências relacionadas à estrutura organizacional e à organização dos trabalhos.

    Competências Essenciais (Core Competences / Seletivas):

    • Se referem às competências necessárias à “diferenciação” da organização. Ou seja, tratam-se das “competências coletivas” que geram “diferenciação” para a organização em relação aos seus concorrentes. Em outras palavras, são as competências que são “percebidas” pelos clientes, e que diferenciam a organização das demais organizações. Essas competências são de grande importância para o sucesso da organização. 

  • A questão em exame exige que tenhamos conhecimentos sobre as habilidades organizacionais. Marquemos a alternativa que contém a habilidade descrita no enunciado.

    Consoante a lição de Ruas (2002), temos os seguintes conceitos:

    • Competências Organizacionais: são aquelas competências coletivas, as quais surgem sob a forma de processos de produção e/ou atendimento, nos quais estão incorporados conhecimentos tácitos e explícitos, sistemas e procedimentos de trabalho, entre outros elementos menos visíveis como princípios, valores e culturas dominantes na organização.

    • Competências Organizacionais Básicas: são as competências coletivas que se desdobram em todo o espaço organizacional e que contribuem decisivamente para a sobrevivência da organização, porém, não para a sua diferenciação;

    • Competências Organizacionais Seletivas: são competências coletivas que geram diferenciação. Este conceito segue o mesmo princípio conceitual de core competence. 

    Aqui, vale muito a pena considerar o que Chiavenato (2014) tem a nos dizer. Para ele, as competências organizacionais podem ser hierarquizadas, da seguinte forma:

    • Competências essenciais (core competences): são as competências distintivas que toda organização precisa construir e possuir para manter sua vantagem competitiva sobre as demais.

    • Competências funcionais: são as competências que cada unidade organizacional ou departamento deve construir e possuir para servir de base às competências essenciais da organização.

    • Competências gerenciais:  são as competências que cada gerente ou executivo precisa construir e desenvolver para atuar como gestor de pessoas.

    • Competências individuais: são as competências que cada pessoa deve construir e desenvolver para atuar nas unidades ou atividades da organização. 

    Tendo visto os pontos acima, podemos concluir que a alternativa "E" é a correta.

    GABARITO: E

    Fontes:

    CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4. ed. Barueri, SP: Manole, 2014. 

    RUAS, Roberto L.; ANTONELLO, Claudia S.; BOFF, Luiz H. (Orgs.). Os novos horizontes da gestão: aprendizagem organizacional e competências. Porto Alegre: Bookman, 2005.